Anúncio

Collapse
No announcement yet.

saudosismo ou verdade ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    É mais por aqui...
    Sei que a minha memória já não é o que era, mas:



    ou



    não me saem da cabeça...

    Mas isto sou eu...

    Comentário


      #32
      Esse carro é anos 70/80...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Convém explicar que era um pequeno familiar com boa mala, 4 velocidades, motor 1,2 de 69 cv, 726 kg, RWD, molas de laminas atrás e pneus 155 em jante 12
        Ahhhhhh! Que saudades !!

        Mas como meio de transporte, seja em trabalho, seja em passeio, para mim e para a família prefiro os carros actuais.

        Também já não tenho 20 anos e o fogo de fazer da via pública uma competição já passou...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
          Quando vos bater a saudade dos carros dos anos 90 experimentem fazer uma viagem grandita num que isso passa logo! Só dá saudades porque as memórias que ficam são sempre as boas mas a parte da fraca insonorização, conforto, falta de gadget's de assistência à condução fica esquecida até sentarmos o rabinho num carro desses.

          Se for para brincar, então não há que ter saudades, é comprar um para o fim de semana.

          Moral da história, entre um carro de 1990 e um de 2014 para o dia-a-dia prefiro sem qualquer margem para dúvidas o de 2014.
          Exacto !! Acabei de o dizer no Post anterior

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Esse carro é anos 70/80...
            Se te referes aos que postei, são da década de 90.

            Estes são os evoluzione, lançados no início da década.

            Se tivesse muito dinheiro, seria um destes o meu carro do dia-a-dia...

            Comentário


              #36
              Talvez tenha a haver com o avançar da idade, mas apesar de continuar a gostar de carros, o interesse está a esmorecer, até porque há 10/20 anos grande parte do deslumbramento da tecnologia vinha dos automóveis, actualmente há tanta tecnologia e tão diversificada que os carros deixaram de ser o centro, e por mais tecnologia que tragam, não deixa de ser quase obrigatório.

              Há 20 anos quando saía um novo carro, era um acontecimento, actualmente já nem conheço muitos, tal a banalização. Por outro lado, apesar de inovações tecnológicas, qual é a emoção de um novo Golf?

              Os carros são sem dúvida melhores tecnologicamente, mas marcam a diferença?

              Para mim são muito poucos, o que me leva a ser um pouco saudosista.

              Comentário


                #37
                Jag,

                Sinto um bocado o mesmo, gosto de carros e em especial de conduzir, mas já fui mais aficionado.

                De qualquer forma no meu caso creio que também tem a ver com o percurso já percorrido, já realizei muitos sonhos relacionados com os carros (felizmente) e hoje já estou mais "desencantado".

                Comentário


                  #38
                  Os carros de agora são melhor mas ....... descartáveis. Dado a quantidade de equipamentos, filtros de particulas, eletrónica, etc, etc, a probabilidade de avarias é exponencialmente maior.


                  Eu tenho referido algumas vezes a amigos e colegas, quando este tema vem à baila, que todos os carro que possuimos hoje em dia vão parar ao "lixo" e eu ainda andarei com o Volvo 144 de 1971 em perfeitas condições. Haja peças.

                  Comentário


                    #39
                    O conceito de evolução às vezes pode ser estranho e perverso.
                    Os anos de ouro da industria para mim foram os 50.

                    Pessoalmente acho os carros a piorar cada vez mais, piorarem e dissolverem-se em nichos da treta. Eu não suporto ajudas à condução e todas essas porcarias que tornam a condução artificial, daí nunca ter almejado um carro novo.

                    No entanto a segurança melhorou mas mesmo essa tem ainda grande espaço de progressão.

                    Comentário


                      #40
                      Pessoalmente também gosto muito dos modelos dos anos 90 em especial os Hot-Hatches.

                      Para utilização diária e viagem sem duvida os actuais mas para brincar pouquissimos actuais chegam aos irrequietos 106/205/Clio/saxo entre outros pequenos desportivos.

                      E mesmo nos maiores os Deltas que já colocaram eram maravilhosos! Condução pura!

                      O único dos últimos tempos que me faz sentir o mesmo foi o Clio III RS

                      Comentário


                        #41
                        Como produto, estão sem dúvida melhores, no entanto, na minha opinião, também estão mais banalizados, sendo menos marcantes em termos de condução e muito mais aproximados daquilo que a maior parte dos modelos é, um exemplo da massificação do consumo.

                        Atualmente se quisermos algo realmente diferente temos de recorrer a segmentos muito mais onerosos.

                        Comentário


                          #42
                          O Delta HF tem uma presença na estrada que rivaliza com os melhores e mais raros carros do mundo. É um carro incrível.

                          Comentário


                            #43
                            Ainda ontem pensei precisamente nisto..

                            Já nem vou falar muito de outras questões, mas destaco a fiabilidade. Muito melhor que agora. Lá iam dando uns problemas de carburador e tal (os que ainda não eram a injecção), mas de resto eram muito mais fiáveis que os de agora.

