Originalmente Colocado por Zizo
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Imposto sobre veículos desce 80% para carros com mais de 10 anos
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Clarificando o aumento dos combustiveis no próximo ano:
No próximo ano, o valor da contribuição de serviço rodoviário sobe de 67 para 87 euros por mil litros para a gasolina, o equivalente a dois cêntimos por litro.
A CRS do gasóleo rodoviário passa dos actuais 91 euros para 111 euros por mil litros e o GPL Auto é o mais castigado: dispara de 53 para 123 euros por cada mil quilos, o equivalente a sete cêntimos por quilo.
Isto significa que o agravamento por litro será de 2 cêntimos (0,02 €) quer para a gasolina quer para o gasóleo. No caso do GPL, o agaravamento será de sete cêntimos (0,07 €).
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Era obvio com as despesas das PPP rodoviárias a aumentarem exponencialmente, pois o aumento estava previsto para o final do 2º mandato do Sócrates, nós contribuintes tínhamos de pagar isso, ainda para mais o numero de utilizadores das Autoestradas não para de diminuir, por isso obviamente vamos ter mais impostos sobre veículos via IUC e combustíveis, o dinheiro tem de aparecer para pagar as SCUT's dos Socratistas.
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Alterações propostas no Orçamento vão prejudicar vendas de carros novos e envelhecer ainda mais o parque automóvel em Portugal, consideram as associações do sector.
A partir de Janeiro de 2015 comprar um carro usado importado fica ainda mais barato do que se adquirido em Portugal. Esta é uma das novidades da proposta do Orçamento e que altera as "regras" de importação de veículos, beneficiando quem quer comprar carro usado no estrangeiro.
Carros importados com mais de dez anos têm desconto de 80% em ISV | Económico
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Tudo o que sejam reduções ao ISV, são do meu agrado.
Quando o IUC tem como objectivo taxar a propriedade do veículo, e o IVA taxar a venda ao consumidor, não sei onde se enquadra o ISV no nosso sistema.
Agora, o mercado de usados em Portugal é um lixo, carros com 16 anos a serem vendidos por balúrdios, tal como os com 10 anos.
Quem compra um carro novo não irá, certamente, comprar um carro importado com mais de 10 anos com base nestas reduções. são clientes diferentes.
Quem vai sofrer, são os stands de usados e o mercado de usados em geral, o que acho MUITO BEM.
Há que comparar as realidades, e em quase toda a europa os usados desvalorizam muito mais que em Portugal.
Com esta medida, o Estado vai encaixar muito mais impostos, uma vez que na compra e venda de usados não se paga qualquer tipo de imposto, e agora vai encaixar uma quantia significativa por cada importação.
Sucatas já nós temos muitas em Portugal, onde é comum a prática de tirar km's, e vender a preço "premium". Assim ganha o consumidor que adquire veiculos mais baratos, e o Estado que encaixa mais.
Consegue-se ainda equilibrar o mercado de usados com o resto da Europa.
Pena é não ser abolido totalmente o ISV.
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Num Mercedes G 400 CDI ou num HDJ100 4.2 TD dá igual .... o IUC lixa a importação de boas máquinas para o nosso país que doutra maneira se tornam raras e nalguns casos inexistentes...
Se o IUC baixasse também revitalizava isto novamente... vinha lixarada? Vinha pois mas também vinha muito carrinho à maneira.
Não há bela sem senão.
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Originalmente Colocado por mapas Ver Posto IUC dos carros velhos é que deveria reduzir, só lixam o pobre
Não digo reduzir, mas uma Injustiça Escandalosa é a não atualização dos 30anos, apartir dos 30anos em toda a Europa são veiculos Antigos, logo Isentos do IUC dos modernos, nalguns Países enquadrados em legislação própria para Antigos, que prevê restrições à sua utilização, isso serve para poderem ser salvos alguns para restauros, museus e exposições de veículos Antigos, assim em Portugal acaba tudo enfardado, daqui a uns anos é que se arrependem e vão comprá-los ao Estrangeiro por um balúrdio!
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostE disparar a idade do parque automóvel nacional, já de si velho perante restante país europeu.
Isto vai é permitir que quem tenha carro velho +20 anos o possa trocar por um com menos de 6 anos (por exemplo) que de outra forma não tinha maneira (comprar novo), é isto envelhecer o parque automóvel?
Envelhecido está ele actualmente por terem barrado a entrada deste carros importados e subsequentemente terem valorizados os usados que por cá andam a circular.
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Numa primeira análise não vai mudar grande coisa. Na prática dificilmente incentiva a importação de carros mais antigos pelo simples facto de que as emissões e cilindrada eram tendencialmente maiores e isso tem reflexos muito pesados no IUC!
O que vai ter tendência a valorizar são os carros matriculados até junho de 2007 em que o IUC é uma bagatela!!!
