Aqui no Algarve há poucos bons negócios, Golf III tenho visto à venda entre 1500 a 3000 € mesmo sendo o 1.9D... E alguns tentam dar a treta de o carro ter poucos quilómetros, mas o que vale é que os conta quilómetros digitais destes carros voltam ao 0 quando fazem os 300k e já vi muitos sem o "total".
Ainda há dias vi um Saxo de 97 a venda num desses stands da 125, 2800€... Fugi logo.
E maior parte desses stands não têm carros do género que eu procuro e quando têm mais valia nem terem, porque são provenientes de retomas e estão quase sempre assassinados.
Não vou muito à bola com esses motores da Ford... Conheço uma Courier de perto com o 1.8 TD e o motor só tem mandado tampas de válvulas para o lixo, já vai na terceira apenas com 180k KM e o dono também se queixa que é um pouco guloso (come muito óleo).
A chapa era bem mole sim (dos AX). Nesse campo o polo é mais duro mas tem um chassis bem pior. Tem mais tendência a fugir, bem menos dinâmico, pior travagem (o g40 era dos piores hot hatch em comportamento e travagem)
Em caso de batida o AX torce-se todo ao passo que o polo aguebta mais pela carroçaria. Não faz dele mais seguro mas mais faciel de reparar em acidente. Em caso de acidente mais forte o polo vai partir tudo e ai é pior que torcer pois passa para quem la vai dentro as forcas.
Mas estamos num segmento/preço que segurança ha pouca na verdade...
Na gama só vejo mesmo o AX e o corsa A como opção, o corsa com mais durabilidade ainda talvez mas menos dinâmica e uma boa dinâmica é segurança!
Podes ter o mesmo carro com paineis da carroçaria mais ou menos fortes que o impacto a nível de segurança passiva é pouco ou nenhum.
O AX é muito inseguro a esse nível, é factual, mas um Polo 86C vai pelo mesmo caminho.
Até pode ter paineis mais duros mas se a estrutura por baixo é frágil não lhe adianta muito.
Contextualizando o Golf II que é contemporâneo desse Polo mas de um segmento acima foi testado pelos organismos do costume e a nivel de estrutura fez até pior figura que o Carocha (cujo chassis data dos anos 30), isto porque a maioria dos construtores tirando alguns modelos em específico e marcas como a Volvo, a Mercedes e a SAAB não tinham a segurança passiva em consideração. E se o popularmente conhecido como robusto Golf II é tão mau imagine-se como será o Polo.
Dentro desse género de carro um AX ou um 106 mk1 com um 1.5D lá dentro parece uma melhor escolha, agora a segurança passiva... sempre é melhor que bater de mota.
Gib, eu sei. Eu estou sempre atento aos classificados, mas e encontrar um carro no meio desses sites que esteja em condições?
Da zona de Faro/Olhão já os vi quase todos e nenhum que esteja minimamente em condições, mas também devo ser eu que sou meio esquisito...
Ate agora só encontrei um bom negócio, que foi um Corsa Van 1.5TD Sport de 99. O carro estava mesmo impecável, nada de folgas, nada de ruídos parasitas, 230k KM, pintura original, nada de betumes nem chapas amolgadas, muito bem estimado, por 1500€ e com comprovativo de troca da correia de distribuição e bomba de agua na Bosh. Perdi este negocio e arrependi-me.
Clio comercial de 2001 1.5 dCi, por 1800€ que acham?
O carro em questão tem 257k KM. Eu não conheço estes motores...
Que problemas costumam dar? São fiáveis?
O preço é demasiado bom para ser verdade!
De 2001 pode ser o Clio II fase I ou fase II, pois os ultimos fase I já vinham com os 1.5 dci.
Temos um em casa de 2005 e é super poupado.
Os primeiros tiveram alguns problemas, mas passados 13 anos ja devem ter solucionado.
Como preocupação, vê o estado do turbo, se assobia muito, se está babado, etc
Também acho o preço bom de mais... Penso que seja a fase I, ainda tem os faróis todos redondinhos.
É num stand, o homem diz que faz fumo preto porque o antigo dono andava devagar com o carro (????). Disse ainda que um aditivo no gasóleo e puxar um pouco por ele resolve o assunto (????).
Mais um dilema... Ao navegar pelo OLX encontrei um Ibiza de 1998 1.9TDI por 1900€. Será um bom negócio?
Na família há um Golf IV 1.9TDI e também tem levado porradas valentes, e tem-se aguentado bastante bem. Digamos que é o carro que está a durar mais tempos nas mãos do meu tio... :-D
Será um carro mais dispendioso em termos de manutenção?
Por acaso até sei de um Fiesta comercial de 1996 que está num stand, mas é o 1.8 atmosférico.
Só não o comprei já porque está um pouco caro (1400€), não sei os quilómetros reais e tem uma espécie de remendo na tampa das valvulas (naquela parte em que faz um alto depois da palavra "DIESEL"/"Endurade")
Apenas nas versoes Boss turbo , pois vieram atmosfericas e introduziram o turbo aqui em portugal salvo erro
Daí que não seja preferível o TD face ao atmosférico. Penso que como dizes nos outros mercados nem havia 1.8TD no Fiesta.
Tem o handicap da correia durar pouco e de gastar mais mas o 1.8 Endura-DE é muito robusto e no Fiesta Mk4 é um carro muito decente, nada a ver com Corsas A (ou até B) e Polos 86C.
Pois eu quando comecei a procurar carro tinha em mente apenas atmosféricos. Não me queria meter em turbisses nem engenhoquisses. Passe já momentos pelo stand e o fiesta ainda la está, que eu tenha conhecimento desde junho.
É de desconfiar um carro destes estar tanto tempo num stand, costumam ser logo despachados. Mais logo passo por lá a ver se vale a pena dar mesmo uma oportunidade ao carro.
Quando o fui ver em junho parecia estar impecável, pintura um pouco gasta mas nem ligo a isso. O moto estava sequinho ( todos os fiestas que vi estavam babados na tampa das valvulas ) e tinha um trabalhar bem certinho.
O gajo do Ibiza diz que o motor foi todo "restaurado". Não fiquei minimamente interessado.
E qualquer um deles é muito melhor que um polo e melhor que um ibiza 6k
E é por tu teres um na familia que esse motor é alguma coisa de jeito? É que nem em consumos/performance isso é superior aos TD 90cv que xistiam na época.
E outra coisa, num qualquer carro antigo ou sabes o historial ou é um risco, sendo que um Escort ou similar têm mais por onde avariar que um pequeno utilitario diesel
E é por tu teres um na familia que esse motor é alguma coisa de jeito? É que nem em consumos/performance isso é superior aos TD 90cv que xistiam na época.
E outra coisa, num qualquer carro antigo ou sabes o historial ou é um risco, sendo que um Escort ou similar têm mais por onde avariar que um pequeno utilitario diesel
Nem é por aí, o Escort não me parece mais complexo que um Fiesta mk4, são ambos bastante básicos a questão é que o Escort é um carro mal nascido para o segmento e o Fiesta Mk4 não.
Já conduzi os dois e não trocava o Fiesta pelo Escort, o irmão maior só ganha no conforto e espaço de resto perde em tudo.
O Fiesta também já risquei da lista, desde a última vez que o vi (em junho) já foi vendido e devolvido ao stand... E o preço estava 100€ mais caro, ou seja 1500€.
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