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Eu conduzi: Laguna 175cv

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    #31
    A potência nunca sobra... ;)

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

      A potência nunca sobra... ;)
      :D

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

        A potência nunca sobra... ;)
        Lá isso é verdade... concordo ;)

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por v7

          Excelente relato. Fico com a ideia de que nessa versão o Laguna já passa um ou outro desconforto/embaraço para lidar com essa potência e binário ?
          O Laguna nessa versão, se não for no pack GT, poucas diferenças tem para a diferente gama...


          No pack GT o carro transforma-se por completo, apresenta novas afinações de suspensão, novas jantes e novos pneus.
          Em termos de condução fica melhor que o Megane RS (primeira fase). Penso que já dá para ter uma ideia da sua condução [8D]



          Renault Laguna GT
          [u]Prazer de condução</u>

          "American Express". Estas foram as palavras que, Ana Cristina Carvalho, directora de relações públicas da Renault Portuguesa, deixou escapar quando lhe perguntei qual era o posicionamento de mercado do novo Laguna GT.

          Ao ter sido o primeiro carro a obter as cinco estrelas nos exigentes crash test Euro-NCAP, o Laguna II conseguiu para a Renault uma posição de destaque nesse campo - é só a referência actual.

          Mais. Esse facto, somado às restantes características do produto (elevada qualidade percebida, tecnologia embarcada e, claro, uma correcta política de preços) colocou a marca francesa na lista de preferências de clientes que, neste segmento, tradicionalmente, não consideravam a compra de um Renault.

          De qualquer forma, se o Laguna II tinha um ponto fraco era a condução, ou melhor, o reduzido prazer de condução que proporcionava.

          A direcção era demasiado filtrada, não deixando sentir o que se passava entre o trem dianteiro e a estrada, e pouco linear na sua actuação, ao passo que, sempre que se forçava o ritmo, o chassis acusava alguma falta de precisão em virtude das suspensões demasiado brandas.

          Fácil, seguro e honesto, mas isento de qualquer alma ou chama desportiva.

          Ora, o principal objectivo do caderno de encargos dos engenheiros da Renault para o Laguna II bis residia em na devolução das sensações (e do prazer a elas associado) ao condutor, preservando o conforto e a segurança que são valores tradicionais da marca.


          [u]Dinâmica apurada</u>

          E a boa surpresa é que, desde os primeiros quilómetros percorridos aos comandos do Laguna GT, este revela ser um "animal diferente" – para melhor, muito melhor.

          Os comandos possuem uma harmonia e um feedback desconhecidos num Laguna. Por exemplo, a outrora inerte direcção revela uma resposta linear e deixa passar a informação e a sensibilidade que o condutor precisa, tornando a condução mais intuitiva.

          O trabalho realizado nas ligações ao solo (ler caixa) tem resultados evidentes, com a precisão de trajectória a ser agora uma realidade, mesmo em combinações de velocidade e aceleração lateral elevadas, muito por mérito de um rolamento de carroçaria bem controlado.

          Tanto melhor, porque a acção dos 205 CV do motor e da caixa de seis velocidades levam a que o velocímetro marque mais de 230 km/h com relativa facilidade (cruzeiros a velocidades altamente ilegais são obtidos em plena serenidade).

          Deixando para trás a Auto Estrada, rumo a percursos mais sinuosos nas estradas das províncias da Toscana e da Umbria, o Laguna GT continua a surpreender.

          Graças às barras estabilizadoras mais grossas (e aos elementos da suspensão mais rígidos), a resposta à direcção é mais ágil, neutra e positiva, com o limite de subviragem na inscrição a aparecer muito tarde e de forma progressiva.

          À medida que a temperatura ia descendo, primeiro a valores próximos dos zero e depois negativos, e as condições de aderência pioravam, a excelente capacidade de tracção e a tenacidade dos Michelin Exalto 2 a agarrar ao asfalto continuavam a ser uma realidade.

          Quando, à saída de uma curva, exagerava na aplicação de potência, ainda existiam quantidades suficientes de grip e de direccionalidade disponíveis para controlar o alargar da trajectória com a direcção e o dosear do acelerador, trazendo o Laguna de volta à linha desejada. Enquanto desportivo, a qualidade e o envolvimento de condução do Laguna GT é bem superior à do Mégane Renault Sport (!?!).

          Na realidade, desde o 21 Turbo que a Renault não tinha (neste segmento) um veículo dinamicamente tão apurado, daqueles capazes de tornar qualquer viagem numa proposta tentadora.

          Por tudo isto, o prometido banho nas águas quentes e sulfurosas das termas de Saturnia foi o anticlimax perfeito após quase 300 km de condução.

          As águas da chuva levam cerca de quarenta anos após terem caído até saírem na cratera natural a 37º C, percorrendo um longo caminho subterrâneo que as levam a 700 m de profundidade (onde adquirem a temperatura), e proporcionarem uma inegável sensação de bem estar (qualidade de vida) a quem nelas se banha.

          O Laguna GT é bem mais rápido, mas nem por isso o prazer obtido na sua condução é menos intenso.



          Conclusão
          Se a política de preços aplicada ao Laguna GT seguir as mesmas linhas da restante gama, a Renault arrisca-se a ter o familiar desportivo mais completo do mercado. Motor e caixa formam um conjunto cujas prestações estão (pelo menos) ao nível das dos melhores concorrentes, ao passo que o chassis também é bem sucedido quer no partido que deles retira quer na forma como envolve o condutor. Tudo isto fornecido numa “embalagem” de créditos firmados em aspectos chave como a segurança, o equipamento e a qualidade apercebida. Como disse. Completo!





          citação:Ao nível do chassis, o Laguna GT beneficia do tratamento natural dispensado a versões de altas prestações.

