Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo acima do nível Máximo nos carro a Gasolina.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A Chevrolet acerca do nível do óleo diz que o mesmo deve ser verificado com o carro parado à pelo menos 5 minutos.

    É verdade que a ver pela vareta e se a diferença entre o mínimo e o máximo for cerca de meio litro, ele está com cerca de 200 ml a mais, mas também não vejo que te vá criar qualquer problema ao motor, se fosse a diesel é que era perigoso.
    Eu deixava ficar sem problemas.

    Comentário


      #32
      Não sei se percebi mal, mas se foram colocados 3.5L de óleo (o indicado) no carro, porque é que tem esse excesso? Depois, não me parece que faça muito sentido deixar óleo a mais, mesmo que não faça mal nenhum (ou supostamente não faça).

      Se o carro fizer muitos percursos curtos, é ver o óleo aumentar com a contaminação de gasolina, o que pode ser problemático (felizmente não tanto como a gasóleo).

      P.S. Tenho ideia que a graduação mais indicada é 5W40 que cumpra a norma indicada (acho que é ACEA A3/B4???).

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
        Vamos lá esclarecer umas coisas :


        1 - É errado assumir que é imperativamente a frio que se verifica o nível, por favor ponham isso na cabeça, porque só induz a malta em erro, já disse e volto a dizer depende de manual para manual, sendo que em muitos casos vem no manual para verificar 5m depois de desligar o motor, isto nunca na vida é com o motor frio......
        O manual diz para se verificar 5 minutos depois ou diz que pode-se verificar 5 minutos depois?
        Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post

        2 - Quanto ao fazer mal o excesso é uma questão muito subjectiva, depende do excesso
        Completamente de acordo.

        Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
        3 - O facto de ter óleo acima do máximo com o motor frio depois de largas horas de repouso, não é de todo indicativo que vá fazer mal, depende e só se a pressão de óleo é a ideal com o motor em funcionamento! E isso só pode ser aferido com exactidão em carros com sensor e manómetro de pressão do óleo ou de forma mais rudimentar a olhómetro, percebendo se os níveís máximos no cárter não são ultrupassados com o motor em funcionamento e á temperatura normal de funcionamento!
        Conclusão, como sabes que é prejudicial a quantidade de óleo a mais?
        Vai tudo dar ao nível da vareta, não há cá olhómetros nem manómetros.

        Facto: não ultrapassar o nivel máximo é garantia de não haver problemas.
        Facto: ultrapassar por um cagagésimo é à partida garantia de não haver problemas. retirar este excesso quanto muito é excesso de zêlo.
        Facto: ultrapassar visivelmente a marca do máximo é, para mim, um risco. Não é uma garantia de que nada vá acontecer ao carro. Pode acontecer, pode não acontecer. Mais que isto resta dizer também que há motores e motores e como há motores que aguentam um pouco mais com óleo a menos, poderão haver motores que não toleram níveis de óleo a mais.
        Editado pela última vez por MadDragon; 04 February 2015, 14:59.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
          Isso não é nada. Antes a mais, do que com falta dele. É a chamada pintelhice.
          Anda com, óleo a mais num Boxer Alfa Romeo e vê o que acontece.

          Comentário


            #35
            Mesmo com o motor quente está um bocado acima do nível máximo.

            Vai a onde mudaste o óleo e pede para tirarem pelo menos meio litro. Por alguma razão o fabricante do carro achou que aquele deveria ser o nível máximo e o outro o nível mínimo... E isso ultrapassa em muito o cagagésimo ou os 2 mm a mais ou a menos.

            Pelo menos era o que eu faria no meu carro!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Não sei se percebi mal, mas se foram colocados 3.5L de óleo (o indicado) no carro, porque é que tem esse excesso? .
              Respondo com outra questão.
              Se mudares o liquido de refrigeração e se o manual disser 5L, consegues colocar os 5L lá sem que passe o máximo?

              Aqui é o mesmo.
              Por exemplo e relatando um motor que conheço bem, os Boxer Alfa nas cabeças tem lá umas boas colheradas de sopa de óleo empoçado. Aquilo não sai dali. Como há-de o carro levar os 3.6L que a marca recomenda?

              E o liquido de refrigeração passa-se o mesmo. Basta pensar que muito liquido fica no circuito da chaufagem.

