Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por dtv Ver Post
    Até pode ser normalmente mas só para quem desconhece a lei. garantia de usado é sempre 2 anos (ou 1 ano por mútuo acordo) e cobre todos os órgãos e peças excepto peças de desgaste. menos de 1 ano de cobertura nunca é possível ter. (excepto venda entre particulares, claro). nos stands, independentemente do que está escrito ou assinado. a garantia é válida por força da lei (mesmo sem papéis de garantia) e quaisquer cláusulas a limitar a garantia, são automaticamente nulas.

    a prova de compra a fazer para accionar garantia não considera o nome do proprietário anterior. isto é, se for em nome do stand, está resolvido. se não for, mas for possível provar que a compra foi no stand (ou pelo pagamento - cheque ou transferência) ou por contrato compra e venda assinado, não é necessário que o carro tenha estado em nome do stand para ser considerado uma venda profissional e como tal, sujeita à lei da garantia.
    Mais claro que isto não podia ser.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por kimc Ver Post
      Obg, pelo que andei a perguntar vários stands dizem que este problema não é abrangido pela garantia , mas acho que é jogada entre eles , um deve ter feito esta jogada e saiu se bem os outros seguiram a jogada.
      vários stands desconhecem a lei e acham sempre que um papel assinado por eles e pelo comprador dita a garantia ou peças cobertas. noutras situações até poderia ser, mas na garantia automóvel não.

      de qualquer forma, e para mim num carro com menos de 10 anos, a fita do airbag nunca pode ser considerada peça de desgaste (normalmente são peças de desgaste as que apresentam desgaste maior e/ou mais rápido e cuja manutenção ou substituição está prevista a intervalos mais ou menos regulares, tais como pneus, embraiagem, pastilhas e discos travão, escovas limpa vidros, etc). a fita do airbag não me parece enquadrar-se em nenhuma dessas possibilidades.

      além disso, tendo sido uma avaria manifestada 30 dias após a compra, pode ser equiparada a não conformidade da compra (desde que comprador não tenha sido desta informado) e há lugar a reparação ou substituição, redução do valor da compra ou no limite devolução do carro (nesta caso não se aplica, pois é desproporcional ao valor da peça face valor do carro e pela facilidade de resolução do problema, apesar do custo não desprezável).

      aperta com stand e se necessário contacta centro de arbitragem automóvel. reclamar no centro custa apenas 10 euros. a partir daí é o centro que vai mediar contactos com o stand de modo a chegar a acordo. se falhar, pode avançar para um centro arbitral. aí pode não te compensar. mais pelo tempo do que o dinheiro. parece-me que tens a razão e a lei do teu lado. eu insistia na negociação e demonstrava ter o centro de arbitragem ao corrente do teu caso e solicitava apoio deste. duvido que o stand se recusasse a colaborar e pagar a reparação. uma das coisas que o centro faz quando avança para a mediação entre vendedor e comprador, é explicar individualmente os direitos e deveres de cada um. neste caso, quer pela figura da não conformidade, quer pela própria cobertura da garantia, stand não teria grande sucesso em recusar...
      Editado pela última vez por dtv; 03 December 2014, 22:33.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ffg Ver Post
        Lê as condições gerais da garantia, se não vier claramente incluído nas exclusões o stand terá que assumir...
        todas as exclusões previstas em contratos de garantia stands são automaticamente nulas por força da lei. única exclusão são as peças de desgaste e as avarias em que o comprador é informado previamente à compra.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por kimc Ver Post
          Não tenho papeis de garantia , mas pelo que já li não são necessários, basta ter prova de compra da viatura para que a garantia exista, o que gostava de saber é se a fita do air bag é ou não considerado material de desgaste.
          correto. não são necessários papéis. e segundo me parece, não deverá ser considerada peça de desgaste, logo, está à partida coberta pela garantia.

          nota importante: de modo a não perderes hipótese de usufruir da garantia nesta avaria em concreto, envia ao stand carta registada com aviso de recepção a relatar as manifestações da avaria e neste caso o seu diagnóstico, que já possuis. isto tem de ser feito nos primeiros 60 dias de manifestação da avaria (dentro do período de cobertura da garantia, obviamente). mas se contactares o centro de arbitragem (email ou telefone) explicam-te isso tudo e os passos seguintes GRATUITAMENTE. só se paga os 10 euros quando se decide avançar com a queixa escrita formal no centro contra o stand (que inicia a fase de mediação).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Joni89 Ver Post
            boas, antes de advogados, que tal uma solução gratuita? ja tentou o portal do consumidor? Portal do Consumidor, é tipo DECO, só que do governo, gratuito, disponiveis e interessados em resolver os problemas mas tente, são prestaveis, e têm inclusive mediadores gratuitos para situações de valores monetarios baixos como é o caso.
            também dá. o centro arbitragem em aconselhamento fazem igual e gratuitamente. para assumirem a mediação, temos de fazer pedido por escrito (queixa) e é pago, mas apenas 10 euros. não é nenhuma fortuna.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por testenick Ver Post
              A garantia de veiculo usado é de 24 meses salvo acordo escrito entre ambas das partes em que assim esta pode ser reduzida para 12 meses.

