Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ponta-tacão: quem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    citação:Originalmente colocada por ppais

    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

    Só um OT, esta desaceleração/esticão da redução é uma das coisas que mais sinto falta num diesel...não ajuda nada à condução rápida em estradas muito enroladas
    A maior taxa de compressão de um diesel não faz com que esse esticão seja ainda mais intenso? Tinha essa ideia.
    É verdade. Mas a maior (muito maior) relação de transmissão e de caixa dos diesel atenua muito isso.

    É claro que uma redução "pelos queixos acima" [}] ou "à má fila" até devemos colar os olhos no pára-brisas mas isso não lhe faz lá muito bem :D

    O que falo é mais nas normais reduções antes de chegar a uma curva (tenho a mania de conduzir assim em estradas retorcidas) o efeito travão-motor nota-se muito menos...parece que continua a perder na mesma como se estivesse na mesma.

    Mas sei que mais no limite, ainda no fim-de-semana em viagem para 1000Fontes me aconteceu uma gira dessas, se reduzir (neste caso era para uma ultrapassagem em que estava a ver que ia ficar no mesmo sitio de tanto demorar a começar a desenvolver) como as rpms subiram para quase as 5000rpms -> parece que parou [}][}][}]

    Nem cheguei a começar a ultrapassagem. Esta mania minha de estar habituado a um carro em que metemos uma abaixo e ele começa a esgravatar alcatrão... [}][}][}]

    Comentário


      #92
      em carros com caixas sequencias em que nao e preciso embraagem o ponta-tacao nao é necessario.. normalmente era muito utilizado em carros turbos em que e preciso manter o motor sempre acima de um regime.. em carros do dia dia so topos de gama penso que tenham travoes pra isso caso contrario so se "perde" tempo e devido tb á fadiga dos travoes ao fim de uns minutos....

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por ppais

        citação:Originalmente colocada por EgyptOverseer

        Eu uso as reduções para travar o carr, por isso não entendo esta questão na sua plenitude...


        Por palavras miúdas, expliquem-me o efeito como se fosse um puto de 4 anos... :S
        Bem, a puto de 4 anos não dá... mas vou tentar ser simples.

        Sabes com certeza que numa travagem, para estar no máximo da eficiência, deve-se estar no limiar de bloquear as rodas, mas sem bloquear. Para conseguir estar no limiar de bloquear as rodas é preciso um muito bom controlo da força de travagem a aplicar. É muitíssimo mais difícil conseguir esse controlo se o carro vai ter um repetino safanão quando engrenas uma redução. Esse safanão, caso estivesses mesmo no limite, iria te bloquear as rodas, desequilibrar o carro e tornar tudo menos eficiente.

        Em teoria é possível fazer a passagem de caixa suavemente, sem safanão e sem duplas se conseguisses aliviar o travão exactamente na medida e tempo certo para compensar a inércia do motor que vai ter de subir de rotação. Na prática isto é impossível de fazer bem e é muito mais simples fazer uma ponta tacão.

        Em resumo o objectivo é manteres o carro com uma desaceleração constante e suave para não haver variações bruscas de carga que, numa situação em que estás no limite da travagem, te façam bloquear uma ou mais rodas perdendo eficiência.

        Se não perceberes alguma coisa diz o quê que eu tento explicar melhor.
        Boa explicação [^][^][^]

        Comentário


          #94
          citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

          Nem cheguei a começar a ultrapassagem. Esta mania minha de estar habituado a um carro em que metemos uma abaixo e ele começa a esgravatar alcatrão... [}][}][}]
          São os maus hábitos de quem anda "mal" montado!!! :D:D

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por Mota_R

            Eu travo com o pé esquerdo
            Ou tens um automóvel automático, ou estás lixado[:I]

            Comentário


              #96
              Sei o que é e estou a praticar.