                            No entanto também há que ter atenção a um pormenor. A maior parte das pessoas tinham um carro que só saia da garagem ao fim de semana e nem sempre. Pelo menos nas aldeias e cidades mais pequenas. Hoje em dia para ir ao café da esquina, vai-se de carro.. os carros deixaram de se ver como um bem de luxo e passeio, para um objecto de trabalho e abuso. Devem-se fazer mais km agora num mês que na altura num ano.

                            O aumento de segurança implicou um aumento de peso que por sua vez teve de ser compensado com um aumento de potência.. Aumento de potência, implicou novas tecnologias para redução de consumos e por aí fora.. É um ciclo vicioso que se continuar a seguir no mesmo ritmo, vai desprezar cada vez mais a fiabilidade.

                            Falaram em fazer uma viagem grande num carro de 90.. Já fiz várias viagens relativamente grandes em carros dos anos 90, tanto na altura, como agora e fazem-se bem. Não são tão confortáveis é certo mas faz-se bastante bem. Já fiz uma viagem de mais de 3000km (ida e volta) num Saxo e fiz muito bem.. E mesmo hoje em dia quando entro no meu Civic de 91, sinto-me mais confortável que no meu turbodiesel de 2001

                            Comentário


                              #44
                              Para mim a segurança está em quem se senta ao volante e não no carro! Apesar de ter nascido para lá do meio da década, acho que os anos 90 foram dos melhores em termos de carros,e não só (pelo menos para as estradas/restrições que há hoje em dia).

                              Ando a equacionar comprar carro dos anos 90 mas a restrição aos "velhos" em Lisboa põe me a pensar...

                              Comentário


                                #45
                                Não estou convencido que os carros dos anos 90 fossem mais fiáveis !?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                                  Entretanto:
                                  Ingleses: desapareceram
                                  Quem é que desapareceu para além da Rover?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Eram 69 cv dos que habitualmente falamos, aquilo andava bem
                                    60 PS mesmo, 59 HP, 69 SAE.

                                    Até vem na chapinha no corta fogo bem à vista.

                                    Eu conheci e conheço Datsuns 1200, andam bem, um pouco melhor que o Corolla KE20 ou KE30 1200.

                                    São 60 cv mas são 700 Kg.
                                    O que dá 86 cv / Tonelada, ainda hoje um bom valor

                                    Caixa curtinha e tal

                                    Um Tio meu teve até um Datsun 1200 Rally, aquela versão especial do Entreposto, sempre laranjas.

                                    Outro teve 6 Corollas, em várias carroçarias.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por CivicES5 Ver Post
                                      Quem é que desapareceu para além da Rover?
                                      Tantas!

                                      Mas principalmente as marcas do grupo BMC ou Leyland se quiseres e do fascinante grupo Rootes.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Sou da mesma opinião de muitos.

                                        Os carros hoje são mais seguros que a maioria dos modelos da década de 90 e relativamente mais económicos.

                                        Contudo, a fiabilidade caiu em flecha.

                                        Hoje não temos carros, temos computadores com rodas, os componentes electrónicos são de tal escala que é impossível não darem problemas a curto prazo.

                                        Não acredito que um automóvel actual viva 20 anos como muitos de 90 que andam por ai novos, pelo menos, tendo os mesmos cuidados.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sim sem duvida mais segurança, facilidade de conduçao, conforto e muito mais.
                                          O saudosismo para mim vai no sentido, do espirito que existia antigamente entre nós quando jovens que aprendia-mos mecanica mexendo nos nossos carros,
                                          dos mais aficionados e suas experiencias loucas esses conhecimentos estao a morrer com o aparecimento dos carros novos onde cada vez mais nao se pode mexer.
                                          Ainda alguns anos era ver fóruns a ferver com temas de mecanica hoje estao a morrer...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Não acho que a fiabilidade nos anos 90 fosse em geral superior aos carros de agora. E na década 80 pior ainda.

                                            Os sistemas elétricos eram frágeis, os carburadores desafinavam com facilidade e os casos de corrosão eram bem mais frequentes.
                                            Editado pela última vez por Jbranco; 14 November 2014, 09:05.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              60 PS mesmo, 59 HP, 69 SAE.

                                              Até vem na chapinha no corta fogo bem à vista.

                                              Eu conheci e conheço Datsuns 1200, andam bem, um pouco melhor que o Corolla KE20 ou KE30 1200.

                                              São 60 cv mas são 700 Kg.
                                              O que dá 86 cv / Tonelada, ainda hoje um bom valor

                                              Caixa curtinha e tal

                                              Um Tio meu teve até um Datsun 1200 Rally, aquela versão especial do Entreposto, sempre laranjas.

                                              Outro teve 6 Corollas, em várias carroçarias.
                                              Isto chega ? ou tenho que ir à arrecadação desencantar o livrinho de instruções do do meu pai ?

                                              1970 Datsun 1200 specifications, information, data, photos 48675

                                              Comentário


                                                #53
                                                Para mim o Corolla E10 é um caso que demonstra, por exemplo a Toyota, não se manteve ao mesmo nível em design e qualidade.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                  Para mim o Corolla E10 é um caso que demonstra, por exemplo a Toyota, não se manteve ao mesmo nível em design e qualidade.
                                                  Design ? corolla E10 ?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Não acho que a fiabilidade nos anos 90 fosse em geral superior aos carros de agora. E na década 80 pior ainda.

