Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esticar um motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    flocado, nos sites indicam média de aceleração do grande punto 1.2 como 14 segundos dos 0 aos 100, cronometras a tua aceleração e se estiver acima disso, tem mesmo algum problema, já que não conheces ninguém que tenha 1 carro igual ao teu ou que tenha conduzido um experimentasse o teu, outra maneira nada a fazer. estás habituado com micra e opel e achas pastelão, outros aqui que sempre conduziram o punto vão achar normal.
    Editado pela última vez por NismoPT; 12 June 2015, 23:15.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
      Num carro recente tão recente é altamente improvável que possa estar preso, pelo menos se foi bem mantido. Já não acredito nisso.
      Também não acredito. Simplesmente é lento.

      Comentário


        #33
        Aproveitando o topico tambem ando a abrir o meu motor depois de 7 anos nas maus do meu avo, e dei conta que as vezes o carro esta nos seus 90C e quando o estico baixa para uns 75C... Supostamente n deveria aquecer em vez de arrefecer?

        Comentário


          #34
          Muito provavelmente tem o termostato aberto.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
            Muito provavelmente tem o termostato aberto.
            O que é que isso significa e que impactos tem no carro?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
              O que é que isso significa e que impactos tem no carro?
              Significa que o líquido de refrigeração já não mantém sempre a temperatura estável e quanto mais ar bate no radiador, mais a temperatura desce. O motor leva mais tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento, aumentando os consumos e o desgaste interno (leva mais tempo a aquecer o óleo à temperatura correcta para uma ideal lubrificação).
              Não é tão grave como soa, mas convém trocar.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                Significa que o líquido de refrigeração já não mantém sempre a temperatura estável e quanto mais ar bate no radiador, mais a temperatura desce. O motor leva mais tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento, aumentando os consumos e o desgaste interno (leva mais tempo a aquecer o óleo à temperatura correcta para uma ideal lubrificação).
                Não é tão grave como soa, mas convém trocar.
                Fazes ideia de quanto poderá custar? Eu agora para a semana ou assim vou meter pneus se desse fazia tudo no mesmo dia. O que gostava mesmo era de meter p carro numa Peugeot a fazer checkup, eles fazem isso?

                Comentário


                  #38
                  Qual é o carro/motor?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Qual é o carro/motor?
                    Peugeot 207 1.4vti 95cv

                    Comentário


                      #40
                      Estão para aí a aconselhar manter-se durante vários kms/minutos em rotação média/alta... eh pá, que raio de "conselheiros" são estes??

                      É a pior coisa que se pode fazer, manter-se em rotação alta constante em relações de caixa intermédias: dá cabo da mecânica, consumos, e não vai ajudar muito a "soltar" o motor. Mais do que rotações constantes, é "obrigar" o motor a subir de rotação, a percorrer a faixa toda ou quase toda de utilização. O que "solta" o motor é essa variedade de regimes, é "ensiná-lo" a esforçar-se por ir às rotações mais altas mas, uma vez lá chegado, é trocar para a mudança seguinte e pronto.

                      Lembro-me em 2002, quando comprei a minha antiga 306 1.9 TD, que ela simplesmente se "recusava" a passar das 3500 rpm. A forma que eu usei para lhe tirar a "preguiça" foi de vez em quando, numa ultrapassagem por exemplo, esticar mais a 2.ª e a 3.ª que o habitual. Gradualmente o motor foi permitindo trocas de caixa a rotações mais altas e chegou a um ponto que ele não se negava a ir às 4500-4600. Era muito raro fazê-lo, mas uma vez por outra, sempre com motor e caixa bem quentes e sem ser em condições de grande esforço (carga ou temperaturas exteriores elevadas) não deixei de o fazer e ela semrpe correspondeu.
                      Editado pela última vez por LinoMarques; 14 June 2015, 21:58.

                      Comentário


                        #41
                        Não sei porque mas tenho ideia que salvas raras excepções, isso de "esticar o motor" é mais mito que outra coisa..

                        Se um carro não está a puxar como deve de ser, acredito que seja mais por algum órgão mecânico ou electrónico já não estar nas melhores condições, que propriamente falta de "esticar".

                        Não acredito muito nessa dos carros estarem presos porque eram de um velhote que só andava a 60km/h. Se calhar até tem mais genica porque não tem tanta folga interna e está de melhor saúde, digo eu.. Os motores não são como o corpo humano que se adapta a novas dificuldades.. Nós sim, se formos para o ginásio fazer um treino de hipertrofia, ganhamos mais força e resistência. Uma mecânica não funciona assim.

