Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O crédito automóvel voltou em força !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
    Não sou contra o crédito e se for a 0% até me parece bem. Apesar que automóveis só comprei a pronto.
    Cada vez estou mais forreta nisto dos carros e levo isso da almofada/poupança a um nível mais extremo.
    Para comprar algo de 10K, tenho de ter 40K, se for para comprar algo de 30K já tenho de ter 120K.
    Forreta!

    Agora mais a sério, conheço a tua postura em relação ao tema (acho que falado no tópico das poupanças) e concordo a 100% com ela.
    Apesar de que, com o bombardeamento diário de bens materiais...é bem dificil resistir!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
      Forreta!

      Agora mais a sério, conheço a tua postura em relação ao tema (acho que falado no tópico das poupanças) e concordo a 100% com ela.
      Apesar de que, com o bombardeamento diário de bens materiais...é bem dificil resistir!
      À que resistir

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
        Para comprar algo de 10K, tenho de ter 40K, se for para comprar algo de 30K já tenho de ter 120K.
        Nesta questão há muitas perspetivas diferentes. Eu próprio já tive várias opiniões diferentes ao longo do tempo.

        Quando era jovem, no início da minha carreira profissional, poupei os primeiros 1600 contos e esturrei-os (quase) todos no meu carro de sonho, um desportivo maravilhoso, que ainda hoje me deixa saudades. Azar do caraças, logo no mês seguinte a empresa deixou de pagar os salários por dificuldades de liquidez, e eu passei um mau bocado.

        Serviu-me de lição para os anos seguintes. Passei a ter um comportamento mais conservador, e a gastar apenas uma pequena percentagem dos rendimentos em carros.

        Atualmente tenho uma visão que considero equilibrada: não devemos gastar de forma irresponsável, mas também não nos podemos transformar em poupadores obsessivos. Afinal, para que serve o dinheiro ? Se não pudermos usufruir dele, vale a pena poupá-lo? Para quê?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
          Não sou contra o crédito e se for a 0% até me parece bem. Apesar que automóveis só comprei a pronto.
          Cada vez estou mais forreta nisto dos carros e levo isso da almofada/poupança a um nível mais extremo.
          Para comprar algo de 10K, tenho de ter 40K, se for para comprar algo de 30K já tenho de ter 120K.
          Também estou nesse registo, embora com rácio de 5:1. Ou seja, para gastar 30k num carro, tenho de ter 150k na conta.

          E como cada vez mais queremos carros mais caros, "obriga" a um montante ainda maior na conta.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Nesta questão há muitas perspetivas diferentes. Eu próprio já tive várias opiniões diferentes ao longo do tempo.

            Quando era jovem, no início da minha carreira profissional, poupei os primeiros 1600 contos e esturrei-os (quase) todos no meu carro de sonho, um desportivo maravilhoso, que ainda hoje me deixa saudades. Azar do caraças, logo no mês seguinte a empresa deixou de pagar os salários por dificuldades de liquidez, e eu passei um mau bocado.

            Serviu-me de lição para os anos seguintes. Passei a ter um comportamento mais conservador, e a gastar apenas uma pequena percentagem dos rendimentos em carros.

            Atualmente tenho uma visão que considero equilibrada: não devemos gastar de forma irresponsável, mas também não nos podemos transformar em poupadores obsessivos. Afinal, para que serve o dinheiro ? Se não pudermos usufruir dele, vale a pena poupá-lo? Para quê?
            Para criar mais dinheiro. Com investimentos financeiros ou outros. Para fazer crescer o património.

            Se gastas tudo o que tens em carros, que não dão qualquer retorno, ficas com a tarefa mais dificultada.

            Vou dar um exemplo para que percebas a minha lógica dos 5:1. Se eu tenho 100k na conta e pretendo comprar um carro, facilmente olharia para um segmento D/E bem equipado e gastava uns 50-80, ainda assim ficando com pelo menos 20k na conta. A questão aqui é que recuperar as poupanças de 20k para novamente 100k não é muito fácil. Mas se eu gastar apenas 1/5 dos 100k, fico ainda com 80k de poupanças, e chegar novamente aos 100k é muito mais rápido. São filosofias de economia caseira, cada um com a sua.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Também estou nesse registo, embora com rácio de 5:1. Ou seja, para gastar 30k num carro, tenho de ter 150k na conta.

