Borgward regressa, 50 anos depois
Site oficial: Borgward
Não é todos os dias que se assiste ao renascimento de uma marca de automóveis. É o caso da Borgward, cujos planos de renascimento serão conhecidos no Salão de Genebra, em março.
“É um sonho de infância que está próximo de se tornar realidade", comentou Christian Borgward, neto do fundador da Bogward.
Nascida em 1890, a marca alemã tornou-se particularmente famosa na década de 50 com o modelo Isabella. O desaparecimento aconteceria em 1963 fruto de uma situação financeira muito complicada.
A produção de automóveis iniciou-se na década de 20 quando Carl Borgward iniciou a venda do modelo Blitzkarren, um pequeno utilitário de apenas três rodas e muito utilizado por várias empresas de correios e serviços postais por toda a Europa.
A popularidade foi tal que originou uma nova marca, a Goliath. Pioneira na indústria automóvel ao incluir tecnologias sofisticadas para a época, como por exemplo a suspensão pneumática.
Agora, Christian Borgward, neto de Carl Borgward pretende ressuscitar a marca do avô. O projeto está a ser trabalhado desde 2014 e o plano de ação será conhecido no Salão de Genebra.
"O plano arrancou há dez anos e agora estamos prontos para o próximo passo. Vamos abrir um novo capítulo na história da empresa", revelou Karl Heinz Knoss, um dos investidores.
Fala-se ainda que por trás do renascimento da Bogward encontra-se a marca chinesa BAIC que encontra aqui uma oportunidade de entrar no mercado europeu.
Nos planos da Borgward deverá estar uma berlina de luxo, um modelo do segmento médio e um compacto urbano.
“É um sonho de infância que está próximo de se tornar realidade", comentou Christian Borgward, neto do fundador da Bogward.
Nascida em 1890, a marca alemã tornou-se particularmente famosa na década de 50 com o modelo Isabella. O desaparecimento aconteceria em 1963 fruto de uma situação financeira muito complicada.
A produção de automóveis iniciou-se na década de 20 quando Carl Borgward iniciou a venda do modelo Blitzkarren, um pequeno utilitário de apenas três rodas e muito utilizado por várias empresas de correios e serviços postais por toda a Europa.
A popularidade foi tal que originou uma nova marca, a Goliath. Pioneira na indústria automóvel ao incluir tecnologias sofisticadas para a época, como por exemplo a suspensão pneumática.
Agora, Christian Borgward, neto de Carl Borgward pretende ressuscitar a marca do avô. O projeto está a ser trabalhado desde 2014 e o plano de ação será conhecido no Salão de Genebra.
"O plano arrancou há dez anos e agora estamos prontos para o próximo passo. Vamos abrir um novo capítulo na história da empresa", revelou Karl Heinz Knoss, um dos investidores.
Fala-se ainda que por trás do renascimento da Bogward encontra-se a marca chinesa BAIC que encontra aqui uma oportunidade de entrar no mercado europeu.
Nos planos da Borgward deverá estar uma berlina de luxo, um modelo do segmento médio e um compacto urbano.
Comentário