                        Se tiver "carvão" e afins para lá a entupir, mais vale fazer uma limpeza como deve de ser invés de andar a levar o motor ao corte e dar um desgaste prematuro.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                          "Estica-o" em ponto morto, não corres risco e o efeito é o mesmo.
                          O efeito é o mesmo, porque o motor é sempre assim pastelão!
                          Se fosse mesmo um motor com carvão, não é igual, nem para lá caminha.

                          Comentário


                            #43
                            Ora, esticador, esticador... há aqui várias opções e é só escolher a que melhor se adapta:

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                              flocado, nos sites indicam média de aceleração do grande punto 1.2 como 14 segundos dos 0 aos 100, cronometras a tua aceleração e se estiver acima disso, tem mesmo algum problema, já que não conheces ninguém que tenha 1 carro igual ao teu ou que tenha conduzido um experimentasse o teu, outra maneira nada a fazer. estás habituado com micra e opel e achas pastelão, outros aqui que sempre conduziram o punto vão achar normal.

                              Terrível exemplo esse da aceleração 0-100... porque fazer um arranque depende de vários factores para além do motor.. nomeadamente, alcatrão, pneus, e perícia do condutor. Bem melhor seria fazer um teste numa recuperação... pore exemplo um 60-120 ou outro valor que esteja publicado.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                Terrível exemplo esse da aceleração 0-100... porque fazer um arranque depende de vários factores para além do motor.. nomeadamente, alcatrão, pneus, e perícia do condutor. Bem melhor seria fazer um teste numa recuperação... pore exemplo um 60-120 ou outro valor que esteja publicado.
                                Além de que um arranque dos 0-100 bem espremido dá um desgaste brutal às transmissões e aos sincronizadores da caixa. Trocar de mudança à bruta às 6000rpm é óptimo para dar cabo de uma caixa.

                                Comentário


                                  #46
                                  Fui buscar o carro hoje e parece outro. Agora carrego no acelerador e sinto o carro a responder, não tem nada a ver como estava antes em que numa terceira eu via rotações a subir e o ponteiro da velocidade ficava no mesmo sítio. Andei ainda uns bons 80Km com o carro hoje, dá muito mais gozo de conduzir agora. É pastelão nas subidas - bastante até, mas não me incomoda porque que o carro era lentinho já eu sabia - mas a direito até desenvolve bem e agora já o sinto a responder ao toque do acelerador, não tem comparação.

                                  Eu não percebi bem o que é que o mecânico arranjou porque para além de eu ser leigo no assunto, estava mais concentrado em ver o carro e em ir experimentá-lo do que a ouvir o que tinha sido arranjado. Para além do que eu já não me lembro/não percebi, acho que foi limpa a borboleta e que era a junta da tampa das válvulas ser o que estava verter óleo (como o LuísMiguelC, por ter lido aqui é que na altura associei e me ficou na cabeça).

                                  Já que estamos nisto, uma pergunta não relacionada e que se calhar até é meio idiota. Toda a gente me diz que em descidas se deve/pode deixar o carro ir em ponto morto para poupar combustível e eu normalmente faço um percurso em que vou a direito numa 3ª/4ª e depois há uma descida bastante longa em que eu meto o carro em ponto morto e deixo-o ir. No final da descida, meto a 5ª e o carro vai logo para as 3000rpm porque já atingiu uma velocidade mais alta. Não há problema ou é melhor travar antes de passar de ponto morto para 5ª para o carro não ter logo uma subida para rotações tão altas de forma brusca?

                                  Comentário


                                    #47
                                    O melhor é mesmo não colocar em ponto morto, pois é mais fácil de se perder o controlo do carro penso eu.

                                    Já agora, acho que os carros a injecção têm um sistema cut-off para ajudar a gastar menos combustível nesses casos, por isso é escusado usares o ponto morto.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                                      Já que estamos nisto, uma pergunta não relacionada e que se calhar até é meio idiota. Toda a gente me diz que em descidas se deve/pode deixar o carro ir em ponto morto para poupar combustível e eu normalmente faço um percurso em que vou a direito numa 3ª/4ª e depois há uma descida bastante longa em que eu meto o carro em ponto morto e deixo-o ir. No final da descida, meto a 5ª e o carro vai logo para as 3000rpm porque já atingiu uma velocidade mais alta. Não há problema ou é melhor travar antes de passar de ponto morto para 5ª para o carro não ter logo uma subida para rotações tão altas de forma brusca?
                                      Diz a essa "toda a gente" que são uns idiotas....