              E como cada vez mais queremos carros mais caros, "obriga" a um montante ainda maior na conta.
              Ainda estás mais forreta do que eu.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                Ainda estás mais forreta do que eu.
                Mas olha que é dificil, as tentações são muitas...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Atualmente tenho uma visão que considero equilibrada: não devemos gastar de forma irresponsável, mas também não nos podemos transformar em poupadores obsessivos. Afinal, para que serve o dinheiro ? Se não pudermos usufruir dele, vale a pena poupá-lo? Para quê?
                  Basicamente tento poupar alguma coisa porque:
                  1 - Sempre fui habituado a poupar desde pequeno.
                  2 - Emprego estável é uma coisa que não existe mais e de um momento para o outro ele vai-se e não é "para a vida", falando mais direccionado ao sector privado. Já tive a minha mulher desempregada.
                  3 - A poupança/activos também geram por eles algum rendimento extra o que é bem vindo.
                  4 - Tenho duas filhas pequenas que dão bastante despesa e ainda terão uma educação/criação bem longa e dispendiosa.
                  5 - Espero que em imobiliário já tenha feito os investimentos todos...
                  6 - No campo automóvel, neste momento estou servido, no médio prazo depois logo se verá. Sou apaixonado por carros, mas confesso que dar por exemplo 30K por algo (passivo) que passados 4 anos vale metade ou menos, custa um bocadinho...
                  ...
                  ..
                  .

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                    4 - Tenho duas filhas pequenas
                    Pois, isto muda tudo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Para criar mais dinheiro.
                      O problema é quando se entra num ciclo vicioso em que o dinheiro deixa de ser um instrumento à nossa disposição, e passamos nós a ser o instrumento do dinheiro...

                      ...e entretanto os anos vão passando... e um dia vamos chegar à conclusão que passámos os melhores dias da nossa vida... a trabalhar e a poupar.

                      Deve haver equilíbrio responsável entre poupança e gastos: a vida é para ser vivida.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        O problema é quando se entra num ciclo vicioso em que o dinheiro deixa de ser um instrumento à nossa disposição, e passamos nós a ser o instrumento do dinheiro...

                        ...e entretanto os anos vão passando... e um dia vamos chegar à conclusão que passamos os melhores dias da nossa vida... a trabalhar e a poupar.

                        Deve haver equilíbrio responsável entre poupança e gastos: a vida é para ser vivida.
                        Obviamente, e dizes muito bem, é que deve existir equilíbrio. E cada um saberá onde está o seu.

                        Ciclo vicioso seria ter 100k na conta e nem carro ter para não gastar dinheiro. Ou andar com um carro de 500 euros, que é manifestamente pouco em proporção ao dinheiro que se tem (mas conheço pessoas que o fazem).

                        E claro que vivo a vida. Se preciso de ficar fora, felizmente não tenho necessidade de ficar em pensõe de 20€, mas também não preciso de gastar 100€ num 5*, normalmente escolheria um 3/4* por 50 paus. A moderação tem de acontecer em todas as compras que se fazem, isso não impede de viver, é apenas viver de forma economicamente inteligente.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Duster Ver Post
                          Ilusão é acreditar mesmo que te adiantam o dinheiro, tratam da papelada e assumem o risco de crédito a custo zero.

                          Achas mesmo que nas campanhas 0% quem te vende o crédito (a marca, o importador) se está "a marimbar para a origem do dinheiro"?

                          Acreditas mesmo que quando a Opel ou a Volvo fazem uma campanha com o Santander Consumer o risco está todo do lado do banco e eles recebem à cabeça?

