Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Converter para GPL ou comprar já com sistema GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    - Nem todos os sítios terem GPL disponível para abastecimento

    - Precisa de ser montado num instalador como deve ser, e não é qualquer um que faz isso bem feito

    - Se o motor não estiver a 100%, o GPL vai acabar com ele. O motor deve ser obrigatoriamente testado antes de se partir para a conversão.

    Há que avaliar os prós e contras. E ainda tens de juntar a isso outra coisa: não te importas de fazer viagens de 400km num carro que não é nenhum portento a nível de conforto ou motor?
    Ora, afinal também não são assim tantos

    Comentário


      #32
      Atenção com essas contas de cabeça, o meu punto passou de 6,5 a gasolina para 8/8.5 a gás e gasto mais cerca de 10 euros de gasolina por cada 2000 km, mas nunca fiz contas certas.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Trophyz Ver Post
        Atenção com essas contas de cabeça, o meu punto passou de 6,5 a gasolina para 8/8.5 a gás e gasto mais cerca de 10 euros de gasolina por cada 2000 km, mas nunca fiz contas certas.
        O aumento de consumo em litros é entre 20 a 30% por uma questão de estequiometria. Acho que estás dentro do intervalo.

        Já o consumo de gasolina depende dos percursos. Se forem longos... gasta-se pouco.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          O aumento de consumo em litros é entre 20 a 30% por uma questão de estequiometria. Acho que estás dentro do intervalo.

          Já o consumo de gasolina depende dos percursos. Se forem longos... gasta-se pouco.
          Depende da distancia e da temperatura habitual do local em que o carro é usado.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
            - Nem todos os sítios terem GPL disponível para abastecimento

            - Precisa de ser montado num instalador como deve ser, e não é qualquer um que faz isso bem feito

            - Se o motor não estiver a 100%, o GPL vai acabar com ele. O motor deve ser obrigatoriamente testado antes de se partir para a conversão.

            Há que avaliar os prós e contras. E ainda tens de juntar a isso outra coisa: não te importas de fazer viagens de 400km num carro que não é nenhum portento a nível de conforto ou motor?
            Podes adicionar à lista, a redução da bagageira,(que já de si não é muito grande) as revisões periódicas ao sistema, a substituição mais frequente de velas do motor, a utilização de aditivos para presevação das válvulas, a ilegalidade de estacionar em parques públicos cobertos (que se mantém na quase totalidade), garagens de condóminos inclusive, demora no abastecimento (quando há) ao Sol e à chuva, menos interessados aquando uma venda ou retoma, se alguém se lembrar de mais alguma, pode acrescentar.

            Comentário


              #36
              O GPL tem alguns inconvenientes, mas PedroM, quanto à bagageira, pode ficar com reservatório no lugar do pneu suplente, e passar a andar com kit anti furo ( que eu não gosto ) ou pneu suplente de emergência, que ocupa pouco espaço na bagageira.
              As velas do motor são baratas.
              Os aditivos não tenho ideia do preço mas as válvulas de facto convém serem bem mantidas.
              Os parques de facto não é chato, é chatíssimo, a menos que se viva fora das grandes cidades e esses parques são praticamente inexistentes.

              Os postos GPL aqui em lisboa boa parte das vezes não tem ninguem para o GPL...e não acredito que os tanques da estação estejam vazios.

              Quanto à retoma, é um bocado para esquecer. Um punto com esta idade já tem pouco valor comercial, em alguns anos terá uns 500 / 1000 euros , mais vale não pensar nisso
              No entanto, sou da opinião que para transformar a GPL compensa só se estivermos a pensar em ficar com o carro vários anos, daí que eu não transformava um segmento B, mas sim um C, com motor a gasolina de mais de 100cv ( não precisa de ser muito mais , tipo 1.4, 1.6, 1.8 ) e assim ficava com um carro economico por muitos anos.

              Comentário


                #37
                Note-se que eu não sou um anti GPL, e sei que é um combustivel que traz vantagens, mas não para toda a gente, nem para todas as utilizações, só enumerei os contras, agora cada um é que sabe de si.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  Note-se que eu não sou um anti GPL, e sei que é um combustivel que traz vantagens, mas não para toda a gente, nem para todas as utilizações, só enumerei os contras, agora cada um é que sabe de si.
                  Das que enumeraste, o lubrificante de válvulas não se aplica a todos. Aliás aconselho a quem compra para instalar a escolher um motor mais "amigo" do GPL. Quem ja tem carro é outro caso.

                  Mas concordo. O GPL não é uma alternativa global. É uma alternativa que dá para algumas pessoas em determinados casos específicos. Já desaconselhei algumas pessoas a fazê-lo e já incentivei outras.

                  Comentário


                    #39
                    Acho que também 'dá' cancro e faz encolher o zé... Por isso cuidado!

                    O lubrificante fica por 25€/ano a quem faz 30k kms.

                    Bagageira, é olhar para a bagageira e ver o espaço que lá fica com o pneu sobresselente, macaco e ferramentas, pois geralmente estão colocado dentro da jante.
                    Se uma bagageira fica limitada por isso...

                    Parques, apenas subterrâneos e cobertos que não tenham aberturas ao nível do solo, isto nas instalações GPL 'antigas'.

                    Nas novas não existe proibição de estacionamento em parques, a legislação não traduz para o proprietário do carro a responsabilidade do parque estar preparado para exaustão de gases. O dono do parque sim, sendo privado, pode proibir o estacionamento de carros GPL.

