Setembro de 2005, o Classe B tinha acabado de sair. A minha mulher, mal viu o primeiro anuncio, não me deixou alternativas! Era esse o próximo carro lá de casa.
Passado dois meses lá veio ele, preto lindo. Um 180 D. Ainda não tinha decorrido um mês e logo se começou a manifestar um problema. Um barulho forte no chassi como se tivesse alguma peça solta, muito desagradável e fortemente sentido em pavimento empedrado. Começou então a saga. Intervenção após intervenção, (mais de 5 só para este problema em dois anos) lá foi passando a garantia, até que chegados aos dois anos escrevi uma carta à Mercedes. Fizeram então uma intervenção a fundo, mas ainda sem saber a origem do problema. Foram substituindo peças para ver se resolviam. Até a caixa de velocidades me substituíram, sendo que o problema ficou aparentemente solucionado. Digo aparentemente porque passado um ano voltou e entretanto com ele fiquei!!!
A qualidade dos materiais de acabamento interior é fraca. Tecidos, plásticos, revestimento cromado sobre plástico que já descascou no travão de mão. Para além disso o computador de bordo com 3 anos deixou de estar visível aparentemente devido a um problema nos cristais líquidos. Pediam mais de 500 Eur por um novo + mão de obra.
Também acho o carro pesadão e lento para o motor que tem. Ando por vezes com um Focus 1.6 TDI e apesar do motor curto responde muitíssimo melhor. Pela negativa ainda destaco o ruido do motor que mais parece um táxi antigo.
Mas a cereja no topo do bolo foi quando num fim de semana ao retirar o carro da garagem de forma tranquila, senti um forte cheiro a queimado e a embraiagem a colar. Imediatamente imobilizei a viatura e chamei a assistência da Mercedes. O carro foi transportado para a assistência oficial, um concessionário de renome no porto, onde comprei o carro, e de onde passadas umas duas horas me ligaram a dar uma estimativa de orçamento. O chefe da oficina referiu que em principio teria que levar o Kit de embraiagem completo e se assim fosse o custo rondaria os 2500 / 3000 Euros. Poderia eventualmente poupar em alguma peça caso não necessitasse mas teria que estar preparado para esta despesa!
Posto isto, pedi para me colocarem o carro na rua, chamei o reboque e levei o carro para um mecânico que me tinha sido referenciado por um familiar que trabalha no sector automóvel como “de confiança” e competente. Isto foi a uma segunda. Na sexta feira, dado que me encontrava ausente do pais, entrega-me o carro e pede para eu experimentar. Verifiquei que estava impecável. Ao perguntar quanto era o custo…já preparado para uns 1600/1700 Eur que era o preço para o mesmo tipo de intervenção mencionada pela mercedes, ele diz: - Não é nada!
Então ele refere que simplesmente verificou o carro e segundo ele o carro estava em condições. Disse-me que se quisesse substituía o que eu quisesse, mas se fosse ele andaria com o carro com confiança! Perante tais argumentos, para além de ter entrado para o fim de semana muito mais satisfeito, decidi seguir o seu conselho.
Pois posso-vos dizer que até hoje (já passaram 3 anos) o carro continua sem qualquer sinal de problemas derivados desta ocorrência.
Isto dá que pensar. Obviamente a partir desta data passei a fazer as intervenções periódicas no carro neste mecânico.
Passado dois meses lá veio ele, preto lindo. Um 180 D. Ainda não tinha decorrido um mês e logo se começou a manifestar um problema. Um barulho forte no chassi como se tivesse alguma peça solta, muito desagradável e fortemente sentido em pavimento empedrado. Começou então a saga. Intervenção após intervenção, (mais de 5 só para este problema em dois anos) lá foi passando a garantia, até que chegados aos dois anos escrevi uma carta à Mercedes. Fizeram então uma intervenção a fundo, mas ainda sem saber a origem do problema. Foram substituindo peças para ver se resolviam. Até a caixa de velocidades me substituíram, sendo que o problema ficou aparentemente solucionado. Digo aparentemente porque passado um ano voltou e entretanto com ele fiquei!!!
A qualidade dos materiais de acabamento interior é fraca. Tecidos, plásticos, revestimento cromado sobre plástico que já descascou no travão de mão. Para além disso o computador de bordo com 3 anos deixou de estar visível aparentemente devido a um problema nos cristais líquidos. Pediam mais de 500 Eur por um novo + mão de obra.
Também acho o carro pesadão e lento para o motor que tem. Ando por vezes com um Focus 1.6 TDI e apesar do motor curto responde muitíssimo melhor. Pela negativa ainda destaco o ruido do motor que mais parece um táxi antigo.
Mas a cereja no topo do bolo foi quando num fim de semana ao retirar o carro da garagem de forma tranquila, senti um forte cheiro a queimado e a embraiagem a colar. Imediatamente imobilizei a viatura e chamei a assistência da Mercedes. O carro foi transportado para a assistência oficial, um concessionário de renome no porto, onde comprei o carro, e de onde passadas umas duas horas me ligaram a dar uma estimativa de orçamento. O chefe da oficina referiu que em principio teria que levar o Kit de embraiagem completo e se assim fosse o custo rondaria os 2500 / 3000 Euros. Poderia eventualmente poupar em alguma peça caso não necessitasse mas teria que estar preparado para esta despesa!
Posto isto, pedi para me colocarem o carro na rua, chamei o reboque e levei o carro para um mecânico que me tinha sido referenciado por um familiar que trabalha no sector automóvel como “de confiança” e competente. Isto foi a uma segunda. Na sexta feira, dado que me encontrava ausente do pais, entrega-me o carro e pede para eu experimentar. Verifiquei que estava impecável. Ao perguntar quanto era o custo…já preparado para uns 1600/1700 Eur que era o preço para o mesmo tipo de intervenção mencionada pela mercedes, ele diz: - Não é nada!
Então ele refere que simplesmente verificou o carro e segundo ele o carro estava em condições. Disse-me que se quisesse substituía o que eu quisesse, mas se fosse ele andaria com o carro com confiança! Perante tais argumentos, para além de ter entrado para o fim de semana muito mais satisfeito, decidi seguir o seu conselho.
Pois posso-vos dizer que até hoje (já passaram 3 anos) o carro continua sem qualquer sinal de problemas derivados desta ocorrência.
Isto dá que pensar. Obviamente a partir desta data passei a fazer as intervenções periódicas no carro neste mecânico.
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