Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa a partir de Novem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Imaginem se agora a seguir a Lisboa, será também o Porto e depois as outras capitais distritos, o que farão as pessoas?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por MRF Ver Post
      Imaginem se agora a seguir a Lisboa, será também o Porto e depois as outras capitais distritos, o que farão as pessoas?
      Continuavam com as suas vidas normais... Isso não é medida que se tome assim do nada, e se é para uns é para todos não pode haver descriminações senão as multas são facilmente impugnadas.

      Comentário


        #93
        É muito simples: se fizerem o mesmo noutras cidades, o pessoal perde a paciência de vez. Chega de levarmos com leis ridículas sabendo que os políticos continuam a proceder como antes.

        Querem que o pessoal deixe o carro em casa? Muito bem, mas antes melhorem os TP's, e depois sim os carros começam a estar arrumadinhos na garagem.

        Ninguém se esqueça do seguinte: o último dia de uma cidade sem excesso de automóveis é o primeiro dia em que os transportes são realmente eficientes. Até esse dia chegar, não adianta estar com ilusões.

        Há por aí muita gente que usa carro só porque sim. Acredito. Contudo, há muitos outros tantos a quem os TP's não satisfazem por completo, e esses estão mais preocupados em manter o posto de trabalho do que trocar de carro só porque meia dúzia de gatos-pingados têm ideias que mais parecem elefantes brancos. E mesmo trocar por mota ou scooter, muitas vezes, também não serve.

        Com os tarifários actuais, há muita gente a quem o carro sai mais barato que o passe, contando que já tenha o carro em sua posse; eu, por exemplo. E não adianta vir com a questão das outras despesas porque isso não pega, e explico porquê:

        - Selo: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
        - Inspecção: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
        - Seguro: usando o carro pago, não usando pago à mesma.

        Se estas já tenho de pagar mesmo que não use, então passo a usar, porque se o único gasto variável (a gasolina) for inferior ao passe, nem penso duas vezes.

        Volto a dizer: da minha interpretação, esta "lei" viola, pelo menos, o artigo 13 da Constituição. A ser verdade, as possibilidades de impugnação e posterior anulação da coima são altíssimas.

        Comentário


          #94
          Eu estou completamente de acordo com esta medida, só acho é complementariamente, aquela malta que senta o cuzinho na assembleia devia andar em carros anteriores a 2000.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
            É muito simples: se fizerem o mesmo noutras cidades, o pessoal perde a paciência de vez. Chega de levarmos com leis ridículas sabendo que os políticos continuam a proceder como antes.

            Querem que o pessoal deixe o carro em casa? Muito bem, mas antes melhorem os TP's, e depois sim os carros começam a estar arrumadinhos na garagem.

            Ninguém se esqueça do seguinte: o último dia de uma cidade sem excesso de automóveis é o primeiro dia em que os transportes são realmente eficientes. Até esse dia chegar, não adianta estar com ilusões.

            Há por aí muita gente que usa carro só porque sim. Acredito. Contudo, há muitos outros tantos a quem os TP's não satisfazem por completo, e esses estão mais preocupados em manter o posto de trabalho do que trocar de carro só porque meia dúzia de gatos-pingados têm ideias que mais parecem elefantes brancos. E mesmo trocar por mota ou scooter, muitas vezes, também não serve.

            Com os tarifários actuais, há muita gente a quem o carro sai mais barato que o passe, contando que já tenha o carro em sua posse; eu, por exemplo. E não adianta vir com a questão das outras despesas porque isso não pega, e explico porquê:

            - Selo: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
            - Inspecção: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
            - Seguro: usando o carro pago, não usando pago à mesma.

            Se estas já tenho de pagar mesmo que não use, então passo a usar, porque se o único gasto variável (a gasolina) for inferior ao passe, nem penso duas vezes.

            Volto a dizer: da minha interpretação, esta "lei" viola, pelo menos, o artigo 13 da Constituição. A ser verdade, as possibilidades de impugnação e posterior anulação da coima são altíssimas.
            Eu uso o carro só porque sim (Neste momento). Não posso? Então, pago o seguro, a inspecção, onde passa com distinção sem luvas, o selo, pago o gasóleo... Tenho um carro que não polui nada de especial, tá bem tratado de motor e tem a manutenção em dia, feita com qualidade. Quem é o António Costa para dizer onde posso andar, ou não, com ele?

