Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de partículas (Avensis)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por thedragon Ver Post
    Eu entendo a tua questão. Mas ( e como te deste ao trabalho de responder, coisa que valorizo ) posso ter me expressado mal. Eu faço esses km anuais mas metade ou 3/4 são em nacional ou pequenas inserçoes de via rápida. Daí de vez em quando levá la a AE.. Só isso.. Se acho normal? Não.. mas não me apetece ter problemas com um carro que me dará ainda para uns anos!
    Quem é que te garante que a regeneração se dê quando estás na AE? Se os kms que fazes em nacionais e vias rápidas não são curtos, não vejo necessidade de teres que te deslocar de propósito para a AE para o FAP regenerar.

    E confesso que não percebi a "cena da média" (6.6 para 7.3).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
      Fazendo esses percursos não há necessidade de ir á AE fazer/forçar a regeneração, aliás, só é aconselhável se o condutor não der conta que o carro está a fazer a mesma enquanto conduz, há até quem desligue o carro a meio da regeneração, isso é que faz mal, agora se se der conta não há necessidade. Até porque a regeneração é feita quando o sistema avisa não é por ir em AE a120km/h ou EN a 70km/h, um pode é ser mais favorável que outro mas não quer dizer que seja necessário.
      Também não é preciso ir andar a 120km/h em 4ª velocidade, uns 100km/h chegam, e mesmo assim pode ser desnecessário pois ele pode nem fazer a regeneração nessa altura.
      Eu não tenho exemplos de percursos como prova de nada, até porque durante quase 6 anos fiz uma média anual de quase 27 000 km. Desses quase 27 000 km anuais diria que cerca de 70% foram em AE ou/e VR. Ou seja, aquela conversa do "compram diesel para dar umas voltinhas" não cola. E isso não impediu que aos 150 000 km o fap tivesse dado sinal. A verdade é que ninguém pode escolher quando é que o carro faz a regeneração e possivelmente eu até tive "azar", fazendo ele grande parte das regenerações quando eu andava em filas. Mas isto para dizer o quê, que aquela coisa do "fazes uns 20 000 km por ano e não é preciso fazer mais nada" não é bem assim.

      Comentário


        #33
        A regeneracao passiva acontece sempre na AE (ler sempre que se atinge temperatura suficiente para transformar as particulas em cinza, sem intervencao da ecu)

        Comentário


          #34
          Fui hoje buscar a minha Avensis datada de 12/2010. Li e reli o manual no que concerne às luzes de aviso/perigo e outras e não existe nenhuma luz correspondente ao filtro de partículas. Não existe também nenhum capítulo escrito sobre modos de procedimento em viaturas com filtro de partículas.
          Poder-se-á dizer que o meu carro não tem FDP? (é óbvio que tb farei a pergunta na oficina da marca).

          Comentário


            #35
            Eu aposto o teu testículo esquerdo (vá, e o direito também) que tem FAP...
            Editado pela última vez por Ecoflex; 02 August 2015, 20:59.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Eu aposto o teu testículo esquerdo (vá, e o direito também) que FAP...
              Xiça! Mas então qual a razão de o carro não ter luz avisadora e como é feito o aviso de ter de ser feita regeneração ou avaria?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Riskas Ver Post
                Xiça! Mas então qual a razão de o carro não ter luz avisadora e como é feito o aviso de ter de ser feita regeneração ou avaria?
                Não te sei responder a isso, porque não tenho o manual da Avensis à frente. Na minha sabia dizer-te, mas atenção que eu não conheço nenhuma marca/modelo que acenda a luz quando o FAP está a regenerar normalmente. Só mesmo em caso de saturação ou avaria.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Quem é que te garante que a regeneração se dê quando estás na AE? Se os kms que fazes em nacionais e vias rápidas não são curtos, não vejo necessidade de teres que te deslocar de propósito para a AE para o FAP regenerar.

                  E confesso que não percebi a "cena da média" (6.6 para 7.3).
                  boas . Ninguém garante mas falaram me da tal regeneração passiva que falaram e que é provocada de certa maneira . Em auto estrada temos condições para isso . Já agora .. Como vemos se estamos a meio de uma regeneração ? É possível ? Obrigado

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Quem é que te garante que a regeneração se dê quando estás na AE? Se os kms que fazes em nacionais e vias rápidas não são curtos, não vejo necessidade de teres que te deslocar de propósito para a AE para o FAP regenerar.

                    E confesso que não percebi a "cena da média" (6.6 para 7.3).

                    Falava na média que nesses 20 minutos em quarta a 120 passa dos normais 6.6 para cerca de7.3 ou 7.4 ... Sobe claro.. Normal vou ali a força la ..

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por thedragon Ver Post
                      boas . Ninguém garante mas falaram me da tal regeneração passiva que falaram e que é provocada de certa maneira . Em auto estrada temos condições para isso . Já agora .. Como vemos se estamos a meio de uma regeneração ? É possível ? Obrigado
                      "Essa regeneração passiva" não sei em que moldes específicos se dá. Ok, sei o básico, mas os pormenores...em relação à tua avensis, não sei como vês se está a regenerar. Não tenho qualquer experiência nesse carro.