                    Menos interessados na compra. Não tem sido esse o cenário que encontras nos SVs, os GPL estão sempre mais caros que os congéneres a gasolina. Vêm-se valores absurdos para carros a GPL, se alguém os compra, não sei.
                    Se bem que concordo que um carro a GPL deve ser mantido até cair de podre apenas pelo facto de que é complicado trocar para algo que faça mais sentido economicamente.

                    Revisões periódicas? A cada 30k kms tem de se mudar um filtro, algo que pode ser feito em casa. (7€)

                    Abastecer? 1 em cada 10 vezes tenho alguém à minha frente para abastecer. Faço-o sempre por baixo de um toldo, protegido do sol ou chuva e sem cheiros ou resíduos de gasolina e gasóleo à minha volta.

                    Os contras que vejo não atribuo ao GPL, atribuo a outros factores.

                    Eu contra mim falo, o que quero mesmo é que parem com as instalações, mas é preciso saber clarificar as coisas.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                      Ora, afinal também não são assim tantos
                      Mas dois deles são o suficiente para poder acabar com um motor.

                      Basta a instalação ser mal feita, ou o motor já ter visto dias melhores, que são logo 1500€ deitados fora.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Note-se que eu não sou um anti GPL, e sei que é um combustivel que traz vantagens, mas não para toda a gente, nem para todas as utilizações, só enumerei os contras, agora cada um é que sabe de si.
                        Claro. Cada combustivel tem os seus prós e contras, cabe a cada um decidir o que é melhor para si.

                        Comentário


                          #42
                          Mas há mesmo instalações mal feitas ? Faz-me confusão isso....

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Mas há mesmo instalações mal feitas ? Faz-me confusão isso....
                            Há sim.

                            E sabes o que é pior? muitas dessas vêm de casas muito bonitas, oficinas imaculadas e com grande publicidade.

                            Depois vais-se a ver e fazem impossíveis: instalação em tempo record, preço bombástico... não se chega a desmontar nada, tubos de gás a passar perto de zonas quentes, furos realizados sem desmontar.

                            Um kit sequencial envolve desmontar o colector, furar e apertar de modo estanque os injectores. Se furares com o colector no local, para onde vão os limalhas?? Pois...

                            Depressa e bem...

                            Comentário


                              #44
                              Xiça.....isso assustou-me mesmo

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Há sim.

                                E sabes o que é pior? muitas dessas vêm de casas muito bonitas, oficinas imaculadas e com grande publicidade.

                                Depois vais-se a ver e fazem impossíveis: instalação em tempo record, preço bombástico... não se chega a desmontar nada, tubos de gás a passar perto de zonas quentes, furos realizados sem desmontar.

                                Um kit sequencial envolve desmontar o colector, furar e apertar de modo estanque os injectores. Se furares com o colector no local, para onde vão os limalhas?? Pois...

                                Depressa e bem...
                                Infelizmente é realidade, conheço um instalador em Lisboa que faz uma instalação em 1 dia, deixas de manhã o carro, à noite vais a gás... A mim também me causa desconfiança e já vi fotos de instalações deles e relatos de problemas e más afinações de bradar aos céus....

                                O meu foi uma semana, um dia para testes de compressão e afins, 3 dias para a instalação mecânica, eléctrica e afinação, ultimo dia para IPO e afinação de estrada.

                                Resultado, já vai com 5 anos a GPL e cerca de 80.000kms e sem um único problema.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Xiça.....isso assustou-me mesmo
                                  Sapateiros são poucos, mas há. Felizmente cada vez menos.

                                  O ideal nestas coisas é a publicidade de boca. O mundo do GPL é curto, serão uns 50 mil utilizadores.

                                  Toda a gente sabe quem são os bons e os maus. Porque quando corre mal a malta aparece no forum autogas a queixar-se e isso cria nome. Mas se tivessem ido lá antes perguntar... iam bater a outra porta.

                                  Ninguém está livre de ter um azar no seu trabalho. Mas para isso há seguros. Mas depois há as más práticas.. e aí nada feito.

                                  Mas a grande maioria são excelentes no que fazem, atenção.

                                  Não custa nada pedir o feed-back de quem anda nisto há anos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Tinha lindo num site, recentemente, que os depósitos no lugar do pneu, levavam até 40 litros no máximo.....

                                    Mas tambem verdade seja dita que o espaço do mesmo deve variar conforme os carros.

                                    57 já é bem bom.
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Se o depósito for de 57l, levará cerca de 40l.... 15% é a margem de segurança.

                                    Também fiquei curioso para saber essa imensidão de inconvenientes ....

                                    É que não me recordo mesmo da capacidade maxima mas tem sim levado na volta de 40 litros em cada abastecimento (Nunca deixo acabar) , Ja lhe meti uma vez 49 litros (Não sei o que se passou aqui mas cheira me que fui enganado na bomba ) , 42/43 leva muitas vezes .

                                    Comentário


                                      #48
                                      Uma sugestão diferente (juro que não é para ser do contra):

                                      Agarras no teu carro e em algum dinheiro (pode ser o tal "bolo" de 3.000 ou um pouco mais) e vais à procura de um carro do segmento acima e a diesel (Astra, Megane, 307...) e ficas com o problema resolvido e ganhas imenso em conforto e espaço.

                                      Era por aí que eu iria. Claro que não enjeitaria um GPL do segmento C, mas apenas se surgisse alguma coisa.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X