Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel, Porque se massificou?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Nessa comparaçao , convem informar das pressoes de injeçao e de turbo que diferem para mais no motor diesel , basta o motor a gasolina ter as mesmas pressoes e fica logo com mais binario e ainda mais potencia que o irmao diesel
    Mas porque provavelmente é mais fácil e natural lidar com pressões mais elevadas nos motores a diesel.

    Eu até acho esse comparativo equilibrado se os preços forem próximos, não vale a pena querer comparar coisas diferentes exactamente nas mesmas condições.

    Comentário


      Originalmente Colocado por templario Ver Post
      quando falam de comparacoes sabem do que gosto, pensar que um 1.6 a diesel moderno precisa de mil e umas ajudas para ter a mesma potencia que tenho no meu 1.6 otto com 25 anos!
      Ajudas os motores têm uma determinada arquitectura, tecnologia, propósito, etc.

      Quando falas de ajudas referes-te a injeção, 4 valulas por cilindro, variador de fase, turbocompressores, etc ?

      O problema dos motores honda dos anos 80 e 90 é que para andarem condignamente eram demasiado rotativos e faziam um cagaçal intolerável, com o passar do tempo tornaram-se obsoletos em termos de emissões, mas também nessa relação rendimento/ esforço aparente.

      Actualmente as pessoas preferem carros mais disponíveis, em que não seja preciso estrangular o peru para ter resposta, mal ou bem é o panorama actual.

      Comentário


        Tanta conversa mas ainda ninguém disse o mais importante
        O gasóleo ou GPL utilizado para abastecer uma viatura comercial ou não pertencente a uma empresa grande ou pequena, seja um café de bairro seja uma multinacional e usado para desenvolvimento da atividade é passível de dedução de 50% do IVA suportado. Se fosse a gasolina o imposto não seria dedutível.
        O pessoal quer lá saber da injeção ou raio que parta.
        Quer é quando está fazer as despesas do "estaminé" meter o máximo de despesas possíveis para não largar tanta nota e ir-se orientando.

        EDIT: não venham cá dizer que conhecem este e aquele que não é assim, mas concerteza não conhecem a declaração de IRS dessa pessoa e como tal mais vale não inventar
        Editado pela última vez por TerranoII; 27 January 2015, 08:42.

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Jbranco preferes a resposta de um S 350 a gasolina do que a de um 740d ?
          Como sabes o 740d deu algumas arrelias precisamente pelo lado do motor portanto... Mas sim, nos períodos em que funciona bem é agradável.

          De qual gosto mais? Podem-me chamar picuinhas, ou tendencioso, mas mesmo àquele nível o motor a gasolina do Mercedes parece-me um todo nada mais "nobre", mais polido. E visto de fora, quando circula a baixa velocidade, o quase absoluto silencio acentua a sua imagem majestática.

          edit:
          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
          O golf iv 1.6 é um motor com uma utilização menos amigável que o tdi. Nas recuperações a vantagem do tdi ainda é grande.
          É a tua opinião que respeito. Eu que tive os dois preferi o 1.6.

          Aliás, para ser preciso, no Golf tive o 1.6 no IV e o 2.0TDI no V. O 1.9TDI foi no Passat.

          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          Tanta conversa mas ainda ninguém disse o mais importante
          O gasóleo ou GPL utilizado para abastecer uma viatura comercial ou não pertencente a uma empresa grande ou pequena, seja um café de bairro seja uma multinacional e usado para desenvolvimento da atividade é passível de dedução de 50% do IVA suportado. Se fosse a gasolina o imposto não seria dedutível.
          Lá está mais uma vez a questão económica que para mim constitui a sua única vantagem.
          Editado pela última vez por Jbranco; 27 January 2015, 09:16.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            Como sabes o 740d deu algumas arrelias precisamente pelo lado do motor portanto... Mas sim, nos períodos em que funciona bem é agradável.