                                      Tens dois pontos a considerar:
                                      1 - O mais importante - Deixar o carro numa descida em ponto morto é um risco de segurança - O carro vai muito mais solto e deixas de recorrer à própria travagem do motor para o estabilizar, vais aumentar a carga sobre os travões correndo o risco de desgaste prematuro ou até falha inesperada por sobreaquecimento, etc etc. Por alguma razão vês em serras indicações para "travar com o motor"

                                      2 - Não estás a poupar combustível, na melhor das hipóteses é igual o consumo mas muito provavelmente estás na verdade a consumir mais - Os carros actuais de injecção electrónica consomem zero combustível se estiverem numa descida engatados. Podes ver isso se tiveres computador de bordo. Como não é necessário injectar combustível para o motor continuar a rodar, não é injectado nenhum combustível.. ZERO... se fores em ponto morto tens uma injecção baixa de combustível para manter o ralenti. A diferença é pequena mas existe. Vais ter um bocado mais de resistência ao rolamento por ires engatado, mas isso dificilmente vai ser pior do que o combustível injectado para manter o ralenti.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Deixa-me dizer-te que deves procurar outros "conselheiros" para te dar opiniões sobre carros.

                                        Essa "toda a gente" que diz que deves desengatar o carro nas descidas para, e principalmente, para poupar combustível, não faz a mínima do que está a dizer! Sabes uma situação que só tem desvantagens? É essa. Pior: pode mesmo tornar-se perigosa, pois exige muito mais dos travões por causa de o efeito "travão motor" não existir! Nunca ouviste falar em "travar com a caixa"? Se nos ligeiros é sempre aconselhável, nos pesados torna-se mesmo indispensável e fundamental! Para além disso, o carro desengatado consome mais do que se for engatado a descer, altura em que o consumo é... zero!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Isso de 'travar como motor' é até leccionado nas aulas de código.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Já é raro opinar por aqui mas de vez em quando vejo cada absurdo que sou obrigado a abrir a boca.

                                            Quem aconselhou a ir perto da rotação máxima durante 10km não faz a minima ideia do que é dar saúde a um motor, muito menos querer ajudar alguém a "esticar" o motor.
                                            O mesmo para quem disse para acelerar em ponto morto, esta então é fantástica.

                                            Um motor é para ser usado em toda a faixa de rotação mas regradamente, por isso, se o intuito for dar genica, seja lá o que isso for, então é fazer uns esticanços em 2ª, 3ª e por ai fora. Simplesmente o segredo é usar toda a faixa de rotação, e nem sequer estar sempre no mesmo regime.

                                            O truque é apenas este, tão simples que é, e acrescento ainda que as acelerações é para serem feitas com o carro já em movimento.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Diz a essa "toda a gente" que são uns idiotas....
                                              2 - Os carros actuais de injecção electrónica consomem zero combustível se estiverem numa descida engatados. Podes ver isso se tiveres computador de bordo.
                                              No computador de bordo se for a descer sem o pé no pedal, esteja em ponto morto ou com uma mudança engatada, diz que consome 2L/100Km. Mas isso é médias do computador de bordo, têm sempre algum erro.
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Deixa-me dizer-te que deves procurar outros "conselheiros" para te dar opiniões sobre carros.

                                              Essa "toda a gente" que diz que deves desengatar o carro nas descidas para, e principalmente, para poupar combustível, não faz a mínima do que está a dizer! Sabes uma situação que só tem desvantagens? É essa. Pior: pode mesmo tornar-se perigosa, pois exige muito mais dos travões por causa de o efeito "travão motor" não existir! Nunca ouviste falar em "travar com a caixa"? Se nos ligeiros é sempre aconselhável, nos pesados torna-se mesmo indispensável e fundamental! Para além disso, o carro desengatado consome mais do que se for engatado a descer, altura em que o consumo é... zero!
                                              Eu digo "toda a gente" porque no dia-a-dia nas conversas de café e etc. ouve-se bastante as pessoas a dizer que deixam o carro ir em ponto morto quando vai embalado para poupar combustível, mas como achei que podia ser mais prejudicial que benéfico o motor ir bruscamente para as 3000 rpm é que perguntei, mas ao que parece até nem é tanto por isso mas sim pelos travões.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                Já é raro opinar por aqui mas de vez em quando vejo cada absurdo que sou obrigado a abrir a boca.

                                                Quem aconselhou a ir perto da rotação máxima durante 10km não faz a minima ideia do que é dar saúde a um motor, muito menos querer ajudar alguém a "esticar" o motor.
                                                O mesmo para quem disse para acelerar em ponto morto, esta então é fantástica.