              Comentário


                #97
                citação:Originalmente colocada por Arturval

                citação:Originalmente colocada por Mota_R

                Eu travo com o pé esquerdo
                Ou tens um automóvel automático, ou estás lixado[:I]
                lixado porquê?[|)]

                Comentário


                  #98
                  da primeira vez que tentei fazer,o ponta-tacao,o resultado foi um piao descumunal no meio de uma curva[8]
                  é uma tecnica que nao aconselho,deixem isso para os profissionais:D:D:D

                  Comentário


                    #99
                    Boas. Não percebo qual é a vantagem disso!!!
                    Ou isso ou sou muito nabo mesmo, e depois nunca consigo perceber aqueles que vêm dizer que fazem essas cenas numa curva, mas como é que aprenderam???Numa pista ou na estrada?? É que essas cenas podem dar direito a uma saida de estrada se correr mal...
                    Eu o que faço e gosto muito e dá jeito pois evita um esticão grande e dá um gozo porreiro é a aceleradela ou dupla ou tripla o que me apetecer antes de meter uma mudança, numa redução...;)

                    Comentário


                      Peço desculpa por desenterrar este tópico, mas como é pior se colocar outro novo decidi dizer, neste tópico, que estou a aperfeiçoar a técnica de ponta-tacão.

                      É viciante.
                      Aidna não a faço convenientemente, mas a outra técnica de dupla-embraiagem já domino.

                      Comentário


                        Tentei fazer isso há muitos anos atrás no meu Fiat 128 Coupé mas ia batendo com a dentuça naquela volante...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                          Tentei fazer isso há muitos anos atrás no meu Fiat 128 Coupé mas ia batendo com a dentuça naquela volante...
                          x2.

                          Deixei de tentar porque não vejo grande vantagem na minha condução diária, para além de me parecer que a durabilidade da embraiagem é capaz de sofrer bastante com estas brincadeiras.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            x2.

                            Deixei de tentar porque não vejo grande vantagem na minha condução diária, para além de me parecer que a durabilidade da embraiagem é capaz de sofrer bastante com estas brincadeiras.
                            Pelo contrário, o ponta tacão se bem feito, poupa a embraiagem, além de contribuir para manter o carro em perfeito equilíbrio.
                            Já o vou fazendo com alguma qualidade mas numa condução mais rápida ainda não é simples ou automático como desejo.

                            Comentário


                              Isso para a maioria das mulheres é complicado! A distância entre travão e acelerador é, em muitos carros, grande e além disso fazê-lo de saltos altos não dá muito jeito!

                              Comentário


                                No meu Ctr de trofeu em track days, faço e acho até muito util, poupando em muito a mecanica geral, tenho visto muitas pessoas que o fazem tambem, embora de forma errada, quando dao a "tacada" no acelarador não largam ao mesmo tempo o pedal da esquerda logo perdendo grande parte do efeito.
                                No dia a dia o smart faz isso por ele eheheheh

                                Cumps
                                MC

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                  Pelo contrário, o ponta tacão se bem feito, poupa a embraiagem, além de contribuir para manter o carro em perfeito equilíbrio.
                                  Já o vou fazendo com alguma qualidade mas numa condução mais rápida ainda não é simples ou automático como desejo.
                                  Não consigo perceber como, se largas a embraiagem com uma rotação mais elevada o disco vai ter maior tendência para patinar e desgastar mais rapidamente. Ou está-me a escapar alguma coisa?

                                  A questão do equilíbrio consegue-se com uma antecipação das travagens e curvas, bem como tendo cuidado com as transferências de massa por movimentos na direcção.

                                  Eu percebo as vantagens desta técnica em provas de competição, no dia-a-dia é que não consigo perceber as vantagens de aplicação.

                                  A não ser o poupar os tapetes do carro, os meus em menos de 2 anos já têm um buraco e eu não sou gajo para andar de saltos.

                                  Comentário


                                    No meu Stilo é praticament impossível fazê-lo devido ao acelerador estar muito mais para baixo que o travão.
                                    Outra que de vez em quando me lembro de praticar é ao reduzir, acelerar até às rotações em que a mudança abaixo vai ficar aquela velocidade, se for bem feito não dá nenhum salto nas reduções

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      Não consigo perceber como, se largas a embraiagem com uma rotação mais elevada o disco vai ter maior tendência para patinar e desgastar mais rapidamente. Ou está-me a escapar alguma coisa?

