Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena comprar um automóvel premium ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por serjrps Ver Post
    já andei num A5 de 2008 mas não lhe achei uma grande piada em termos de conforto no geral.
    É normal, pois esse modelo tem um cariz mais desportivo que propriamente confortável.

    Relativamente à questão essencial deste tópico: esta pergunta, no limite, pode ser encarada quase do ponto de vista filosófico: afinal que bens materiais precisamos para ser felizes?

    Cá em casa mora um (alegado) premium do segmento D e um generalista do segmento C. No dia a dia ando com o generalista e a realidade é que para me levar do ponto A ao ponto B, chega perfeitamente, não vejo nenhuma vantagem relevante em usar o premium.

    Já em viagens longas, com muita AE, há claramente uma vantagem do premium ao nível da insonorização, desempenho, comportamento e também no ambiente a bordo. Podia fazer estas viagens com o generalista do segmento C? Sim, claro que sim... mas não era a mesma coisa...

    E estas diferenças entre os dois carros valem a diferença de custo entre eles? Cada um é que sabe...

    Comentário


      Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
      Quando falam em qualidade, falam em qualidade perceptível ou qualidade real?

      Um plástico duro pode muito bem ter melhor qualidade que um mole, como já foi provado pelo famoso "Rubber Touch".
      O exemplo dos bancos de pele servem para outras coisas, como o rubber touch.

      Enquanto os bancos em pele estão em boas condições, o interior do carro ganha uma sensação de luxo e qualidade enorme adicional face ao tecido.
      Por muito boa que seja, pode-se atrasar um bocado o seu envelhecimento com cuidados frequentes (limpar e hidratar com bons produtos, por exemplo), mas dificilmente vai resistir da mesma forma que um banco de tecido.

      No rubber touch temos a mesma questão. Ele tem um toque e aspecto diferente em novo, e se usado com muito cuidado pode durar bastante. Mas para quem use unhas compridas e/ou uma série de anéis e pulseiras, já vão sofrer mais. Em todo o caso, e com os progressos feitos na qualidade do rubber touch face às primeiras implementações, dificilmente vão resistir como um botão do "velho" plástico rijo.

      Mas a questão é se o cliente que quer comprar um carro novo acima de um certo valor quer ter botões e peças com materiais parecidos com um Toyota de 1995, e suspeito que a resposta seja negativa.

      Se a durabilidade fosse a única avaliação da qualidade "real", a Lexus escusava de existir, porque para resistentes já cá estavam os Toyotas há muito tempo.

      Comentário


        Eu já não me imagino sem ter pelo menos um premium segmento D para cima, na garagem. Para mim, vale o dinheiro. Mas é como dizem, para ir comprar pão também tenho um generalista e chega bem.

        Comentário


          Obtuso permites uma questão?Eu tenho um Mazda 6 2.5 cc de 192 cv todo equipado e até pus extras custou me aqui menos de 40 mil euros, se compra-se série 3 da BMW aquase despido e numa versão muito mais fraca, qual eu ficaria melhor servido? é porque ainda não entendi o teu ponto de vista.

          Comentário


            Ate ca em PT, por pouco mais de 40.000€ ja levas um 328i. E um 328i com 245cv... muito mais fraco nao tem nada. Ate um 320i com 184cv ja chega bem.

            Equipamento... é ai que começa a aparecer a diferença. Qualidade e extras que num Mazda...

            Comentário


              A E61 cá de casa de 2008 com 180 mil km está a nível interior num estado imaculado! Tirando 1 ou 2 reparos está como quando saiu da fabrica, por mais que custe a acreditar! Logo no meu modesto entender vale.

              Comentário


                Aqui por 40 mil dá para um BMW série 3 2.0 cc de 143 CV sport pack M, ao nível exterior até é bonito, mas agora em extras é muito limitado, voltamos á mesma conversa de sempre, preparo uma lista de uns 15 mil em extras para o equipar todo ao meu gosto, refiro só uma coisa que gosto de origem jante 19 para começar, depois a lista é interminável em pequenas alterações e estética, sempre temos o mesmo problema o valer ou não a pena é de querermos ter um carro durante quanto tempo, e se valerá a pena o investimento!

