Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema no FAP (Filtro Anti-Partículas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
    Ecoflex, eu sei que não é mecânico, só perguntei pois o Sr. tem conhecimentos, pelo o tópico que já li seu do Relato da Limpeza do FAP com o Liqui Molly.

    O não aquecer já me começa a preocupar, mas um mecânico que trabalha na FIAT já me disse que é normal, já nem sei.
    Epá não me trates por senhor que me sinto velho. Para isso já me bastam os filhos

    Ajudo no que posso e no que sei, só e apenas, mas tem vezes que também meto os pés pelas mãos. Vivendo e aprendendo.

    Quanto ao ser normal o carro não aquecer, eu diria que isso não faz sentido algum. Pede uma segunda opinião e logo tiras as teimas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
      Pápá-Reformas não, mas também se o deixar ao Relantin com Luzes ligadas, Rádio tudo aquecerá mais depressa não? É que o percurso de AE é curto sem se ter de pagar Portagens o que não dá jeito nenhum.
      Não faço ideia, mas penso que a haver diferenças na rapidez do aquecimento, devem ser mínimas.

      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
      Tens noção que, ter o termostato/sensor da temperatura avariado pode ser a causa pela qual o teu carro não está a regenerar?
      Isto porque, se o motor não atinge a temperatura ideal, o FAP também não funciona...

      Eu talvez começasse por ai e depois partia para o FAP.
      Era o que eu dizia antes. Pode perfeitamente uma coisa estar relacionada com a outra, ou até pode estar a piorar uma situação, já de si, chata (percurso citadino).

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Epá não me trates por senhor que me sinto velho. Para isso já me bastam os filhos

        Ajudo no que posso e no que sei, só e apenas, mas tem vezes que também meto os pés pelas mãos. Vivendo e aprendendo.

        Quanto ao ser normal o carro não aquecer, eu diria que isso não faz sentido algum. Pede uma segunda opinião e logo tiras as teimas.
        O meu antigo Astra 1.9 CDTI tinha o mesmo motor e raramente chegava aos 80 graus fosse em cidade ou em AE.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Epá não me trates por senhor que me sinto velho. Para isso já me bastam os filhos

          Ajudo no que posso e no que sei, só e apenas, mas tem vezes que também meto os pés pelas mãos. Vivendo e aprendendo.

          Quanto ao ser normal o carro não aquecer, eu diria que isso não faz sentido algum. Pede uma segunda opinião e logo tiras as teimas.
          Ok pronto.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por lftavares Ver Post
            O meu antigo Astra 1.9 CDTI tinha o mesmo motor e raramente chegava aos 80 graus fosse em cidade ou em AE.
            Verdade que há carros que têm a temperatura de funcionamento abaixo do habitual (90º), mas 70º parece-me muito baixo. Seja como for, é confirmar se é uma situação normal ou não.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Não faço ideia, mas penso que a haver diferenças na rapidez do aquecimento, devem ser mínimas.



              Era o que eu dizia antes. Pode perfeitamente uma coisa estar relacionada com a outra, ou até pode estar a piorar uma situação, já de si, chata (percurso citadino).
              Sim, as diferenças devem ser mínimas. E sim deve estar relacionado o FAP com a Temperatura e também sei que o percurso citadino é péssimo para o FAP.
              Editado pela última vez por VMPM; 21 December 2014, 21:59.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                Sim, as diferenças devem ser mínimas. E sim deve estar relacionado o FAP com a Temperatura e também sei que o percurso vitamina é péssimo para o FAP.
                Como te perguntei antes, já confirmaste o nível do óleo?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por lftavares Ver Post
                  O meu antigo Astra 1.9 CDTI tinha o mesmo motor e raramente chegava aos 80 graus fosse em cidade ou em AE.
                  Pois amanhã irei ao mecânico, confirmar se é normal ou não. Se estiver o Termóstato ou Sensor de Temperatura avariados acusará no Computador, correto?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Como te perguntei antes, já confirmaste o nível do óleo?
                    O nível está entre o Max. e o Min. .

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                      Pois amanhã irei ao mecânico, confirmar se é normal ou não. Se estiver o Termóstato ou Sensor de Temperatura avariados acusará no Computador, correto?
                      O sensor pode acusar, mas o termostato penso que não, já que é uma peça mecânica.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        O sensor pode acusar, mas o termostato penso que não, já que é uma peça mecânica.
                        Era bom que fosse o Termóstato pois assim a garantia cobria já o Sensor não pois é uma peça eletrónica.

                        Comentário


                          #42
                          Sugiro que dês uma vista de olhos a este tópico.

                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...duvidas-5.html

                          Contem muita informação útil.
                          Já pensastes em retirar o filtro em definitivo?

