Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículo com capacidades TT e AC por +/- 3000€ (comprado)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Já dei uma vista de olhos ao que foram escrevendo desde a última vez que tive oportunidade de cá voltar.
    Obrigado a todos pelas indicações.


    Para recentrar a discussão e ajudar às vossas dicas devo dizer que:
    - percebo 0 (zero, nicles, batóides) de jipes;
    - o veículo não será para provas/passeios de TT (é mesmo para andar sozinho) mas apenas para me permitir o acesso motorizado a sítios de montanha onde não consigo ir com o meu carro por ser isso mesmo... um carro (baixa distância ao solo e sem capacidade para se meter, por exemplo, por um corta fogo acima ou por caminhos onde que nem de caminhos podem ser chamados);
    - deste ponto se depreende que a intenção não é acompanhar, mas sim chegar - com o menor stress e conhecimentos TT possíveis - a determinados sítios de acesso complicado (por outro lado não conto ter de passar rios ou andar a trepar paredes de 90º);
    - do nada que percebo, parece-me que uma coisa tipo Pajero, Terrano, Maverick cumprirá mais do que o necessário. Provavelmente até um Vitara, um CRV ou mesmo um Terios servem (não sei ).
    - é preciso também de equacionar o preço e a facilidade de operação e manutenção do animal.

    Posto isto, vou ver se amanhã ou depois consigo sistematizar as vossas principais propostas - as que já deram e as que ainda venham a dar - para começarmos a ser cada vez mais específicos.


    Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda.

    Comentário


      #62
      Atenção que os Terios têm bloqueio do diferencial central... é uma diferença grande em TT.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        Atenção que os Terios têm bloqueio do diferencial central... é uma diferença grande em TT.
        Sem querer fazer de ti o meu Google pessoal, importas-te de explicar?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
          Sem querer fazer de ti o meu Google pessoal, importas-te de explicar?
          Há por aqui users capazes de explicar isso bem melhor que eu!! Ou sem meterem uma argolada... até porque não é fácil de explicar.

          Alguns Suv's e TT's costumam ter caixas de transferências. Ou seja, andas com tracção a 2 rodas e quando estiveres em off-road e precisares engrenas as 4. Mas isso não pode ser realizado em alcatrão, porque as "eixos" precisam girar a velocidades diferentes coisa que essas caixas não permitem... daí que precises de um diferencial livre para teres 4x4 permanente. Depois em off-road bloqueias esse dif para não perderes a tracção de um eixo para o outro.

          Portanto, apesar de não ter redutoras, sendo um 4x4 permanente, o Terios é mais sofisticado do que parece, do ponto de vista do TT. Mais que muitos SUVs maiores.

          Mas isto depende sempre do que se quer. Se é mesmo para TT investe algum tempo a tentar compreender melhor estes sistemas.

          (não há por aí ninguém que me corrija ou dê uma ajuda??... )

          Comentário


            #65
            No terios sei que tem lá o botao para "ligar o 4x4 !

            Ele anda normalmente com traçao á frente , mas ligamos no botao e fica 4x4 , acho que nao pode ser a grande velocidade .

            Trocou se depois os pneus ditos normais por uns com mais "pitao" e já andavamos com ele no monte . Muito fiavel , pequeno e estreito e apto para ir fazer TT

            Comentário


              #66
              Não inventem.
              O Daihatsu Terios 1.3 é um Full Time 4wd com 3 diferenciais (como o Vocsa disse) com possibilidade de bloqueio do diferencial central por intermédio de um botão.
              Contudo não tem caixa redutoras.
              Tem um botão para bloquear o diferencial central como o Rav4 aqui falado.
              Bons ângulos mas se abusarem um pouco da embraiagem vão estragar rapidamente o brinquedo.
              O espaço é bastante reduzido.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                Sem querer fazer de ti o meu Google pessoal, importas-te de explicar?
                Olha aqui:

                Comentário


                  #68
                  Já agora, no caso do bloqueio de diferencial electrónico, o que acontece é que a roda que gira em falso é travada pelo travão respectivo quando é detectada diferença de movimento no eixo entre uma roda e outra. No fundo é como um ESP, e suponho que usa o mesmo sensor de movimento do ABS.