              Nota: os mecanicos às vezes colocam mais um pouco por causa do filtro do óleo que tem que encher. Uma medida pouco sensata.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Respondo com outra questão.
                Se mudares o liquido de refrigeração e se o manual disser 5L, consegues colocar os 5L lá sem que passe o máximo?

                Aqui é o mesmo.
                Por exemplo e relatando um motor que conheço bem, os Boxer Alfa nas cabeças tem lá umas boas colheradas de sopa de óleo empoçado. Aquilo não sai dali. Como há-de o carro levar os 3.6L que a marca recomenda?

                E o liquido de refrigeração passa-se o mesmo. Basta pensar que muito liquido fica no circuito da chaufagem.

                Nota: os mecanicos às vezes colocam mais um pouco por causa do filtro do óleo que tem que encher. Uma medida pouco sensata.
                Eu não faço ideia

                Mas esses casos são frequentes? P.e. a minha leva 5.4 e o mecânico dá-me os 600 ml que sobram, sendo que na vareta fica no máximo. Contando que não me está a mandar areia para os olhos com esta "manobra" (passamos por cima disto), neste caso bate certo. Já na Norauto aconteceu o mesmo e deixaram os 600 ml na mala do carro.No outro carro como leva exactamente 4 L, não se passa esta situação.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Não sei se percebi mal, mas se foram colocados 3.5L de óleo (o indicado) no carro, porque é que tem esse excesso? Depois, não me parece que faça muito sentido deixar óleo a mais, mesmo que não faça mal nenhum (ou supostamente não faça).

                  Se o carro fizer muitos percursos curtos, é ver o óleo aumentar com a contaminação de gasolina, o que pode ser problemático (felizmente não tanto como a gasóleo).

                  P.S. Tenho ideia que a graduação mais indicada é 5W40 que cumpra a norma indicada (acho que é ACEA A3/B4???).
                  Há 10w40 que respeitam essa norma, o castrol por exemplo

                  O mais correcto seria de facto o 5w30, mas não há problema em usar um bom 10w40.

                  Quanto à medição a quente/frio, acho mais importante ver o desnível do terreno. Neste caso em concreto quase aposto que foi o culpado pelo oleo a mais... é o que faz cárteres pequenos


                  Cump.

                  Comentário


                    #39
                    MadDragon vamos lá exclarecer :

                    Retirado de um manual da Alfa Romeo p,ex "The engine oil should be checked with the car on a level surface a few minutes (about 5) after the engine has been switched off."

                    Esclarecido?

                    Quando ao nível acima do máximo, repito que mais do que tudo, o que interessa saber é se a pressão de óleo é mantida com o motor em funcionamento para saber se o excesso é prejudicial ou não e isso podes aferir de forma exacta com um manómetro de pressão, não venhas cá com tretas
                    Obviamente que a olhómetro é mais dificíl, daí ter falado em aferir de forma rudimentar em saber o nível do cárter com o motor em funcionamento.

                    Eu só quero que se perceba que um pouco acima do máximo não é imperativo que seja prejudicial, tudo depende do tamanho do cárter em tolerar os excessos e assim não se adulterarem pressões, num cárter que leve 5 litros ou mais, o excesso em frio até pode ser meio litro a mais em alguns casos.....Que as pressões são mantidas.....

                    Mas em caso de dúvida não ponham mais do que o máximo, pronto, ficam mais descansados e respeitam o enginheiro carago!
                    Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 15:22.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                      MadDragon vamos lá exclarecer :

                      Retirado de um manual da Alfa Romeo p,ex "The engine oil should be checked with the car on a level surface a few minutes (about 5) after the engine has been switched off."

                      Esclarecido?

                      Quando ao nível acima do máximo, repito que mais do que tudo, o que interessa saber é se a pressão de óleo é mantida com o motor em funcionamento para saber se o excesso é prejudicial ou não e isso podes aferir de forma exacta com um manómetro de pressão, não venhas cá com tretas
                      Obviamente que a olhómetro é mais dificíl, daí ter falado em aferir de forma rudimentar em saber o nível do cárter com o motor em funcionamento.

                      Eu só quero que se perceba que um pouco acima do máximo não é imperativo que seja prejudicial, tudo depende do tamanho do cárter em tolerar os excessos e assim não se adulterarem pressões, num cárter que leve 5 litros ou mais, o excesso até pode ser meio litro a mais em alguns casos.....Que as pressões são mantidas.....

