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    #31
    Originalmente Colocado por Gib Ver Post
    Andava um na Marinha, melhor á saida da Marinha para Leiria. Era azul! Lembro me de o ver anos a fio naquele stand. Se calhar é esse que falas!
    Não é se calhar...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por SEYKO Ver Post
      A Garantia seja Novo ou Usado pela lei são 2 anos.
      O Vendedor pode fazer o pino inventar as desculpas que quiser mas a lei é lei.
      Se não quiser cumprir a lei, temos pena.
      Não é assim tão linear quanto se pinta.


      Nos carros novos, a garantia mínima é de 2 anos após a compra. (A Kia dá 7 anos por exemplo)
      Qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças tem de ser corrigido pelo stand. Algumas marcas alargam-na, mas excluem equipamentos da garantia que excede os 2 anos legais. Muitos stands impõem restrições quilométricas ou um máximo de reparações.


      Num carro usado, a garantia também é de 2 anos, excepto se o negócio for entre particulares.


      Nos termos do D.L. n.º 67/20003, de 08 de Abril, com as alterações introduzidas pelo D.L. n.º 84/2008, de 21 de Maio, todos bens móveis gozam de um período de garantia de dois anos mas, tratando-se de bem móvel usado o prazo pode ser reduzido de dois para um ano, por acordo das partes.


      Assim, tratando-se de um automóvel usado, terá garantia de um ou dois anos desde que a venda seja feita por comerciante.
      A venda de particular a particular não está abrangida por este diploma legal pelo que a resposta à sua pergunta é que não, não poderá exigir que um particular lhe preste garantia.






      DL 67/2003, de 8 de Abril


      Artigo 4.o
      Direitos do consumidor
      1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
      2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
      3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
      4 — Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
      5 — O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por dnandes Ver Post
        Não é assim tão linear quanto se pinta.


        Nos carros novos, a garantia mínima é de 2 anos após a compra. (A Kia dá 7 anos por exemplo)
        Qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças tem de ser corrigido pelo stand. Algumas marcas alargam-na, mas excluem equipamentos da garantia que excede os 2 anos legais. Muitos stands impõem restrições quilométricas ou um máximo de reparações.


        Num carro usado, a garantia também é de 2 anos, excepto se o negócio for entre particulares.


        Nos termos do D.L. n.º 67/20003, de 08 de Abril, com as alterações introduzidas pelo D.L. n.º 84/2008, de 21 de Maio, todos bens móveis gozam de um período de garantia de dois anos mas, tratando-se de bem móvel usado o prazo pode ser reduzido de dois para um ano, por acordo das partes.


        Assim, tratando-se de um automóvel usado, terá garantia de um ou dois anos desde que a venda seja feita por comerciante.
        A venda de particular a particular não está abrangida por este diploma legal pelo que a resposta à sua pergunta é que não, não poderá exigir que um particular lhe preste garantia.






        DL 67/2003, de 8 de Abril


        Artigo 4.o
        Direitos do consumidor
        1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
        2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
        3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
        4 — Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
        5 — O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
        Qualquer um sabe disso...

        Penso que ele estava a falar dos "comerciantes" que pedem mais X pela garantia.

        Comentário


          #34
          Por isso mesmo...
          Desde que haja um acordo não pode regatear muito! Sendo entre particulares, o mais certo é nunca contar, e mesmo em stands... as garantias é preciso ver bem o que é que são.
          Quando comprei o meu smart, levei uma banhada da garantia que até me arrepiei... mas isso são outras histórias e uma reparação que juntamente levou a uma revisão, ficando a despesa total em 230€

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
            Não, é um Plus original com 40.000km.
            Está bem que o carro tem muito bom aspecto mas não é assim tão apetecível. Especialmente tendo em conta que há outros a 8000€ também com excelente aspecto e com muitas dificuldades em serem vendidos.
            Esse já lá não está então. E acredito que quem os tem, originais, não os queira vender.
            Mas olha que aquele que lá está, com 500cv parece muito bem preparado.. e deve dar um gozo do caraças conduzir aquilo! Deve estar com grande andamento.

            Comentário


              #36
              Eu acho curioso é a 'curva de desvalorização' de muitos carros, principalmente modelos muito procurados. Nos primeiros 4/6 anos arranjam-se a preços razoáveis, depois entre os 8/12 praticamente não desvalorizam.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                Eu acho curioso é a 'curva de desvalorização' de muitos carros, principalmente modelos muito procurados.
                Nos premium, de facto a partir dos 5 anos, a desvalorização média é mínima... por vezes, menos de 1000 euros por ano.

                Ou seja, um dos melhores negócios (em termos financeiros) que se pode fazer é comprar um premium em bom estado com uns 5 ou 6 anos.