                  Comentário


                    #69
                    Eu contínuo a recomendar um Galloper. É baseado no pajero mk1 e permite cumprir orçamento e sobrar dinheiro por algo mais recente e em melhor estado do que se fores à procura de um pajero, terrano II.. O Ford Maverick também é muito bom. Os portugueses sempre lhe deram menos atenção (e por isso preço mais baixo) do que o Terrano II. Apesar de serem literalmente o mesmo carro mas pronto. Para ti é uma vantagem.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                      Eu contínuo a recomendar um Galloper. É baseado no pajero mk1 e permite cumprir orçamento e sobrar dinheiro por algo mais recente e em melhor estado do que se fores à procura de um pajero, terrano II.. O Ford Maverick também é muito bom. Os portugueses sempre lhe deram menos atenção (e por isso preço mais baixo) do que o Terrano II. Apesar de serem literalmente o mesmo carro mas pronto. Para ti é uma vantagem.
                      Há alturas em que os Maverick andam mais caros que o TII e alturas em que o contrário acontece. Ao principio também ia com essa ideia, mas rapidamente vi que não era bem assim.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                        Eu contínuo a recomendar um Galloper. É baseado no pajero mk1 e permite cumprir orçamento e sobrar dinheiro por algo mais recente e em melhor estado do que se fores à procura de um pajero, terrano II.. O Ford Maverick também é muito bom. Os portugueses sempre lhe deram menos atenção (e por isso preço mais baixo) do que o Terrano II. Apesar de serem literalmente o mesmo carro mas pronto. Para ti é uma vantagem.
                        Diria que de todos falados o Galloper é aquele que é mais sofrível.
                        Se ainda fosse um Super Exceed já é um bom produto agora o 1º ... esquece lá isso.

                        Comentário


                          #72
                          Os Grand Cherokee são carros de ir ao monte? Numa pesquisa rápida pelo SV apareceram-me 2 ou 3 não muito fora do preço, com bom aspecto exterior.

                          Comentário


                            #73
                            Mas haviam relatos de muitos problemas com os motores do cherokee ... mas alguem irá informar melhor


                            Mas como o user queria um TT pequeno para diversas situaçoes acho que o terios é uma opçao muito valida

                            Comentário


                              #74
                              O 2.5td é bom e não é muito gastador, pelo menos em relação ao 3.1 que saiu depois.
                              O único problema que os levou a ter alguma fama é o aquecimento, não são jipes de fazer AE a puxar muito, aquecem rápido, com os devidos cuidados nessas alturas e não deverão ter problemas.
                              Pelo menos é o que tenho lido sobre eles.

                              Comentário


                                #75
                                Por acaso os que vi, eram exactamente 3.1TD.


                                Já agora, qual é a diferença, enquanto produto, entre um Vitara e um Jimny? Hoje passei por dois, lado a lado, e pareciam ter a mesma altura em relação ao solo e o mesmo tamanho (era o Vitara curtinho). A única diferença aparente - além de serem, obviamente modelos distintos - é o Vitara parecer mais encorpado e o Jimny mais magro.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                  Por acaso os que vi, eram exactamente 3.1TD.


                                  Já agora, qual é a diferença, enquanto produto, entre um Vitara e um Jimny? Hoje passei por dois, lado a lado, e pareciam ter a mesma altura em relação ao solo e o mesmo tamanho (era o Vitara curtinho). A única diferença aparente - além de serem, obviamente modelos distintos - é o Vitara parecer mais encorpado e o Jimny mais magro.