                      Mas em caso de dúvida não ponham mais do que o máximo, pronto, ficam mais descansados
                      Ou seja, pode ser visto 5 minutos depois certo? E se forem 10? E 1h depois? Vai dar ao mesmo.

                      De mais a mais, isso significa que numa muda de óleo como se fazia para ver o nivel enquanto se mudava o óleo?
                      Colocava-se a trabalhar com meio nível?
                      Eu estou esclarecidissimo, há anos que lido com estas coisas.

                      Quanto ao resto repito e sem me alongar: de nada te serve a pressão se não tens forma de a obter, por isso, é ver apenas e só o nível do óleo e isso por si só é garantia.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Eu não faço ideia

                        Mas esses casos são frequentes? P.e. a minha leva 5.4 e o mecânico dá-me os 600 ml que sobram, sendo que na vareta fica no máximo. Contando que não me está a mandar areia para os olhos com esta "manobra" (passamos por cima disto), neste caso bate certo. Já na Norauto aconteceu o mesmo e deixaram os 600 ml na mala do carro.No outro carro como leva exactamente 4 L, não se passa esta situação.
                        Há motores e motores.
                        Eu dei o exemplo do meu mas no meu anterior era quase matemático o que entrava com o que o manual dizia.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Ou seja, pode ser visto 5 minutos depois certo? E se forem 10? E 1h depois? Vai dar ao mesmo.

                          De mais a mais, isso significa que numa muda de óleo como se fazia para ver o nivel enquanto se mudava o óleo?
                          Colocava-se a trabalhar com meio nível?
                          Eu estou esclarecidissimo, há anos que lido com estas coisas.

                          Quanto ao resto repito e sem me alongar: de nada te serve a pressão se não tens forma de a obter, por isso, é ver apenas e só o nível do óleo e isso por si só é garantia.
                          Traduzindo à letra diz verificar poucos minutos depois de desligar o carro, cerca de 5 minutos................esperas muito tempo e vais ter muito óleo escorrido para o cárter o que te dá uma medida sempre acima se seguires o conselho deste enginheiro da Alfa na muda do óleo que é :

                          Numa muda tiras filtro, sangras, metes filtro, metes o valor de óleo recomendado na marca (neste caso especifico 4.5 litros), metes o motor a trabalhar, deixas aquecer, desligas, esperas um pouco (os tais 5m) e voltas a verificar o nível! Voilá perfecto!

                          Qual a dificuldade? Não sejas chatinho e picuinhas que por exemplo neste caso se seguires o que os enginheiros dizem, vais ficar com um bocado de óleo a mais a frio na vareta, o que é um dramalhão do camandro, ou então não

                          E diga-se que o procedimento que relatei é o que muitas marcas fazem nas suas oficinas o que significa quase sempre o nível estar um pouco acima do máximo quando medido completamente a frio!

                          Agora acreditamos nos enginheiros ou não?
                          Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 15:58.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                            Há 10w40 que respeitam essa norma, o castrol por exemplo

                            O mais correcto seria de facto o 5w30, mas não há problema em usar um bom 10w40.

                            Quanto à medição a quente/frio, acho mais importante ver o desnível do terreno. Neste caso em concreto quase aposto que foi o culpado pelo oleo a mais... é o que faz cárteres pequenos


                            Cump.
                            Sem dúvida. Eu não quis dizer que só os 5W40 é que tinham a norma adequada (que penso ser aquela).

                            Se o mais indicado é o 5W30 ou o 5W40, isso não sei como justificar, a não se que os carros que acompanho (Jazz de 2004 e Civic de 1999) levam com 5W40, que é o que o mecânico acha melhor.

                            Comentário


                              #44
                              No manual vem mencionado que preferencialmente deverá usar 5w30. Podendo acho que se deve cumprir

                              Não é por o carro ter alguns kms no lombo que vai gastar oleo só por ser mais fino.


                              Cump.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Há motores e motores.
                                Eu dei o exemplo do meu mas no meu anterior era quase matemático o que entrava com o que o manual dizia.
                                Pois, calculei que houvesse diferenças entre motores.