            De qual gosto mais? Podem-me chamar picuinhas, ou tendencioso, mas mesmo àquele nível o motor a gasolina do Mercedes parece-me um todo nada mais "nobre", mais polido. E visto de fora, quando circula a baixa velocidade, o quase absoluto silencio acentua a sua imagem majestática.
            Pergunto porque creio que são motores com potências parecidas e nesse segmento imagino que ambos pouco intrusivos no habitáculo.

            De qualquer forma na generalidade das situações o 740d é mais rápido, não ?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Lá está mais uma vez a questão económica que para mim constitui a sua única vantagem.
              O engraçado disto tudo é que por um lado é possível deduzir despesas de combustível diesel mas por outro agora carrega-se no imposto dos diesel São cá uns artistas estes governantes sejam lá as cores das cuecas que têm vestidas

              Comentário


                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                De qual gosto mais? Podem-me chamar picuinhas, ou tendencioso, mas mesmo àquele nível o motor a gasolina do Mercedes parece-me um todo nada mais "nobre", mais polido. E visto de fora, quando circula a baixa velocidade, o quase absoluto silencio acentua a sua imagem majestática.
                Isto é um dos pontos mais positivos num motor a gasolina com mais de 4 cilindros, passar pelas pessoas em silencio a baixas velocidades, muitas vezes até gosto de andar mais devagar por causa disto

                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Pergunto porque creio que são motores com potências parecidas e nesse segmento imagino que ambos pouco intrusivos no habitáculo.
                Não sendo a pergunta para mim, no S350 CDI W221 sente-se a presença do 3.0 no habitáculo, não é intrusiva mas sente-se especialmente a velocidades mais baixas ouves sempre o trabalhar e passam algumas mas poucas vibrações.
                Editado pela última vez por masterfd; 27 January 2015, 10:57.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por masterfd Ver Post
                  Não sendo a pergunta para mim, no S350 CDI W221 sente-se a presença do 3.0 no habitáculo, não é intrusiva mas sente-se especialmente a velocidades mais baixas ouves sempre o trabalhar e passam algumas mas poucas vibrações.
                  Referia-me à versão a gasolina

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    De qualquer forma na generalidade das situações o 740d é mais rápido, não ?
                    Nem sei o que te diga... Em estrada ambos atingem com facilidade velocidades de cruzeiro proibitivas, em cidade as caixas automáticas de certa forma "filtram" as diferenças... Nunca dei atenção a isso e também, para ser sincero, não conduzi lá muitas vezes o 740d.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Ajudas os motores têm uma determinada arquitectura, tecnologia, propósito, etc.

                      Quando falas de ajudas referes-te a injeção, 4 valulas por cilindro, variador de fase, turbocompressores, etc ?

                      O problema dos motores honda dos anos 80 e 90 é que para andarem condignamente eram demasiado rotativos e faziam um cagaçal intolerável, com o passar do tempo tornaram-se obsoletos em termos de emissões, mas também nessa relação rendimento/ esforço aparente.

                      Actualmente as pessoas preferem carros mais disponíveis, em que não seja preciso estrangular o peru para ter resposta, mal ou bem é o panorama actual.

                      Os motores honda nao se tornaram obsoletos . Continuaram a serem produzidos mas com escapes melhores e com 2 sondas lambda para as emissões poluentes . Basicamente o que fica obsoleto é sim o sistema de escape e nao o motor

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Por partes:

                        Os diesel não apresentam maior binário por causa dos turbos e da injeção, a primeira causa, é mesmo por causa do seu ciclo termodinâmico.

                        Depois, para fazeres comparações justas tens que equivaler a potência. A potência define a capacidade de produzir trabalho, portanto essa será a forma justa de se fazerem comparações.

                        Diesel e turbo não é um casamento obrigatório, agora é certo que o diesel casa melhor com os turbos do que os otto.

