Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comportamento em curva (a verdade)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Eu diria e sem qualquer desprestígio que deves rolar efetivamente tranquilo e ires-te adaptando ao carro. Não é em 2 ou 3 anos ou mesmo 4 que aprendes as reações de um veículo e ainda mais a prever o que possa acontecer. Pneus, amortecedores, clima tudo influencia o resultado final assim como o equipamento de segurança. Já tenho carta à mais de duas décadas e mais do que os limites ou como vai reagir nos limites segundo o que dizem os especialistas o que mais importa é como o carro se comporta, sendo que o preferível é que seja o mais neutro possível para não teres surpresas quando esses limites aparecerem. E podem aparecer de uma forma tão simples como uma mancha de gasóleo na estrada quando vens a fazer as curvas e simplesmente veres que vais partir a "tromba" toda do carro mesmo indo devagar. Se existem veículos que são divertidos concerteza que esse divertimento é retirado em 1 ou 2% do total da condução do carro, os restantes 98% são iguais aos demais.
    Em todo o caso o mais importante é mesmo o conjunto de pneus e suspensão.
    Só mudando os pneus podes ter um carro mais ou menos eficiente em curva, depois é todo um mar de inputs disto e daquilo que tornam as viaturas no que são. Contudo falas de viaturas com um comportamento seguro.
    Se já conduziste por exemplo um corsa B experimenta a levantar o pé numa curva de acesso à AE e vais ver o resultado...conclusão: tudo o que melhore esse comportamento curva melhor .
    Por fim existem atualmente sistemas electrónicos muito interessantes que te permitem fazer autênticas diabruras sendo aquele que mais utilizo e gozo dá é o XDS principalmente à chuva.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
      Percebo e respeito o teu ponto de vista mas não concordo em parte.

      São de facto marcas com um ponto forte em comum mas posicionamento totalmente diferente com a BMW gozar de um estatuto que a Mazda só pode invejar. A comparação entre estas duas marcas é sempre interessante sobre o ponto de vista dos japoneses.

      Mas estatuto e expectativas é uma coisa e carros outra.
      É fácil de notar que de Hiroshima já sairam produtos capazes de rivalizar com qualquer BMW do seu tempo.

      A BMW tem é uma muito maior oferta dentro de cada modelo mas contráriamente à ideia que transmites quem teve contacto com os modelos mais baratos da marca Bávara sabe que eram tradicionalmente escassos em todo o tipo de equipamento. Aqui há uns anos a versão de entrada da BM tinha tambores atrás, discos sólidos na frente, suspensão mole, faltando-lhe coisas tão triviais (para um marca que se diz priviligiar a dinâmica) como uma barra estabilizadora traseira daí que dizer que um BMW será sempre superior a um Mazda equivalente (preço?) possa nem sempre ser acertado. A BMW é muito forte num posicionamento acima, se desce o degrau as coisas baralham-se.

      Um dos casos mais perceptíveis aconteceu com o Z3. Um carro que nasceu 6 anos depois do miata e que a imprensa esperava esmagar o mx-5 mas que na verdade foi um tiro ao lado e nem a nível de dinâmico se superiorizou, até pelo contrário.
      Com o Z4 a BMW não cometeu o mesmo e optou por colocá-lo num posicionamente mais próprio de um BMW e não tão passível de ser comparado com o pequeno nipónico.

      Sobre o Rx-8 o seu forte é o equilibrio dinâmico e o tirar prazer da condução, não tanto ser rápido em pista.
      O motor Rotary Renesis não era particularmente forte, e quando comparado com outros motores de potência identica chega a ser considerado lento. Se consegue ser rápido em pista é algo que vem por acréscimo, não um objectivo. O ser-se uma experiência de condução superior isso sim já é um objectivo da marca do "zoom-zoom".
      Se reparares mesmo a nível de preço há uma diferença abismal entre o M3 e o RX-8, o Mazda já era considerávelmente mais barato que o 330Ci, quando mais um M3.
      Sim, concordo com várias coisas que dizes. Eu sobre a BMW ser superior no comportamento e prazer de condução refiro-me à atualidade. Pode nem sempre ter sido assim face às versões base.