            Querem mais o quê? Por acaso esta lei não me limita com o meu daily driver. Mas tenho outro carro em que nem na da Av. de Berna para baixo posso descer (Dizem eles). Mas nem é problema, porque quero mais que Lisboa se dane, a questão é, se eu pago tudo nos meus 2 carros, porque raio não posso andar com eles por onde me apetece? Porque os meninos que moram em Lisboa não podem levar com carros lá a passar? Azar, lidem com isso. Duvido que os carros tenham surgido depois das pessoas que lá moram, sempre foi assim. Eu também tenho que lidar com a malta que vai para Queluz e afins toda aqui a passar pra evitar o IC19. Eu também tenho que lidar com o facto de não ter estacionamento à porta o dia inteiro por os gajos que vêm lá dos arrebaldes deixam aqui o carro para apanhar o comboio. Não é por isso que exijo restrições à circulação nem parquímetros na minha rua.

            Há aquela impressão, sobretudo por parte da CML, que Lisboa é demasiado importante para os pobres ou os carros velhos lá poderem andar. Que não podem haver carros, de qualquer espécie, na cidade, são alvos a abater. Pois bem, se a baixa (E não só) já está definhada, por mim, continuem com medidas destas e encareçam mais os parquímetros ainda (Que já não são uma chulice, eu até costumo ter vergonha de uma ou outra eventual chico-espertice que faça (Todos nós fazemos, nem que seja sem-querer), mas não de ter uma multa da EMEL não paga já expirada, quando o parquímetro até estava avariado, não merecem mesmo nada), que eu fico daqui, no meu carrinho, a ver o barco a afundar.

            Só tenho é pena de quem realmente precisa e não tem escolha. Pessoas essas que muitas x até são as mesmas que vão para as lojinhas e restaurantes que a baixa tem, para servir os senhores turistas tão valorizados pela CML (Até lhes tiram os carros velhos da frente da vista) que dão movimento aquilo...

            Nestas alturas, adorava ter um TDI do açu todo mexido a ***** fumo como o diabo só para gozar na tromba das bestas que se lembram destas ideias.

            Ah e gosto como toda a gente apoia esta medida, mas depois reclamam da malvada da câmara municipal de Almada, por meter parquímetros na Costa da Caparica... É só venha a nós e nada para os outros.
            Editado pela última vez por DeathWish; 31 October 2014, 19:27.

            Comentário


              #96
              http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/p...de_lisboa.html

              Sendo a fonte que é (CM) é de duvidar da credibilidade, mas a ser verdade vai dar muito pano pra mangas aqui em conversa e azia lool

              Resumo: referem que as viaturas a GPL são exceção à proibição! A ser verdade é desta que começo a andar com dístico, ta prometido!!!

              Comentário


                #97
                A excepção faz sentido, a medida é que não. Muito menos com a excepção dos taxis. Esses a com um carro de 92 já andam em todo o lado. Carros mais antigos que 1996 não podem passar de entrecampos para baixo? Sim senhor, andamos todos ricos...

                Comentário


                  #98
                  Atualizem o título do tópico a proibição começa a partir de 15 de janeiro.

                  Já agora, isto vai dar confusão, o próprio site da CML fala em "viatura construídas a partir de janeiro de 2000". Como sabemos, a matrícula é bem diferente da "construção"...

                  3ª fase da Zona de Emissões Reduzidas em janeiro de 2015


                  Outubro 30, 2014


                  A terceira fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) em Lisboa, que restringe a circulação de veículos que não respeitem as normas europeias sobre emissão de poluentes, entra em vigor a partir de 15 de janeiro de 2015 para os veículos ligeiros e pesados e a partir de 15 de julho para os veículos afetos à atividade de transporte em táxi. De fora desta norma ficam os automóveis dos residentes , os motociclos, viaturas históricas, militares e de urgência e as movidas a GPL.

                  A proposta foi aprovada por maioria em reunião de câmara do dia 29 de outubro.

                  Os veículos ligeiros construídos antes de janeiro de 2000 e os pesados construídos antes de outubro de 2000, que não respeitem a norma de emissões Euro 3, deixam de poder circular na Zona 1, que compreende a Rua Alexandra Herculano, Praça do Comércio, Cais do Sodré e Campo das Cebolas, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de janeiro de 2015. Será apenas admitido o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas.

                  Os automóveis fabricados até 1 de janeiro de 1996 e os pesados construídos até outubro de 1996, que não respeitem a norma de emissões Euro 2, deixam de poder circular Zona 2, que compreende a área delimitada pelo Eixo Norte-Sul e as avenidas de Ceuta, Forças Armadas, Estados Unidos da América, Marechal António de Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de Janeiro de 2015.