                          Sabes o que é o RCI Banque, o Banque PSA, o FCE Bank, a FCA Capital, e etc, certo?
                          Sim, é o banco que assume o risco, basta ver quem é a entidade com direitos ressalvados nos seguros de DP...e olha que não é o stand.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Sim, é o banco que assume o risco, basta ver quem é a entidade com direitos ressalvados nos seguros de DP...e olha que não é o stand.
                            É claro que não é o stand, mas eu disse isso? É clado que o stand recebe o dele e o vendedor a comissão se existir. Esses só querem fazer a venda.

                            Mas juros bombásticos só em campanha, e na maior parte das campanhas o banco é a marca. Por isso é que os juros são absurdamente baixos.

                            Nas poucas campanhas em que o banco não é a marca, é uma parceria em que a marca/importador partilham risco com o banco, nomeadamente, o risco de serem pagos mais tarde.

                            Ou achas mesmo que o Santander Consumer empresta aos clientes da Volvo a 4% mas aos da Opel leva 8% porque engraçam mais com suecas? Não sendo isso deve ser porque a Volvo gera mais negócio, com certeza.

                            Eu desisto. Crédito a 0% existe por aí a jorros e compensa imenso. Fazem-se grandes negócios e as marcas e os bancos é que ficam sempre a perder. Até preferem uns e outros dar dinheiro 0% porque com a isto da deflação a prestação vale muito mais se for paga só em 2017.

                            Comentário


                              Mas serei assim tão extraterrestre por ter a poupança estratificada em rubricas diferentes?
                              Do meu "bolo" poupança há fatias para tudo.
                              O que poupo para férias não será gasto em caso de emergência por exemplo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                Mas serei assim tão extraterrestre por ter a poupança estratificada em rubricas diferentes?
                                De onde vens? Do planeta zorg7 ?

                                Comentário


                                  I am Weasel!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Duster Ver Post
                                    Aposto que isso é leasing e não crédito, no banco deles e que falta o valor do seguro de incumprimento que tens que pagar quer queiras quer não.

                                    Provavelmente a taxa da campanha também só se aplica se escolheres a seguradora e o seguro que eles aconselham. E ainda faltam os descontos que consegues sacar se pagares a pronto.
                                    Sacas mais se fizeres crédito.

                                    Conheço quem pague menos de 4% pelo leasing, fez o seguro onde bem entendeu, e sacou quase 20% de desconto no preço de tabela do carro. Se tiveres poupanças a gerar 2/3%, nao me parece ma opçao manter a liquidez de lado pagando para isso 1% ao ano...

                                    Comentário


                                      os meus pais deram- me há 1 ano e pouco, 12 mil euros para comprar um carro semi-novo, andei a ver mini cooper s e audi a3 2.0 que são dos meus carros favoritos, mas como ainda estou a concluir a minha licenciatura, decidi comprar o meu clio por 2500 euros de 2004 , já o tenho há 16 meses, e até agora só tive um pequeno arranjo, o que quero dizer com isto é que preferi comprar algo mais acessível e honesto como 1 carro e daqui a 2 anos já a trabalhar e no mestrado ( futuro advogado), comprar algo melhor, mas sempre a pronto pagamento, nunca em créditos, sou absolutamente contra, até porque tenho um caso específico dum amigo meu, que em casa dele, já lhe foram retirados dois carros e estão em insolvência com o banco de portugal, por más gestões e querer andar em águas profundas

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por astradti Ver Post
                                        Sacas mais se fizeres crédito.

                                        Conheço quem pague menos de 4% pelo leasing, fez o seguro onde bem entendeu, e sacou quase 20% de desconto no preço de tabela do carro. Se tiveres poupanças a gerar 2/3%, nao me parece ma opçao manter a liquidez de lado pagando para isso 1% ao ano...
                                        Acho que há malta aqui a fazer confusão com isso do desconto a PP ou crédito com 0% de juros.
                                        Nas campanhas com crédito a 0% de jurospaga-se o valor tabelado do carro, não fazem sequer 1 cêntimo de desconto. E na compra a pronto pagamento há sempre desconto. Ou seja, o "juro" está lá, apenas é aplicado de outra maneira, que é não fazerem qql desconto.

