Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Matrículas - E quando acabarem as letras ao meio?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
    Isso seria hilariante...

    "olhe, vi o carro que lhe partiu o espelho e anotei a matrícula... ß∂ - ƒ¥ - ∑Ω

    E já agora porque não como as matrículas árabes? eh eh
    Em marrocos pelo menos fazem a divisão por "cidades/zonas"

    As matriculas são 00000 A 11 ..... sendo que o "A" vai aumentando consoante os primeiros 5 números esgotarem, e o "11" é o código da zona ou cidade

    Comentário


      #32
      Pois mas essa indicação da zona tem como defeito redes com acesso ao registo automóvel, ao verem um carro por ex no Algarve com a família toda aparentemente, conseguirem a morada e tentar assaltar.

      Comentário


        #33
        Sou contra isso das regioes e nos dois carros novos que comprei na minha vida quando sai do conssecionario fui a uma daquelas lojas que fazem matriculas e troqueias, na primeira revissao do meu fiat 500 a fiat montou-lhe uma matricula com o nome do concesionario, exigi logo que a tirassem, ninguem tem que saber onde vivo e onde vou, a privacidade é um valor muito importante e que é um pouco despresada nos dias de hoje.

        Comentário


          #34
          Sinceramente uma placa de matrícula com o nome do Stand não tem nada a ver com a matrícula... a matrícula local tem a ver com o concelho onde vives.

          A publicidade ao Stand... é relativa, podes ir de Faro comprar um carro a um stand em Bragança e andares em Faro com um carro "de Bragança".

          Eu por exemplo tinha um carro com a placa de um Stand de Lisboa e vendi o carro para Leiria.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
            Se as vendas não tivessem abrandado, provavelmente, estaríamos bem perto do fim da atual sequência.
            Por curiosidade fui ver quanto tempo demorou a gastar uma série completa. Utilizei a combinação QA por ser a mais recente que vi.

            QA-00-00 (1988)
            00-00-QA (2000)
            00-QA-00 (2015)

            Fonte: http://www.anecra.pt/gabtec/p002.aspx

            Passou de 12 para 15 anos, mesmo num contexto de aumento da população.

            Comentário


              #36
              então faz com o HN, que até te espantas da rapidez...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                Por curiosidade fui ver quanto tempo demorou a gastar uma série completa. Utilizei a combinação QA por ser a mais recente que vi.

                QA-00-00 (1988)
                00-00-QA (2000)
                00-QA-00 (2015)

                Fonte: http://www.anecra.pt/gabtec/p002.aspx

                Passou de 12 para 15 anos, mesmo num contexto de aumento da população.
                Isso não pode ser comparado assim. Antigamente, as letras não eram emitidas de seguida. Havia grupos de letras atribuídos ao Porto, outros a Coimbra e outros a Lisboa, além de que houve letras que só foram emitidas no fim da série, como foi o caso das matrículas com letra Q e com letra X. Se reparares, praticamente todas as matrículas com Q e com X foram emitidas entre o final dos anos 1980 e 1992, altura em que começou a nova série xx-xx-AA. Só com a informatização do sistema a nível nacional é que pudeste começar a emitir as matrículas de seguida, garantindo que não emites acidentalmente a mesma matrícula em escritórios da ex-DGV (atual IMT) diferentes. Além disso, ainda tiveste matrículas "fora de ordem", como é o caso das MA e MD (Madeira), AR, AS, AN e HO (Açores), ME e MX (exército), AM (Força Aérea) e AP (Marinha). E há de haver mais, eu é que não me estou a lembrar.

                Comentário


                  #38
                  E porque é que não voltam ao sistema inicial, utilizando as matriculas que já desapareceram e muito provavelmente já não estão em utilização ?

                  Penso que foi em França que fizeram isto.

                  Comentário


                    #39
                    Isso seria estupido.

                    Um carro de 1973 com uma matrícula "mais recente" que um de 2016.

                    O ideal é fazerem o que está previsto. AA - 00 - AA

                    Só para verem quanto demorava uma série de letra numa matrícula, em 2001 uma letra esgotava-se em 6 meses... atualmente uma letra esgota-se em aproximadamente 15 meses.

                    Ok que agora até os tratores e ciclomotores têm a mesma matrícula que os automóveis, mas mesmo assim é mais de dobro!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                      Isso seria estupido.

                      Um carro de 1973 com uma matrícula "mais recente" que um de 2016.