                Um dos piores negócios que se pode fazer (em termos financeiros) é comprar um generalista novo de um modelo pouco popular, com a intenção de o trocar passados uns 4 ou 5 anos.

                Comentário


                  #38
                  Sem dúvida que um segmento E com 5/6 anos é um negocio minimamente decente!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Veiga Ver Post
                    Esse já lá não está então. E acredito que quem os tem, originais, não os queira vender.
                    Mas olha que aquele que lá está, com 500cv parece muito bem preparado.. e deve dar um gozo do caraças conduzir aquilo! Deve estar com grande andamento.
                    Continua no olx, é um fiat coupe Plus prateado.
                    O carro parece impecável mas 20.000€

                    Comentário


                      #40
                      Preços inflacionados? Nada bate estes clássicos:

                      VW Golf IV 1.9 TDI, € 11.000, Freiria - Rio Maior - Standvirtual
                      Audi A3 1.9 TDi Sport, € 8.950 - Standvirtual

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por terrorjj Ver Post
                        No caso do Golf tem justificação, é que traz azeite incluido, e o azeite é caro.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          No caso do Golf tem justificação, é que traz azeite incluido, e o azeite é caro.
                          O que é certo é que a Audi já foi! :P

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            O mercado, o Standvirtual, as seguradoras...
                            Não há uma entidade reguladora qualquer, que até lançava um livro pequeno em que os stands se baseavam?

                            Comentário


                              #44
                              Qual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?

                              Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                Qual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?

                                Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
                                O problema é quando vês os classificados de automóveis no estrangeiro, não muito longe de nós e comparas.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                  Qual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?

                                  Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
                                  Não deixa de ser engraçado. Creio que o propósito do tópico é mesmo rir um pouco destes alarves.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                    Qual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?

                                    Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
                                    o pior é quando 95% de um certo modelo se encontra inflacionado dada a politica de "cada um pede aquilo que quer"

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Hã?

                                      A resposta é apenas uma, o mercado!
                                      Precisamente!

                                      A malta esquece-se que só é necessário um vendedor e um comprador que concordem no preço.

                                      O resto é teoria!


                                      Nos casos onde os valores estão excessivamente desajustados, o que acontece é que não há negócio.

                                      Em alguns casos, uma determinada unidade pode ter um conjunto de características que o diferenciam, como estar imaculado e com poucos km e ser vendido ao preço de carros todos esfarrapados, só porque foram iguais em novos e são do mesmo ano.

                                      Quem vende qualquer coisa abaixo do seu valor, ou tem um bom motivo (pressa, desconhecimento, etc) ou é tolo!

                                      Perante qualquer convicção sobre valores, o que realmente manda é se o negócio se fez ou não.

                                      O Eurotax (ainda existe?) e as seguradoras não compram carros.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                        O problema é quando vês os classificados de automóveis no estrangeiro, não muito longe de nós e comparas.

                                        Veres e testares um carro lá fora tem custos de tempo e dinheiro, e nem toda a gente está para isso.

                                        Depois convêm saber quanto custaram novos nesse país, e quanto custa traze-los para cá (+ legalizacão, impossibilidade de ter IUC antigos, etc).

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por MonteiroTheMan Ver Post
                                          o pior é quando 95% de um certo modelo se encontra inflacionado dada a politica de "cada um pede aquilo que quer"

                                          Mas agora é o comprador que decide o valor de um carro que não é dele?

                                          Até os leilões têm um valor base de licitação, senão era o caos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MonteiroTheMan Ver Post
                                            o pior é quando 95% de um certo modelo se encontra inflacionado dada a politica de "cada um pede aquilo que quer"
                                            Acho que isso funciona um bocado na lógica de procura/oferta. Por razões que não são importantes (na minha opinião), muita gente procura Minis, vários modelos com motores TDI (principalmente VW Golf com o 1.9 TDI) e eles são estupidamente caros, é verdade, e não correspondem à cotação real.

                                            Mas uma coisa é certa - estar à venda é diferente de estar vendido! Quantos carros a esses preços se vendem efectivamente? A não ser que o comprador queira mesmo aquele modelo/motor acima de todas as coisas, há sempre alternativa. Pessoalmente tenho muito apreço pelo VW Golf e até gostava de ter um (talvez o VI 2.0 TDI), mas pelo preço posso olhar também para carros da concorrência até melhor equipados, ou até posso olhar para carros de um segmento acima de outra marca. Agora se tiver a emoção falar mais alto que a razão, não há que culpar o mercado pelas escolhas dos compradores, uso o mesmo exemplo, gosto do Golf, mas estaria disposto a dar 18000€ por um carro com meia dúzia de anos e vários milhares de kms? Não.