Seja como for, pressão de Bruxelas ou não, a ideia é que o papão Estado nos saque mais dinheiro, seja em carros novos ou velhos!!!
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostSim... 7 cêntimos no GPL é impecável...
Cada vez tenho mais vergonha de viver nesta esterqueira.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostEssa noticia acho que tem erro. Fala que o valor atual do GPL é de 53 cêntimos por tonelada, e eu vi noutra noticia que aumentava de 103 para 123, o que dá um aumento de 2 cêntimos por litro, tal como a Gasolina e Diesel. Este ano é que já tinha havido um aumento de 5 cêntimos. Se calhar o autor da noticia colocou o valor do ano passado.
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Originalmente Colocado por Alive Ver PostTudo o que sejam reduções ao ISV, são do meu agrado.
Quando o IUC tem como objectivo taxar a propriedade do veículo, e o IVA taxar a venda ao consumidor, não sei onde se enquadra o ISV no nosso sistema.
Agora, o mercado de usados em Portugal é um lixo, carros com 16 anos a serem vendidos por balúrdios, tal como os com 10 anos.
Quem compra um carro novo não irá, certamente, comprar um carro importado com mais de 10 anos com base nestas reduções. são clientes diferentes.
Quem vai sofrer, são os stands de usados e o mercado de usados em geral, o que acho MUITO BEM.
Há que comparar as realidades, e em quase toda a europa os usados desvalorizam muito mais que em Portugal.
Com esta medida, o Estado vai encaixar muito mais impostos, uma vez que na compra e venda de usados não se paga qualquer tipo de imposto, e agora vai encaixar uma quantia significativa por cada importação.
Sucatas já nós temos muitas em Portugal, onde é comum a prática de tirar km's, e vender a preço "premium". Assim ganha o consumidor que adquire veiculos mais baratos, e o Estado que encaixa mais.
Consegue-se ainda equilibrar o mercado de usados com o resto da Europa.
Pena é não ser abolido totalmente o ISV.
O problema é o IUC, se um A4 com 13 ou 14 anos não pagasse perto de 300€ de IUC iriamos ver o nosso país invadido por carros destes, agora, quando as pessoas perceberem que compram o A4 com 14 anos por 4000€ (é dado comparativamente aos preços de hoje) mas depois têm de pagar 300€ por ano de "selo" não estou a ver o negócio a fluir.
Tallvez se safem os motores mais pequenos...
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Extinção de dupla tributação automóvel (ISV a par do IVA), baixa drástica do ISP em gasolina, incidir IVA em cc acima de 3.000cc, forçar a implementação de rede de combustível alternativo.
Colocar gás de botija (IVA), em escalão de bem de primeira necessidade que o é para muita população envelhecida e com pouco poder de compra.
Liberalizar, ao máximo a fiscalidade, há que fomentar o consumo e a compra de automóvel, a produção interna agradece.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostEssa noticia acho que tem erro. Fala que o valor atual do GPL é de 53 cêntimos por tonelada, e eu vi noutra noticia que aumentava de 103 para 123, o que dá um aumento de 2 cêntimos por litro, tal como a Gasolina e Diesel. Este ano é que já tinha havido um aumento de 5 cêntimos. Se calhar o autor da noticia colocou o valor do ano passado.
Esta noticia está correcta no Publico.
mais dois cêntimos por litro, face ao aumento que já tinha sido efectuado no OE para 2014.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostExtinção de dupla tributação automóvel (ISV a par do IVA), baixa drástica do ISP em gasolina, incidir IVA em cc acima de 3.000cc, forçar a implementação de rede de combustível alternativo.
Colocar gás de botija (IVA), em escalão de bem de primeira necessidade que o é para muita população envelhecida e com pouco poder de compra.
Liberalizar, ao máximo a fiscalidade, há que fomentar o consumo e a compra de automóvel, a produção interna agradece.
Que grande anedota! Fomentar o consumo e a compra de automóvel, a produção Alemã, Francesa, Italiana, Japonesa, ... , agradecem.
Só fomenta a produção nacional se forem produtos fabricados em Portugal, na AutoEuropa, na PSA em Mangualde, uma Toyota montada na Salvador Caetano, ...
A compra de veículos novos ou usados importados só faz sair EUROS para fora do País e desequilibrar ainda mais a precária economia nacional.
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Eu sou por norma a favor da liberdade economica, deviamos poder comprar carros onde nos apetecesse, novos ou usados, havendo para tal uma harmonização nos impostos. Infelizmente isso não temos.
Posto isto:
Estas medidas parecem contraditórias.
Por um lado fala-se em fiscalidade verde, agravar o "poluente", incentivar ao abate, e depois despenalizar os que vêm lá de fora com mais de 10 anos e que cumprem normas Euro mais antigas.
A ver se eu percebo bem:
- Dá-se incentivo ao abate de carros com mais de 10 anos.
- Despenaliza-se a importação de carros com mais de 10 anos.
Isto é verdade ?
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