              O que acontece muito é que os stands compra garantias prestadas por terceiros, em que estes tem nas suas cláusulas apenas a cobertura de motor e caixa de velocidades. No entanto caso exista uma anomalia noutro componente não abrangido por esta garantia é a entidade vendedora a responsável pela reposição/reparação da não conformidade.

              Atenção que os planos de manutenção tem de ser cumpridos e as peças de desgaste também não estão cobertas.

              Se quiseres ser mauzinho pergunta lá ao senhor qual o carro que ele tem e quanta fitas dessas já trocou já que são de desgaste...
              isto mesmo. faltou-me escrever isto. obrigado

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                Até pode ser normalmente mas só para quem desconhece a lei. garantia de usado é sempre 2 anos (ou 1 ano por mútuo acordo) e cobre todos os órgãos e peças excepto peças de desgaste. menos de 1 ano de cobertura nunca é possível ter. (excepto venda entre particulares, claro). nos stands, independentemente do que está escrito ou assinado. a garantia é válida por força da lei (mesmo sem papéis de garantia) e quaisquer cláusulas a limitar a garantia, são automaticamente nulas.

                a prova de compra a fazer para accionar garantia não considera o nome do proprietário anterior. isto é, se for em nome do stand, está resolvido. se não for, mas for possível provar que a compra foi no stand (ou pelo pagamento - cheque ou transferência) ou por contrato compra e venda assinado, não é necessário que o carro tenha estado em nome do stand para ser considerado uma venda profissional e como tal, sujeita à lei da garantia.
                Por acaso desconhecia.

                Só comprei um usado na vida mas viram com essa historia. Ainda assim arranjaram tudo o que surgiu nos primeiros meses sem levantarvproblemas

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                  isto mesmo. faltou-me escrever isto. obrigado
                  Vejo frequentemente casos em que refere:
                  Com garantia acresce x Euros
                  Isso é legal?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                    Vejo frequentemente casos em que refere:
                    Com garantia acresce x Euros
                    Isso é legal?
                    Legal legal não será muito mas também depende. Se for pagar x euros para "garantia de 1 ano" passar a ser 2 anos até pode ser. Garantia mínima obrigatória é 1 ano. É normal que quando é acordado (por mútuo acordo) a redução de 2 anos para 1 ano exista um ajuste no preço (para baixo). Se bem que na minha opinião deviam publicitar ao contrário: carro com garantia 2 anos por "x euros". Se houver redução para um ano por mútuo acordo fica "x - y euros"..

                    Os stands que dão hipótese vender sem garantia (e põem garantia + x euros) ou desconhecem a lei; ou aldrabam clientes; ou fazem venda à consignação em que apenas mostram o carro sendo o negócio com o anterior dono e como tal sem garantia por ser venda entre particulares. Esta última normalmente deixa de o ser e há direito a garantia, pois o pagamento é feito ao stand...

                    A garantia que a maioria dos stands usa são garantias de seguradoras. Que qualquer privado pode também adquirir. À lei da garantia tanto faz se stand usa uma seguradora ou não. Seguradora tem muitas exclusões mas essas exclusões são todas válidas para um particular ou para o próprio stand, porém, nunca para o comprador de carro comprado a stand. Ou seja, como já aqui disseram, quando acaba a cobertura da garantia do seguro, cabe ao stand assumir as restantes coberturas de garantia que a lei de garantia confere ao comprador.

                    O seguro de garantia é usado pelos stands como forma de poupar dinheiro. Nada ilegal aqui. Desde que stands percebam que quer seja o seguro que contrataram a pagar ou seja o próprio stand, o comprador tem direito à cobertura de todos os órgãos e peças excepto desgaste. E se pelo meio alguns clientes, desconhecendo a lei, aceitarem as exclusões da garantia do seguro e não reclamarem mais, os stands ainda mais dinheiro poupam... Por isso são fãs desta modalidade. Mas aos olhos da lei, o vendedor é sempre o responsável, com ou sem seguro associado.
                    Editado pela última vez por dtv; 04 December 2014, 09:51.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                      teoricamente diria que não é peça de desgaste e que o stand se está a fazer de esquisito. insiste e aperta com eles.

                      partilho a opinião com os restantes que aqui puseram feedback de que fita de airbag não devia ser peça de desgaste, e considerando idade da carrinha (2007) acho que estás mais do que garantido.

                      porém, não é neste caso, mas não me parece que seja sempre linear que nunca seja considerado peça de desgaste uma vez que vários automóveis têm previsto verificação de componentes de airbag aos 10 anos de vida do carro e eventual substituição se necessário. se carro tivesse mais de 10 anos, podia ser esse o caso, neste caso não se aplica.