                                                    Os sistemas elétricos eram frágeis, os carburadores desafinavam com facilidade e os casos de corrosão eram bem mais frequentes.
                                                    Um carro da década de 90 ia à oficina fazer a revisão a cada 10.000 km, andava menos e gastava mais. Tinha era menos propensão a avariar porque geralmente não tinha muito por onde avariar. E quando acontecia era de mais fácil resolução.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Design ? corolla E10 ?

                                                      Na minha opinião bem melhor do que os Corolla que se seguiram. Obviamente temos de enquadrar na época em que foi vendido.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Não acho que a fiabilidade nos anos 90 fosse em geral superior aos carros de agora. E na década 80 pior ainda.

                                                        Os sistemas elétricos eram frágeis, os carburadores desafinavam com facilidade e os casos de corrosão eram bem mais frequentes.
                                                        Já para não falar nos intervalos de revisões muito mais curtos, bem como pelo facto de haver menos estradas, faziam muito menos kms.

                                                        Hoje em dia, mesmo sem ser em trabalho, facilmente se faz mais de 20 mil kms ao ano.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Não te estou a perceber OP, então se os consumos melhoraram, a segurança melhorou, o conforto melhorou, a potência melhorou, as emissões melhoraram, os diagnósticos de problemas melhoraram, etc. então como é que os carros de há 25 anos eram melhores do que os de hoje? Achas mesmo que o facto de teres de ir comprar mais uma peça ou outra ao fim de muitos anos torna todas as outras melhorias obsoletas? Também já acreditei no "ah, o que é eléctrico avaria sempre" mas não sei o que é que a malta faz aos carros pois desde comecei a conduzir, a falar com pessoal (incluindo mecânicos) sobre a área e assim nunca reparei que os componentes eléctricos avariam mais do que os mecânicos. Não sejas mais um velho que acha que "a tua geração é pior que a minha".

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            A verdade é que no dia a dia qualquer veículo acabado agora de sair do stand é melhor "n" que o seu homólogo de à 10 ou 20 anos.
                                                            Contudo o que se perdeu por um lado e ganhou-se pelo outro foram os nichos específicos sendo agora muito mais diversificado.
                                                            A escolha e variedade é tanta que acaba por vezes por cair no banal perdendo os automóveis aquela aura que os envolve.
                                                            Até para os condutores acaba por ser complicado pela junção de conceitos muito diferentes no mesmo automóvel.
                                                            Basicamente para o dia.a.dia um modelo recente, para ter na garagem e fazer umas voltas calmas um dos anos 90.
                                                            De salientar que atualmente grande parte das pessoas move-se muito mais que há duas décadas atrás.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                                                              Já para não falar nos intervalos de revisões muito mais curtos,
                                                              Companheiro

                                                              Acho que neste caso, a "qualidade" do óleo de motor é o factor mais importante.

                                                              Tive um veículo com intervalos de manutenção de 5k em 5k. O posterior já era de 10k em 10k. Os seguintes passaram a 15/20k.

                                                              Actualmente, na generalidade dos casos, são de 30k em 30k, mas também há quem diga que estes intervalos são absurdamente grandes tendo em consideração a qualidade dos óleos e a sua possível contaminação.

                                                              Aceito bem toda a evolução em volta da segurança, mas, muita dessa "segurança" veio à custa de mais peso e maiores dimensões.

                                                              Um Lotus Elise de hoje, é um carro apetecível para quem "goste" de carros, mas, não deixa de ser um carro desprovido da maioria das mariquices presentes num Corsa ou Clio.

                                                              Nem sempre, "mais" é melhor. E no mundo automóvel, habitualmente, "mais" é pior.

                                                              Na minha opinião, houve uma evolução "negativa" no que toca ao prazer de condução que se pode retirar de um carro. Na generalidade, passaram a ser meios de transporte altamente evoluídos e desprovidos de qualquer factor que nos transmita sensações reais.

                                                              A direcção de um carro "antigo", dá-me mais feedback sobre o que se passa entre os pneus e o asfalto, que a direcção de um veículo actual (genericamente).

                                                              Como referi acima, caso pud€sse, hoje tinha um Integrale (um EVO IV também me satisfaria parcialmente) como carro do dia-a-dia (para ir para o trabalho + levar as miúdas à escola + ir ao supermercado comprar ovos e leite + ...) e não sentiria que estivesse a descurar a segurança ou fiabilidade.

                                                              Para mim, desde que tenha AC + ABS + FC + VE + Rádio, fico 100% satisfeito. Ligação ao ipod + ecrãs xpto + luzinhas maricas + bancos com regulação eléctrica, são paneleirices de apenas nos estão a desviar do prazer de conduzir, e, a encaminhar para o prazer de ser transportado.

                                                              Eu gosto de conduzir, mas, há quem goste de se transportar.

                                                              Esta é apenas a minha opinião.

                                                              Um abraço

                                                              ny12xx

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X