Imaginem se agora a seguir a Lisboa, será também o Porto e depois as outras capitais distritos, o que farão as pessoas?
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Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa a partir de Novem
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Originalmente Colocado por MRF Ver PostImaginem se agora a seguir a Lisboa, será também o Porto e depois as outras capitais distritos, o que farão as pessoas?
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É muito simples: se fizerem o mesmo noutras cidades, o pessoal perde a paciência de vez. Chega de levarmos com leis ridículas sabendo que os políticos continuam a proceder como antes.
Querem que o pessoal deixe o carro em casa? Muito bem, mas antes melhorem os TP's, e depois sim os carros começam a estar arrumadinhos na garagem.
Ninguém se esqueça do seguinte: o último dia de uma cidade sem excesso de automóveis é o primeiro dia em que os transportes são realmente eficientes. Até esse dia chegar, não adianta estar com ilusões.
Há por aí muita gente que usa carro só porque sim. Acredito. Contudo, há muitos outros tantos a quem os TP's não satisfazem por completo, e esses estão mais preocupados em manter o posto de trabalho do que trocar de carro só porque meia dúzia de gatos-pingados têm ideias que mais parecem elefantes brancos. E mesmo trocar por mota ou scooter, muitas vezes, também não serve.
Com os tarifários actuais, há muita gente a quem o carro sai mais barato que o passe, contando que já tenha o carro em sua posse; eu, por exemplo. E não adianta vir com a questão das outras despesas porque isso não pega, e explico porquê:
- Selo: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
- Inspecção: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
- Seguro: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
Se estas já tenho de pagar mesmo que não use, então passo a usar, porque se o único gasto variável (a gasolina) for inferior ao passe, nem penso duas vezes.
Volto a dizer: da minha interpretação, esta "lei" viola, pelo menos, o artigo 13 da Constituição. A ser verdade, as possibilidades de impugnação e posterior anulação da coima são altíssimas.
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Originalmente Colocado por DiSantos Ver PostÉ muito simples: se fizerem o mesmo noutras cidades, o pessoal perde a paciência de vez. Chega de levarmos com leis ridículas sabendo que os políticos continuam a proceder como antes.
Querem que o pessoal deixe o carro em casa? Muito bem, mas antes melhorem os TP's, e depois sim os carros começam a estar arrumadinhos na garagem.
Ninguém se esqueça do seguinte: o último dia de uma cidade sem excesso de automóveis é o primeiro dia em que os transportes são realmente eficientes. Até esse dia chegar, não adianta estar com ilusões.
Há por aí muita gente que usa carro só porque sim. Acredito. Contudo, há muitos outros tantos a quem os TP's não satisfazem por completo, e esses estão mais preocupados em manter o posto de trabalho do que trocar de carro só porque meia dúzia de gatos-pingados têm ideias que mais parecem elefantes brancos. E mesmo trocar por mota ou scooter, muitas vezes, também não serve.
Com os tarifários actuais, há muita gente a quem o carro sai mais barato que o passe, contando que já tenha o carro em sua posse; eu, por exemplo. E não adianta vir com a questão das outras despesas porque isso não pega, e explico porquê:
- Selo: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
- Inspecção: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
- Seguro: usando o carro pago, não usando pago à mesma.
Se estas já tenho de pagar mesmo que não use, então passo a usar, porque se o único gasto variável (a gasolina) for inferior ao passe, nem penso duas vezes.
Volto a dizer: da minha interpretação, esta "lei" viola, pelo menos, o artigo 13 da Constituição. A ser verdade, as possibilidades de impugnação e posterior anulação da coima são altíssimas.
Querem mais o quê? Por acaso esta lei não me limita com o meu daily driver. Mas tenho outro carro em que nem na da Av. de Berna para baixo posso descer (Dizem eles). Mas nem é problema, porque quero mais que Lisboa se dane, a questão é, se eu pago tudo nos meus 2 carros, porque raio não posso andar com eles por onde me apetece? Porque os meninos que moram em Lisboa não podem levar com carros lá a passar? Azar, lidem com isso. Duvido que os carros tenham surgido depois das pessoas que lá moram, sempre foi assim. Eu também tenho que lidar com a malta que vai para Queluz e afins toda aqui a passar pra evitar o IC19. Eu também tenho que lidar com o facto de não ter estacionamento à porta o dia inteiro por os gajos que vêm lá dos arrebaldes deixam aqui o carro para apanhar o comboio. Não é por isso que exijo restrições à circulação nem parquímetros na minha rua.
