Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que fazer quando somos enganados numa bomba de de combustivel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A questão de encher rápido ou devavar parece me treta pois as bombas são testadas abastecendo com o fluxo maximo e devagar e os testes foram precisamente iguais na % de discrepância (eu assisti aos testes na minha estação). Fiquei pessoalmente satisfeito pela minha estação dar sempre mais do que indica. Nem todas as estações do meu grupo assim foram apesar do meu chefe não se meter nessas de enganar.

    Ate tivemos como já disse atras uma que passou da margem prevista.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
      Companheiro ASA

      Fizeste a média desse depósito?

      É igual ou diferente do habitual?
      Fiz a media.
      Gastou mais 0,6l aos 100, do que é habitual e até andei em pés de lã para gastar menos que das outras vezes...mas saiu-me ao contrario.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
        Acho que isto explica algumas das nossas dúvidas quanto à honestidade ou não das bombas de combustível.

        Truques: se abastecer o depósito assim, vai poupar no combustível > TVI24
        Acho que o meu caso pode ter sido este, pois eu achei que o combustivel estava a entrar a uma velocidade nunca vista:

        "Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir o mesmo ao abastecedor no caso de ser servido).

        Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.

        Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma-se em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação. Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o cliente acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada. Menos combustível no tanque, pagando mais dinheiro."

        Comentário


          #34
          É bem possível que tenhas metido esse gasóleo todo.

          Confio mais na maioria das bombas, que nos mostradores dos nossos carros.

          Comentário


            #35
            Na minha opinião é uma questão física. O combustível como todos sabemos evapora e é claro quem paga essa margem é o zé povinho como não poderia deixar de ser.

            Comentário


              #36
              Curioso:
              O meu depósito leva 70L e nunca consegui meter mais do que 66.7L...
              Encho até "deitar fora"... e uma vez aconteceu mesmo...

              Ps: Geralmente abasteço quando chega à reserva e não raras as vezes só tenho para 30km no depósito...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                Levou mais 11 litros do que a capacidade do deposito?
                Sei lá qual a capacidade do depósito. Levou mais 11 litros em relação à primeira vez que a pistola disparou.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                  Acho que isto explica algumas das nossas dúvidas quanto à honestidade ou não das bombas de combustível.

                  Truques: se abastecer o depósito assim, vai poupar no combustível > TVI24
                  A informação para mim é credível, mas num enchimentos de um deposito de 50L não acho que se ganhe grande coisa com isso.
                  Em camiões cisterna de milhares de litros já é diferente no fim já pode faltar uns bons litros.

                  Comentário


                    #39
                    Também acho a informação credível, não por ser da tvi mas sim por ser dada por um Eng.º que trabalha no ramo. Claro que nos camiões a diferença é sempre maior, estamos aqui a falar numa distribuição normal. Principalmente naquela questão da temperatura do solo logo pela manhã, presumo que os camionistas já conhecem esses truques todos.

                    Mas para nós meros automobilistas a questão de abastecer devagar pode também se tornar bastante vantajosa, não a curto prazo obviamente, mas ao fim do ano era fazer as contas já dizia o Guterres um pouco como o que acontece nas diferenças Diesel/Gasolina, embora noutra escala claro.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                      Sei lá qual a capacidade do depósito. Levou mais 11 litros em relação à primeira vez que a pistola disparou.
                      Então essa afirmação tem o quê de relevante?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        A informação para mim é credível, mas num enchimentos de um deposito de 50L não acho que se ganhe grande coisa com isso.
                        Em camiões cisterna de milhares de litros já é diferente no fim já pode faltar uns bons litros.
                        Gostava de dados quantitativos. Isso a noticia não refere.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por NDRC Ver Post
                          Gostava de dados quantitativos. Isso a noticia não refere.
                          Boa pergunta. Não sei, mas pode-se especular um pouco para ter uma ideia.

                          Para a água, aparentemente o máximo de que se consegue é que o vapor de água tenha 4% em volume de água líquida (ar quente e húmido tropical, segundo ATMOSPHERIC WATER VAPOR ).