                                                Um motor é para ser usado em toda a faixa de rotação mas regradamente, por isso, se o intuito for dar genica, seja lá o que isso for, então é fazer uns esticanços em 2ª, 3ª e por ai fora. Simplesmente o segredo é usar toda a faixa de rotação, e nem sequer estar sempre no mesmo regime.

                                                O truque é apenas este, tão simples que é, e acrescento ainda que as acelerações é para serem feitas com o carro já em movimento.
                                                Por acaos fui eu que recomendei ir uns quantos km perto da rotação máxima, qual o problema? Se o circuito de referigeracao tiver bom e o de óleo, não causa danos nenhuns, mal era se o motor não tivesse preparado para tal.

                                                E quando falo perto do regime máximo é tipo andar as 5500rpm num motor que faz 6500rpm. Tenho um carro que por vezes anda a regimes altos de forma contínua, funcionamento tipo caixa CVT e com 211.000km contínua cheio de saúde. Não percebi, o que me está a falhar?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Isto de esticar pode ser muito emocionante, há dias fui com o meu namorado e o pai e devia ter as pulsações a 200

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                                                    Já que estamos nisto, uma pergunta não relacionada e que se calhar até é meio idiota. Toda a gente me diz que em descidas se deve/pode deixar o carro ir em ponto morto para poupar combustível e eu normalmente faço um percurso em que vou a direito numa 3ª/4ª e depois há uma descida bastante longa em que eu meto o carro em ponto morto e deixo-o ir. No final da descida, meto a 5ª e o carro vai logo para as 3000rpm porque já atingiu uma velocidade mais alta. Não há problema ou é melhor travar antes de passar de ponto morto para 5ª para o carro não ter logo uma subida para rotações tão altas de forma brusca?
                                                    Mete em 5ª e larga o acelerador. O consumo é zero e é muito mais seguro para ti que não andas de carro desengatado a descer.

                                                    Até podes fazer a experiência. Mete o CB no consumo instantâneo e analisa o instantâneo quando está engatado mas sem acelerador, e quando está desengatado. No primeiro caso deverá aparecer 0.0 e no segundo não.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Carros recentes sem pé no acelerador o consumo é zero, já em ponto morto consome sempre qualquer coisa. No meu caso em ponto morto geralmente consome 0,8 litros.

                                                      Se um carro recente estiver engatado e mostrar consumo sem pé no acelerador, então provavelmente está a fazer uma regeneração (diesel com FAP).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por JDMCult Ver Post
                                                        Por acaos fui eu que recomendei ir uns quantos km perto da rotação máxima, qual o problema? Se o circuito de referigeracao tiver bom e o de óleo, não causa danos nenhuns, mal era se o motor não tivesse preparado para tal.

                                                        E quando falo perto do regime máximo é tipo andar as 5500rpm num motor que faz 6500rpm. Tenho um carro que por vezes anda a regimes altos de forma contínua, funcionamento tipo caixa CVT e com 211.000km contínua cheio de saúde. Não percebi, o que me está a falhar?
                                                        Está-lhes a faltar um carro japones

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Normalmente utilizam-se regimes baixos e médios, esticar é utilizar os altos não ?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                            Mete em 5ª e larga o acelerador. O consumo é zero e é muito mais seguro para ti que não andas de carro desengatado a descer.

                                                            Até podes fazer a experiência. Mete o CB no consumo instantâneo e analisa o instantâneo quando está engatado mas sem acelerador, e quando está desengatado. No primeiro caso deverá aparecer 0.0 e no segundo não.
                                                            Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                                                            Carros recentes sem pé no acelerador o consumo é zero, já em ponto morto consome sempre qualquer coisa. No meu caso em ponto morto geralmente consome 0,8 litros.

                                                            Se um carro recente estiver engatado e mostrar consumo sem pé no acelerador, então provavelmente está a fazer uma regeneração (diesel com FAP).
                                                            Eu ando sempre com a aba do consumo instantâneo aberto no CB, e sem pé no acelerador, tanto engatado como desengatado, mostra 2,0L/100Km sempre. Alguém com um GPunto confirma que é mesmo assim neste modelo ou é só panca do meu carro? De qualquer forma hei de fazer a experiência no carro do meu pai que o CB dele mostra mesmo 0.0 em certas ocasiões.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              No GPunto mostra 2.0L/100KM's, e já foi discutido uma vez isso num tópico dos FIAT's.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X