                                Já em relação à medição do nível do óleo, a minha Astra H, refere que deve ser visto à temperatura de serviço, e parado há pelo menos 5 minutos. O procedimento refere tirar a vareta, limpá-la e inseri-la até ao batente. Ver o nível, depois inserir novamente até ao batente e desta vez, rodar meia volta (penso que seja pela forma do cárter).

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                  No manual vem mencionado que preferencialmente deverá usar 5w30. Podendo acho que se deve cumprir

                                  Não é por o carro ter alguns kms no lombo que vai gastar oleo só por ser mais fino.


                                  Cump.
                                  Não é por isso que coloca 5W40. Tenho a certeza disso.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Esta última parte foi mais para o autor do tópico, que parecia estar com esta dúvida


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                      Isso não é nada. Antes a mais, do que com falta dele. É a chamada pintelhice.

                                      Por essa ordem de idéias é encher de óleo ate deitar fora.

                                      Se ha um nivel maximo, por alguma coisa é...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                        No manual vem mencionado que preferencialmente deverá usar 5w30. Podendo acho que se deve cumprir

                                        Não é por o carro ter alguns kms no lombo que vai gastar oleo só por ser mais fino.


                                        Cump.
                                        Então vou ponderar o 5w-40 para a próxima muda, apenas achei que não o devia alterar por o carro estar "habituado"...

                                        Em relação ao nível do óleo depois de diversas respostas, pelo sim pelo não vou retirar e se tirarem a mais coloco um bocado do que tenho em casa.

                                        Mas uma coisa vos digo, fiquei impressionado com a extensão do tópico e as respostas bem estruturadas, aprendi mais umas coisinhas convosco

                                        Comentário


                                          #50
                                          Outra coisa (que nao é o caso, mas fica a dica), oleo a mais num carro turbindo, pode levar o mesmo a desalvorar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                            Tem bastante óleo a mais e já está escuro...
                                            escuro?! Deves ter o óleo do teu carro da cor de quê? Mais claro que o próprio óleo pronto a entrar no motor?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                              Traduzindo à letra diz verificar poucos minutos depois de desligar o carro, cerca de 5 minutos................esperas muito tempo e vais ter muito óleo escorrido para o cárter o que te dá uma medida sempre acima se seguires o conselho deste enginheiro da Alfa na muda do óleo que é :

                                              Numa muda tiras filtro, sangras, metes filtro, metes o valor de óleo recomendado na marca (neste caso especifico 4.5 litros), metes o motor a trabalhar, deixas aquecer, desligas, esperas um pouco (os tais 5m) e voltas a verificar o nível! Voilá perfecto!

                                              Qual a dificuldade? Não sejas chatinho e picuinhas que por exemplo neste caso se seguires o que os enginheiros dizem, vais ficar com um bocado de óleo a mais a frio na vareta, o que é um dramalhão do camandro, ou então não

                                              E diga-se que o procedimento que relatei é o que muitas marcas fazem nas suas oficinas o que significa quase sempre o nível estar um pouco acima do máximo quando medido completamente a frio!

                                              Agora acreditamos nos enginheiros ou não?
                                              Acreditas-te mesmo no que disseste a bold?

                                              Quanto ao resto não vejo qualquer relação com a discussão.
                                              Fala-se em ver a medida pela vareta que é precisamente o procedimento que referes.
                                              Se é 5 minutos depois do motor a trabalhar ou dum dia para o outro é irrelevante. Importa que ao fim dos 5 minutos o óleo, ou a maior parte do mesmo, esteja já escorrido no carter a fim de se poder aferir o nível.
                                              Editado pela última vez por MadDragon; 04 February 2015, 17:20.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Outra coisa (que nao é o caso, mas fica a dica), oleo a mais num carro turbindo, pode levar o mesmo a desalvorar.
                                                Nunca em caso algum num motor a gasolina, mesmo com sobrealimentação por turbo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Qualquer que seja o carro nunca deve ter oleo a mais.
                                                  Com o carro frio e nivelado o óleo deve estar entre as marcas MIN e MAX, nem mais nem menos pois em caso extremo se o óleo chegar as bielas/cambota o mesmo pode começar a espumar e adeus motor. Apesar de actualmente os oleos sinteticos terem agentes anti-espumantes, se o fabricante recomenda não passar do máximo acho que é isso que temos de fazer.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Cá pra mim eles usaram uma máquina de sucção para tirar o óleo velho do motor, a maior parte das vezes não é tão eficaz como esvaziar pelo bujão (fica sempre oleo no fundo), daí a cor escura do óleo logo após a troca e o exesso de óleo, porque apesar de terem colocado os 3,5 litros (a honda diz 3,6) já lá havia qualquer coisa no fundo.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Acreditas-te mesmo no que disseste a bold?