                      O ideal é fazerem o que está previsto. AA - 00 - AA

                      Só para verem quanto demorava uma série de letra numa matrícula, em 2001 uma letra esgotava-se em 6 meses... atualmente uma letra esgota-se em aproximadamente 15 meses.

                      Ok que agora até os tratores e ciclomotores têm a mesma matrícula que os automóveis, mas mesmo assim é mais de dobro!
                      Não é a Holanda que tem já em utilização essa codificação das matriculas ?

                      Comentário


                        #41
                        A Holanda até tem igual às nossas...


                        Comentário


                          #42
                          Acho que teria mais piada se fosse no formato: CO-NA-69

                          Comentário


                            #43
                            Faziam as matriculas como as dos atrelados, mas apenas com combinação de letras.


                            Tendo em conta os rendimentos da maior parte dos portugueses, ate estamos a andar bem no registo de matriculas. Basta passar no tópico da secção ao lado.

                            Comentário


                              #44
                              as holandesas já são diferentes há uns anos, assim com as belgas.





                              eles lá têm muitas regras e "proibições"...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                Acho que teria mais piada se fosse no formato: CO-NA-69
                                seria de urinar a rir

                                Comentário


                                  #46
                                  Ridículo e deveras elitista é termos o registo do ano/mês nas nossas matriculas
                                  Ainda se aproveitassem essa informação para as combinações... mas nem para isso serve!
                                  Só serve para saber se o carro do vizinho é novo, semi-novo ou importado
                                  Tirando Portugal, alguém conhece outros países onde isto aconteça?

                                  Comentário


                                    #47
                                    porque não são usadas as letras K, W e Y ?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Punisher Ver Post
                                      Ridículo e deveras elitista é termos o registo do ano/mês nas nossas matriculas

                                      Tirando Portugal, alguém conhece outros países onde isto aconteça?

                                      Por acaso também acho fatela. Estou na Alemanha e já fui mandado parar duas vezes, uma delas foi para explicar o significado dos números na barra amarelo.

                                      Eles aqui também usam, mas é matricula sazonal onde consta os meses em que carro pode circular tipo 03-11.

                                      No contexto deles 07-02 não fazia sentido.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por WOB Ver Post
                                        Por acaso também acho fatela. Estou na Alemanha e já fui mandado parar duas vezes, uma delas foi para explicar o significado dos números na barra amarelo.

                                        Eles aqui também usam, mas é matricula sazonal onde consta os meses em que carro pode circular tipo 03-11.

                                        No contexto deles 07-02 não fazia sentido.
                                        Lol então não sabem identificar o P da matrícula? Eu não sei por onde andas, mais em mais de 2 anos aqui, nunca fui mandado parar. E também tenho carro com matrícula portuguesa.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Punisher Ver Post
                                          Ridículo e deveras elitista é termos o registo do ano/mês nas nossas matriculas
                                          Ainda se aproveitassem essa informação para as combinações... mas nem para isso serve!
                                          Só serve para saber se o carro do vizinho é novo, semi-novo ou importado
                                          Tirando Portugal, alguém conhece outros países onde isto aconteça?
                                          Concordo em absoluto.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Não me parece haver problema algum com o esgotamento do formato 00-AA-00. Antes deste ainda só foi esgotado o AA-00-00 e o 00-00-AA.
                                            Ainda falta o AA-00-AA que me parece ser o próximo, o AA-AA-00, 00-AA-AA, 00-00-00, AA-AA-AA, A0-00-00, 0A-00-00, ... há imensas combinações por explorar.

                                            Não fiz as contas mas isto dará para séculos, mesmo que o ritmo de crescimento de novas matrículas aumente um pouco. Também não dá para aumentar muito, PT já tem uma densidade populacional elevada (a não ser que queiramos viver num país de betão e alcatrão - eu não quero!)

                                            Comentário


                                              #52
                                              Ridículo é também as matrículas das motas não terem a faixa azul das estrelas e o "P", pelo que temos que arranjar espaço para colocar lá o antigo autocolante oval com um "P" para identificar o país de origem da matrícula ou arriscarmo-nos a ser multados de Espanha para lá.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Punisher Ver Post
                                                Tirando Portugal, alguém conhece outros países onde isto aconteça?
                                                Itália
                                                Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                                                porque não são usadas as letras K, W e Y ?
                                                O K foi em 1997 para os importados.
                                                As restantes não fazem parte do alfabeto português.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                  Começa-se a meter as letras de cabeça para baixo ou em numeração romana ou alfabeto grego.