                                        Quem aí disse que os vendedores até fazem mais desconto em compra a crédito do que a PP, pode ser verdade... mas nunca nas campanhas de crédito com 0% de juros!!! A dfça é essa!

                                        Um Leon ST de 30k na campanha do crédito com 0% de juros não faziam 1 cêntimo de desconto. 1 dia depois de terminar a campanha já faziam 3 ou 4k de desconto (fosse a PP ou para pagar a crédito).
                                        É por isso que as campanhas dos 0% de juros são enganadoras.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                          Mas serei assim tão extraterrestre por ter a poupança estratificada em rubricas diferentes?
                                          Do meu "bolo" poupança há fatias para tudo.
                                          O que poupo para férias não será gasto em caso de emergência por exemplo.
                                          Estás como eu, mas com uma estrutura simples.

                                          "Fixa" ( não mexo, vou juntando)
                                          "Risco"
                                          Diversos - Para coisas que possam surgir, principalmente para motas

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                            Estás como eu, mas com uma estrutura simples.

                                            "Fixa" ( não mexo, vou juntando)
                                            "Risco"
                                            Diversos - Para coisas que possam surgir, principalmente para motas
                                            Pois reconheço que uma certa paranóia se apoderou de mim; daí as tais rubricas, que ainda por cima estão associada a alocações em produtos com períodos semelhantes aquele prazo temporal tido como objectivo.
                                            Mas em caso de SOS máximo, vai tudo à vida na mesma, tenha o "nome" que tiver.

                                            Comentário


                                              Malta estive 25 minutos a ouvir musica ao telefone sem conseguir falar com a empresa, pode ser que vocês saibam..

                                              Quero liquidar um crédito automovel com o Santander Consumer, segundo o contrato tenho de avisar com pelo menos 30 dias de antecedência e pagar 0.5% do valor liquidado, mas como faço o pagamento? Envio uma carta registada para lá indicando a minha intenção e espero um contacto deles? é que ligar para lá novamente, numero 707 e ficar a ouvir musica não me está a aptecer muito..

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por thisempty Ver Post
                                                Acho que há malta aqui a fazer confusão com isso do desconto a PP ou crédito com 0% de juros.
                                                Nas campanhas com crédito a 0% de jurospaga-se o valor tabelado do carro, não fazem sequer 1 cêntimo de desconto. E na compra a pronto pagamento há sempre desconto. Ou seja, o "juro" está lá, apenas é aplicado de outra maneira, que é não fazerem qql desconto.

                                                Quem aí disse que os vendedores até fazem mais desconto em compra a crédito do que a PP, pode ser verdade... mas nunca nas campanhas de crédito com 0% de juros!!! A dfça é essa!

                                                Um Leon ST de 30k na campanha do crédito com 0% de juros não faziam 1 cêntimo de desconto. 1 dia depois de terminar a campanha já faziam 3 ou 4k de desconto (fosse a PP ou para pagar a crédito).
                                                É por isso que as campanhas dos 0% de juros são enganadoras.
                                                Vinha aqui agora falar na campanha de 0% de juros da Audi no A3, precisamente por estar a pensar nisso achei que não deveria haver nenhum desconto com esta campanha mas já disseste tudo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Volkom Ver Post
                                                  os meus pais deram- me há 1 ano e pouco, 12 mil euros para comprar um carro semi-novo, andei a ver mini cooper s e audi a3 2.0 que são dos meus carros favoritos, mas como ainda estou a concluir a minha licenciatura, decidi comprar o meu clio por 2500 euros de 2004 , já o tenho há 16 meses, e até agora só tive um pequeno arranjo, o que quero dizer com isto é que preferi comprar algo mais acessível e honesto como 1 carro e daqui a 2 anos já a trabalhar e no mestrado ( futuro advogado), comprar algo melhor, mas sempre a pronto pagamento, nunca em créditos, sou absolutamente contra, até porque tenho um caso específico dum amigo meu, que em casa dele, já lhe foram retirados dois carros e estão em insolvência com o banco de portugal, por más gestões e querer andar em águas profundas
                                                  Em 1º lugar, gabo a tua opção pois no teu caso muitos teriam torrados o 12,5k e ainda pediam mais 5k ao banco para comprar o tal BM importado com jante 19''.

