Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro a particular a pagar em dinheiro??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tenho uma dúvida! Estou a vender o meu carro e o comprador pediu para assinarmos os papéis todos e no dia a seguir vai ao imtt e faz a transferência do veículo! Existe algum problema se for assim?

    Comentário


      #32
      No dia seguinte o comprador decide que prefere fazer a transferência do veículo daí a uns anos, não vá entretanto ter alguma multa ou IUC para pagar...

      Comentário


        #33
        E se as notas forem falsas?? Existem sempre perigos............

        O melhor mesmo é fazer transferência num balcão da sucursal bancaria.

        Comentário


          #34
          O comprador não quer fazer transferência mas em alternativa podem combinar em fazer um depósito na tua conta. Sempre tens alguém a contar o dinheiro por ti e a manusear as notas e ficas com um comprovativo em como o sr. Tal fez um depósito no valor da venda.

          Comentário


            #35
            Boas pessoal,

            Para não estar a abrir um tópico desnecessariamente, tenho uma dúvida.
            Vou ver um carro hoje, e a minha ideia era se tudo correr bem tratar já de tudo hoje, isso é possível? Ou seria melhor ir ver 1º e ir depois noutro dia tratar das coisas?
            Basta ir a uma loja do cidadão, certo? Como é lógico não vou levar o valor do carro em dinheiro.
            Obrigado.

            Comentário


              #36
              Compra de carro a particular a pagar em dinheiro??

              Originalmente Colocado por Rijuti Ver Post
              Boas pessoal,

              Para não estar a abrir um tópico desnecessariamente, tenho uma dúvida.
              Vou ver um carro hoje, e a minha ideia era se tudo correr bem tratar já de tudo hoje, isso é possível? Ou seria melhor ir ver 1º e ir depois noutro dia tratar das coisas?
              Basta ir a uma loja do cidadão, certo? Como é lógico não vou levar o valor do carro em dinheiro.
              Obrigado.
              Se tiveres confiança que está tudo bem trata na hora
              É assim comigo na venda ou compra

              Comentário


                #37
                Ok obrigado.

                Não necessito levar nenhum documento em particular pois não?

                Comentário


                  #38
                  basta o cartão de cidadão. o vendedor costuma ter uma declaração de compra e venda ou pedem na loja do cidadão e preenchem na hora.

                  Comentário


                    #39
                    Ok obrigado.

                    Comentário


                      #40
                      Já agora, para ver se o carro está livre de qualquer encargo ou penhora, consigo saber isso depois na altura em que se for tratar dos papéis? Eles dizem isso?

                      Comentário


                        #41
                        Saiu hoje uma nova lei, acima de 3000€ não pode haver notas
                        Lei n.º 92/2017 - Diário da República n.º 161/2017
                        «Artigo 63.º -EProibição de pagamento em numerário1 — É proibido pagar ou receber em numerário emtransações de qualquer natureza que envolvam montantesiguais ou superiores a € 3 000, ou o seu equivalenteem moeda estrangeira.2 — Os pagamentos realizados pelos sujeitos passivosa que se refere o n.º 1 do artigo 63.º -C respeitantesa faturas ou documentos equivalentes de valor igualou superior a € 1 000, ou o seu equivalente em moedaestrangeira, devem ser efetuados através de meio depagamento que permita a identificação do respetivodestinatário, designadamente transferência bancária,cheque nominativo ou débito direto.3 — O limite referido no n.º 1 é de € 10 000, ou oseu equivalente em moeda estrangeira, sempre que opagamento seja realizado por pessoas singulares nãoresidentes em território português e desde que não atuemna qualidade de empresários ou comerciantes.4 — Para efeitos do cômputo dos limites referidosnos números anteriores, são considerados de forma agregadatodos os pagamentos associados à venda de bensou prestação de serviços, ainda que não excedam aquelelimite se considerados de forma fracionada.5 — É proibido o pagamento em numerário de impostoscujo montante exceda € 500.6 — O disposto neste artigo não é aplicável nasoperações com entidades financeiras cujo objeto legalcompreenda a receção de depósitos, a prestação deserviços de pagamento, a emissão de moeda eletrónicaou a realização de operações de câmbio manual, nospagamentos decorrentes de decisões ou ordens judiciaise em situações excecionadas em lei especial.»

                        Comentário


                          #42
                          Os carros são sempre pagos a dinheiro, quer seja por cartão, cheque ou numerário.

                          Como comprador não me sentiria confortável a comprar em numerário. Ficas sem qualquer prova de que fizeste o pagamento, sem falar que podes ser assaltado.

                          No mínimo, pagar só depois de tratar do registo, mas mesmo assim nada impede o gajo de alegar que não lhe pagaste.

                          Comentário


                            #43
                            Cheque visado ou transferência bancária, ou nada feito. Mas prefiro cheque visado, o meu carro comprei-o assim.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Rijuti Ver Post
                              Já agora, para ver se o carro está livre de qualquer encargo ou penhora, consigo saber isso depois na altura em que se for tratar dos papéis? Eles dizem isso?
                              Quando fores fazer o registo, podes perguntar e dizem-te isso sem custos. Se quiseres papel a comprovar, pagas e dão-te na hora. Acho que são 6€

                              Comentário


                                #45
                                Essa lei é uma autêntica estupidez.

