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Originalmente Colocado por SEYKO Ver PostA Garantia seja Novo ou Usado pela lei são 2 anos.
O Vendedor pode fazer o pino inventar as desculpas que quiser mas a lei é lei.
Se não quiser cumprir a lei, temos pena.
Nos carros novos, a garantia mínima é de 2 anos após a compra. (A Kia dá 7 anos por exemplo)
Qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças tem de ser corrigido pelo stand. Algumas marcas alargam-na, mas excluem equipamentos da garantia que excede os 2 anos legais. Muitos stands impõem restrições quilométricas ou um máximo de reparações.
Num carro usado, a garantia também é de 2 anos, excepto se o negócio for entre particulares.
Nos termos do D.L. n.º 67/20003, de 08 de Abril, com as alterações introduzidas pelo D.L. n.º 84/2008, de 21 de Maio, todos bens móveis gozam de um período de garantia de dois anos mas, tratando-se de bem móvel usado o prazo pode ser reduzido de dois para um ano, por acordo das partes.
Assim, tratando-se de um automóvel usado, terá garantia de um ou dois anos desde que a venda seja feita por comerciante.
A venda de particular a particular não está abrangida por este diploma legal pelo que a resposta à sua pergunta é que não, não poderá exigir que um particular lhe preste garantia.
DL 67/2003, de 8 de Abril
Artigo 4.o
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
4 — Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
5 — O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
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Originalmente Colocado por dnandes Ver PostNão é assim tão linear quanto se pinta.
Nos carros novos, a garantia mínima é de 2 anos após a compra. (A Kia dá 7 anos por exemplo)
Qualquer defeito que não resulte da má utilização ou de um desgaste natural das peças tem de ser corrigido pelo stand. Algumas marcas alargam-na, mas excluem equipamentos da garantia que excede os 2 anos legais. Muitos stands impõem restrições quilométricas ou um máximo de reparações.
Num carro usado, a garantia também é de 2 anos, excepto se o negócio for entre particulares.
Nos termos do D.L. n.º 67/20003, de 08 de Abril, com as alterações introduzidas pelo D.L. n.º 84/2008, de 21 de Maio, todos bens móveis gozam de um período de garantia de dois anos mas, tratando-se de bem móvel usado o prazo pode ser reduzido de dois para um ano, por acordo das partes.
Assim, tratando-se de um automóvel usado, terá garantia de um ou dois anos desde que a venda seja feita por comerciante.
A venda de particular a particular não está abrangida por este diploma legal pelo que a resposta à sua pergunta é que não, não poderá exigir que um particular lhe preste garantia.
DL 67/2003, de 8 de Abril
Artigo 4.o
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 — A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
3 — A expressão «sem encargos», utilizada no n.o 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
4 — Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
5 — O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
Penso que ele estava a falar dos "comerciantes" que pedem mais X pela garantia.
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Por isso mesmo...
Desde que haja um acordo não pode regatear muito! Sendo entre particulares, o mais certo é nunca contar, e mesmo em stands... as garantias é preciso ver bem o que é que são.
Quando comprei o meu smart, levei uma banhada da garantia que até me arrepiei... mas isso são outras histórias e uma reparação que juntamente levou a uma revisão, ficando a despesa total em 230€
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Originalmente Colocado por Shark00n Ver PostNão, é um Plus original com 40.000km.
Está bem que o carro tem muito bom aspecto mas não é assim tão apetecível. Especialmente tendo em conta que há outros a 8000€ também com excelente aspecto e com muitas dificuldades em serem vendidos.
Mas olha que aquele que lá está, com 500cv parece muito bem preparado.. e deve dar um gozo do caraças conduzir aquilo! Deve estar com grande andamento.
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Originalmente Colocado por bruncamps Ver PostEu acho curioso é a 'curva de desvalorização' de muitos carros, principalmente modelos muito procurados.
Ou seja, um dos melhores negócios (em termos financeiros) que se pode fazer é comprar um premium em bom estado com uns 5 ou 6 anos.
Um dos piores negócios que se pode fazer (em termos financeiros) é comprar um generalista novo de um modelo pouco popular, com a intenção de o trocar passados uns 4 ou 5 anos.
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Originalmente Colocado por Veiga Ver PostEsse já lá não está então. E acredito que quem os tem, originais, não os queira vender.
Mas olha que aquele que lá está, com 500cv parece muito bem preparado.. e deve dar um gozo do caraças conduzir aquilo! Deve estar com grande andamento.
O carro parece impecável mas 20.000€
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Preços inflacionados? Nada bate estes clássicos:
VW Golf IV 1.9 TDI, € 11.000, Freiria - Rio Maior - Standvirtual
Audi A3 1.9 TDi Sport, € 8.950 - Standvirtual
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Originalmente Colocado por terrorjj Ver PostPreços inflacionados? Nada bate estes clássicos:
VW Golf IV 1.9 TDI, € 11.000, Freiria - Rio Maior - Standvirtual
Audi A3 1.9 TDi Sport, € 8.950 - Standvirtual
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostQual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?
Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostQual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?
Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostQual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?
Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostHã?
A resposta é apenas uma, o mercado!
A malta esquece-se que só é necessário um vendedor e um comprador que concordem no preço.
O resto é teoria!
Nos casos onde os valores estão excessivamente desajustados, o que acontece é que não há negócio.
Em alguns casos, uma determinada unidade pode ter um conjunto de características que o diferenciam, como estar imaculado e com poucos km e ser vendido ao preço de carros todos esfarrapados, só porque foram iguais em novos e são do mesmo ano.
Quem vende qualquer coisa abaixo do seu valor, ou tem um bom motivo (pressa, desconhecimento, etc) ou é tolo!
Perante qualquer convicção sobre valores, o que realmente manda é se o negócio se fez ou não.