                                                      Quanto ao resto não vejo qualquer relação com a discussão.
                                                      Fala-se em ver a medida pela vareta que é precisamente o procedimento que referes.
                                                      Se é 5 minutos depois do motor a trabalhar ou dum dia para o outro é irrelevante. Importa que ao fim dos 5 minutos o óleo, ou a maior parte do mesmo, esteja já escorrido no carter a fim de se poder aferir o nível.

                                                      Volto a insistir que é perfeitamente normal com o motor completamente a frio existir uma medida superior na vareta do que que com o motor quente, por ter escorrido mais óleo da cabeça do motor!

                                                      Não percebo onde queres chegar, eu estou a levar isto na brincadeira, tu dizes que tens muitos anos disto, seja lá isso o que for, mas tens que te adaptar aos dias de hoje, porque nem todos os carros têm um motor igual ao teu, já te provei por A mais B que a frio nem sempre é a forma mais indicada para aferires o nivel do óleo, dei-te o procedimento standard de muda de óleo que é usado p.ex na IMV para os motores actuais, que seguem as recomendações dos tais engenheiros da marca, ou seja nunca aferem depois da muda o nível com o motor a frio.


                                                      O que interessa? Tu é que inicialmente disseste o nível de óleo se aferia sempre a frio


                                                      E interessa para que as pessoas percebam pq é que quando deixam o carro na marca a mudar o óleo, muitas vezes no dia a seguir quando medem a frio o nível está acima do máximo na vareta.


                                                      Concluindo nem sempre isso é sinal de problema, depende das instruções indicadas pelo fabricante!
                                                      Daí ter alertado o user que criou este tópico para aferir o nível a quente para perceber se o excesso se mantinha!
                                                      E pelos vistos mantinha-se e pelo sim pelo não, sugeri tirar o excesso!
                                                      Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 17:57.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                        Qualquer que seja o carro nunca deve ter oleo a mais.
                                                        Com o carro frio e nivelado o óleo deve estar entre as marcas MIN e MAX, nem mais nem menos pois em caso extremo se o óleo chegar as bielas/cambota o mesmo pode começar a espumar e adeus motor. Apesar de actualmente os oleos sinteticos terem agentes anti-espumantes, se o fabricante recomenda não passar do máximo acho que é isso que temos de fazer.

                                                        O nível nem sempre deve ser verificado a frio.
                                                        Ok eu desisto fiquem lá com essa ideia que nem sempre é correcta, que eu já estou farto de educar
                                                        Resumindo e concluindo cada caso é um caso, vejam nos vossos manuais do carro
                                                        Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 17:46.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          O meu é um carro muito simples... diz o manual que basta ver o nível a frio e com o carro estacionado numa superfície plana...

                                                          Mas ele também não gasta óleo e eu vejo sempre como fica o nível após cada mudança.

                                                          Ao menos aquilo é tudo simples! É o 10W40 da treta mais barato nesse dia (daquelas 5-6 marcas fabricantes de óleo, entre elas a Galp), mudado a cada 15 mil km juntamente com o filtro.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                                            O nível nem sempre deve ser verificado a frio.
                                                            Ok eu desisto fiquem lá com essa ideia que nem sempre é correcta, que eu já estou farto de educar
                                                            Resumindo e concluindo cada caso é um caso, vejam nos vossos manuais do carro
                                                            Quando disse a frio quis dizer com o motor em repouso vá la. A quente espera-se uns minutos e verifica-se.
                                                            Para não fazerem como alguem que ja conheci que dizia que o carro espirrava óleo pela vareta porque se lembrava de ver o nivel com o motor a trabalhar

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Acho que andam aqui uns conceitos errados... Então o óleo no carter esta sob pressão? Pensava que era só após a bomba de óleo? Óleo a mais é mau sim, mas pela razão oposta: falta de pressão

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X