Há aquela impressão, sobretudo por parte da CML, que Lisboa é demasiado importante para os pobres ou os carros velhos lá poderem andar. Que não podem haver carros, de qualquer espécie, na cidade, são alvos a abater. Pois bem, se a baixa (E não só) já está definhada, por mim, continuem com medidas destas e encareçam mais os parquímetros ainda (Que já não são uma chulice, eu até costumo ter vergonha de uma ou outra eventual chico-espertice que faça (Todos nós fazemos, nem que seja sem-querer), mas não de ter uma multa da EMEL não paga já expirada, quando o parquímetro até estava avariado, não merecem mesmo nada), que eu fico daqui, no meu carrinho, a ver o barco a afundar.
Só tenho é pena de quem realmente precisa e não tem escolha. Pessoas essas que muitas x até são as mesmas que vão para as lojinhas e restaurantes que a baixa tem, para servir os senhores turistas tão valorizados pela CML (Até lhes tiram os carros velhos da frente da vista) que dão movimento aquilo...
Nestas alturas, adorava ter um TDI do açu todo mexido a ***** fumo como o diabo só para gozar na tromba das bestas que se lembram destas ideias.
Ah e gosto como toda a gente apoia esta medida, mas depois reclamam da malvada da câmara municipal de Almada, por meter parquímetros na Costa da Caparica... É só venha a nós e nada para os outros.Editado pela última vez por DeathWish; 31 October 2014, 19:27.
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http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/p...de_lisboa.html
Sendo a fonte que é (CM) é de duvidar da credibilidade, mas a ser verdade vai dar muito pano pra mangas aqui em conversa e azia lool
Resumo: referem que as viaturas a GPL são exceção à proibição! A ser verdade é desta que começo a andar com dístico, ta prometido!!!
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Atualizem o título do tópico a proibição começa a partir de 15 de janeiro.
Já agora, isto vai dar confusão, o próprio site da CML fala em "viatura construídas a partir de janeiro de 2000". Como sabemos, a matrícula é bem diferente da "construção"...
3ª fase da Zona de Emissões Reduzidas em janeiro de 2015
Outubro 30, 2014
A terceira fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) em Lisboa, que restringe a circulação de veículos que não respeitem as normas europeias sobre emissão de poluentes, entra em vigor a partir de 15 de janeiro de 2015 para os veículos ligeiros e pesados e a partir de 15 de julho para os veículos afetos à atividade de transporte em táxi. De fora desta norma ficam os automóveis dos residentes , os motociclos, viaturas históricas, militares e de urgência e as movidas a GPL.
A proposta foi aprovada por maioria em reunião de câmara do dia 29 de outubro.
Os veículos ligeiros construídos antes de janeiro de 2000 e os pesados construídos antes de outubro de 2000, que não respeitem a norma de emissões Euro 3, deixam de poder circular na Zona 1, que compreende a Rua Alexandra Herculano, Praça do Comércio, Cais do Sodré e Campo das Cebolas, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de janeiro de 2015. Será apenas admitido o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas.
Os automóveis fabricados até 1 de janeiro de 1996 e os pesados construídos até outubro de 1996, que não respeitem a norma de emissões Euro 2, deixam de poder circular Zona 2, que compreende a área delimitada pelo Eixo Norte-Sul e as avenidas de Ceuta, Forças Armadas, Estados Unidos da América, Marechal António de Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de Janeiro de 2015.
A restrição à circulação de veículos afetos à atividade de transporte em táxi será feita de forma faseada. A primeira a partir de 1 de julho de 2015 (circulação nas Zonas 1 e 2 de táxis que respeitem a norma de emissões Euro 1), a segunda a partir de 1 de julho de 2016 (táxis que não respeitem a norma Euro 2 deixam de circular na Zona 1) e a terceira a partir de 1 de julho de 2017 deixam de circular na Zona 1 os táxis que não respeitem a norma Euro 3).
A implementação da terceira fase da ZER tem como objetivo reduzir a degradação da qualidade do ar na cidade de Lisboa, no âmbito da Diretiva Quadro da União Europeia nº 2008/50/CE.
Já agora, também terá que ser, eventuais veículos que cumpram a norma Euro3, apesar de terem matrículas anteriores a 2000
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E não esquecer também os carros matriculados já em 2000 com motores antigos que ainda não cumpriam as normas Euro 3.