                  A restrição à circulação de veículos afetos à atividade de transporte em táxi será feita de forma faseada. A primeira a partir de 1 de julho de 2015 (circulação nas Zonas 1 e 2 de táxis que respeitem a norma de emissões Euro 1), a segunda a partir de 1 de julho de 2016 (táxis que não respeitem a norma Euro 2 deixam de circular na Zona 1) e a terceira a partir de 1 de julho de 2017 deixam de circular na Zona 1 os táxis que não respeitem a norma Euro 3).

                  A implementação da terceira fase da ZER tem como objetivo reduzir a degradação da qualidade do ar na cidade de Lisboa, no âmbito da Diretiva Quadro da União Europeia nº 2008/50/CE.
                  In: CML

                  Já agora, também terá que ser, eventuais veículos que cumpram a norma Euro3, apesar de terem matrículas anteriores a 2000

                  Comentário


                    #99
                    E não esquecer também os carros matriculados já em 2000 com motores antigos que ainda não cumpriam as normas Euro 3.

                    Essa dos carros a GPL também é bonita... O GPL é um combustivel mais limpo que a gasolina, mas o que me impede de ter um carro de 1990 a GPL e carregar no interruptor para andar a gasolina em vez de GPL na baixa?

                    Comentário


                      Nada te impede, até pode o GPL ter acabado, o kit estar avariado e anda-se a gasolina....
                      Bem... A partir de janeiro uso dístico.... Isto claro se eu for de carro pra essas zonas, o que duvido muito...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                        E não esquecer também os carros matriculados já em 2000 com motores antigos que ainda não cumpriam as normas Euro 3.

                        Essa dos carros a GPL também é bonita... O GPL é um combustivel mais limpo que a gasolina, mas o que me impede de ter um carro de 1990 a GPL e carregar no interruptor para andar a gasolina em vez de GPL na baixa?
                        Da maneira como tudo isto é feito, à sapateiro, até nem me admirava que fosse uma coisa toda xpto, específica, que só possibilita a circulação de veículos exclusivamente a GPL (Que eu saiba, não existem, em Portugal pelo menos), para parecer todo moderno e amigo do ambiente, mas que na realidade exclui todos os veículos a GPL, na prática.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                          Da maneira como tudo isto é feito, à sapateiro, até nem me admirava que fosse uma coisa toda xpto, específica, que só possibilita a circulação de veículos exclusivamente a GPL (Que eu saiba, não existem, em Portugal pelo menos), para parecer todo moderno e amigo do ambiente, mas que na realidade exclui todos os veículos a GPL, na prática.
                          Isso que dizes faz algum sentido.

                          Existe por exemplo um regime especial de impostos para carros a GPL que nunca é aplicado porque se destina a carros "exclusivamente a GPL".

                          Grande lol.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Isso que dizes faz algum sentido.

                            Existe por exemplo um regime especial de impostos para carros a GPL que nunca é aplicado porque se destina a carros "exclusivamente a GPL".

                            Grande lol.
                            Nem mais, quase que aposto que vai ser mesmo isso, pois como já foi referido e bem, nada me impede de eu pegar no meu carro a GPL de 98 e andar a passear no centro a gasolina

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                              Nada te impede, até pode o GPL ter acabado, o kit estar avariado e anda-se a gasolina....
                              Bem... A partir de janeiro uso dístico.... Isto claro se eu for de carro pra essas zonas, o que duvido muito...
                              Vou montar barraco nos acessos à ZER, com barraquinhas a vender disticos GPL magnéticos!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                Vou montar barraco nos acessos à ZER, com barraquinhas a vender disticos GPL magnéticos!!
                                lool a ideia não seria má se os magnéticos não fossem proibidos desde a última lei :P

                                Comentário


                                  Há leis que não lembram ao diabo. Lendo o press release, existe proibição mediante a verificação cumulativa de 2 requisitos:

                                  - Carro ter sido construído antes de Janeiro de 2000; e
                                  - Carro não respeitar norma de emissões EURO 3.

                                  Grande problema:

                                  - Como é que cidadão comum verifica (e tenterá demonstrar caso seja mandado parar pelas autoridades) que o seu carro, apesar de ter sido construído antes de 2000, cumpre ou não a norma de emissões EURO 3?

                                  É que caso cumpra essa norma pode circular…

                                  Comentário


                                    Ficha Técnica da Marca, com respetivo Modelo e ano de fabrico.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Ficha Técnica da Marca, com respetivo Modelo e ano de fabrico.
                                      Obrigado pela info.

                                      Para aqueles que têm carros anteriores a 2000 e desconhecendo se cumpre (ou incumpre) a norma EURO 3, terão de pedir à marca uma “ficha técnica” onde conste esse mesmo (in)cumprimento?

                                      Não deve ser fácil, sobretudo para os carros que foram entretanto descontinuados…

                                      Em qualquer caso, não cabe ao particular demonstrar que a sua viatura cumpre; cabe às autoridades demonstrarem que não cumpre.

