so aqui largar os meus 2 cents.
ha 3 anos e tal decido realizar um desejo antigo e comprar um mini jipe. era entre o samurai e o jimny, e ganhou o jimny, era giro,mais moderno e mais seguro.
depois tinha de escolher entre diesel ou gasolina. como a versao a gasolina gastava entre 7 e 9 litros, perdi um bocado de tempo e comprei um 1.5ddis (é o dci 65cv da renault) a um preço espetacular e com apenas 54 mil kms. a razao, para alem da baixa kilometragem, era a tal diferenlça no bolso todos os meses. normalmente nao ligo ao investimento inicial de mais 2 ou 3 mil euros porque esse dinheiro ja existe na conta, o que me preocupa mesmo é aquele que deixa de entrar todos os meses para ir para o combustivel.
resumidamente, foi a pior escolha que podia ter feito. os consumos, depois de lhe meter pneus de lama, nunca baixavam dos 7 litros, e a manutençao comparativamente a versao a gasolina era mais do dobro. aquilo que poupava em combustivel ia-se na manutençao, já para nao falar que pequenos motores modernos a gasoleo sao um cancro no que a fiabilidade diz respeito, e como tal nem sequer tinha confiança no carro para lhe dar mau trato no mato quando andava sozinho. injectores sensiveis, falhas de igniçao, perdas de potencia e fumaça...nao gastava oleo nem os consumos mudavam,mas o comportamento nao era regular, e sempre foi assistido na minha mao sem olhar a custos. era o carro de dia a dia. é verdade,nunca me deixou mal, mas nao dava para andar descansado. a unica vantagem que tinha era que para os trilhos que faço, com redutoras ligadas aquilo tinha força para quase tudo sem passar muito do ralenti.
felizmente, entre aspas, tive a "sorte" de ha um mes e pouco ter apanhado com um gajo de frente que me mandou o carro para a sucata, a seguradora pagou por completo e como foi bem comprado em 3 anos e meio so perdi 700€ com a desvalorizaçao.
isto tudo para dizer que fiquei vacinado, gasoleo nunca mais. gasoleo era bom no tempo dos 190d, era simples, era tudo mecanico. agora com injectores mega sensiveis,bombas de alta pressao, montes de electronica e grandes dependencias de sobre alimentaçao, nao só sao pouco fiaveis, como as avarias sao sempre caras e muitas vezes dificeis de identificar como deve ser.
para mim nao ha outro carro, faço vida de cidade, so ando no mato nas ferias e ocasionalmente aos fins de semana, mas mesmo assim vou buscar outro jimny, é simples, é fiavel, nao tenho de me preocupar com buracos na estrada e da para atravessadelas á chuva a 30kmh e ja ha um utilitario la em casa,nao preciso de outro carro do mesmo genero. vai ser revisionar o carro de alto a baixo, aferir os consumos, e vai logo para gpl que o motor da-se bem com isso, leva flashlube e ainda leva uma mexida na ventoinha para disparar a uma temperatura mais baixa.
ha 3 anos e tal decido realizar um desejo antigo e comprar um mini jipe. era entre o samurai e o jimny, e ganhou o jimny, era giro,mais moderno e mais seguro.
depois tinha de escolher entre diesel ou gasolina. como a versao a gasolina gastava entre 7 e 9 litros, perdi um bocado de tempo e comprei um 1.5ddis (é o dci 65cv da renault) a um preço espetacular e com apenas 54 mil kms. a razao, para alem da baixa kilometragem, era a tal diferenlça no bolso todos os meses. normalmente nao ligo ao investimento inicial de mais 2 ou 3 mil euros porque esse dinheiro ja existe na conta, o que me preocupa mesmo é aquele que deixa de entrar todos os meses para ir para o combustivel.
resumidamente, foi a pior escolha que podia ter feito. os consumos, depois de lhe meter pneus de lama, nunca baixavam dos 7 litros, e a manutençao comparativamente a versao a gasolina era mais do dobro. aquilo que poupava em combustivel ia-se na manutençao, já para nao falar que pequenos motores modernos a gasoleo sao um cancro no que a fiabilidade diz respeito, e como tal nem sequer tinha confiança no carro para lhe dar mau trato no mato quando andava sozinho. injectores sensiveis, falhas de igniçao, perdas de potencia e fumaça...nao gastava oleo nem os consumos mudavam,mas o comportamento nao era regular, e sempre foi assistido na minha mao sem olhar a custos. era o carro de dia a dia. é verdade,nunca me deixou mal, mas nao dava para andar descansado. a unica vantagem que tinha era que para os trilhos que faço, com redutoras ligadas aquilo tinha força para quase tudo sem passar muito do ralenti.
felizmente, entre aspas, tive a "sorte" de ha um mes e pouco ter apanhado com um gajo de frente que me mandou o carro para a sucata, a seguradora pagou por completo e como foi bem comprado em 3 anos e meio so perdi 700€ com a desvalorizaçao.
isto tudo para dizer que fiquei vacinado, gasoleo nunca mais. gasoleo era bom no tempo dos 190d, era simples, era tudo mecanico. agora com injectores mega sensiveis,bombas de alta pressao, montes de electronica e grandes dependencias de sobre alimentaçao, nao só sao pouco fiaveis, como as avarias sao sempre caras e muitas vezes dificeis de identificar como deve ser.
para mim nao ha outro carro, faço vida de cidade, so ando no mato nas ferias e ocasionalmente aos fins de semana, mas mesmo assim vou buscar outro jimny, é simples, é fiavel, nao tenho de me preocupar com buracos na estrada e da para atravessadelas á chuva a 30kmh e ja ha um utilitario la em casa,nao preciso de outro carro do mesmo genero. vai ser revisionar o carro de alto a baixo, aferir os consumos, e vai logo para gpl que o motor da-se bem com isso, leva flashlube e ainda leva uma mexida na ventoinha para disparar a uma temperatura mais baixa.
Comentário