Essa dos carros a GPL também é bonita... O GPL é um combustivel mais limpo que a gasolina, mas o que me impede de ter um carro de 1990 a GPL e carregar no interruptor para andar a gasolina em vez de GPL na baixa?
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostE não esquecer também os carros matriculados já em 2000 com motores antigos que ainda não cumpriam as normas Euro 3.
Essa dos carros a GPL também é bonita... O GPL é um combustivel mais limpo que a gasolina, mas o que me impede de ter um carro de 1990 a GPL e carregar no interruptor para andar a gasolina em vez de GPL na baixa?
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Originalmente Colocado por DeathWish Ver PostDa maneira como tudo isto é feito, à sapateiro, até nem me admirava que fosse uma coisa toda xpto, específica, que só possibilita a circulação de veículos exclusivamente a GPL (Que eu saiba, não existem, em Portugal pelo menos), para parecer todo moderno e amigo do ambiente, mas que na realidade exclui todos os veículos a GPL, na prática.
Existe por exemplo um regime especial de impostos para carros a GPL que nunca é aplicado porque se destina a carros "exclusivamente a GPL".
Grande lol.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostIsso que dizes faz algum sentido.
Existe por exemplo um regime especial de impostos para carros a GPL que nunca é aplicado porque se destina a carros "exclusivamente a GPL".
Grande lol.
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostNada te impede, até pode o GPL ter acabado, o kit estar avariado e anda-se a gasolina....
Bem... A partir de janeiro uso dístico.... Isto claro se eu for de carro pra essas zonas, o que duvido muito...
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Há leis que não lembram ao diabo. Lendo o press release, existe proibição mediante a verificação cumulativa de 2 requisitos:
- Carro ter sido construído antes de Janeiro de 2000; e
- Carro não respeitar norma de emissões EURO 3.
Grande problema:
- Como é que cidadão comum verifica (e tenterá demonstrar caso seja mandado parar pelas autoridades) que o seu carro, apesar de ter sido construído antes de 2000, cumpre ou não a norma de emissões EURO 3?
É que caso cumpra essa norma pode circular…
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostFicha Técnica da Marca, com respetivo Modelo e ano de fabrico.
Para aqueles que têm carros anteriores a 2000 e desconhecendo se cumpre (ou incumpre) a norma EURO 3, terão de pedir à marca uma “ficha técnica” onde conste esse mesmo (in)cumprimento?
Não deve ser fácil, sobretudo para os carros que foram entretanto descontinuados…
Em qualquer caso, não cabe ao particular demonstrar que a sua viatura cumpre; cabe às autoridades demonstrarem que não cumpre.
Vai ser bonito o n.º de ofícios da PSP/Polícia Municipal às marcas para darem essa ficha.
Espero que não adoptem a postura simplista de “é anterior a 2000? Multa!”. Se assim for, esse ónus é “invertido” na prática pela obrigatoriedade de pagar na hora, ainda que a título de caução, ou a “obrigação” de contestar quando a multa chegar a casa….
Fica a dica para as impugnações dos potenciais interessados.
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Originalmente Colocado por LATMGB Ver PostHá leis que não lembram ao diabo. Lendo o press release, existe proibição mediante a verificação cumulativa de 2 requisitos:
- Carro ter sido construído antes de Janeiro de 2000; e
- Carro não respeitar norma de emissões EURO 3.
Grande problema:
- Como é que cidadão comum verifica (e tenterá demonstrar caso seja mandado parar pelas autoridades) que o seu carro, apesar de ter sido construído antes de 2000, cumpre ou não a norma de emissões EURO 3?
É que caso cumpra essa norma pode circular…
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Posto meu punto de 12/99 acho que tem a tal norma euro3, sendo assim posso circular ou não?
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostEntão e os restos de veiculos a cumprir as normas Euro 2 que ainda foram vendidos em 2000? São um numero reduzido mas ainda há alguns...
Para ser proibido tem de cair em ambos os requisitos.
Deixo uma questão: todos os carros vendidos na UE após janeiro de 2000 tinham obrigatoriamente de cumprir Euro 3?
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostEu também acho que é assim. Há o exemplo das DRL que quando se tornaram obrigatórias foi só para novas homologações.
Quantos carros passaram a ter ABS em 2006, que não o tivessem antes? Arrisco a dizer que nenhum... A não ser aqueles carros de marcas meio manhosas.Editado pela última vez por DeathWish; 11 November 2014, 21:30.
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