citação:Originalmente colocada por Carlos Maldonado
1- Menores pressões de serviço (Tx. de compressão, ~50% menos ~ 8/9/10:1; pressão efectiva de funcionamento no interior da câmara ~ 50% menos ~ 8@10 bar se for atmosférico e 12@17 se for turbo), isto conduz necessariamente a 2
2- Menor stress mecânico, menos propensão para quebras sobre forte tensão para peças móveis.
- Não disponho de dados para saber o stress térmico do diesel é > que o gerado pelo GPL, que por sua vez é efectivamente > que o gerado pela gasolina!
3- Menor contaminação do fluído mais importante do motor, o óleo! Aqui reside, quanto a mim, um dos grandes trunfos do GPL sendo imbatível no chamado #8220;anti-wearing#8221; i.e. desgaste das peças do motor por fricção não devidamente compensada pela quantidade/qualidade da lubrificação no motor. Hoje em dia temos lubs muitíssimo bons, pelo que se estes proporcionam excelentes resultados no anti-wearing de motores otto e diesel mesmo sujeitos à contaminação normal, embora cada vez menor, do combustíveis que o motor usa, no GPL esses excelentes resultados são exponenciados pela quase ausência de contaminação.
4- Combustão mais limpa sem formação de depósitos que se agregam nas câmaras de combustão e respectivas válvulas, factores estes que contribuem para desequilibrar a qualidade da combustão e aumentar os consumos, potenciando ainda mais a contaminação do óleo.
- Tudo isto concorre para a maior durabilidade do motor a GPL, com a vantagem adicional das manutenções serem mais espaçadas e mais baratas! More with less!
E claro que isto daria páginas de explicações se fosse esclarecido a fundo, e no fundo é isso que me fascina na mecânica é saber os pequenos porquês dos grandes factos!
Mas como não tenho tempo para mais fico-me por aqui.
Abraço.
1- Menores pressões de serviço (Tx. de compressão, ~50% menos ~ 8/9/10:1; pressão efectiva de funcionamento no interior da câmara ~ 50% menos ~ 8@10 bar se for atmosférico e 12@17 se for turbo), isto conduz necessariamente a 2
2- Menor stress mecânico, menos propensão para quebras sobre forte tensão para peças móveis.
- Não disponho de dados para saber o stress térmico do diesel é > que o gerado pelo GPL, que por sua vez é efectivamente > que o gerado pela gasolina!
3- Menor contaminação do fluído mais importante do motor, o óleo! Aqui reside, quanto a mim, um dos grandes trunfos do GPL sendo imbatível no chamado #8220;anti-wearing#8221; i.e. desgaste das peças do motor por fricção não devidamente compensada pela quantidade/qualidade da lubrificação no motor. Hoje em dia temos lubs muitíssimo bons, pelo que se estes proporcionam excelentes resultados no anti-wearing de motores otto e diesel mesmo sujeitos à contaminação normal, embora cada vez menor, do combustíveis que o motor usa, no GPL esses excelentes resultados são exponenciados pela quase ausência de contaminação.
4- Combustão mais limpa sem formação de depósitos que se agregam nas câmaras de combustão e respectivas válvulas, factores estes que contribuem para desequilibrar a qualidade da combustão e aumentar os consumos, potenciando ainda mais a contaminação do óleo.
- Tudo isto concorre para a maior durabilidade do motor a GPL, com a vantagem adicional das manutenções serem mais espaçadas e mais baratas! More with less!
E claro que isto daria páginas de explicações se fosse esclarecido a fundo, e no fundo é isso que me fascina na mecânica é saber os pequenos porquês dos grandes factos!
Mas como não tenho tempo para mais fico-me por aqui.
Abraço.
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