                Comentário


                  Aqui por 40 mil dá para um BMW série 3 2.0 cc de 143 CV sport pack M, ao nível exterior até é bonito, mas agora em extras é muito limitado, voltamos á mesma conversa de sempre, preparo uma lista de uns 15 mil em extras para o equipar todo ao meu gosto, refiro só uma coisa que gosto de origem jante 19 para começar, depois a lista é interminável em pequenas alterações e estética, sempre temos o mesmo problema o valer ou não a pena é de querermos ter um carro durante quanto tempo, e se valerá a pena o investimento!BMW série 3 2.0 cc de 143 CV a diesel, trás isto de origem, nem chega a 30 por cento do que tenho num generalista todo equipado e com todos os extras possíves.•ABS •Airbags•Ar condicionado•Anti-patinage (ESP) •Comando rádio no volante •Cor metalizada •Régulador de velocidade •Direção assistida•Kit mãos livres •Jantes alu 18'•Navegação intregada (GPS) •Computador de bordo •Radar de marcha atrás •Luzes de nevoeiro •Radio CD•Rétrovisores elétricos •Bancos em pele •Bancos aquecidos •Fixação dos bancos para crianças •Suspensão sport •Feixo centralizado •Vidros elétricos ••Luzes xénon •Garantia 2 anos•Start & Stop

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                    Obtuso permites uma questão?Eu tenho um Mazda 6 2.5 cc de 192 cv todo equipado e até pus extras custou me aqui menos de 40 mil euros, se compra-se série 3 da BMW aquase despido e numa versão muito mais fraca, qual eu ficaria melhor servido? é porque ainda não entendi o teu ponto de vista.
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Ate ca em PT, por pouco mais de 40.000€ ja levas um 328i. E um 328i com 245cv... muito mais fraco nao tem nada. Ate um 320i com 184cv ja chega bem.

                    Equipamento... é ai que começa a aparecer a diferença. Qualidade e extras que num Mazda...
                    É isto. E o equipamento são as travessas que já falaram atrás. Mais batatas para a mesa. Tudo bem para quem gosta de comer muito e pagar pouco.

                    Nota: não falo da mazda porque nem conheço.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                      Aqui por 40 mil dá para um BMW série 3 2.0 cc de 143 CV sport pack M, ao nível exterior até é bonito, mas agora em extras é muito limitado, voltamos á mesma conversa de sempre, preparo uma lista de uns 15 mil em extras para o equipar todo ao meu gosto, refiro só uma coisa que gosto de origem jante 19 para começar, depois a lista é interminável em pequenas alterações e estética, sempre temos o mesmo problema o valer ou não a pena é de querermos ter um carro durante quanto tempo, e se valerá a pena o investimento!
                      Isso é porque colocas ênfase nas batatas e não na carne. Sou pouco exigente em extras e alguns até me chateiam.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                        Aqui por 40 mil dá para um BMW série 3 2.0 cc de 143 CV sport pack M, ao nível exterior até é bonito, mas agora em extras é muito limitado, voltamos á mesma conversa de sempre, preparo uma lista de uns 15 mil em extras para o equipar todo ao meu gosto, refiro só uma coisa que gosto de origem jante 19 para começar, depois a lista é interminável em pequenas alterações e estética, sempre temos o mesmo problema o valer ou não a pena é de querermos ter um carro durante quanto tempo, e se valerá a pena o investimento!BMW série 3 2.0 cc de 143 CV a diesel, trás isto de origem, nem chega a 30 por cento do que tenho num generalista todo equipado e com todos os extras possíves.•ABS •Airbags•Ar condicionado•Anti-patinage (ESP) •Comando rádio no volante •Cor metalizada •Régulador de velocidade •Direção assistida•Kit mãos livres •Jantes alu 18'•Navegação intregada (GPS) •Computador de bordo •Radar de marcha atrás •Luzes de nevoeiro •Radio CD•Rétrovisores elétricos •Bancos em pele •Bancos aquecidos •Fixação dos bancos para crianças •Suspensão sport •Feixo centralizado •Vidros elétricos ••Luzes xénon •Garantia 2 anos•Start & Stop
                        E tem de ser a Diesel? Tens um a gasolina, para ser comparavel, convem que se a versao a gasolina no S3. E um 320i, certamente que fica ao preço do teu Mazda, e sinceramente... de motor... a diferença nao deve ser monstruosa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          E tem de ser a Diesel? Tens um a gasolina, para ser comparavel, convem que se a versao a gasolina no S3. E um 320i, certamente que fica ao preço do teu Mazda, e sinceramente... de motor... a diferença nao deve ser monstruosa.
                          Mas a questão que se coloca é: e esse BMW tem luzes de nevoeiro?

                          Comentário


                            Para mim, a única coisa que pode responder a essa pergunta é a nossa carteira. Depende do quão desafogados vivemos e se aquele dinheiro a mais que normalmente se dá por um dito premium vale a pena ou não.

                            Se há coisa que me irrita profundamente, é ver pessoas, como amigos meus, que têm um orçamento relativamente médio baixo para comprar um carro, e lá estão eles no standvirtual a ver Séries 1 com 250 mil km's e com 10 anos em cima, só porque é a dita imagem premium, enquanto que podiam comprar um carro ajeitadinho recente e com garantia.