                                                  XVI-ΛΛ-IV


                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Com as 23 letras do alfabeto português e os 10 dígitos temos 33 caracteres disponíveis para formar grupos de 6.
                                                    33 elevado a 6 dá mais de 1200 milhões de possibilidades distintas.
                                                    É mais do que suficiente para as décadas mais próximas, não?
                                                    Editado pela última vez por sea; 06 November 2015, 17:24.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                      Itália

                                                      O K foi em 1997 para os importados.
                                                      As restantes não fazem parte do alfabeto português.
                                                      Itália não tem a data no veículo na matrícula. Onde visto isso?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por sea Ver Post
                                                        Não me parece haver problema algum com o esgotamento do formato 00-AA-00. Antes deste ainda só foi esgotado o AA-00-00 e o 00-00-AA.
                                                        Ainda falta o AA-00-AA que me parece ser o próximo, o AA-AA-00, 00-AA-AA, 00-00-00, AA-AA-AA, A0-00-00, 0A-00-00, ... há imensas combinações por explorar.

                                                        Não fiz as contas mas isto dará para séculos, mesmo que o ritmo de crescimento de novas matrículas aumente um pouco. Também não dá para aumentar muito, PT já tem uma densidade populacional elevada (a não ser que queiramos viver num país de betão e alcatrão - eu não quero!)
                                                        As próximas AA-00-AA vão dar para 5 vezes mais matrículas, por isso devem durar umas quantas décadas.

                                                        00-AA-00: 100*23*23*100 = 5 290 000
                                                        AA-00-AA: 23*23*100*23*23 = 27 984 100

                                                        Até poderiam usar as 26 letras, que agora com o novo AO já fazem parte do nosso alfabeto, aí quase duplicaria o número de matrículas possíveis:

                                                        26*26*100*26*26 = 45 697 600


                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        as holandesas já são diferentes há uns anos, assim com as belgas.
                                                        Agora são feias.

                                                        Originalmente Colocado por Punisher Ver Post
                                                        Ridículo e deveras elitista é termos o registo do ano/mês nas nossas matriculas
                                                        Não vejo mal nenhum. Gosto de ver um carro e saber quantos anos tem.
                                                        Editado pela última vez por rppm; 06 November 2015, 16:10.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Desde 2005 que começaram as letras ao centro e é relativamente fácil perceber qual o ano em que foram matriculadas mais viaturas em Portugal...

                                                          2005 AA-AB-AC-AD-AE-AF-AG-AH-AI-AJ-AL-AM-AN-AO-AP-AQ-AR-AS-AT-AU-AV-AX-AZ-BA-BB-
                                                          2006 BC-BD-BE-BF-BG-BH-BI-BJ-BL-BM-BN-BO-BP-BQ-BR-BS-BT-BU-BV-BX-BZ-CA-CB-CC-CD-CE-CF-CG-CH-CI-CJ-CL-CM-CN-CO-CP-CQ-
                                                          2007 CR-CS-CT-CV-CX-CZ-DA-DB-DC-DD-DE-DF-DG-DH-DI-DJ-DL-DM-DN-DO-DP-DQ-DR-DS-DT-DU-DV-DX-DZ-
                                                          2008 EA-EB-EC-ED-EE-EF-EG-EH-EI-EJ-EL-EM-EN-EO-EP-EQ-ER-ES-ET-EU-EV-EX-EZ-FA-FB-FC-FD-FE-FF-FG-FH-FI-FJ-FL-FM-FN-FO-FP-FQ-FR-FS-FT-FU-FX-FZ-GA-GB-GC-GD-GE-GF-GG-GH-GI-GJ-GL-GM-GN-GO-GP-GQ-GR-GU-GV-GX-GZ-HA
                                                          2009 HG-HH-HI-HJ-HL-HM-HN-HO-HP-HQ-HR-HS-HT-HU-HV-HX-HZ-IA-IB-IC-ID-IE-IF-IG-IH-II-IJ-IL-IM-IN-IO-IP
                                                          2010 IQ-IR-IS-IT-IU-IV-IX-IZ-JA-JB-JC-JD-JE-JF-JG-JH-JI-JJ-JL-JM-JN-JO-JP-JQ-JR-JS-JT-JU-JV-JX-JZ-LA-LB-LC-LD-LE
                                                          2011 LE-LF-LG-LH-LI-LJ-LL-LM-LN-LO-LP-LQ-LR-LS-LT-LU-LV-LX-LZ-MA-MB-MC-MD-ME-MF-MG-MH-MI-MJ-ML-MM-MN-MO
                                                          2012 MO-MP-MQ-MR-MS-MT-MU-MV-MX-MZ-NA-NB-NC-ND-NE-NF-NG-NH-NI-NJ-NL
                                                          2013 NL-NM-NN-NO-NP-NQ-NR-NS-NT-NU-NV-NX-NZ-OA-OB-OC-OD-OE-OF-OG
                                                          2014 OG-OH-OI-OJ-OL-OM-ON-OP-OQ-OR-OS-OT-OU-OV-OX-OZ-PA-PB-PC-PD-PE-PF-PG-PH-PI-PJ
                                                          2015 PJ-PL-PM-PN-PO-PP-PQ-PR-PS-PT-PU-PV-PX-PZ-QA-QB-QC-QD-QE-QF-QG-QH-QI-QJ...