                          Comentário


                            #43
                            Compra-se um carro a diesel para poupar no combustível, mas afinal de contas com os trajetos para ir meter o FAP a fazer cocó acaba-se por gastar desnecessariamente combustível, e so que parece não é tão pouco quanto isso.
                            Tens ai um grande problema, ou pensas em retirar isso ou então mesmo que consigas fazer agora uma limpeza o problema vao surgir novamente e será do solucionado só com um FAP novo.
                            Trajetos curtos e FAP dá sempre cocó mesmo que os profetas do diesel digam o contrário.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                              Sugiro que dês uma vista de olhos a este tópico.

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...duvidas-5.html

                              Contem muita informação útil.
                              Já pensastes em retirar o filtro em definitivo?
                              Sim tirar o FAP poderá ser uma opção mas será que o carro passa na inspeção?

                              Comentário


                                #45
                                Boas

                                123000km e problemas no FAP é muito precoce, a não ser que os quilometros sejam martelados... E tal como já foi dito, diesel e poucos quilometros não combinam e essa de fazer quilometros a determinadas rpm e velocidade para regenerar são mitos.
                                Ainda este sábado, na C5, saí às 9:30 do Monte dos Burgos - Porto e antes do tunel de Águas Santas reparei pelos consumos que estava a regenerar. Em termos de temperatura do motor ainda não estava nos 90º, e a temperatura exterior era de 7º... Mas penso que sejam formas de regener diferentes entre as diversas marcas.

                                Comentário


                                  #46
                                  É verdade compra-se um carro a gasóleo para se poupar no combustível, mas depois o FAP, a EGR, MAF, Volante bi-massa etc...
                                  Comprar gasóleo só novo e para manter por 5 anos por ai porque depois é só chatices. Mas pronto vamos ver no que isto vai dar.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Quilómetros martelados não, pois o carro tem o livro de revisões em dia e já liguei para as oficinas a confirmar. Quando FAP regenera, regenera entre o 500 e 600 graus, portanto acho que a temperatura do Motor influenciará o processo. E andar pouco num carro a gasóleo é para esquecer.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                      Quilómetros martelados não, pois o carro tem o livro de revisões em dia e já liguei para as oficinas a confirmar. Quando FAP regenera, regenera entre o 500 e 600 graus, portanto acho que a temperatura do Motor influenciará o processo. E andar pouco num carro a gasóleo é para esquecer.
                                      Ok

                                      Mas mesmo assim, 123000km e problemas de FAP, apenas acho muito cedo, mesmo para percursos citadinos. A temperatura influencia as regenerações, pois é o que se passa no FAP é pacecido com uma queima de partículas e aproveita a temperatura do motor para a iniciar...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tira o fap fora, 250€ resolvem isso...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                          Boas

                                          123000km e problemas no FAP é muito precoce, a não ser que os quilometros sejam martelados... E tal como já foi dito, diesel e poucos quilometros não combinam e essa de fazer quilometros a determinadas rpm e velocidade para regenerar são mitos.
                                          Ainda este sábado, na C5, saí às 9:30 do Monte dos Burgos - Porto e antes do tunel de Águas Santas reparei pelos consumos que estava a regenerar. Em termos de temperatura do motor ainda não estava nos 90º, e a temperatura exterior era de 7º... Mas penso que sejam formas de regener diferentes entre as diversas marcas.
                                          Marco, pelo que me parece, não percebeste o que se quis dizer. Em condições normais o filtro regenera quando atinge determinados parâmetros, que são diferentes (como dizes) de marca para marca, mas alguns são muito semelhantes. Falo p.e. da temperatura de funcionamento, em que não há regeneração com o carro frio (nada tem a ver com temperatura exterior, não directamente pelo menos), mas já pode haver regeneração antes de se atingir a temperatura de funcionamento (imaginemos que aos 70º já se pode iniciar). O parâmetro principal é a saturação do filtro, que a partir de certa marca, e assim que consegue reunir os tais parâmetros mínimos, dá início à regeneração. Isto é a normalidade.

                                          Quando a luz do filtro acende, indica que o filtro está saturado e não está a conseguir regenerar convenientemente e aconselha, segundo o manual, a subir as rpms e a velocidade. Isto está no manual, não é invenção. Não sei se está em todos, mas o princípio é o mesmo.

                                          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                          Quilómetros martelados não, pois o carro tem o livro de revisões em dia e já liguei para as oficinas a confirmar. Quando FAP regenera, regenera entre o 500 e 600 graus, portanto acho que a temperatura do Motor influenciará o processo. E andar pouco num carro a gasóleo é para esquecer.

                                          Quanto à questão da temperatura do carro vs regeneração, eu apenas dei uma hipótese (que carece de confirmação de um profissional da área) e nada tem a ver com a temperatura de regeneração, mas sim porque não se atinge um dos parâmetros mais importantes (temperatura mínima) para se dar início à regeneração.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por marcosousa Ver Post
                                            Ok

                                            Mas mesmo assim, 123000km e problemas de FAP, apenas acho muito cedo, mesmo para percursos citadinos. A temperatura influencia as regenerações, pois é o que se passa no FAP é pacecido com uma queima de partículas e aproveita a temperatura do motor para a iniciar...
                                            123k Km's e é cedo? A maioria das marcas tem manutenção programada para o FAP ente os 80k Km e os 160k Km portanto não me parece nada descabido, principalmente com 100% cidade.
                                            E essa dos mitos está boa... Vem em todos os manuais de motorizações com FAP...