                                      A questão do equilíbrio consegue-se com uma antecipação das travagens e curvas, bem como tendo cuidado com as transferências de massa por movimentos na direcção.

                                      Eu percebo as vantagens desta técnica em provas de competição, no dia-a-dia é que não consigo perceber as vantagens de aplicação.

                                      A não ser o poupar os tapetes do carro, os meus em menos de 2 anos já têm um buraco e eu não sou gajo para andar de saltos.
                                      A ideia é colocares a rotação no ponto exacto aonde iria ficar após o processo de redução normal...ora assim, como ponta tacão, poupas trabalho à embraiagem de ter que agarrar forte até o ponteiro das rpms atingir a rotação do motor (isto não está no melhor português possível).
                                      Para quem no dia-a-dia usa reduções é um ponto a ter em conta, o conseguir ou poder fazer o ponta-tacão mas é claro que a sua maior aplicação é em pista mas mais, diria que no dia-a-dia pelo menos o Rev.Matching já seria uma grande ajuda a poupar o material - ex: terás que fazer uma redução para uma ultrapassagem...com o devido tempo podes simplesmente desengatar o carro, "blip the throttle" (dar um toque no acelerador para colocar o ponteiro nas rpms aonde irá "ficar" o carro quando novamente embraiado) e colocar a mudança...num carro com boa sonoridade, este momento tem sempre o seu encanto também...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                        A ideia é colocares a rotação no ponto exacto aonde iria ficar após o processo de redução normal...ora assim, como ponta tacão, poupas trabalho à embraiagem de ter que agarrar forte até o ponteiro das rpms atingir a rotação do motor (isto não está no melhor português possível).
                                        Para quem no dia-a-dia usa reduções é um ponto a ter em conta, o conseguir ou poder fazer o ponta-tacão mas é claro que a sua maior aplicação é em pista mas mais, diria que no dia-a-dia pelo menos o Rev.Matching já seria uma grande ajuda a poupar o material - ex: terás que fazer uma redução para uma ultrapassagem...com o devido tempo podes simplesmente desengatar o carro, "blip the throttle" (dar um toque no acelerador para colocar o ponteiro nas rpms aonde irá "ficar" o carro quando novamente embraiado) e colocar a mudança...num carro com boa sonoridade, este momento tem sempre o seu encanto também...
                                        Tens razão, estava a ver mal a coisa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                          A ideia é colocares a rotação no ponto exacto aonde iria ficar após o processo de redução normal...ora assim, como ponta tacão, poupas trabalho à embraiagem de ter que agarrar forte até o ponteiro das rpms atingir a rotação do motor (isto não está no melhor português possível).
                                          Para quem no dia-a-dia usa reduções é um ponto a ter em conta, o conseguir ou poder fazer o ponta-tacão mas é claro que a sua maior aplicação é em pista mas mais, diria que no dia-a-dia pelo menos o Rev.Matching já seria uma grande ajuda a poupar o material - ex: terás que fazer uma redução para uma ultrapassagem...com o devido tempo podes simplesmente desengatar o carro, "blip the throttle" (dar um toque no acelerador para colocar o ponteiro nas rpms aonde irá "ficar" o carro quando novamente embraiado) e colocar a mudança...num carro com boa sonoridade, este momento tem sempre o seu encanto também...
                                          Já ouvi muitos nomes para isso!

                                          Uso essa técnica regularmente e sendo bem feita só trás vantagens desde a poupança de material, uma melhor preparação para uma ultrapassagem e conforto dos passageiros pois não sentem o "coice" da redução.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                            A ideia é colocares a rotação no ponto exacto aonde iria ficar após o processo de redução normal...ora assim, como ponta tacão, poupas trabalho à embraiagem de ter que agarrar forte até o ponteiro das rpms atingir a rotação do motor (isto não está no melhor português possível).
                                            Para quem no dia-a-dia usa reduções é um ponto a ter em conta, o conseguir ou poder fazer o ponta-tacão mas é claro que a sua maior aplicação é em pista mas mais, diria que no dia-a-dia pelo menos o Rev.Matching já seria uma grande ajuda a poupar o material - ex: terás que fazer uma redução para uma ultrapassagem...com o devido tempo podes simplesmente desengatar o carro, "blip the throttle" (dar um toque no acelerador para colocar o ponteiro nas rpms aonde irá "ficar" o carro quando novamente embraiado) e colocar a mudança...num carro com boa sonoridade, este momento tem sempre o seu encanto também...
                                            Sim, nao é a explicação mais simples, mas é basicamente isso! Bem feito poupa bastante o material, principalmente embraiagem! Em condução normal também ajuda muito ao conforto dos ocupantes, reduzindo ou anulando os "coices" como já foi dito!