                                  Os Jeep tanto 2.5 como 3.1TD têm os famigerados motor VM. Ora estes modelos utilizam chassis monocoque e são mais leves em estrada que um normal TT fazendo com que atinjam umas belas velocidades para o tipo de carro e os motores até respondem bem mas apresentam problemas de aquecimento quando em utilização mais aguerrida, sendo que a assistência da Jeep é careira assim como a disponibilidade de peças é sempre um risco contudo se for para andar pouco esse problema até poderá nem se colocar.
                                  Sobre o Vitar e o Jimny não sei a que versões te referes mas o Jimny tem 2 eixos rígidos o que é óptimo para TT com um handling inferior em estrada. O Jimny é a evolução do Samurai. O Vitara é mais utilizável no dia a dia se bem que as últimas versões do Jimny já é possível encontrar com bons equipamentos destacando o AC.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Eram estas versões









                                    (as fotos são tiradas do SV, não os veículos que realmente vi )



                                    A ver se logo à tarde ponho aqui alguns links para ver o que o pessoal tem a dizer.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Ficava-me pelo Vitara, o Jimny é mais do tipo cabra montesa

                                      Comentário


                                        #79
                                        Depois de uma busca rápida no SV e contando também com algumas propostas já avançadas pelo pessoal aqui na thread, coloco aqui algumas hipóteses, já por ordem de preferência (meramente a olhómetro*), das que ficam +/- dentro dos valores disponíveis e geograficamente acessíveis.

                                        Ford Maverick 2.7 TD, € 3.300 - Standvirtual
                                        Mitsubishi Pajero 2.5 GLS, 3.550€ - OLX
                                        Hyundai Galloper 2.5 TDI, € 2.950, SMF - Standvirtual
                                        Toyota RAV4 2.0i , € 3.750, ERMESINDE/ALFENA - Standvirtual
                                        Suzuki Jimny 1.3 16V Hard Top, € 3.850 - Standvirtual
                                        Opel Frontera 2.8 TDI , € 2.250 - Standvirtual


                                        Vale a pena ir ver algum deles? Tenham em atenção a facilidade de deslocação em terrenos montanhosos (especialmente para alguém que tem 0 experiência no assunto), a fiabilidade e custo de manutenção e a facilidade de revenda.





                                        * sei agora o que uma mulher deve sentir quando um gajo lhe pede opinião sobre um carro. Não percebendo absolutamente nada sobre o caso, deixa-se ir pelo mais bonito e, aparentemente, mais forte
                                        Editado pela última vez por RedHeart; 16 March 2015, 18:16. Razão: Adicionar mais uma entrada à lista.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                          Os Grand Cherokee são carros de ir ao monte? Numa pesquisa rápida pelo SV apareceram-me 2 ou 3 não muito fora do preço, com bom aspecto exterior.
                                          Eles ir, vão! Mas por esse preço vê lá se estarão em estado de voltar...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Nunca fiando. De qualquer maneira também me parecem uma coisa fina de mais para o efeito pretendido (e grandes!).

                                            Se alguém tiver algum reparo a fazer à lista acima, não se acanhe.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Mais duas opções sem procurar no OLX.

                                              Nissan Terrano II 2.7 TD Sport TA+ABS, € 3.749 - Standvirtual

                                              Hyundai Galloper 2.5 TDi Exceed, € 2.980 - Standvirtual

                                              No teu lugar descartava, Cherokees, Vitaras, Fronteras, jimnys. Os Terrano/galloper/Pajero são bem melhores.