                                            Fala-se sem saber e gostava de ver o teu carro a regenerar a frio, como dizes...Enfim..
                                            Editado pela última vez por CHB; 21 December 2014, 22:26.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                              123k Km's e é cedo? A maioria das marcas tem manutenção programada para o FAP ente os 80k Km e os 160k Km portanto não me parece nada descabido, principalmente com 100% cidade.
                                              E essa dos mitos está boa... Vem em todos os manuais de motorizações com FAP...

                                              Fala-se sem saber e gostava de ver o teu carro a regenerar a frio, como dizes...Enfim..
                                              Referes-te aos PSA? É que muitas marcas não têm manutenção programada para o FAP.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Referes-te aos PSA? É que muitas marcas não têm manutenção programada para o FAP.
                                                Não necessariamente mas posso-te dizer que, todos os sistemas DPF precisam de manutenção.
                                                A diferença é que, os que usam aditivo, fazem-no mais cedo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                  123k Km's e é cedo? A maioria das marcas tem manutenção programada para o FAP ente os 80k Km e os 160k Km portanto não me parece nada descabido, principalmente com 100% cidade.
                                                  E essa dos mitos está boa... Vem em todos os manuais de motorizações com FAP...

                                                  Fala-se sem saber e gostava de ver o teu carro a regenerar a frio, como dizes...Enfim..
                                                  Por acaso, nos diesel aqui em casa, C4 e C5, nos manuais nada falam em manutenção, a não ser na revisao do nivel de liquido a partir dos 120000km.

                                                  E já agora não referi que o meu regenera a frio, aliás seria careca, apenas disse que de acordo com o mostrador do termometro do oleo e do radiador do carro, a uma velocidade constante, e apos uns 7km de viagem o carro iniciou a regeneração. Lê lá isso melhor camarada CHB.a
                                                  Editado pela última vez por marcosousa; 22 December 2014, 06:33.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Vamos la ver se eu percebi...
                                                    O FAP não regenera e acende a luz. À partida temos o filtro saturado. Correcto?
                                                    De acordo com algumas marcas, andar entre as 2000 a 3000 rpm, onde o carro gasta mais combustível, logo mais particulas para o filtro que supostamente deve forçar a regenerar, e uma valente surra no motor....
                                                    Neste ponto, e caso já seja o filtro com problemas mais vale tirar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Lembrei-me agora que por vezes o carro aparece uma mensagem: Temp. excessiva liq. Radiador, poderá ser o Sensor a fazer uma má leitura?

                                                      123.000 KM, eu na minha opinião não acho assim tão cedo, visto que é um motor 1.9 de 150 CV.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Como so fazes particamente cidade o filtro chegou a uma fase que possivelmente so levando novo, mas será melhor passar na marca ou oficina competente que te veja isso.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Atualização

                                                          Hoje de manhã já fui à oficina, antes o carro esteve a trabalhar e para atingir os 90C precisou de 1 hora a trabalhar (acho muito tempo), então depois desta hora a trabalhar desloquei-me à oficina de um Sr. que me trata do carro e ele disse que o Termóstato não é pois estava aberto, já o Sensor da Temperatura e diz que não sabe pois estava a mexer num carro e que não tinha tempo. A opinião dele é que isto da Temperatura não influenciará a regeneração do FAP, como tal mandou-me ir lá às 14 horas para ele apagar a mensagem e eu seguir logo para a AE para ver se sem o tal aviso o FAP conseguiria limpar.

                                                          O que vocês acham desta opção?

                                                          Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                            Tira o fap fora, 250€ resolvem isso...
                                                            E será que a carrinha passa na inspeção?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                              Atualização

                                                              Hoje de manhã já fui à oficina, antes o carro esteve a trabalhar e para atingir os 90C precisou de 1 hora a trabalhar (acho muito tempo), então depois desta hora a trabalhar desloquei-me à oficina de um Sr. que me trata do carro e ele disse que o Termóstato não é pois estava aberto, já o Sensor da Temperatura e diz que não sabe pois estava a mexer num carro e que não tinha tempo. A opinião dele é que isto da Temperatura não influenciará a regeneração do FAP, como tal mandou-me ir lá às 14 horas para ele apagar a mensagem e eu seguir logo para a AE para ver se sem o tal aviso o FAP conseguiria limpar.

                                                              O que vocês acham desta opção?

                                                              Obrigado.
                                                              Pois... Mas o problema pode ser mesmo esse!
                                                              Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 22 December 2014, 11:38.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X