                            Agora, para mim existe diferença entre premium e um carro dito regular. Lembro me perfeitamente de me custar me bastante passar de um dia inteiro a conduzir o CLS e á noite passar para o MINI . Mais de 400 mil km's e nem um único ruido ou o que quer que seja, força pra dar e vender.

                            Acerca dos baixos segmentos premium's, não opino, agora acerca de segmentos altos premium, digam o que disserem, a diferença sente-se significativamente para um generalista.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              É normal, pois esse modelo tem um cariz mais desportivo que propriamente confortável.

                              Relativamente à questão essencial deste tópico: esta pergunta, no limite, pode ser encarada quase do ponto de vista filosófico: afinal que bens materiais precisamos para ser felizes?

                              Cá em casa mora um (alegado) premium do segmento D e um generalista do segmento C. No dia a dia ando com o generalista e a realidade é que para me levar do ponto A ao ponto B, chega perfeitamente, não vejo nenhuma vantagem relevante em usar o premium.

                              Já em viagens longas, com muita AE, há claramente uma vantagem do premium ao nível da insonorização, desempenho, comportamento e também no ambiente a bordo. Podia fazer estas viagens com o generalista do segmento C? Sim, claro que sim... mas não era a mesma coisa...

                              E estas diferenças entre os dois carros valem a diferença de custo entre eles? Cada um é que sabe...
                              É provável que seja pelo cariz mais desportivo desse A5, sim. Definitivamente não compraria um daqueles para o dia-a-dia.

                              Mas lá está, tu em casa tens um de cada, por isso podes adequar o carro às tuas necessidades. Se tivesses dinheiro para um deles apenas será que irias para o alegado premium? O acrescido esforço mensal para o manter valeria a pena?

                              Originalmente Colocado por squeezR Ver Post
                              Para mim, a única coisa que pode responder a essa pergunta é a nossa carteira. Depende do quão desafogados vivemos e se aquele dinheiro a mais que normalmente se dá por um dito premium vale a pena ou não.

                              Se há coisa que me irrita profundamente, é ver pessoas, como amigos meus, que têm um orçamento relativamente médio baixo para comprar um carro, e lá estão eles no standvirtual a ver Séries 1 com 250 mil km's e com 10 anos em cima, só porque é a dita imagem premium, enquanto que podiam comprar um carro ajeitadinho recente e com garantia.

                              Agora, para mim existe diferença entre premium e um carro dito regular. Lembro me perfeitamente de me custar me bastante passar de um dia inteiro a conduzir o CLS e á noite passar para o MINI . Mais de 400 mil km's e nem um único ruido ou o que quer que seja, força pra dar e vender.

                              Acerca dos baixos segmentos premium's, não opino, agora acerca de segmentos altos premium, digam o que disserem, a diferença sente-se significativamente para um generalista.
                              Também conheço malta desse género, sempre à cata de carros já com uns aninhos em cima e muitos Kms, muitas vezes olhando mais para a marca do que para a relação qualidade / preço em si. Não quer dizer que não se encontrem bons BMW, Mercedes, Lexus, etc que sejam bons negócios por aí, mas será que merecem o risco? Para mim nesta fase da vida nem pensar, por exemplo.

                              Comentário


                                Vale porque os carros são bastante melhores e sobrevivem bastante melhor ao passar dos anos. Infelizmente a capacidade económica não permite é a opção para toda a gente.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                  Vale porque os carros são bastante melhores e sobrevivem bastante melhor ao passar dos anos. Infelizmente a capacidade económica não permite é a opção para toda a gente.
                                  E tem outro factor: quem tem conhecimentos, secalhar fica melhor arranjar um carro premium com varios km's (nao significa varios anos!!) e trocar umas peças do que comprar novo pelo mesmo preço.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                    Vale porque os carros são bastante melhores e sobrevivem bastante melhor ao passar dos anos. Infelizmente a capacidade económica não permite é a opção para toda a gente.
                                    Tenho uma vaga ideia de que quando eras vendedor da peugeot , já antes da ford e isto há uns bons anitos, não pensavas tanto assim

                                    Agora a sério, não concordo inteiramente contigo, no sentido em que se uma pessoa não der grande importancia à capacidade de personalização nem aos materiais, pode não compensar. Acredito é que a maior parte das pessoas dê importancia a isso.