                                                  Em relação á ultima parte do teu post já não concordo pois os créditos não têm culpa que os teus amigos queiram dar passos maiores que as pernas. Tu não devias ser completamente contra os créditos, mas sim completamente contra pessoas que não sabem organizar a sua vida. É certo que a vida por vezes nos prega rasteiras e isso deve ser sempre tido em conta, mas no caso que relatas parece ser apenas e só mania das grandezas.

                                                  Eu, por exemplo, ao longo dos anos comprei 4 dos meus carros a crédito e nunca tive problemas. É certo que felizmente não tive percalços na vida, mas em vez de comprar carros de 18/20k com entradas a rondar os 50% e em prazos curtos/médios (3/4 anos), podia ter comprado maquinões de 40k a pagar em 10 anos...a prestação era a mesma.

                                                  Comentário


                                                    Cada um sabe da sua vida. Eu sempre fui a favor de créditos desde que feitos com moderação. Permitem adquirir bens e serviços que necessitamos/queremos agora, hipotecando o rendimento ao logo do tempo. Compreendo perfeitamente quem prefira guardar e depois comprar mas não acho que seja motivo de "orgulho" como normalmente tentam transparecer.

                                                    Cada um faz o que quer com o seu dinheiro e gere o mesmo da forma que melhor entender. Não acho que seja motivo de elogio quem tenha comprado um carro de 2500 euros a pronto como também não acho que seja motivo de crítica alguem que tenha comprado um carro de 60.000 euros a crédito. Desde que ambos tenham capacidade financeira para suportar ambas as opções..

                                                    Comentário


                                                      Agora é que voltou em força!
                                                      Não há intervalo que não seja patrocinado por uma qualquer marca de carrinho!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                        Agora é que voltou em força!
                                                        Não há intervalo que não seja patrocinado por uma qualquer marca de carrinho!
                                                        É natural, o parque automóvel está muito envelhecido há que tentar as pessoas a comprar carro novo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                          É natural, o parque automóvel está muito envelhecido há que tentar as pessoas a comprar carro novo.
                                                          É isso é... Chama-lhe parque automóvel envelhecido.
                                                          Não houvesse crédito e qualquer dia até 190 com tração a mula vias na estrada

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Também estou nesse registo, embora com rácio de 5:1. Ou seja, para gastar 30k num carro, tenho de ter 150k na conta.

                                                            E como cada vez mais queremos carros mais caros, "obriga" a um montante ainda maior na conta.
                                                            O meu pai ainda consegue ser mais forreta tem uns 500k na conta e quanto foi a para trocar de carro disse logo que não gastava mais de 45k é um rácio de 10:1

                                                            Comentário


                                                              Sobre esta temática, estive a fazer contas ao meu caso pessoal.
                                                              Até hoje comprei 5 carros, mas um deles não conta pois só fiz 100kms e não ganhei nem perdi dinheiro.
                                                              O meu 1º carro tinha 14 anos quando veio para as minhas mãos. Foi me dado pelo meu pai e como tal não gastei dinheiro meu.
                                                              No final gastei até hoje 13.000€ nos carros que comprei. Claro que sendo carros usados, o valor que gasto em oficina também é maior do que se fossem novos, mas acho que tem compensado.
                                                              Por oposição, quando tive de comprar a minha casa tinha 200.000€ para pagar a pronto.
                                                              Gosto muito de carros, mas tendo em conta o nível salarial dos portugueses e a instabilidade nos empregos, acho que o que se passa em Portugal é um disparate.
                                                              Por isso conheço muitos com quase 40 anos que vivem em casa dos pais, ou pagam uma renda.
                                                              Eu prefiro andar com um carro mais velho mas estar mais folgado para outras coisas ou eventualidades da vida que possam surgir.
                                                              São opções.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X