                                      Vai ser bonito o n.º de ofícios da PSP/Polícia Municipal às marcas para darem essa ficha.

                                      Espero que não adoptem a postura simplista de “é anterior a 2000? Multa!”. Se assim for, esse ónus é “invertido” na prática pela obrigatoriedade de pagar na hora, ainda que a título de caução, ou a “obrigação” de contestar quando a multa chegar a casa….

                                      Fica a dica para as impugnações dos potenciais interessados.

                                      Comentário


                                        É apenas uma amostra do que aí vem quando se tornar PM..

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                          É apenas uma amostra do que aí vem quando se tornar PM..
                                          Eu acrescento apenas isto, é uma amostra do que qualquer alucinado que sentar o cú no poleiro pode fazer, enquanto este povo não se dignificar e exigir ser tratado com respeito.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                            Há leis que não lembram ao diabo. Lendo o press release, existe proibição mediante a verificação cumulativa de 2 requisitos:

                                            - Carro ter sido construído antes de Janeiro de 2000; e
                                            - Carro não respeitar norma de emissões EURO 3.

                                            Grande problema:

                                            - Como é que cidadão comum verifica (e tenterá demonstrar caso seja mandado parar pelas autoridades) que o seu carro, apesar de ter sido construído antes de 2000, cumpre ou não a norma de emissões EURO 3?

                                            É que caso cumpra essa norma pode circular…
                                            Então e os restos de veiculos a cumprir as normas Euro 2 que ainda foram vendidos em 2000? São um numero reduzido mas ainda há alguns...

                                            Comentário


                                              Isto também é para as motas?

                                              A leis da norma Euro são diferentes par os motociclos.

                                              Comentário


                                                o meu punto de 12/99 acho que tem a tal norma euro3, sendo assim posso circular ou não?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                  o meu punto de 12/99 acho que tem a tal norma euro3, sendo assim posso circular ou não?
                                                  Confirmando-se que a norma tem a redacção do press release, podes circular à vontade. No limite e desde que cumpras norma Euro 3, carro até pode ser de 1997 :-)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                    Então e os restos de veiculos a cumprir as normas Euro 2 que ainda foram vendidos em 2000? São um numero reduzido mas ainda há alguns...
                                                    Nesse caso pode se o carro tiver sido construído após Janeiro de 2000. Isto se a redacção se mantiver.

                                                    Para ser proibido tem de cair em ambos os requisitos.

                                                    Deixo uma questão: todos os carros vendidos na UE após janeiro de 2000 tinham obrigatoriamente de cumprir Euro 3?

                                                    Comentário


                                                      Acho que não é vendidos, é fabricados... O mesmo se aplica a qualquer norma EURO...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                                        Acho que não é vendidos, é fabricados... O mesmo se aplica a qualquer norma EURO...
                                                        Eu também acho que é assim. Há o exemplo das DRL que quando se tornaram obrigatórias foi só para novas homologações.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                          Confirmando-se que a norma tem a redacção do press release, podes circular à vontade. No limite e desde que cumpras norma Euro 3, carro até pode ser de 1997 :-)
                                                          Sendo assim posso andar descansado ou tenho de pedir papelada.?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                            Eu também acho que é assim. Há o exemplo das DRL que quando se tornaram obrigatórias foi só para novas homologações.
                                                            A obrigatoriedade de airbags e abs foi semelhante à história do EURO... Há carros de 2000 para a frente sem airbag (Já vi, o último que vi penso que tenha sido um Daewoo qualquer). Foi só para veículos fabricados após aquela data... Embora a esmagadora maioria das marcas já cumprisse e tivesse estabelecida a "obrigatoriedade" de airbag nos seus veículos bastante antes, como a Ford, em 1995, para toda a gama (Inclusive o KA mk1), por exemplo. Aproveitaram a obrigatoriedade (Que penso que fosse apenas para o de condutor), para passar a ter duplo airbag de série. Outras (Como a Citroen), excluíram os segmentos inferiores (O Saxo).
                                                            Quantos carros passaram a ter ABS em 2006, que não o tivessem antes? Arrisco a dizer que nenhum... A não ser aqueles carros de marcas meio manhosas.
                                                            Editado pela última vez por DeathWish; 11 November 2014, 21:30.

                                                            Comentário


                                                              Meus caros, amanha vou ler com atenção a norma e não o press release para isto ser limpinho.

                                                              E prometo deixar-vos aqui a minha opinião devidamente fundamentada.

                                                              Até lá, considerem sff a minha opinião como provisória e só baseada no press release.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X