                                    Mas atenção, sei bem que um Skoda Superb é bem diferente de um Audi A4, e adivinha lá qual eu compraria

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                      Obtuso permites uma questão?Eu tenho um Mazda 6 2.5 cc de 192 cv todo equipado e até pus extras custou me aqui menos de 40 mil euros, se compra-se série 3 da BMW aquase despido e numa versão muito mais fraca, qual eu ficaria melhor servido? é porque ainda não entendi o teu ponto de vista.
                                      Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                      Aqui por 40 mil dá para um BMW série 3 2.0 cc de 143 CV sport pack M, ao nível exterior até é bonito, mas agora em extras é muito limitado, voltamos á mesma conversa de sempre, preparo uma lista de uns 15 mil em extras para o equipar todo ao meu gosto, refiro só uma coisa que gosto de origem jante 19 para começar, depois a lista é interminável em pequenas alterações e estética, sempre temos o mesmo problema o valer ou não a pena é de querermos ter um carro durante quanto tempo, e se valerá a pena o investimento!BMW série 3 2.0 cc de 143 CV a diesel, trás isto de origem, nem chega a 30 por cento do que tenho num generalista todo equipado e com todos os extras possíves.•ABS •Airbags•Ar condicionado•Anti-patinage (ESP) •Comando rádio no volante •Cor metalizada •Régulador de velocidade •Direção assistida•Kit mãos livres •Jantes alu 18'•Navegação intregada (GPS) •Computador de bordo •Radar de marcha atrás •Luzes de nevoeiro •Radio CD•Rétrovisores elétricos •Bancos em pele •Bancos aquecidos •Fixação dos bancos para crianças •Suspensão sport •Feixo centralizado •Vidros elétricos ••Luzes xénon •Garantia 2 anos•Start & Stop
                                      Noto na participação que fazes no fórum tens sempre uma grande tendência de defender a escolha que fizeste.
                                      Tu ficas melhor servido com o carro que irá satisfazer melhor as tuas necessidades, desejos e outros aspectos mais ou menos racionais. Já percebi que dás imenso valor ao equipamento de um carro, independentemente da utilidade do mesmo ou do número de vezes que o irás utilizar, mas não é isso que torna um modelo mais ou menos premium, melhor ou pior.
                                      No Bmw que referiste tens a possibilidade de ter écrans de vários tamanhos (consoante a tua escolha) com ou sem GPS, com alta definição, contraste, brilho etc. O head-up display é projectado directamente no pára-brisas e não num pequeno vidro projectado para o efeito (como deves calcular são tecnologias com diferentes custos de produção e de engenharia envolvida), e tens ainda o exemplo dos próprios comandos rotativos de controlo dos sistemas de infotainment que no mazda são simples botões e nas três marcas premium já são sensíveis ao toque permitindo "desenhar/escrever" letras e números por exemplo.
                                      Peguei nestes exemplos mas existem outros mais, foi só uma tentativa de explicação de que até mesmo nesses equipamentos que tu tens e que no bmw são opcionais existem diferenças.

                                      A mazda nos últimos restylings e lançamentos que realizou (Mazda 2, CX-5, 6, CX-3) evoluiu bastante a nível qualitativo, de design e tecnológicos. Finalmente apresenta um sistema de infotainment em condições (herdado do Mazda 3) com um écran com boa resolução, sistema intuitivo e com informações gráficas sobre o carro muito agradável, em vez do antiquado sistema em parceria com a TomTom. Mas para a Mazda (digo mazda, mas podia dizer peugeot, renault, ford etc.) chegar a este ponto já a Mercedes/Audi/BMW o tinha alcançado e até já vão mais adiantadas tecnologicamente e a pensar já no seu próximo passo.
                                      Isto para dizer que os generalistas, regra geral, são bons carros tendo em conta o que oferecem e o preço que possuem (há uns melhores, outros piores), mas isso não significa que não exista algo melhor e consequentemente também mais caro. Se os clientes estão dispostos a pagar essa diferença de preço é outra conversa e só depende de cada um.

                                      Outro aspecto que os colegas do fórum te estavam a querer demonstrar era ainda relativamente ao motor. Um 18i, 20i, 28i são motores muitos mais avançados, com melhores prestações do que o 2.5cc de 192cv que possuis no Mazda. A engenharia e investigação realizada no desenvolvimento de novos motores também se paga e também se reflecte no preço dos carros.

                                      Por fim, é importante não confundir as estratégias e filosofias das marcas com chavões como "qualidade". As marcas generalistas costumam optar por carros pouco configuráveis e com listas de equipamentos pouco extensas e somente com alguns packs pré-definidos pelas marca. A mazda, tal como maioria das japonesas, leva isso a um extremo por questões de filosofia (dá-lhes jeito a nível de métodos de produção, controlo de custos etc.). A bmw/mercedes/audi preferem utilizar um método em maioritariamente produzem por encomenda e como tal isso também vai permitir aos clientes uma maior personalização das viaturas. A mazda possui dois ou três níveis de equipamento, passíveis de poucas alterações. Isto não significa que uma é melhor que a outra, são diferentes. Há clientes que se identificam mais com uma filosofia e outros com outra.
                                      Exemplo: Sou um cliente que gosta de bancos em pele, GPS e jantes de 16" para possuir o melhor conforto possível. Na bmw escolho os bancos e GPS (individualmente ou por ventura em pack que exista) e mesmo que o carro traga jantes de 17" de série poderá ser possível colocar de fábrica umas de 16". Na mazda, só consigo ter os bancos em pele e GPS se for para o nível de equipamento máximo. Mas isso vai "obrigar-me" a levar com as jantes de 18" desse nível de equipamento ou então escolher um nível de equipamento mais baixo, o que no meu caso não me serve. Sei que de fábrica não será possível encomendar directamente com jantes de 16" num nível de equipamento de topo. Quanto muito o stand, por cortesia, poderá encomendar umas jantes separadamente e substituir pelas de 18", o que me prejudicará porque o stand ainda fica com umas jantes grátis de 18" pagas por mim. É um exemplo de como a filosofia de ter o máximo equipamento possível de "série" nem sempre serve a todos os clientes.