                        Carros com potências diferentes e binários iguais, os seus comportamentos fundamentalmente diferem por causa dos escalonamentos de caixa diferentes e dos regimes de rotações máximas.
                        1- Neste momento, com motores 1.6 a Diesel, a fazerem 1.5 de turbo... sim, é muito por causa das altas pressoes de injecçao e turbos.

                        2- Mais ajudas ao que disse. Ainda hoje, o binaior continua a ter um grande peso nas pessoas, um carro com mais binario = melhor andamento, ha quem pense assim.

                        3- Neste momento, para cumprir emissoes, para se ter um motor agradavel, usavel... um Turbo num Diesel é praticamente obrigatorio. Para alem de ja nao haver Diesel atmosfericos, ja ha muito que o pessoal fugiu dos mesmos, do que me lembro, o ultimo, teve montado numa comercial (Caddy 1.9 SDI).

                        4- Sim, eu sei.

                        Comentário


                          Drifter,

                          já percebi o teu "traumatismo" com os dieseis é que andas numa gorda carrinha C5 frequentemente carregada locomovida por um modesto 1,6 hdi

                          Se tivesses uma 2,2 hdi eras um homem diferente

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Drifter,

                            já percebi o teu "traumatismo" com os dieseis é que andas numa gorda carrinha C5 frequentemente carregada locomovida por um modesto 1,6 hdi

                            Se tivesses uma 2,2 hdi eras um homem diferente

                            Obvio . Se ao menos tivesse um 1.6 turbo a gasolina voava a carrinha ao contrário do 1.6 hdi ....

                            Comentário


                              Nos de baixa cilindrada é ainda mais notória a vantagem da gasolina. Por exemplo. ainda não há muito tive a oportunidade de andar uns tempos com um A3 1.4TSI (122cv) e depois com um A3 1.6 TDI (105cv). Conclusão: O 1.4 a gasolina é de longe mais agradável do que o 1.6 a diesel.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Ajudas os motores têm uma determinada arquitectura, tecnologia, propósito, etc.

                                Quando falas de ajudas referes-te a injeção, 4 valulas por cilindro, variador de fase, turbocompressores, etc ?

                                O problema dos motores honda dos anos 80 e 90 é que para andarem condignamente eram demasiado rotativos e faziam um cagaçal intolerável, com o passar do tempo tornaram-se obsoletos em termos de emissões, mas também nessa relação rendimento/ esforço aparente.

                                Actualmente as pessoas preferem carros mais disponíveis, em que não seja preciso estrangular o peru para ter resposta, mal ou bem é o panorama actual.
                                Ora um motor desenhado a 30 anos pela honda tem,
                                iinjecao, sim tem, 4 valvulas por cilindro, tem, variador de fase e turbo, nao tem!
                                sim os motores sao rotativos, e o meu nem precisa do sistema de abertura variavel de valvulas para ser rotativos!
                                Por muito que esmifres os japoneses em motores otto dominam o mundo desde da decada de 90!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Nos de baixa cilindrada é ainda mais notória a vantagem da gasolina. Por exemplo. ainda não há muito tive a oportunidade de andar uns tempos com um A3 1.4TSI (122cv) e depois com um A3 1.6 TDI (105cv). Conclusão: O 1.4 a gasolina é de longe mais agradável do que o 1.6 a diesel.
                                  Depende da baixa cilindrada e de ser ou nao turbo.
                                  O 0.9 tce de um user daqui tem que colocar 4a para manter 80km/h na vci a subida depois do dragão. Um 1.5 dci pode ir em 5a e se acelerar ganha velocidade.
                                  com cilindradas próximas e sendo os dois turbo, o motor a gasolina cilindra o diesel ( excepto nos consumos).

