Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas manuais em vias de extinção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O problema, para mim, não é tanto engrenar a velocidade.
    É a embraiagem.
    Quem me tira isso, tira 50% do prazer de condução.
    Para quem não sabe ou gosta de usar a embraiagem com todo o seu potencial, acredito que uma caixa automática seja uma vantagem...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
      O problema, para mim, não é tanto engrenar a velocidade.
      É a embraiagem.
      Quem me tira isso, tira 50% do prazer de condução.
      Para quem não sabe ou gosta de usar a embraiagem com todo o seu potencial, acredito que uma caixa automática seja uma vantagem...
      A embraiagem, tem potencial nas motas. Nos carros, nem tanto assim.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        Para conforto e comodismo , caixas automaticas

        Para emoçao e desportivismo mais puro , caixa manual sem duvida .

        Eu quero cortar rotaçoes como é com as automaticas ?
        A maior parte quando chega ao corte ou um pouco antes muda para a mudança a seguir, mas já conduzi algumas que não o fazem, ou seja são iguais nesse particular a uma manual.

        Eu gosto de auto e gosto de manual, gosto de ir variando.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
          A embraiagem, tem potencial nas motas. Nos carros, nem tanto assim.
          Nas desportivas (e não só) já é usual o quickshift que é quase uma semi-automática permitindo passar de caixa sem embraiagem só acionando o pedal. O processo quando bem afinado (o quickshift pouco mais é do que um corte de ignição) permite passagens de caixa muito rápidas com gás a fundo. A Honda já tem alguns modelos com o DCT que é uma caixa automática com a possibilidade de passagem manual. É claro que existem motas (modalidades) que vejo muito difícil a implementação de uma caixa auto como é o caso de Trial por exemplo onde até se diz que a mota tem 2 aceleradores, o propriamente dito e a embraiagem.
          Convém também não esquecer as aceleras nas suas diversas formas e feitios com o seu variador. Eu não tenho dados concretos mas estimo que a nível mundial devem ser muitos (mas muitos) mais os veículos automáticos do que os manuais (ou pezais neste caso).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
            A embraiagem, tem potencial nas motas. Nos carros, nem tanto assim.
            Igual vantagem nos dois com a facilidade de, no carro, não ter de ser necessariamente sequencial.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
              Nota-se claramente que não sabes o que estás a dizer, que não conheces minimamente as actuais caixas.

              Como exemplo pergunto-te: achas que actualmente conduzir um Lamborghini, um Ferrari, um Porsche,... , é apenas e só virar o volante?
              É verdade, acuso-me como inexperiente nas caixas atuais.
              Mas ninguém me tira a ideia de que a interação com o carro será sempre maior com caixa manual...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                É verdade, acuso-me como inexperiente nas caixas atuais.
                Mas ninguém me tira a ideia de que a interação com o carro será sempre maior com caixa manual...
                E era ainda maior quando nos carros a carburador tinhamos de acertar na dose de acelerador / " botão do ar " para ele não ir a baixo bem como pegar correctamente e não desperdiçar combustivel, e tinhamos de travar fazendo nós o efeito ABS para as rodas não bloquearem, enfim , às vezes sabe bem conduzir um carro antigo em que quase falamos sozinhos com o mesmo, seja a raciocinarmos a dose de acelerador a frio, seja a pedir-lhe para não se ir abaixo

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                  É verdade, acuso-me como inexperiente nas caixas atuais.
                  Mas ninguém me tira a ideia de que a interação com o carro será sempre maior com caixa manual...
                  Bem eu tambem não tenho grande experiencia em Automaticas. Robotizadas só psa, já fiz alguns km, não é perfeita mas vivia-se bem com aquilo. O Dono do carro por acaso às vezes queixa-se que precisa de ultrapassar e às vezes é como se a caixa bloqueasse.

                  Um dos meus carros (Hibrido) tem CVT e sinceramente leio bastantes criticas mas até agora não vejo nada de negativo, nem me revejo nas criticas. Acho bastante confortavel, não ha o problema de adivinha ou não adivinhar a mudança, porque simplesmente não ha mudanças. É bastante rapida em acelaração e a questão das altas rotações quando se acelare só acontece com falta de experiencia ou quando se quer mesmo dar toda a força.