      Porém, hoje um Série 1 F20 é superior em curva ao Mazda 3 mesmo que consideres o mais barato 114i. O S3 é superior em curva ao Mazda 6 e quer um quer outro, mesmo com baixa potência são mais divertidos de conduzir graças à tração traseira e distribuição de peso 50:50. Mazda são muito bons, concordo. Mas não tão bons. MX-5 a BMW não tem nenhum rival aproximado já que o mais óbvio (Z4) é bastante mais pesado e caro.

      A comparação do RX8 face ao M3 veio da discussão anterior. São posicionamentos totalmente distintos mas não deixa de ser de louvar a excelência de chassis do RX8 que lhe permite fazer o mesmo tempo na pista do top gear. Se o M3 é mais divertido e a sua experiência de condução é mais emotiva? Óbvio que sim. Gosto muito de ambos os modelos.

      Aliás o RX8 e o último RX7 estão entre dois dos meus desportivos preferidos de sempre e sem dúvida talvez os dois melhores carros que Mazda já fez.

      Comentário


        #63
        Aqui fica um bom exemplo do que foi aqui falado:

        BMW M135 Vs VW Golf GTI - Top Gear - Series 21 - BBC - YouTube

        (vejam aos 3:10)

        Comentário


          #64
          Para muitos, um carro que curva bem é aquele que menos adorna...



          ... bem, se fossesmos por aí, o Clio II cá de casa curva melhor que a Focus C-Max.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
            Aqui fica um bom exemplo do que foi aqui falado:

            BMW M135 Vs VW Golf GTI - Top Gear - Series 21 - BBC - YouTube



            (vejam aos 3:10)

            Caro DTV queres comentar o video ao minuto 3 e 10 segundos?
            Para responderes ao comportamento do BMW, que eu não tenho resposta?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
              Caro DTV queres comentar o video ao minuto 3 e 10 segundos?
              Para responderes ao comportamento do BMW, que eu não tenho resposta?
              Aquilo que quis demonstrar é o que tenho sentido quando conduzo BMW a alta velocidade, então com chuva...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                Aqui fica um bom exemplo do que foi aqui falado:

                BMW M135 Vs VW Golf GTI - Top Gear - Series 21 - BBC - YouTube

                (vejam aos 3:10)
                A acreditar no que se passa no vídeo, ele ia a cerca de 240 numa estrada ensopada... Se a isso juntarmos a elevada probabilidade de os pneus traseiros estarem bem gastos de tanto powerslide e o facto de serem mais largos na traseira, não é assim tanto de estranhar o que aconteceu.

                "Ahh mas o golf não se despistou"
                Provavelmente tinha os pneus traseiros em melhor estado. E só o facto de serem mais estreitos diminui logo a probabilidade de entrar em aquaplaning.







                Ou então os bmw's são todos muito perigosos..

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                  A acreditar no que se passa no vídeo, ele ia a cerca de 240 numa estrada ensopada... Se a isso juntarmos a elevada probabilidade de os pneus traseiros estarem bem gastos de tanto powerslide e o facto de serem mais largos na traseira, não é assim tanto de estranhar o que aconteceu.

                  "Ahh mas o golf não se despistou"
                  Provavelmente tinha os pneus traseiros em melhor estado. E só o facto de serem mais estreitos diminui logo a probabilidade de entrar em aquaplaning.







                  Ou então os bmw's são todos muito perigosos..
                  Agora disseste bem, em caso de chuva os BMW inspiram mais cuidado, porque já são muitas pessoas que têm problemas, neste tipo de situação, tenho um cliente meu que já teve 3 BMW e continua a ter um, mas os acidentes foram sempre em dias de chuva com os BMW dele, neste momento tem um M3, e está-se a portar bem.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                    Agora disseste bem, em caso de chuva os BMW inspiram mais cuidado, porque já são muitas pessoas que têm problemas, neste tipo de situação, tenho um cliente meu que já teve 3 BMW e continua a ter um, mas os acidentes foram sempre em dias de chuva com os BMW dele, neste momento tem um M3, e está-se a portar bem.
                    Eu tenho dois bmw com pneus 255 na traseira (um deles M3) e à chuva ando sempre com calma, assim como sempre fiz com qualquer carro

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X