                                                          Fonte: ARAN

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Alguma expectativa para quando sairá o RO?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Punisher Ver Post
                                                              Desde 2005 que começaram as letras ao centro e é relativamente fácil perceber qual o ano em que foram matriculadas mais viaturas em Portugal...

                                                              2005 AA-AB-AC-AD-AE-AF-AG-AH-AI-AJ-AL-AM-AN-AO-AP-AQ-AR-AS-AT-AU-AV-AX-AZ-BA-BB-
                                                              2006 BC-BD-BE-BF-BG-BH-BI-BJ-BL-BM-BN-BO-BP-BQ-BR-BS-BT-BU-BV-BX-BZ-CA-CB-CC-CD-CE-CF-CG-CH-CI-CJ-CL-CM-CN-CO-CP-CQ-
                                                              2007 CR-CS-CT-CV-CX-CZ-DA-DB-DC-DD-DE-DF-DG-DH-DI-DJ-DL-DM-DN-DO-DP-DQ-DR-DS-DT-DU-DV-DX-DZ-
                                                              2008 EA-EB-EC-ED-EE-EF-EG-EH-EI-EJ-EL-EM-EN-EO-EP-EQ-ER-ES-ET-EU-EV-EX-EZ-FA-FB-FC-FD-FE-FF-FG-FH-FI-FJ-FL-FM-FN-FO-FP-FQ-FR-FS-FT-FU-FX-FZ-GA-GB-GC-GD-GE-GF-GG-GH-GI-GJ-GL-GM-GN-GO-GP-GQ-GR-GU-GV-GX-GZ-HA
                                                              2009 HG-HH-HI-HJ-HL-HM-HN-HO-HP-HQ-HR-HS-HT-HU-HV-HX-HZ-IA-IB-IC-ID-IE-IF-IG-IH-II-IJ-IL-IM-IN-IO-IP
                                                              2010 IQ-IR-IS-IT-IU-IV-IX-IZ-JA-JB-JC-JD-JE-JF-JG-JH-JI-JJ-JL-JM-JN-JO-JP-JQ-JR-JS-JT-JU-JV-JX-JZ-LA-LB-LC-LD-LE
                                                              2011 LE-LF-LG-LH-LI-LJ-LL-LM-LN-LO-LP-LQ-LR-LS-LT-LU-LV-LX-LZ-MA-MB-MC-MD-ME-MF-MG-MH-MI-MJ-ML-MM-MN-MO
                                                              2012 MO-MP-MQ-MR-MS-MT-MU-MV-MX-MZ-NA-NB-NC-ND-NE-NF-NG-NH-NI-NJ-NL
                                                              2013 NL-NM-NN-NO-NP-NQ-NR-NS-NT-NU-NV-NX-NZ-OA-OB-OC-OD-OE-OF-OG
                                                              2014 OG-OH-OI-OJ-OL-OM-ON-OP-OQ-OR-OS-OT-OU-OV-OX-OZ-PA-PB-PC-PD-PE-PF-PG-PH-PI-PJ
                                                              2015 PJ-PL-PM-PN-PO-PP-PQ-PR-PS-PT-PU-PV-PX-PZ-QA-QB-QC-QD-QE-QF-QG-QH-QI-QJ...

                                                              Fonte: ARAN
                                                              Não falta aí o CU?
                                                              Já vi FD, MU, porque não respeitam todas as letras?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X