                          Suponhamos que o vapor de gasolina/gasóleo conseguia o mesmo rácio de 4%; encher um depósito de 60 litros vazio em que todo o ar expulso (também 60 litros) era vapor de combustivel a 4% daria 2,4 litros.

                          Por mim, não acredito que se chegue sequer a um décimo disso.

                          Comentário


                            #43
                            Hoje lembreime deste tópico por causa de um cliente que não consegue por mais do que 30litros em automático mas depois consegue-se devagarinho meter quase 65L, o deposito não deixa o ar sair e pára.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                              Então essa afirmação tem o quê de relevante?
                              Tem que da primeira vez que a pistola disparou, marcava menos 11 litros que no final... não consegues perceber o interesse disto?

                              É que não são 10 nem 12, são 11, e como todos sabem o 11 é número espiritual e de intuição. O 11 é o idealismo, o perfeccionismo, a clarividência e a colaboração. É um número de forte magnetismo e caracteriza as pessoas idealistas, inspiradoras, inventivas, capazes de iluminar o mundo através de ideias elevadas. O 11 também caracteriza uma pessoa com dons de mediunidade ou voltadas ao ocultismo. É o número da espiritualidade.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                                Na minha opinião é uma questão física. O combustível como todos sabemos evapora e é claro quem paga essa margem é o zé povinho como não poderia deixar de ser.
                                Isso é mito e falar do que não se sabe.

                                Conheço bem a realidade de um posto de abastecimento de uma AE, e há sempre quebras de combustíveis, ou seja, nunca se consegue vender os litros que entram nos depósitos, com muito raras exceções.

                                Dependendo do contrato que se tem com a companhia petrolífera, quando há sobras podem reverter a favor da companhia e não do concessionário das bombas.

                                Depois existe uma monitorização diária das vendas vs. stocks, e se as quebras ou eventualmente as sobras atingem um valor anormal, é de imediato despoletado ações de correção do problema.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                  Então essa afirmação tem o quê de relevante?
                                  A tua pergunta tem o quê de relevante?

                                  Se existem fabricantes que indicam que o depósito está cheio do 1º, 2º ou 3º estalo da pistola - consoante o fabricante - o que de relevante tem quando digo que o referido modelo levou mais 11 lts depois de 2 estalos e ter utilizado o dispositivo para facilitar a saída de ar do depósito?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
                                    Isso é mito e falar do que não se sabe.

                                    Conheço bem a realidade de um posto de abastecimento de uma AE, e há sempre quebras de combustíveis, ou seja, nunca se consegue vender os litros que entram nos depósitos, com muito raras exceções.

                                    Dependendo do contrato que se tem com a companhia petrolífera, quando há sobras podem reverter a favor da companhia e não do concessionário das bombas.

                                    Depois existe uma monitorização diária das vendas vs. stocks, e se as quebras ou eventualmente as sobras atingem um valor anormal, é de imediato despoletado ações de correção do problema.
                                    Falar do que não se sabe até pode ser... Agora que o combustível evapora não é mito nenhum. A minha afirmação em como o zé povinho é que paga essa "fuga" é baseada na informação do tal Eng.º e no facto de que neste país serem sempre os mesmos a serem "roubados".

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                      O Ibiza é ridículo nesse aspecto. O depósito é supostamente de 45l. Eu no meu cheguei a meter lá 55l com a história de retirar o ar. A parte boa é que ficava com depósito para 1000kms Já no A1, se lá conseguir meter mais de 44l (num depósito de 45l) já é um caso de festa (mesmo retirando o ar).
                                      Outro aqui.

                                      Chegava a fazer mais de 1000 kms com um 1.9tdi comercial.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                        Outro aqui.

                                        Chegava a fazer mais de 1000 kms com um 1.9tdi comercial.
                                        Aqui, com um corsa 1.7D. O depósito também era a volta dos 45l, conseguia enfiar lá dentro perto de 55-57l. Saudades de andar 300kms antes do ponteiro começar a baixar.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                                          A tua pergunta tem o quê de relevante?