                                      Espero que tenhas ficado um pouco mais elucidado sobre as diferenças entre marcas e também sobre as formas de pensar que não são necessariamente iguais para todas as pessoas. Ainda assim sei que irá continuar a achar o Mazda 6 melhor que um Série 3/Classe C/A4, o que está correcto, de acordo com as tuas necessidades, com o que valorizas e forma de pensar.
                                      Editado pela última vez por AstonM; 11 April 2015, 14:28.

                                      Comentário


                                        Peugeotsales, mas depois temos um problema, ao comprar um premium com 150 mil km ou 7 anos, deparamos com um carro de boa qualidade sem dúvida, mas: confrontamo-nos com um carro obsoleto em tecnologia de ponta e segurança, porque nos dias de hoje o mercado auto avança a uma grande velocidade, assim os consumos melhoraram muito, e são muito menos poluentes, é o mesmo que eu andar num BMW série 3 M de 2006 e andar num agora de 2014, tenta ver estes dois exemplos, e depois dá-me uma resposta concreta.

                                        Comentário


                                          Eu por acaso apesar de reconhecer algumas qualidades q distinguem os Premium dos generalistas, acho q o fator q mais os separa é aquele algo mais q dificilmente pode ser quantificado, pois tem mais a ver com o conjunto como é pensado e concebido do q com qualquer outra razão.

                                          Mas não sou de todo a melhor pessoa para opinar pq nunca tive um Premium.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Tenho uma vaga ideia de que quando eras vendedor da peugeot , já antes da ford e isto há uns bons anitos, não pensavas tanto assim
                                            Brincando também e graças ao teu post, veio-me à memória uma "brutal" discussão que eu tive com ele na altura do lançamento do 308 em que a Peugeot Portugal pegou num exemplar de vários concorrentes do 308 e escreveu nas portas "eu quero ser um 308" (marketing engraçado) mas que depois apresentou o produtoaos vendedores como tendo "qualidade igual ou até melhor que a do A3". Coisas que ele bem aqui reproduziu com enormes certezas depois do dia da apresentação.

                                            Diga-se que eu também na altura achava coisas que hoje me fazem rir só de pensar que acreditava nelas

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              Brincando também e graças ao teu post, veio-me à memória uma "brutal" discussão que eu tive com ele na altura do lançamento do 308 em que a Peugeot Portugal pegou num exemplar de vários concorrentes do 308 e escreveu nas portas "eu quero ser um 308" (marketing engraçado) mas que depois apresentou o produtoaos vendedores como tendo "qualidade igual ou até melhor que a do A3". Coisas que ele bem aqui reproduziu com enormes certezas depois do dia da apresentação.

                                              Diga-se que eu também na altura achava coisas que hoje me fazem rir só de pensar que acreditava nelas
                                              Essa é engraçada, um Pug 308 ter qualidade igual ou até melhor do que um Audi A3!!!

                                              Falo com conhecimento de causa, conheço bem os dois carros, a qualidade nem sequer é parecida, quanto mais poder ser igual!!!

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                Na minha opinião é claro que há diferenças palpáveis entre os ditos premium e os generalistas. Não serao é tão grandes como a ideia premium vs generalista, pode sugerir.

                                                mas o que leva a que sequer se coloque esta questão?

                                                os premium ao entrararem nos segmentos mais baixos, também sacrificam algumas das qualidades que os leva a ser considerados premium. O que depois acontece está muito relacionado com as expectativas dos clientes. Será um série 1, tão premium como um série 7? Vale um série 1 despido mais 3/4 mil € que o generalista equivalente? Para mim, como disse antes, a resposta é sim. Mas o que não pode acontecer, é a pessoa escolher o premium na sua gama mais básica, e achar que está a comprar um carro 2/3 segmentos acima.