                                            Em conduçao desportiva além de poupar material ajuda bastante na rapidez e equilibrio das travagens, além de evitar perdas de controlo em RWD's
                                            Editado pela última vez por pugdealer; 12 March 2009, 11:37.

                                            Comentário


                                              YouTube - Heel and toe e YouTube - Heel-toe shifting technique

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                Tentei fazer isso há muitos anos atrás no meu Fiat 128 Coupé mas ia batendo com a dentuça naquela volante...

                                                Isso acontece se tentar travar com o pé esquerdo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                  Pelo contrário, o ponta tacão se bem feito, poupa a embraiagem, além de contribuir para manter o carro em perfeito equilíbrio.
                                                  Já o vou fazendo com alguma qualidade mas numa condução mais rápida ainda não é simples ou automático como desejo.
                                                  Nem mais.
                                                  Aliás, as próprias reduções de caixa em andamento normal deviam ter sempre uma aceleradela q.b. antes.
                                                  Faço sempre isto.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                    Nem mais.
                                                    Aliás, as próprias reduções de caixa em andamento normal deviam ter sempre uma aceleradela q.b. antes.
                                                    Faço sempre isto.
                                                    Por exemplo a Selespeed faz isto e outras mais caixas deste tipo fazem isto.
                                                    Eu ainda tenho de aperfeiçoar esta técnica

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Nem mais.
                                                      Aliás, as próprias reduções de caixa em andamento normal deviam ter sempre uma aceleradela q.b. antes.
                                                      Faço sempre isto.
                                                      Também eu, acho que a maioria faz isso.
                                                      Assim como quando circulo com o modo economico ligado e segue desengatado numa descida quando vou engrenar por exemplo uma 5ª antes de largar a embraiagem ja tenho a rotação no sitio onde ela sei que ela vai ficar.

                                                      Quanto ao ponta tacão em condução agressiva já tentei e até resultou bem, outras vezes acelerei demais e não poupei nada embraiagem. Não é algo que faça regularmente, no dia a dia se tiver uma curva à frente para não andar a forçar a embraiagem sou capaz de antecipar a redução antes de travar o que resulta numa condução muito suave.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por maxir5 Ver Post
                                                        da primeira vez que tentei fazer,o ponta-tacao,o resultado foi um piao descumunal no meio de uma curva[8]
                                                        é uma tecnica que nao aconselho,deixem isso para os profissionais:D:D:D
                                                        x2

                                                        tentei algumas vezes e só uma é que me saiu mais ou menos, o resto ou foram para ficar virado para onde vinha ou atravessado na curva.

                                                        quanto ao travar com o pé esquerdo, apesar de lhe reconhecer vantagens, só me deu direito a praticamente ir 'saindo pela montra', não tenho sensibilidade nenhuma.

                                                        Comentário


                                                          Ponta-tacão faço à pazada mas no Logitech G25... GTR-Evolution e RFactor.
                                                          No meu carro não o faço, não sinto essa necessidade

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por berlinde Ver Post
                                                            x2

                                                            tentei algumas vezes e só uma é que me saiu mais ou menos, o resto ou foram para ficar virado para onde vinha ou atravessado na curva.

                                                            quanto ao travar com o pé esquerdo, apesar de lhe reconhecer vantagens, só me deu direito a praticamente ir 'saindo pela montra', não tenho sensibilidade nenhuma.
                                                            Isto com um carro com tracção traseira?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                                              Isto com um carro com tracção traseira?
                                                              não, num ibiza td

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X