                  A unica coisa que sinto falta ainda, é das reduções de caixa manual quando pretendo uma desacelaração mais rápida.. (Exemplo, ramais de saida de autoestrada, entrada em rotundas etc) ainda por cima o carro é muito solto face aos disel que estava habituado. Nestas situações não ha hipotese, é usar o travão.

                  Comentário


                    #39
                    Não podes fazer uma mudança momentânea para o modo B? É que quando fui fazer o TD ao Prius, o vendedor falou-me que o B se utilizava mais em estradas de serra, p. e., pois recorria mais ao motor gasosas, travando com o motor, penso eu de que.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                      Não podes fazer uma mudança momentânea para o modo B? É que quando fui fazer o TD ao Prius, o vendedor falou-me que o B se utilizava mais em estradas de serra, p. e., pois recorria mais ao motor gasosas, travando com o motor, penso eu de que.
                      Poder posso, mas não dá um grande abrandamento como uma redução num carro manual de 5ª para 4ª

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                        Como assim?

                        Levar o motor "ao corte" , limitador de RPM !

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                          O problema, para mim, não é tanto engrenar a velocidade.
                          É a embraiagem.
                          Quem me tira isso, tira 50% do prazer de condução.
                          Para quem não sabe ou gosta de usar a embraiagem com todo o seu potencial, acredito que uma caixa automática seja uma vantagem...
                          A vantagem é que uma qualquer auto actual limpa umas fracções de segundo a qualquer aceleração/recuperação numa "embraiagem manual" com todo o seu potencial explorado...

                          Comentário


                            #43
                            Muito do que falam aqui não são caixas automáticas, são caixas manuais robotizadas. Coisas bastante diferentes ;)

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                              Muito do que falam aqui não são caixas automáticas, são caixas manuais robotizadas. Coisas bastante diferentes ;)
                              Na prática vai dar ao mesmo.

                              Comentário


                                #45
                                Uma caixa auto aceitavel custa sempre muito mais que uma manual equiparavel.

                                Num pais com os combustiveis carissimos e salarios baixos como Portugal nao me parece razoavel que a maior parte dos condutores se possa dar ao luxo de queimar mais 1l aos 100 apenas pela comodidade da caixa auto, nem de em alernativa pagar uns milhares de eur por uma caixa auto decente que gasta o mesmo que a manual...

                                Agora se estivermos a falar de um jipe normal de 2T e 3000TD em angola ou noutro sitio do genero, auto all the way, nem que seja de 4 velocidades.
                                Editado pela última vez por D1S0RD3R; 18 November 2014, 22:55.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                  Uma caixa auto aceitavel custa sempre muito mais que uma manual equiparavel.

                                  Num pais com os combustiveis carissimos e salarios baixos como Portugal nao me parece razoavel que a maior parte dos condutores se possa dar ao luxo de queimar mais 1l aos 100 apenas pela comodidade da caixa auto, nem de em alernativa pagar uns milhares de eur por uma caixa auto decente que gasta o mesmo que a manual...

                                  Agora se estivermos a falar de um jipe normal de 2T e 3000TD em angola ou noutro sitio do genero, auto all the way, nem que seja de 4 velocidades.
                                  Qualquer caixa auto actual gasta o mesmo ou menos que uma manual. Em várias modelos/motores já vêem de série ou sobre a forma de promoção.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                    A unica coisa que sinto falta ainda, é das reduções de caixa manual quando pretendo uma desacelaração mais rápida.. (Exemplo, ramais de saida de autoestrada, entrada em rotundas etc) ainda por cima o carro é muito solto face aos disel que estava habituado. Nestas situações não ha hipotese, é usar o travão.
                                    Para isso utilizo o "S" no meu hibrido honda. Graças a isso as pastlhas da frente foram mudadas aso 120k e as de trás aos 150

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Qualquer caixa auto actual gasta o mesmo ou menos que uma manual. Em várias modelos/motores já vêem de série ou sobre a forma de promoção.
                                      Mas repara que mesmo os taxistas preferem manual nos carros que compram novos, frotas idem...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                        Mas repara que mesmo os taxistas preferem manual nos carros que compram novos, frotas idem...
                                        Eu não tenho de reparar em nada taxistas (mau era se fossem o meu barómetro na compra de carro), só tenho de verificar o ISV com ou sem auto, os consumos com ou sem auto, a performance com ou sem auto actual, o preço/intervalo de revisões e no final se o comodismo compensa ou não.