                                                acho que é este choque de expectativas que leva a que muitos não se sintam plenamente satisfeitos com o premium. Porque esperavam demais dele.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                  Peugeotsales, mas depois temos um problema, ao comprar um premium com 150 mil km ou 7 anos, deparamos com um carro de boa qualidade sem dúvida, mas: confrontamo-nos com um carro obsoleto em tecnologia de ponta e segurança, porque nos dias de hoje o mercado auto avança a uma grande velocidade, assim os consumos melhoraram muito, e são muito menos poluentes, é o mesmo que eu andar num BMW série 3 M de 2006 e andar num agora de 2014, tenta ver estes dois exemplos, e depois dá-me uma resposta concreta.
                                                  Não sei é um bom exemplo (mesmo que tenhas razão) porque um BMW M não deve ter o seu foco nas emissões ou nos consumos... Pessoalmente acho que o M3 anterior com motor V8 atmosférico é incomparavelmente mais satisfatório do que o V6 biturbo atual.. Isto do ponto de vista desportivo. Claro que um motor turbo vai conseguir menores consumos que um atmosférico de iguais prestações mas também um motor 6 cilindros consumirá por regra menos do que um de 8 cilindros de posicionamento e prestações equiparáveis.

                                                  Para mim a maior evolução é sempre na segurança. O volvo V40 quando saiu foi o modelo considerado mais seguro de sempre dos testados pela EuroNCAP. Tendo em conta que é um segmento C acho isso brilhante...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                                    Na minha opinião é claro que há diferenças palpáveis entre os ditos premium e os generalistas. Não serao é tão grandes como a ideia premium vs generalista, pode sugerir.

                                                    mas o que leva a que sequer se coloque esta questão?

                                                    os premium ao entrararem nos segmentos mais baixos, também sacrificam algumas das qualidades que os leva a ser considerados premium. O que depois acontece está muito relacionado com as expectativas dos clientes. Será um série 1, tão premium como um série 7? Vale um série 1 despido mais 3/4 mil € que o generalista equivalente? Para mim, como disse antes, a resposta é sim. Mas o que não pode acontecer, é a pessoa escolher o premium na sua gama mais básica, e achar que está a comprar um carro 2/3 segmentos acima.

                                                    acho que é este choque de expectativas que leva a que muitos não se sintam plenamente satisfeitos com o premium. Porque esperavam demais dele.
                                                    Exato. Tal como quem compra um Clio não pode esperar a qualidade e insonorização de um laguna. A lógica é a mesma. As diferenças entre segmentos existem quer se fale da marca generalista ou premium. Só que durante muito tempo os premiuns apenas tiveram segmento D ou superior e as pessoas habituaram-se que determinada marca equivalia à qualidade desses segmentos.

                                                    A BMW ou a Audi podiam produzir um S1 ou A3 respetivamente com a qualidade de um A6. Mas aí custavam 45 mil euros para um 1600cc sem extras. O que não fazia sentido se por 50 mil (sensivelmente) se acede à base da gama A6...

                                                    As expetativas foram muito altas e depois há quem não perceba as diferenças entre segmentos.

                                                    Não invalida que dentro do seu segmento o Premium não seja globalmente superior. Se vale o dinheiro extra ou não, depende do que cada um valoriza.

                                                    E não invalida que pelo preço de um segmento C premium muita gente prefira comprar um segmento D generalista. Estão no seu direito. Cada um compra o que quer, precisa ou pode comprar...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                      No Bmw que referiste tens a possibilidade de ter écrans de vários tamanhos (consoante a tua escolha) com ou sem GPS, com alta definição, contraste, brilho etc. O head-up display é projectado directamente no pára-brisas e não num pequeno vidro projectado para o efeito (como deves calcular são tecnologias com diferentes custos de produção e de engenharia envolvida), e tens ainda o exemplo dos próprios comandos rotativos de controlo dos sistemas de infotainment que no mazda são simples botões e nas três marcas premium já são sensíveis ao toque permitindo "desenhar/escrever" letras e números por exemplo.
                                                      Peguei nestes exemplos mas existem outros mais, foi só uma tentativa de explicação de que até mesmo nesses equipamentos que tu tens e que no bmw são opcionais existem diferenças.

                                                      A mazda nos últimos restylings e lançamentos que realizou (Mazda 2, CX-5, 6, CX-3) evoluiu bastante a nível qualitativo, de design e tecnológicos. Finalmente apresenta um sistema de infotainment em condições (herdado do Mazda 3) com um écran com boa resolução, sistema intuitivo e com informações gráficas sobre o carro muito agradável, em vez do antiquado sistema em parceria com a TomTom. Mas para a Mazda (digo mazda, mas podia dizer peugeot, renault, ford etc.) chegar a este ponto já a Mercedes/Audi/BMW o tinha alcançado e até já vão mais adiantadas tecnologicamente e a pensar já no seu próximo passo.
                                                      Isto para dizer que os generalistas, regra geral, são bons carros tendo em conta o que oferecem e o preço que possuem (há uns melhores, outros piores), mas isso não significa que não exista algo melhor e consequentemente também mais caro. Se os clientes estão dispostos a pagar essa diferença de preço é outra conversa e só depende de cada um.