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Nos de baixa cilindrada é ainda mais notória a vantagem da gasolina. Por exemplo. ainda não há muito tive a oportunidade de andar uns tempos com um A3 1.4TSI (122cv) e depois com um A3 1.6 TDI (105cv). Conclusão: O 1.4 a gasolina é de longe mais agradável do que o 1.6 a diesel.
                                    Lá está, motores actuais a gasolina turbinados...muito agradáveis

                                    Comentário


                                      O futuro são os carros a gasolina, está visto.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                        O futuro são os carros a gasolina, está visto.
                                        Essa escolha não vai depender de nós.

                                        Se amanhã um "expert" europeu decidir que o Diesel faz isto ou aquilo, passas a ter o combustível ao dobro da gasolina. Aí as marcas apontam as armas aos otto e num par de anos andas com motores 1.0 de 300 cv a gastar 2 litros...

                                        De uma ou de outra forma somos sempre ovelhinhas a caminho do matadouro. Vamos por onde há caminho.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Essa escolha não vai depender de nós.

                                          Se amanhã um "expert" europeu decidir que o Diesel faz isto ou aquilo, passas a ter o combustível ao dobro da gasolina. Aí as marcas apontam as armas aos otto e num par de anos andas com motores 1.0 de 300 cv a gastar 2 litros...

                                          De uma ou de outra forma somos sempre ovelhinhas a caminho do matadouro. Vamos por onde há caminho.
                                          Nessa altura sou o primeiro a ir para o matadouro. Mas agora, nos dias de hoje, não é esse o caso.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                            Nessa altura sou o primeiro a ir para o matadouro. Mas agora, nos dias de hoje, não é esse o caso.
                                            Sim, estamos na era do Diesel, sem dúvida alguma.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Obvio . Se ao menos tivesse um 1.6 turbo a gasolina voava a carrinha ao contrário do 1.6 hdi ....
                                              Voava se não se importasse de parar mais cedo na bomba!

                                              Afinal, a versão 1.6 turbo de 155cv está disponível e tem o mesmo pvp da 1.6 HDI.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Mas porque provavelmente é mais fácil e natural lidar com pressões mais elevadas nos motores a diesel.

                                                Eu até acho esse comparativo equilibrado se os preços forem próximos, não vale a pena querer comparar coisas diferentes exactamente nas mesmas condições.
                                                Obviamente, já o disse uma vez por cá mas parece que não caiu bem.

                                                Ouvindo falar alguns users a respeito dos motores a gasolina parece que é tudo rosas e só não fazem melhor porque não querem.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Drifter,

                                                  já percebi o teu "traumatismo" com os dieseis é que andas numa gorda carrinha C5 frequentemente carregada locomovida por um modesto 1,6 hdi

                                                  Se tivesses uma 2,2 hdi eras um homem diferente
                                                  A carrinha é dos meus pais, apesar de ser basicamento o condutor habitual dela. O meu é neste momento um poderoso 1.4 a gasolina

                                                  A 2.2 nunca testei, a 2.0 de 163cv ja, e nao impressionou, em cidade ate chego a preferir a 1.6 HDI. Neste momento, 6 cilindros para cima, em Diesel, é o que me da gozo.

                                                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                  O futuro são os carros a gasolina, está visto.
                                                  Gasolina so nao digo, ja Hibridos Plug-In com motores pequenos a gasolina turbinados, acredito, e alias, nao é o futuro, é cada vez mais o presente.

                                                  Agora, o futuro nao passa pelo Diesel, isso é garantido.

                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Voava se não se importasse de parar mais cedo na bomba!

                                                  Afinal, a versão 1.6 turbo de 155cv está disponível e tem o mesmo pvp da 1.6 HDI.
                                                  Mas nao deve haver nenhum em Portugal. Ca em casa comprou-se a C5 usada, logo gasolina nao era escolha por uma razao: nao havia nenhuma à venda.

                                                  Mesmo nos stands, duvido que arranjem facilmente um C5 THP para testes.

                                                  Mas que é um melhor motor, e que encaixa melhor no C5, sem duvida. Nao é poupado, mas é bem mais agradavel.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 28 January 2015, 19:16.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X