Se o carro tiver mais de 10 anos em principio fica isento de imposto, caso contrário terá de pagar o valor correspondente à diferença de CC caso esta aumente.
Para além disso há que pagar os custos de um livrete novo, mas antes disso é preciso entregar na DGV papelada a comprovar a compra legal do novo motor, assim como a prova de que o veiculo dador do novo motor se encontra legalmente abatido (caso o motor seja usado), uma declaração do representante da marca a comprovar que a alteração pretendida no carro é valida, enfim uma tremenda carga de burocracia.
No fim de o carro estar pronto, tem de ser sujeito a uma muito rigorosa inspecção por parte da DGV a comprovar que se encontra em perfeitas condições de circular, para que possas receber o novo livrete com as novas características do carro.
Fiz isso num dos meus carros, e se soubesse o que sabia hoje não o tinha feito. Tive muitos problemas burocráticos com a DGV para além de que tive de esperar quase um ano até a DGV me entregar o novo livrete.
Infelizmente alterar um carro em Portugal pode tornar-se uma verdadeira aventura, graça à nossa tão querida DGV...
Além do motor, tens que meter a transmissão toda nova, pois a actual pode não aguentar o binário do motor a gasóleo, especialmente a caixa de velocidades.;)
O radiador tem que ser novo, bem como deves ter que fazer alterações na suspensão, pois o motor a gasóleo é bem mais pesado.
1º passo: Se for para trocar o motor a gasolina por um motor diesel que equipe esse carro de origem, ir aos serviços técnicos da marca pedir um certificado de compatibilidade e a cópia da ficha de homologação do modelo diesel. À partida no certificado virá mencionado ser necessária a alteração de suspensões e travões de acordo com o motor diesel.
2º passo: Obter a guia de pagamento do IA do carro em novo, valor que será subtraído á seguinte conta: (????cm3 x ??€) x ??% correspondente ao desconto do IA pela idade do veículo. Este procedimento deverá ser efectuado na alfandega, bem como o pagamento do impsoto devido. É pago IVA sobre o IA a pagar.
3º passo: Mecânica diesel - É necessário não só o motor, mas TODA a mecânica. Motor, caixa, charriot, transmissões, circuito de refrigeração, alimentação, suspensões, etc. O ideal é comprar um carro igual que venha do estrangeiro com uma porrada de traseira, ou sem documentos, com o respectivo comprovativo da compra.
5º passo: Pedir emissão do livrete novo e marcação de inspecção tipo B na DGV.
Quando o meu pai andava á procura de carro e comprou a 405SRDT, foi ver uma transformada e soube de todos os tramites do processo. Nas 1.6 era facílimo de fazer, era quase plug and play, apenas era necessário motor, caixa, instalação eléctrica e circuito de refrigeração, porque as suspensões e apoios de motor são os mesmos, transmissões também, só a barra estabilizadora do diesel é mais grossa.
Era rentável, porque as 1.6 andavam ao preço da uva mijona e a mecânica arranjava-se na ordem dos 1500€, isto há 6 anos atrás.
Vale, se tiveres um topo de gama a gasolina com 10 anos e não te dão nada por ele e existir uma versão diesel de cilindrada semelhante. Se tiveres boas connections nos sucateiros e fizeres tu o trabalho (se fores mecânico) pode valer bem a pena.
Realmente o motor do BX 19 GT é idêntico, até o carburador se aproveitava. E de resto servia tudo!
Era so mesmo trocar o motor e caixa. Tu o resto é igual, e o motor por fora é igual ao 1.6, só que já andava um bocado farto de carburadores.
Dão sempre muito trabalho para afinar o ponto ideal para funcionar a GPL. Chegava a afinar 2 vezes por ano, uma para o tempo de inverno e outra para o verão.
Num clio 1.2 a GPL de 95 tinha que lhe mexer quase diariamente. Era um cheiro a gás (mal queimado), não tinha fuga obviamente.
Quanto ao solex 32-34Z1 é verdade que tabmbém tem o problema de prender o veio da borboleta do 2.º corpo quando tem folga...
Um 1.8 TD difere na caixa, transmissões, diâmetro da estabilizadora, esferas, e todos os acessórios do motor, fica cara a transformação...
OBrigado a todos pela ajuda, já vi que ia ser uma complicação tremenda.
Raio de país burocrático, até parec que um simples carro meio de transporte é material de guerra
cumps
carlos Pedrosa
Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
Cumpms
Carlos Pedrosa
Num clio 1.2 a GPL de 95 tinha que lhe mexer quase diariamente. Era um cheiro a gás (mal queimado), não tinha fuga obviamente.
Quanto ao solex 32-34Z1 é verdade que tabmbém tem o problema de prender o veio da borboleta do 2.º corpo quando tem folga...
Um 1.8 TD difere na caixa, transmissões, diâmetro da estabilizadora, esferas, e todos os acessórios do motor, fica cara a transformação...
De facto tive de mudar quase tudo o que se encontra debaixo do capot, inclusivé toda a linha de escape, mas só o fiz porque tinha um veiculo dador.
As transmissões são iguais. A barra estabilizadora não me recordo se tinha medida diferente, mas penso que o meu mecânico deixou ficar montada a toda caixa de direcção do 1.6
Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
Cumpms
Carlos Pedrosa
Se esse motor não tivesse tantos km's recomendaria um sistema GPL de injecção.
Comprei um LGUNA 1.8 RXE com 209000KM[8],em bom estado por 2000 Euros, e lembrei-me desta do gasoleo.... variações em lá menor lolol
Cumpms
Carlos Pedrosa
Se esse motor não tivesse tantos km's recomendaria um sistema GPL de injecção.
O 2.2DT é a solução mais viável, porque ainda não mete electrónica e é o que existia nesse ano, porque o 1.9DTi dos Fase 2 seria uma melhor solução para poupar IA.
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