                                Se eu comprar um carro por 20k em dinheiro e o vendedor aceitar, o que acontece?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Essa lei é uma autêntica estupidez.

                                  Se eu comprar um carro por 20k em dinheiro e o vendedor aceitar, o que acontece?
                                  É uma lei obtusa!

                                  Nesse caso, ainda que sem saber detalhes, será necessário ir fazer um depósito do numerário e só depois a transação propriamente dita!

                                  Não concordo com a redação, mas concordo com o princípio.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Poderá ter a haver com isso, mas também é uma segurança de quem vende ver realmente o dinheiro. Já ouvi histórias de se fazer uma transferência num dia, e no dia a seguir a transferência ser cancelada, e o antigo proprietário ficar sem carro e sem dinheiro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      Quando fores fazer o registo, podes perguntar e dizem-te isso sem custos. Se quiseres papel a comprovar, pagas e dão-te na hora. Acho que são 6€
                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        #49
                                        a intenção é cada vez mais controlar onde todos gastamos o dinheiro, logo em dinheiro vivo não se consegue rastrear, ao contrario de uso de cartão multibanco e transferências, no futuro o mais certo é o dinheiro físico deixar de existir...

                                        a mim nem me aquece nem arrefece não faço compras em dinheiro vivo maiores que talvez 250€ e é ocasionalmente, tudo maior que é isso é multibanco ou transferência, portanto se queriam mesmo apertar isto era proibirem pagamento acima de 500€ em dinheiro vivo e não 3000€...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          a intenção é cada vez mais controlar onde todos gastamos o dinheiro, logo em dinheiro vivo não se consegue rastrear, ao contrario de uso de cartão multibanco e transferências, no futuro o mais certo é o dinheiro físico deixar de existir...

                                          a mim nem me aquece nem arrefece não faço compras em dinheiro vivo maiores que talvez 250€ e é ocasionalmente, tudo maior que é isso é multibanco ou transferência, portanto se queriam mesmo apertar isto era proibirem pagamento acima de 500€ em dinheiro vivo e não 3000€...
                                          Concordo mas tudo o que é peixe graúdo faz transacções de milhões sem deixar rasto, aqui mais uma vez é só para aumentar o cerco do big brother ao zé povinho

                                          Comentário


                                            #51
                                            quero ver efeitos práticos dessa lei, a ver se é como aquela em que as abelhas estão proibidas de entrar numa determinada cidade nos EUA.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Que lei sem sentido... Sempre ouvi dizer que comprar e vender, tudo a dinheiro na mão e o registo feito antes para confirmar então se existem dívidas, penhoras, etc...

                                              Penso que dinheiro na mão seja a melhor opção para as duas partes...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Penso que será mais um ponto a desfavor dos negócios "em mão" principalmente nos automóveis...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por ddna85 Ver Post
                                                  Que lei sem sentido... Sempre ouvi dizer que comprar e vender, tudo a dinheiro na mão e o registo feito antes para confirmar então se existem dívidas, penhoras, etc...

                                                  Penso que dinheiro na mão seja a melhor opção para as duas partes...
                                                  estás te a esquecer que há muita coisa á venda a valores acima de 3000€ que não requerem qualquer registo, e não estou a falar de automóveis e motos e etc, de outros tipo de bens...

                                                  e dinheiro na mão, ninguém no seu perfeito juízo anda com 3000€ em dinheiro quanto mais ainda nos dias que correm, isto é mesmo para apanhar aqueles que andam pelo lado obscuro...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                    estás te a esquecer que há muita coisa á venda a valores acima de 3000€ que não requerem qualquer registo, e não estou a falar de automóveis e motos e etc, de outros tipo de bens...

                                                    e dinheiro na mão, ninguém no seu perfeito juízo anda com 3000€ em dinheiro quanto mais ainda nos dias que correm, isto é mesmo para apanhar aqueles que andam pelo lado obscuro...

                                                    A sério!? perdi o conto aos negócios que presenciei este ano acima desses valores e dentro da legalidade pagos em dinheiro. Os que andam pelo lado obscuro tal como referi anteriormente desviam milhões sem que te dê o cheiro...e muitos deles governam-nos e/ou já governaram. 3000 euros poderá ser muito para mim e para ti mas para muito boa gente é "peaners"...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                                      A sério!? perdi o conto aos negócios que presenciei este ano acima desses valores e dentro da legalidade pagos em dinheiro. Os que andam pelo lado obscuro tal como referi anteriormente desviam milhões sem que te dê o cheiro...e muitos deles governam-nos e/ou já governaram. 3000 euros poderá ser muito para mim e para ti mas para muito boa gente é "peaners"...
                                                      de certeza que eram totalmente legais como tu realmente pensas????? e o referires aos que desviam milhões isso há muito que anda também a ser bem controlado, e vai ser cada vez pior, sei muito bem que continua haver mercado paralelo a funcionar a dinheiro a valores astronómicos em dinheiro sem deixar qualquer registo de compra e venda, a ideia é começara acabar com isso tudo, dai eu ter dito que o dinheiro físico no futuro tem os dias contados...