                                                      Outro aspecto que os colegas do fórum te estavam a querer demonstrar era ainda relativamente ao motor. Um 18i, 20i, 28i são motores muitos mais avançados, com melhores prestações do que o 2.5cc de 192cv que possuis no Mazda. A engenharia e investigação realizada no desenvolvimento de novos motores também se paga e também se reflecte no preço dos carros.

                                                      Por fim, é importante não confundir as estratégias e filosofias das marcas com chavões como "qualidade". As marcas generalistas costumam optar por carros pouco configuráveis e com listas de equipamentos pouco extensas e somente com alguns packs pré-definidos pelas marca. A mazda, tal como maioria das japonesas, leva isso a um extremo por questões de filosofia (dá-lhes jeito a nível de métodos de produção, controlo de custos etc.). A bmw/mercedes/audi preferem utilizar um método em maioritariamente produzem por encomenda e como tal isso também vai permitir aos clientes uma maior personalização das viaturas. A mazda possui dois ou três níveis de equipamento, passíveis de poucas alterações. Isto não significa que uma é melhor que a outra, são diferentes. Há clientes que se identificam mais com uma filosofia e outros com outra.
                                                      Exemplo: Sou um cliente que gosta de bancos em pele, GPS e jantes de 16" para possuir o melhor conforto possível. Na bmw escolho os bancos e GPS (individualmente ou por ventura em pack que exista) e mesmo que o carro traga jantes de 17" de série poderá ser possível colocar de fábrica umas de 16". Na mazda, só consigo ter os bancos em pele e GPS se for para o nível de equipamento máximo. Mas isso vai "obrigar-me" a levar com as jantes de 18" desse nível de equipamento ou então escolher um nível de equipamento mais baixo, o que no meu caso não me serve. Sei que de fábrica não será possível encomendar directamente com jantes de 16" num nível de equipamento de topo. Quanto muito o stand, por cortesia, poderá encomendar umas jantes separadamente e substituir pelas de 18", o que me prejudicará porque o stand ainda fica com umas jantes grátis de 18" pagas por mim. É um exemplo de como a filosofia de ter o máximo equipamento possível de "série" nem sempre serve a todos os clientes.

                                                      Espero que tenhas ficado um pouco mais elucidado sobre as diferenças entre marcas e também sobre as formas de pensar que não são necessariamente iguais para todas as pessoas. Ainda assim sei que irá continuar a achar o Mazda 6 melhor que um Série 3/Classe C/A4, o que está correcto, de acordo com as tuas necessidades, com o que valorizas e forma de pensar.
                                                      Compreendo este post embora hajam aspectos que no caso do Mazda que podiam ser tidos em conta.
                                                      Existem muito mais limitações no caso da escolha dos extras nos generalistas mas nem em todos os generalistas.

                                                      Os automóveis japoneses vendidos na Europa são por tradição menos ligados aos gadgets mas pode não ser algo aplicável a todos os generalistas sendo que a Mazda distingue-se pela negativa neste aspecto em parte porque ainda era um dos últimos nipónicos fabricados no pais de origem depois porque a esse nível nosso importador é limitado.
                                                      O sistema infotainement no Mazda 6 vendido no mercado doméstico era mais evoluído que o europeu e certamente que muitas dessas personalizações são possíveis por lá. Acontece é que para muitas marcas japonesas a Europa é um mercado secundário. Há todo um problema logístico de personalizar um carro de 1001 maneiras, fabricá-lo, metê-lo dentro de um barco, trazê-lo para a Europa, desalfândegar etc etc. Todo o processo demora tempo e é apenas uma das condicionantes mais evidentes, certamente haverá muitas outras.

                                                      Na prática muitas vezes as coisas não são o que parecem ser, no caso das motorizações do 6 nunca comparei com os da casa de motores da baviera que por tradição estão tecnológicamente na linha da frente MAS, se encontrares um teste prático destes dois é provável que venhas a ter uma surpresa, e que afinal o BMW não é assim tão mais avançado nem tem tão melhores prestações. Por seu lado o 6 também não é assim tão mais barato que um série 3...