          As molas possuem uma taragem 24% mais dura e são mais baixas, resultando numa altura ao solo 10 mm inferior, ao passo que os amortecedores possuem as hastes e os pontos de fixação reforçados, para além de, como é lógico, leis de amortecimento específicas.

          As barras estabilizadoras têm um diâmetro de 20,5 mm à frente e 28,5 mm atrás, sendo que o toque final no upgrade das ligações ao solo é dado por uns Michelin Pilot Exalto 2 de medida 225/45R17, os quais, segundo os responsáveis da Renault, foram especificamente concebidos para responder às necessidades do Laguna GT.

          Estas alterações vão todas no sentido de conferir um comportamento mais ágil e preciso, com particular destaque para a consistência em apoio e para a estabilidade de trajectória a alta velocidade.

          Por fim, referência positiva para o facto de o ESP (mais rápido e preciso nas reacções e com a capacidade de levar em consideração o comportamento da suspensão e o desgaste dos pneus) ser desligável.

          Comentário


            #35
            Esse Laguna GT...é um senhor...com S grande.
            Ainda não vi nenhum ao vivo

            Cumpts

            Comentário


              #36
              Esses 205 cv devem ser um must, do que já li...

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                Esses 205 cv devem ser um must, do que já li...
                Nem necessitas ir tão longe, o 2.0dci GT com 175cv já é muito bom e, tem a vantagem de gastar muito menos [8D]
                As afinações GT tornam o Laguna II muito eficaz [B)]

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por 3com

                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                  Esses 205 cv devem ser um must, do que já li...
                  Nem necessitas ir tão longe, o 2.0dci GT com 175cv já é muito bom e, tem a vantagem de gastar muito menos [8D]
                  As afinações GT tornam o Laguna II muito eficaz [B)]
                  Já agora, pode-se saber a fonte do teste?

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Mayhem

                    citação:Originalmente colocada por 3com

                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                    Esses 205 cv devem ser um must, do que já li...
                    Nem necessitas ir tão longe, o 2.0dci GT com 175cv já é muito bom e, tem a vantagem de gastar muito menos [8D]
                    As afinações GT tornam o Laguna II muito eficaz [B)]
                    Já agora, pode-se saber a fonte do teste?
                    O conhecido Pedro Silva, www.overdrive.pt .

                    Comentário


                      #40
                      ~Comprei uma Laguna break 2.0 DCi 175 exclusive, que chega na 6.ª feira dia 5....fiquei um pouco mais esclarecido com o teu relato....obrigado

                      Comentário


                        #41
                        De nada, parabéns pla tua fantástica escolha, vais ver q em termos de conforto, n há mtos concorrentes.
                        O GT foi dos primeiros q averiguei a renda, mas de facto esse é uma melhor relação preço/equipamento.

                        Comentário


                          #42
                          o equipamento exclusive é de longe o mais completo já que não apresenta extras além da pintura metalizada. Assim tem de serie coisas como o GPs que em outras somente existe como opção. escolhi a cor preto nacarado com ambiente Dynamic que é em tudo muito semanhante ao do GT.`No entnato confesso que quando entrei no Stand ia para comprar uma Megane break de 105 Cv, mas quando vi a laguna não resisti... é espectacular.

                          Comentário


                            #43
                            Também gosto muito do 2.0 dci de 175 cv,mas na minha modesta opinião os modelos franceses mudam muito em pouco tempo... não sei se do seu avanço tecnol. ou quê.Nem sempre o que se muda é para melhor...

                            Comentário


                              #44
                              Como é que se podem fazer test drives desses? Que duram uma tarde inteira e centenas de Kms? No máximo consigo andar uns 15 ou 20 sp com o vendedor à perna...

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por Whisperdancer

                                Como é que se podem fazer test drives desses? Que duram uma tarde inteira e centenas de Kms? No máximo consigo andar uns 15 ou 20 sp com o vendedor à perna...
                                Quando fiz test-drive a um clio III 1.2 aconteceu-me o mesmo [xx(]

                                Mas o carro do Esprit não era pra uso pessoal...mas sim da empresa ;)

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                  citação:Originalmente colocada por Whisperdancer

                                  Como é que se podem fazer test drives desses? Que duram uma tarde inteira e centenas de Kms? No máximo consigo andar uns 15 ou 20 sp com o vendedor à perna...
                                  Quando fiz test-drive a um clio III 1.2 aconteceu-me o mesmo [xx(]

                                  Mas o carro do Esprit não era pra uso pessoal...mas sim da empresa ;)
                                  Esse foi de facto um factor que fez c q deixassem.
                                  Mas há outros concessionários q deixam. Repara q entregar assim um carro tem riscos, e eu podia-o fazer, pq eles n sei pke confiavam!
                                  Se leres o meu "Eu conduzi" da Avensis, vais ver q andei ca carrinh 3 dias!
                                  Mas se fores uma pessoa q o vendedor já conheça, vais ver q eles deixam. Acho q tbem tem um pco a ver co segmento, embora conheça quem tenha feito o mesmo c um comercial.
                                  Se chegares lá e disseres cmo eu q o carro é pa fazer +40000 km´s em AE e EN, e cmo tal ensaios de 10 mn em cidade n me interessam (se leres o do BMW vais ver q o gajo tinha medo q eu fugisse), vais ver q eles plo menos vao dar uma volta grande, noutro carro cá de casa fiz 80km de teste.

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