                                                      os grandes podem pensar que a sabem toda, mas longe vai o tempo que desviavam dinheiro e nunca mais se lhe via o rasto, e agora já conseguem saber já não é tão fácil como antigamente, e agora estão a apertar ao mercado que ainda opera em dinheiro vivo...

                                                      3000€ não se trata de ser muito ou pouco, simplesmente nos dias que correm ninguém no seu perfeito juízo anda com tanto dinheiro vivo no bolso a não ser pessoal com 2ªs intenções e esses o que não falta é mesmo negócios paralelos para fugir aos impostos...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Percebo o teu ponto de vista e concordo em certas partes. Este ano comprei carros de valor superior a esse, em dinheiro e isso facilitou-me o negócio e posso garantir que era inteiramente legal, os outros não te posso garantir a 100 por cento. Pagamentos feitos no multibanco têm tecto de 2500 euros, o que poderá dificultar também. Na óptica de negócio em mão acredita que pode fazer diferença. Quanto à parte dos milhões acredita que estamos a leste e só te apercebes de 2 ou 3 nas noticias quando se zangam as comadres. Vê lá se já alguma vez mais ouviste falar nos "panamá papers"??ou que bancos com sede na Suiça passaram para ilhas (paraísos fiscais) ou até mesmo para Gibraltar aqui bem perto de nós?? Mas os milhões continuam certamente a fluir... aliás está mais que provado os valores elevados que muito politico "desviou/furtou/roubou" tanto cá como noutros países e quantos vês no saco? 4 ou 5 em cada 100!?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Hrakyjah Ver Post
                                                          Percebo o teu ponto de vista e concordo em certas partes. Este ano comprei carros de valor superior a esse, em dinheiro e isso facilitou-me o negócio e posso garantir que era inteiramente legal, os outros não te posso garantir a 100 por cento. Pagamentos feitos no multibanco têm tecto de 2500 euros, o que poderá dificultar também. Na óptica de negócio em mão acredita que pode fazer diferença. Quanto à parte dos milhões acredita que estamos a leste e só te apercebes de 2 ou 3 nas noticias quando se zangam as comadres. Vê lá se já alguma vez mais ouviste falar nos "panamá papers"??ou que bancos com sede na Suiça passaram para ilhas (paraísos fiscais) ou até mesmo para Gibraltar aqui bem perto de nós?? Mas os milhões continuam certamente a fluir... aliás está mais que provado os valores elevados que muito politico "desviou/furtou/roubou" tanto cá como noutros países e quantos vês no saco? 4 ou 5 em cada 100!?
                                                          estou bem ciente da situação de panamás, suiças e afins, o problema é que até se ter dado essa bronca, ninguém sabia de nada, e como é natural só se tomam medidas quando as coisas já perderam o controlo, e quem se safou á data da entrada em vigor do controlo de offshores porreiro, agora pelo que está legislado se quiseres mandar 15.000€ para uma offshore ou mais o banco de Portugal marca-te logo e fica registado tudo, se houver alguma coisa ficas agarrado, só peca por tardia estas decisões, como a de controlo de dinheiro para offshores aprovada o ano passado e este ano compras superiores a 3000€ em dinheiro...

                                                          os que andaram estes anos todos a desviar e a roubar que é os referes para offshores, acabou-se a mama neste momento, apartir do momento que isto veio a publico e foram tomadas medidas, chapéu, maneira de fugir era como o outro andava a fazer em dinheiro vivo também foi apanhado, agora temos leis a condizer, entretanto os sabidos roubaram tudo o que puderam, neste momento acabou-se...

                                                          o controlo cada vez mais apertado tanto para os grandes como para os pequenos...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Isto da compra e venda tem muito que se lhe diga pois ambas as partes querem a maior segurança possível.
                                                            Eu dificilmente pagaria um carro em dinheiro vivo, tirando claro casos de pequenas quantias tipo 1000€ ou alguém que fosse de minha confiança.
                                                            Já mais iria de bolsos cheios para um sitio desconhecido ás escuras.

                                                            Para quem tem algum receio de pagar em dinheiro e não ter nenhuma garantia, sempre o pode fazer da seguinte forma, faz um deposito directo na conta do vendedor assim este fica logo o dinheiro disponível, e o comprador fica com uma prova do deposito.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ddna85 Ver Post
                                                              Penso que dinheiro na mão seja a melhor opção para as duas partes...
                                                              Dinheiro na mão é a melhor opção para o vendedor e a pior para o comprador.

                                                              O comprador corre o risco de ser assaltado e fica sem qualquer prova de que pagou o carro.

                                                              O vendedor pode cancelar a compra ou exigir o pagamento alegando que o comprador não lhe pagou nada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X