                                                      Na minha opinião as maiores diferenças nas marcas premium e não premium está na apresentação.
                                                      No mazda abres o capô e ainda tens tudo à mão de semear, com um plástico simples a cobrir o motor e ainda o tens de segurar o capô por meio de uma vareta coisa que num e36 e não sei se antes já tinha sido substituido por um conjunto mola-amortecedor. No BMW tem tudo um aspecto impecável com plástico por todo o lado (que dificulta o trabalho do mecânico).
                                                      O pessoal fica todo contente porque comprou premium mas "ganha" nestes pormenores mas ao fim de uns anos e fora da garantia lá tem de fazer uma visita à casa-mãe pagar 5x por um amortecedor que custa x e assim vai-se cobrindo o investimento "premium" e vende-se uma peça que outrora não vendiam. Com os plásticos rubber touch e todas essas coisas é a mesma treta.
                                                      Ainda hoje estava a ler neste tópico e encontro coisas no teste do A8 e do X3 que considero pouco dignas de marcas chamadas premium.
                                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...0-000km-2.html

                                                      No fim de contas é tudo uma questão de filosofia e o mais importante é comprar-se o carro de que se gosta, premium não premium.
                                                      Editado pela última vez por FernandoAc; 11 April 2015, 16:20.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                        Obtuso permites uma questão?Eu tenho um Mazda 6 2.5 cc de 192 cv todo equipado e até pus extras custou me aqui menos de 40 mil euros, se compra-se série 3 da BMW aquase despido e numa versão muito mais fraca, qual eu ficaria melhor servido? é porque ainda não entendi o teu ponto de vista.
                                                        parece-me pouco provável que o mazda 6 2.5 litros que custou menos de 40 mil euros com todo o equipamento, seja muito mais barato que o 328i que tem 2,0 litros e 245cv.... ainda que muito menos equipamento. cá o 328i custa 46 mil euros preço base.... e em prestações bate largamente o teu mazda 6....

                                                        quem preferir equipamento escolhe o mazda 6, quem privilegiar a superior dinâmica e prestações escolhe o 328i, sabendo que, para ter o mesmo equipamento do mazda, gasta bastante mais.... mas como disseram, o motor mais equiparável será o 320i de 184cv a gasolina, que custa em Portugal 42 mil euros.... diria eu, mesmo sem saber, menos do que o 2,5 litros 192cv do mazda 6 caso se vendesse por cá...

                                                        eu por acaso gosto muito do mazda 6 mas reconheço que o S3 é superior em vários aspetos, como este vídeo bem demonstra:

                                                        https://www.youtube.com/watch?v=ikfBoD9TwOs

                                                        (apesar de ser a comparação 320d vs 2.2d)

                                                        de qualquer forma neste segmento, comprava o novo C ou o Jaguar XE...
                                                        Editado pela última vez por dtv; 11 April 2015, 16:51.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                          quem preferir equipamento escolhe o mazda 6, quem privilegiar a superior dinâmica e prestações escolhe o 328i, sabendo que, para ter o mesmo equipamento do mazda, gasta bastante mais....

                                                          Por acaso é um paradoxo... com se pode dar importância à dinâmica e prestações se o nosso código nos manda andar a 120 Km/h máximo em Autoestrada e 90 Km/h em estrada normal, isso hoje em dia qualquer carro de gama media faz e com consumos relativamente baixos, aí o Mazda para o pais que temos dá e sobra...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                            Obtuso permites uma questão?Eu tenho um Mazda 6 2.5 cc de 192 cv todo equipado e até pus extras custou me aqui menos de 40 mil euros, se compra-se série 3 da BMW aquase despido e numa versão muito mais fraca, qual eu ficaria melhor servido? é porque ainda não entendi o teu ponto de vista.
                                                            Fui à página BMW do Luxemburgo e no configurador os preços são 31.522 euros para o 320i de 184 cv (sedan, caixa manual); 328i de 245 cv por 36.937 euros e o 318d que referiste custa 30.265 euros.....

                                                            não me parece que com 10 mil euros não coloques um 320i de 184cv com quase todo o equipamento que pretendes, com a vantagem que até a parte de tecnologia (idrive) é superior quer em conteúdos quer em manuseamento no S3....

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                                              Por acaso é um paradoxo... com se pode dar importância à dinâmica e prestações se o nosso código nos manda andar a 120 Km/h máximo em Autoestrada e 90 Km/h em estrada normal, isso hoje em dia qualquer carro de gama media faz e com consumos relativamente baixos, aí o Mazda para o pais que temos dá e sobra...
                                                              para mim conta imensamente mais a aceleração de 0-100 km/h e as recuperações do que a velocidade máxima... não preciso de passar os 120 km/h para usufruir de prestações superiores num modelo face a outro....

                                                              a ideia é ter mais pelo mesmo valor. ou seja, pelo mesmo valor, o mazda 6 dá-te mais equipamento enquanto o S3 do mesmo valor dá-te melhores prestações e dinâmica... agora o condutor escolhe. se quiser gastar o mesmo, escolhe se prefere mais equipamento (e neste caso mais espaço também) ou se prefere melhor dinâmica e prestações... eu prefiro a segunda parte, mas como disse, até gosto muito do mazda 6. tou tão fartinho de ver F30 pela rua, que no segmento D não ponderava o S3... (mas só por isso)....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X