O Eurotax (ainda existe?) e as seguradoras não compram carros.
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Originalmente Colocado por BRM Ver PostO problema é quando vês os classificados de automóveis no estrangeiro, não muito longe de nós e comparas.
Veres e testares um carro lá fora tem custos de tempo e dinheiro, e nem toda a gente está para isso.
Depois convêm saber quanto custaram novos nesse país, e quanto custa traze-los para cá (+ legalizacão, impossibilidade de ter IUC antigos, etc).
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Originalmente Colocado por MonteiroTheMan Ver Posto pior é quando 95% de um certo modelo se encontra inflacionado dada a politica de "cada um pede aquilo que quer"
Mas agora é o comprador que decide o valor de um carro que não é dele?
Até os leilões têm um valor base de licitação, senão era o caos.
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Originalmente Colocado por MonteiroTheMan Ver Posto pior é quando 95% de um certo modelo se encontra inflacionado dada a politica de "cada um pede aquilo que quer"
Mas uma coisa é certa - estar à venda é diferente de estar vendido! Quantos carros a esses preços se vendem efectivamente? A não ser que o comprador queira mesmo aquele modelo/motor acima de todas as coisas, há sempre alternativa. Pessoalmente tenho muito apreço pelo VW Golf e até gostava de ter um (talvez o VI 2.0 TDI), mas pelo preço posso olhar também para carros da concorrência até melhor equipados, ou até posso olhar para carros de um segmento acima de outra marca. Agora se tiver a emoção falar mais alto que a razão, não há que culpar o mercado pelas escolhas dos compradores, uso o mesmo exemplo, gosto do Golf, mas estaria disposto a dar 18000€ por um carro com meia dúzia de anos e vários milhares de kms? Não.
Pessoalmente escolho bem primeiro, invisto na procura de um bem (não só no carro) e quando acho que é oportuno avanço, nem que isto me custe esperar mais algum tempo. Comprar um carro não é como precisar de um rim ou um fígado, e a lei da procura/oferta acaba por ser um jogo de cintura e paciência de ambas partes até que uma delas cede ou uma delas consegue o que quer
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostMas agora é o comprador que decide o valor de um carro que não é dele?
Até os leilões têm um valor base de licitação, senão era o caos.
Percebo perfeitamente que existe uma diferença de preços entre o mesmo modelo face ao estado do mesmo, vejamos o seguinte exemplo...
Um preço estipulado de 6.000 euros para uma viatura em estado normal de utilização, sendo realistas , 4.500/5000 , para uma viatura com muita utilização ( ex : estofos gastos , botoes etc etc não tendo em conta os km ) . 7.000/7.500 para a mesma viatura em muito bom estado , bem cuidada , histórico de inspeções , ou seja , tudo certinho e bonitinho .
Ora bem , o tipico utilizador de sites de compra/venda vai fazer uma breve pesquisa sobre os preços praticados pelo carro que quer meter á venda , depara-se com um anuncio de 7.000 euros para um carro igual ao que está interessado em vender , pumba 7.000 euros ! o problema é que este carro está muito longe do estado em que o de 7.000 estava ... depois vem outro , olha este aqui com o carro todo roto igual ao meu a pedir 7.000 euros ? pumba também meto ! Depois vem outro sujeito com o carro num estado impecável tudo certinho e tal e vê os anuncios dos rotos por 7.000 , o pensamento dele irá ser concerteza , "oh o meu está em melhor estado , pumba lá 8.500"
E assim se muda o mercado e a subvalorização se encontra ao virar da esquina muito regularmente. O que mais influencia os preços não é o que nós pedimos ou temos em mente , é muitas vezes o que os outros pedem !
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Se fossem só os carros. Tudo o que é usado em Portugal mantém pelo menos 3/4s do valor Temos um povo que valoriza muito os pertences e prefere que eles fiquem na garagem o resto da vida do que vendê-los a metade do preço, quer tenham garantia ou não. Só há o sentimento de "ei, mas eu não sei onde é que isto andou" quando se está a comprar, quando se vende "os compradores são todos uma cambada de atrasados que não percebem que eu tratei disto como se fosse meu filho".
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostQual é o problema de se encontrarem usados a preços inflacionados ou alucinantes?
Nunca ninguém foi preso por pedir! Quem quer, contacta e compra, quem não quer procura alternativas.
Para mim esse é o problema dos preços inflacionados
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Originalmente Colocado por Gib Ver PostAndava um na Marinha, melhor á saida da Marinha para Leiria. Era azul! Lembro me de o ver anos a fio naquele stand. Se calhar é esse que falas!
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Originalmente Colocado por neumon Ver PostSe o carro vale 2000€ e pedem por ele 3500€ ou 4000€ como é que uma pessoa negoceia um preço justo? Não dá... (mero exemplo)
Para mim esse é o problema dos preços inflacionados
Se só há a preços mais elevados, esse é o valor de mercado deles.
Não importa qual é a opinião individual sobre os valores acrescidos a pagar por um Golf vs Megane (por exemplo).
O facto é que no mercado eles têm mais valor e vendem-se.
Ao comprador resta duas opções: ou paga ou compra outra coisa (eu preferi comprar outra coisa)!
Em todo o caso, carros usados à venda não faltam.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSe o carro vale 2.000€ no mercado é porque existem carros a esse valor para vender e comprar.
Se só há a preços mais elevados, esse é o valor de mercado deles.
Não importa qual é a opinião individual sobre os valores acrescidos a pagar por um Golf vs Megane (por exemplo).
O facto é que no mercado eles têm mais valor e vendem-se.
Ao comprador resta duas opções: ou paga ou compra outra coisa (eu preferi comprar outra coisa)!
Em todo o caso, carros usados à venda não faltam.
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