                                          Se existem fabricantes que indicam que o depósito está cheio do 1º, 2º ou 3º estalo da pistola - consoante o fabricante - o que de relevante tem quando digo que o referido modelo levou mais 11 lts depois de 2 estalos e ter utilizado o dispositivo para facilitar a saída de ar do depósito?
                                          Se levasse 11 litros a mais do que anunciado da capacidade do deposito é que era relevante.
                                          Tenho um Clio II e ele só fica cheio depois do 4º ou 5º estalo. Desde o 1º e o ultimo estalo são cerca de 10 litros. É mesmo assim e vem no manual por causa dos varios compartimentos que o deposito tem e neste caso não tem nenhum dispositivo para sair o ar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Já estou à espera que venha aí alguém dizer que poe 100 litros num deposito de 45

                                            Comentário


                                              #52
                                              Continuo sem perceber como é que vocês fazem isso... O vosso depósito deve entrar em vacúo quando atinge limites minimos...
                                              Ou então os depósitos têm muita flexibilidade... ou estão a olhar para a parcela dos € em vez dos litros!!! Esses sim, são sempre superiores...

                                              Não existe aqui ninguém a não ser eu, que nunca consiga exceder a teórica capacidade do depósito mesmo que se abasteça muito devagarinho (prática recorrente) e se consiga ver o "gasoil" no topo do bocal??? Uma das vezes, transbordou...

                                              O meu top 3 foi:

                                              1º --> 67.2L - Não confundir com 90€
                                              2º --> 66.7L - Não confundir com 90€
                                              3ª --> 66.5L - Não confundir com 88€

                                              Capacidade teórica pela marca: 70L

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                                Continuo sem perceber como é que vocês fazem isso... O vosso depósito deve entrar em vacúo quando atinge limites minimos...
                                                Ou então os depósitos têm muita flexibilidade... ou estão a olhar para a parcela dos € em vez dos litros!!! Esses sim, são sempre superiores...

                                                Não existe aqui ninguém a não ser eu, que nunca consiga exceder a teórica capacidade do depósito mesmo que se abasteça muito devagarinho (prática recorrente) e se consiga ver o "gasoil" no topo do bocal??? Uma das vezes, transbordou...

                                                O meu top 3 foi:

                                                1º --> 67.2L - Não confundir com 90€
                                                2º --> 66.7L - Não confundir com 90€
                                                3ª --> 66.5L - Não confundir com 88€

                                                Capacidade teórica pela marca: 70L
                                                Eu nunca meti mais que 43/44 litros num deposito de 45.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Por acaso no meu de capacidade teórica de 52 litros nunca cheguei lá.
                                                  Ontem segui os conselhos daqui do fórum e cheguei aos 46L mais 3L que tinha no depósito (carro na reserva)...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Assim já faz mais sentido...
                                                    Agora dizer 11L (p.e.) a mais do que a capacidade anunciada...
                                                    Porque razão as marcas anunciariam depositos mais pequenos?
                                                    Falei em 11L mas o mesmo se refere àqueles que dizem que atestam o depósito e metem 2L a mais do que o anunciado...
                                                    Quem faz isso, acredito que esteja a arriscar em demasia... um para-a-arranca inesperado numa subida e... puff...

                                                    Uma coisa seria abastecer quando ainda a capacidade do depósito vai a meio e outra coisa seria quando chegasse ao limite minimo de segurança para não ficar apeado na eventualidade de algo acontecer...

                                                    Aí, obviamente também não se pode fazer comparações e escrever no forum só por escrever...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                                      Continuo sem perceber como é que vocês fazem isso... O vosso depósito deve entrar em vacúo quando atinge limites minimos...
                                                      Ou então os depósitos têm muita flexibilidade... ou estão a olhar para a parcela dos € em vez dos litros!!! Esses sim, são sempre superiores...

                                                      Não existe aqui ninguém a não ser eu, que nunca consiga exceder a teórica capacidade do depósito mesmo que se abasteça muito devagarinho (prática recorrente) e se consiga ver o "gasoil" no topo do bocal??? Uma das vezes, transbordou...