                                              Boa compra

                                              Comentário


                                                #83
                                                Obrigado pela dica, Rui.
                                                Ainda assim esses dois que aí colocaste estão demasiado longe para valer a pena considerá-lo... a não ser que alguém queira e ver se realmente vale a pena (pago o almoço se o negócio acabar por se concretizar )

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  posso tentar falar com o meu mecânico em fafe, quase na zona para onde vais levá-lo. ele tem tratado de alguns vitaras e afins para monte. no outro dia andou, isto a um domingo, a fazer TT num jipe qualquer com outro rapaz, fizeram de um jipe gato-sapato e aquilo aguentou. de vez em quando consegue quem venda ou vender alguns. posso pergntar o que será mais indicado para a tua situação e se sabe de algum. o único senão é que devem ser jipes com quase 20 anos (ou pelo menos uns 15). não me acredito que haja pessoal com jipes de 2004 por lá, por exemplo.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                    Obrigado pela dica, Rui.
                                                    Ainda assim esses dois que aí colocaste estão demasiado longe para valer a pena considerá-lo... a não ser que alguém queira e ver se realmente vale a pena (pago o almoço se o negócio acabar por se concretizar )
                                                    Não sabia que eras daqui perto.

                                                    Aqui tens outros 2 exemplos:

                                                    http://amares-amares.olx.pt/hyunday-...-iid-474771364

                                                    http://barcelos-braga.olx.pt/vendo-o...-iid-450003181

                                                    Tendo em conta o uso que lhe vais dar, acho que ficas bem servido com um Galloper. A sua base é já antiga no entanto é bastante fiável e qualquer um mexe naquilo, pelo que a manutenção fica económica.

                                                    Pelo preço muito dificilmente se arranja melhor, no entanto senão tiveres pressa vai estando atento ao OLX que por vezes aparecem Terranos 2/ Pajeros a preços semelhantes e em bom estado. Só que aparecem e desaparecem logo se seguida, pois são jipes bastante procurados.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      posso tentar falar com o meu mecânico em fafe, quase na zona para onde vais levá-lo. ele tem tratado de alguns vitaras e afins para monte. no outro dia andou, isto a um domingo, a fazer TT num jipe qualquer com outro rapaz, fizeram de um jipe gato-sapato e aquilo aguentou. de vez em quando consegue quem venda ou vender alguns. posso pergntar o que será mais indicado para a tua situação e se sabe de algum. o único senão é que devem ser jipes com quase 20 anos (ou pelo menos uns 15). não me acredito que haja pessoal com jipes de 2004 por lá, por exemplo.
                                                      UII Fafe é só "artistas" com jipes por lá. Deve ser a zona com mais Suzukis 4x4 do país. É preciso muito cuidado aquando da compra de um jipe por aqueles lados. Normalmente o material que é bom fica em Fafe.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                        Os Grand Cherokee são carros de ir ao monte? Numa pesquisa rápida pelo SV apareceram-me 2 ou 3 não muito fora do preço, com bom aspecto exterior.
                                                        Dos primeiros, conheci um trabalhador na... qual era o nome... representante da Jeep em Portugal... e chegou a ver alguns com problemas de diferencial ao subirem a rampa do stand na sua primeira saída! Claro que shit happens, mas nunca tive boa impressão deles.

                                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                        Ficava-me pelo Vitara, o Jimny é mais do tipo cabra montesa
                                                        E o Samuca, é o quê?!

                                                        O Vitara curto é uma excelente opção para o descrito. Desenrasca-se muito muito bem, não é grande, há com AC...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                          Dos primeiros, conheci um trabalhador na... qual era o nome... representante da Jeep em Portugal... e chegou a ver alguns com problemas de diferencial ao subirem a rampa do stand na sua primeira saída! Claro que shit happens, mas nunca tive boa impressão deles.



                                                          E o Samuca, é o quê?!

                                                          O Vitara curto é uma excelente opção para o descrito. Desenrasca-se muito muito bem, não é grande, há com AC...
                                                          Pelo que percebi o samuka não entrava nas contas

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Pajero GLS

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                                                              Pajero GLS
                                                              Por 3 a 4 mil€ não é fácil encontrar um sem precisar de gastar uns 1000€ para por tudo em ordem. Para além de que a maioria já anda próximo dos 300 mil.

                                                              Os Vitaras com AC e em bom estado são praticamente impossíveis de arranjar por 3 a 4mil€. É um jipe com bastante procura e devido a isso muito valorizado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X