                                        Para mim num carro do dia a dia compensam.

                                        Comentário


                                          #50
                                          no caso do híbrido, existe a função "B" na caixa.

                                          se for Toyota tem de ser certeza, podes usar para ajudar a travar e a carregar mais as baterias.


                                          [QUOTE=marrokino;1068235731]Bem eu tambem não tenho grande experiencia em Automaticas. Robotizadas só psa, já fiz alguns km, não é perfeita mas vivia-se bem com aquilo. O Dono do carro por acaso às vezes queixa-se que precisa de ultrapassar e às vezes é como se a caixa bloqueasse.

                                          Um dos meus carros (Hibrido) tem CVT e sinceramente leio bastantes criticas mas até agora não vejo nada de negativo, nem me revejo nas criticas. Acho bastante confortavel, não ha o problema de adivinha ou não adivinhar a mudança, porque simplesmente não ha mudanças. É bastante rapida em acelaração e a questão das altas rotações quando se acelare só acontece com falta de experiencia ou quando se quer mesmo dar toda a força.

                                          A unica coisa que sinto falta ainda, é das reduções de caixa manual quando pretendo uma desacelaração mais rápida.. (Exemplo, ramais de saida de autoestrada, entrada em rotundas etc) ainda por cima o carro é muito solto face aos disel que estava habituado. Nestas situações não ha hipotese, é usar o travão.[/QUOTE]

                                          Comentário


                                            #51
                                            Isto é como tudo, uns gostam de mexer no stick outros não, uns gostam de ser eles a metê-las, ou outros preferem que as metam por eles.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              A vantagem é que uma qualquer auto actual limpa umas fracções de segundo a qualquer aceleração/recuperação numa "embraiagem manual" com todo o seu potencial explorado...
                                              Ando um pouco desatualizado mas, pelo menos há uns (poucos) anos atrás era precisamente o contrário. E os consumos eram sempre melhores nas caixas manuais...

                                              Comentário


                                                #53
                                                acho que não somos assim tão pobres que não podemos sustentar uma caixa automática.




                                                Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                                Uma caixa auto aceitavel custa sempre muito mais que uma manual equiparavel.

                                                Num pais com os combustiveis carissimos e salarios baixos como Portugal nao me parece razoavel que a maior parte dos condutores se possa dar ao luxo de queimar mais 1l aos 100 apenas pela comodidade da caixa auto, nem de em alernativa pagar uns milhares de eur por uma caixa auto decente que gasta o mesmo que a manual...

                                                Agora se estivermos a falar de um jipe normal de 2T e 3000TD em angola ou noutro sitio do genero, auto all the way, nem que seja de 4 velocidades.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Há aqui gente que pensa que as caixas automáticas pararam de evoluir depois de virar o milénio.

                                                  Foi dos items que evoluiu imenso até à actualidade.

                                                  Experimentei há uns anos atrás uma DSG de um Golf V 1.9 TDI de 2006 durante meia-dúzia de kms. Aquela unidade não tinha patilhas no volante, mas a gestão que caixa fazia no pára-arranca de semáforos era deveras interessante, que nos arranques nem dava pelas passagens de caixa se não reparasse no conta-rotações.