                                                      O meu top 3 foi:

                                                      1º --> 67.2L - Não confundir com 90€
                                                      2º --> 66.7L - Não confundir com 90€
                                                      3ª --> 66.5L - Não confundir com 88€

                                                      Capacidade teórica pela marca: 70L
                                                      Atenção a uma coisa. Esse fenómeno, só me aconteceu no corsa B, e também me aconteceu num astra de primeira geração. E acontecia sempre que tinha o depósito quase vazio. Colocava uns bons litros a mais do que o tamanho indicado no depósito. Nos meus carros actuais, desde o primeiro disparo até ficar com combustível pela borda, vão 2 ou 3 litros apenas. O porquê ao certo, não sei, se é pelas tubagens até ao depósito, se por outra coisa qualquer, mas o que é certo é que acontecia.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post

                                                        Devo frisar que neste carro o record foram 61Litros pagos, mais o que ainda tinha na reserva.

                                                        Em abono da verdade, o deposito nesta altura ficava sempre com o gasóleo a ver-se até ao limite do bocal, mas mesmo assim não me acredito que o espaço entre o bocal e o depósito explique tudo.
                                                        Um post muito informativo.

                                                        Garanto te que nao pagava mais do que os 45l que o tanque do corsa leva.

                                                        Chamava se a policia e Eles que metessem em tribunal se quisessem, gostava de ver se tambem faziam do juiz otario...
                                                        Editado pela última vez por D1S0RD3R; 19 November 2014, 15:02.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                                          Um post muito informativo.

                                                          Garanto te que nao pagava mais do que os 45l que o tanque do corsa leva.

                                                          Chamava se a policia e Eles que metessem em tribunal se quisessem, gostava de ver se tambem faziam do juiz otario...
                                                          No corsa, metia sempre mais litros do que o depósito anuncia. Nas várias bombas em portugal por onde passava, em espanha, e em frança, onde cheguei a ir de férias.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                            Atenção a uma coisa. Esse fenómeno, só me aconteceu no corsa B, e também me aconteceu num astra de primeira geração. E acontecia sempre que tinha o depósito quase vazio. Colocava uns bons litros a mais do que o tamanho indicado no depósito. Nos meus carros actuais, desde o primeiro disparo até ficar com combustível pela borda, vão 2 ou 3 litros apenas. O porquê ao certo, não sei, se é pelas tubagens até ao depósito, se por outra coisa qualquer, mas o que é certo é que acontecia.
                                                            Se ainda fosse uma Canter ou similar, com aqueles tipicos depósitos paralelipipedicos ao lado da carrçaria, acredito que seria fácil isso acontecer... O bocal fica logo ali no depósito...
                                                            Num carro, e mesmo estando a falar de carros antigos, a tubagem desde o bocal até debaixo do assento não levaría tal capacidade... tería de haver muitos salpicos e pressão na mangueira para que isso acontecesse...

                                                            Nota: Não digo que isso não acontecesse... pode depender de vários factores...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                                              Se ainda fosse uma Canter ou similar, com aqueles tipicos depósitos paralelipipedicos ao lado da carrçaria, acredito que seria fácil isso acontecer... O bocal fica logo ali no depósito...
                                                              Num carro, e mesmo estando a falar de carros antigos, a tubagem desde o bocal até debaixo do assento não levaría tal capacidade... tería de haver muitos salpicos e pressão na mangueira para que isso acontecesse...

                                                              Nota: Não digo que isso não acontecesse... pode depender de vários factores...
                                                              Pá, sinceramente não faço ideia da configuração do depósito do corsa B. Mas aquilo era assim: com o depósito no casco, a agulha disparava aí pelos 42-43l, depois, carregava no gatilho até meio, levantava a pistola e metia até por volta dos 55-58l.

                                                              Segue abaixo o esquema do depósito. Talvez seja por as tubagens ligarem um pouco mais abaixo do deposito, ao encher rapidamente, ficar aquele bocado com ar, e se enchermos devagar, conseguir encher melhor.

                                                              OPEL CORSA-B + TIGRA-A 1993-2002: FUEL AND EXHAUST: FUEL TANK COMBO (71, F25)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X