                      por fim resta dizer que na geração mégane II o problema da fita está mais que identificado, mas nunca foi considerado defeito crónico pela marca. eu tive uma carrinha mégane II de 2005 e nas oficinas renault onde andei disseram-me que há dois tipos clientes deste carro: os que já trocaram a fita de airbag e os que ainda não trocaram (mas vão ter de trocar).. lol.

                      minha não chegou a trocar, mas já fazia o ruído ao virar volante e disseram-me cerca de 200 euros (com IVA) na marca. bate certo com o que aqui é dito. vendia-a antes disso. não por essa manutenção, mas pelos consumos. era 1.4 16v e tinha média de 9,5 litros/100 km (muita AE).
                      Bem, agradecido pelos vistos eu sou dos proprietários que ainda não tinha mudado a fita mas vai ter que mudar lol espero é não ter que ser eu a pagar

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                        Bem, agradecido pelos vistos eu sou dos proprietários que ainda não tinha mudado a fita mas vai ter que mudar lol espero é não ter que ser eu a pagar
                        À partida não me parece que tenhas de pagar. Mas volta a falar com eles. E tenta resolver a bem. Senão avanças pro centro arbitragem e pronto. Eles são muito prestáveis

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                          À partida não me parece que tenhas de pagar. Mas volta a falar com eles. E tenta resolver a bem. Senão avanças pro centro arbitragem e pronto. Eles são muito prestáveis
                          a declaração de venda tem pelo menos o nome do stand, ou de um particular qualquer??

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                            a declaração de venda tem pelo menos o nome do stand, ou de um particular qualquer??
                            ele tem prova de transferência do pagamento. se foi em nome do stand, tá feito. tem direito à garantia. não necessita que o contrato de compra e venda tenha nome do stand.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                              ele tem prova de transferência do pagamento. se foi em nome do stand, tá feito. tem direito à garantia. não necessita que o contrato de compra e venda tenha nome do stand.
                              mas sabes qual é o nome da conta de destino? Não sabes como trabalham os stands de estrada lol

                              Comentário


                                #45
                                Ha um pequeno detalhe que devia ser previsto e aumentava em muito a transparencia entre as partes: sempre que houvesse caso de accionar a garantia, quem o deveria fazer era o novo proprietario directamente com a companhia de seguros durante o periodo da garantia! Poupava se o chico espertismo e assim resolvia se logo a coisa sem argumentaçao inutil!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                  mas sabes qual é o nome da conta de destino? Não sabes como trabalham os stands de estrada lol
                                  ele respondeu que tinha depois de ser aqui dito que uma das formas de provar direito à garantia era provar o pagamento.

                                  obviamente que quis dizer prova de pagamento em nome do stand. porque se for no nome de algum contribuinte individual (e não colectivo, nada feito)

                                  (eu sei como funcionam os stands de estrada... infelizmente...)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Marbosa Ver Post
                                    Ha um pequeno detalhe que devia ser previsto e aumentava em muito a transparencia entre as partes: sempre que houvesse caso de accionar a garantia, quem o deveria fazer era o novo proprietario directamente com a companhia de seguros durante o periodo da garantia! Poupava se o chico espertismo e assim resolvia se logo a coisa sem argumentaçao inutil!
                                    sim e não. pessoalmente não concordo. a responsabilidade de garantia perante a lei é de quem vende. se há seguro de garantia envolvido ou não, isso é opcional e cada vendedor decide. até porque tudo o que o seguro excluir e não for peça de desgaste, é o vendedor que é chamado a assumir.... o seguro é apenas e só uma forma de o vendedor poupar algum dinheiro e se pelo meio algum cliente mal informado acreditar nas exclusões da garantia e desistir de reclamar mais ou de exigir os seus reais direitos ao stand, o stand segue a sua vidinha e poupa os trocados... como o caso aqui relato da fita do airbag já deve ter acontecido muitas vezes por esse país fora e pelo argumento de peça de desgaste ou exclusão de seguro de garantia, muito comprador deve ter ficado a arder.... enfim... se a GNR repetisse semanalmente a mega operação que fez há pouco tempo em Aveiro aos stands automóveis, muita coisa mudava nesta área..

                                    Comentário


                                      #48
                                      Só para vos dizer que ainda não consegui falar com o Sr vendedor , não me atende o telefone . Na próxima segunda feira vou diretamente ao Stand , se não me resolver nada vou acionar um mediador da CASA. Obg a todos e depois digo o desenvolvimento disto. Hj mandei um mail para a Renault Portugal a ver se me esclarecem .

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                                        Só para vos dizer que ainda não consegui falar com o Sr vendedor , não me atende o telefone . Na próxima segunda feira vou diretamente ao Stand , se não me resolver nada vou acionar um mediador da CASA. Obg a todos e depois digo o desenvolvimento disto. Hj mandei um mail para a Renault Portugal a ver se me esclarecem .
                                        Fala directamente com o gerente do stand. Ou trata-se do mesmo indivíduo?

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X