                                            Pessoalmente escolho bem primeiro, invisto na procura de um bem (não só no carro) e quando acho que é oportuno avanço, nem que isto me custe esperar mais algum tempo. Comprar um carro não é como precisar de um rim ou um fígado, e a lei da procura/oferta acaba por ser um jogo de cintura e paciência de ambas partes até que uma delas cede ou uma delas consegue o que quer

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Mas agora é o comprador que decide o valor de um carro que não é dele?

                                              Até os leilões têm um valor base de licitação, senão era o caos.
                                              não, de maneira nenhuma .

                                              Percebo perfeitamente que existe uma diferença de preços entre o mesmo modelo face ao estado do mesmo, vejamos o seguinte exemplo...

                                              Um preço estipulado de 6.000 euros para uma viatura em estado normal de utilização, sendo realistas , 4.500/5000 , para uma viatura com muita utilização ( ex : estofos gastos , botoes etc etc não tendo em conta os km ) . 7.000/7.500 para a mesma viatura em muito bom estado , bem cuidada , histórico de inspeções , ou seja , tudo certinho e bonitinho .

                                              Ora bem , o tipico utilizador de sites de compra/venda vai fazer uma breve pesquisa sobre os preços praticados pelo carro que quer meter á venda , depara-se com um anuncio de 7.000 euros para um carro igual ao que está interessado em vender , pumba 7.000 euros ! o problema é que este carro está muito longe do estado em que o de 7.000 estava ... depois vem outro , olha este aqui com o carro todo roto igual ao meu a pedir 7.000 euros ? pumba também meto ! Depois vem outro sujeito com o carro num estado impecável tudo certinho e tal e vê os anuncios dos rotos por 7.000 , o pensamento dele irá ser concerteza , "oh o meu está em melhor estado , pumba lá 8.500"

                                              E assim se muda o mercado e a subvalorização se encontra ao virar da esquina muito regularmente. O que mais influencia os preços não é o que nós pedimos ou temos em mente , é muitas vezes o que os outros pedem !

                                              Comentário


                                                #53
                                                Se fossem só os carros. Tudo o que é usado em Portugal mantém pelo menos 3/4s do valor Temos um povo que valoriza muito os pertences e prefere que eles fiquem na garagem o resto da vida do que vendê-los a metade do preço, quer tenham garantia ou não. Só há o sentimento de "ei, mas eu não sei onde é que isto andou" quando se está a comprar, quando se vende "os compradores são todos uma cambada de atrasados que não percebem que eu tratei disto como se fosse meu filho".

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Só para não se abrir tópico novo...no OLX já se paga para vender viaturas. Enfim...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                    Só para não se abrir tópico novo...no OLX já se paga para vender viaturas. Enfim...
                                                    Paga? Por um lado terminam algumas burlas.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Só não tenho a certeza se é para o resto das vendas mas carros já se paga. Vai tudo para o CustoJusto enquanto não mudarem...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                        Qual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?

                                                        Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
                                                        Se o carro vale 2000€ e pedem por ele 3500€ ou 4000€ como é que uma pessoa negoceia um preço justo? Não dá... (mero exemplo)

                                                        Para mim esse é o problema dos preços inflacionados

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                                                          Andava um na Marinha, melhor á saida da Marinha para Leiria. Era azul! Lembro me de o ver anos a fio naquele stand. Se calhar é esse que falas!
                                                          na nacional, sim. lembro-me dele já em 2003, imagina lá tu! entretanto não há muito tempo continuava lá. penso que teria matrícula de 1996 ou algo do género.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                            Se o carro vale 2000€ e pedem por ele 3500€ ou 4000€ como é que uma pessoa negoceia um preço justo? Não dá... (mero exemplo)

                                                            Para mim esse é o problema dos preços inflacionados
                                                            Se o carro vale 2.000€ no mercado é porque existem carros a esse valor para vender e comprar.

                                                            Se só há a preços mais elevados, esse é o valor de mercado deles.

                                                            Não importa qual é a opinião individual sobre os valores acrescidos a pagar por um Golf vs Megane (por exemplo).
                                                            O facto é que no mercado eles têm mais valor e vendem-se.

                                                            Ao comprador resta duas opções: ou paga ou compra outra coisa (eu preferi comprar outra coisa)!

                                                            Em todo o caso, carros usados à venda não faltam.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Se o carro vale 2.000€ no mercado é porque existem carros a esse valor para vender e comprar.

                                                              Se só há a preços mais elevados, esse é o valor de mercado deles.

                                                              Não importa qual é a opinião individual sobre os valores acrescidos a pagar por um Golf vs Megane (por exemplo).
                                                              O facto é que no mercado eles têm mais valor e vendem-se.

                                                              Ao comprador resta duas opções: ou paga ou compra outra coisa (eu preferi comprar outra coisa)!

                                                              Em todo o caso, carros usados à venda não faltam.
                                                              Sou como tu, não há a um preço decente compra se outra coisa

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