                                                  Já nos Smarts, achei o modo automático ideal para quem conduz à espera da morte. Espero que esta 3ª geração esteja melhor (apesar de ser opcional e se não me engano, ainda não estar disponível).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Sim as caixas auto dos smarts são mazinhas, mas o carro em geral é para ser prático. Tendo em conta que saiu ainda nos finais dos anos 90, podia ser bem pior.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Eu tento gostar (e até certo ponto até gosto) mas ao fim de um tempo o sentimento de aborrecimento vem ao de cima. E já vi que é problema comum a muitas outras pessoas. É giro mas ao fim de uns tempos a coisa passa e para muita gente que gosta de conduzir é uma desvantagem, a interação e controlo é menor e conforto ou rapidez não compensam o que se perde.
                                                      O que não quer dizer que não possa comprar um carro com uma DSG ou equivalente, mas se possivel gostava de continuar com outra opção manual. Sem essa opção corro o risco de ter vontade de mudar.

                                                      Claro que se o meu mercado fossem os GT3, os FF, os McLaren, etc, a conversa seria mais fácil. Mas não quer dizer que não houvesse um GT86 na garagem

                                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                      Nas desportivas (e não só) já é usual o quickshift que é quase uma semi-automática permitindo passar de caixa sem embraiagem só acionando o pedal. O processo quando bem afinado (o quickshift pouco mais é do que um corte de ignição) permite passagens de caixa muito rápidas com gás a fundo. A Honda já tem alguns modelos com o DCT que é uma caixa automática com a possibilidade de passagem manual. É claro que existem motas (modalidades) que vejo muito difícil a implementação de uma caixa auto como é o caso de Trial por exemplo onde até se diz que a mota tem 2 aceleradores, o propriamente dito e a embraiagem.
                                                      Convém também não esquecer as aceleras nas suas diversas formas e feitios com o seu variador. Eu não tenho dados concretos mas estimo que a nível mundial devem ser muitos (mas muitos) mais os veículos automáticos do que os manuais (ou pezais neste caso).
                                                      Nas motos como nos carros (e ainda mais na verdade, já que uma mota será normalmente uma experiência muito mais interactiva) acho a embraigem parte muito importante na experiência. Tirá-la não me parece muito interessante, ainda que as DCT's e tudo isso possam fazer sentido em coisas que sirvam mais de transporte mundano como scooters ou outras.

                                                      Uma SS de 1000cc com DCT... algo que faz os 0-100 em 2 segundos e tal, chega aos 300 num piscar de olhos e tem duas rodas... parece-me cortar demasiado no esforço e recompensa que é comandar uma e uma receita para a andar demasiado depressa sem tanto prazer ou divertimento (levando, quem sabe, bem mais facilmente à desgraça).
                                                      Estou a falar na estrada obviamente, em competição o que eventualmente fizer os pilotos mais rápidos ter pernas para andar.

                                                      Ainda assim acho os Quickshifters porreiros e um bom compromisso...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Eu não tenho de reparar em nada taxistas (mau era se fossem o meu barómetro na compra de carro), só tenho de verificar o ISV com ou sem auto, os consumos com ou sem auto, a performance com ou sem auto actual, o preço/intervalo de revisões e no final se o comodismo compensa ou não.

                                                        Para mim num carro do dia a dia compensam.
                                                        Ao contrario do que dizes, fora as dsg s e companhia ainda ha muita caixa auto fraquinha no mercado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Na prática vai dar ao mesmo.
                                                          Não caixa automática é a designação dada ás caixas com conversores de binário, DSG's PDK's etc têm embraiagens, são caixas manuais robotizadas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                            Não caixa automática é a designação dada ás caixas com conversores de binário, DSG's PDK's etc têm embraiagens, são caixas manuais robotizadas.
                                                            Já ninguém liga a isso porque na utilização vai tudo dar ao mesmo. Antes do mais há as boas e as más, o resto é bastante transparente no uso.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                                              Ao contrario do que dizes, fora as dsg s e companhia ainda ha muita caixa auto fraquinha no mercado.
                                                              Ao contrário do que queres transparecer que eu digo, volto a repetir, verifica ISV, CO2, consumos, prestações e decide se queres ou não queres. Se há muita auto fraquinha no mercado, também há bastantes superiores às respectivas manuais...agora como é óbvio acessível maioritariamente a certas marcas, segundo alguns pouco premium
                                                              Editado pela última vez por ; 19 November 2014, 16:32.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X