                      Originalmente Colocado por thedragon Ver Post
                      Falava na média que nesses 20 minutos em quarta a 120 passa dos normais 6.6 para cerca de7.3 ou 7.4 ... Sobe claro.. Normal vou ali a força la ..
                      Sim, eu percebi, mas sobe de 6.6 para 7.3 com um CB acumulado de quanto? Percebes o que estou a dizer? É só no último percurso, como têm os Vags, é isso?

                      P.e., na minha Astra, se estiver nos primeiros 100 ou 200 kms do depósito, a média galga umas boas décimas. Mas se já for mais para o fim, ou sobe 1 ou nenhuma décima, porque o acumulado já é de largas centenas de kms.


                      P.S. Tu farás como achares melhor, mas com esse quotidiano eu não me preocupava muito em fazer esses percursos extra em AE em 4ª a 120.

                      Comentário


                        #41
                        No caso dos Peugeot julgo que também não acende luz, mas o CB dá uma mensagem a avisar de problemas no "sistema anti-poluição".

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Não te sei responder a isso, porque não tenho o manual da Avensis à frente. Na minha sabia dizer-te, mas atenção que eu não conheço nenhuma marca/modelo que acenda a luz quando o FAP está a regenerar normalmente. Só mesmo em caso de saturação ou avaria.
                          Não digo acender a luz quando está a regenerar, mas sim em caso de avaria ou saturação e a minha carrinha não tem esse simbolo em forma de luz avisadora ou qualquer outra. Como acho estranho, que naquele calhamaço a que chamam livro de instruções, não venha nem uma referência a um suposto filtro de partículas e seus avisos de saturação ou avaria.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                            Eu não tenho exemplos de percursos como prova de nada, até porque durante quase 6 anos fiz uma média anual de quase 27 000 km. Desses quase 27 000 km anuais diria que cerca de 70% foram em AE ou/e VR. Ou seja, aquela conversa do "compram diesel para dar umas voltinhas" não cola. E isso não impediu que aos 150 000 km o fap tivesse dado sinal. A verdade é que ninguém pode escolher quando é que o carro faz a regeneração e possivelmente eu até tive "azar", fazendo ele grande parte das regenerações quando eu andava em filas. Mas isto para dizer o quê, que aquela coisa do "fazes uns 20 000 km por ano e não é preciso fazer mais nada" não é bem assim.
                            É bem assim porque basta o carro estar a trabalhar, o resto é feito através dos sistemas, é melhor em andamento pois não se notam as rotações ou não se nota de todo, mas parado também funciona, desde que esteja a trabalhar.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                              É bem assim porque basta o carro estar a trabalhar, o resto é feito através dos sistemas, é melhor em andamento pois não se notam as rotações ou não se nota de todo, mas parado também funciona, desde que esteja a trabalhar.
                              De certeza? Para a regeneração ocorrer, a dita queima de particulas, o fap tem de atingir uma temperatura elevada...que ao ralenti não atinge...se não atinge a temperatura a queima não ocorre, se estiveres ao ralenti a queima não ocrre e o processo também não é concluido com sucesso.
                              Não dará erro logo porque o fap tem uma capacidade e vai entupindo em percentagem, quando chega a um nível crítico é que entope e dá aviso.
                              Daí a sugestão dos xx km a uma rotação entre a 2500 e 3000rpm ser algo comum e aceite.
                              Falo pela minha experiência, porque se fizeres numa oficina uma regeneração forçada o programa leva-te o motor até às 2500rpm subindo até 3000 por vezes forçando o sistema a atuar e percebes que o fap funciona como uma fornalha de queima...no final as panelas até estalam tal foi a temperatura atingida.
                              Lá está falo do que sucede(u) com o meu, que é alfa romeo.
                              Até agora só por duas vezes deu aviso de filtro com problemas, mas umas idas à A2 resolveram a coisa.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                De certeza? Para a regeneração ocorrer, a dita queima de particulas, o fap tem de atingir uma temperatura elevada...que ao ralenti não atinge...se não atinge a temperatura a queima não ocorre, se estiveres ao ralenti a queima não ocrre e o processo também não é concluido com sucesso.
                                Não dará erro logo porque o fap tem uma capacidade e vai entupindo em percentagem, quando chega a um nível crítico é que entope e dá aviso.
                                Daí a sugestão dos xx km a uma rotação entre a 2500 e 3000rpm ser algo comum e aceite.
                                Falo pela minha experiência, porque se fizeres numa oficina uma regeneração forçada o programa leva-te o motor até às 2500rpm subindo até 3000 por vezes forçando o sistema a atuar e percebes que o fap funciona como uma fornalha de queima...no final as panelas até estalam tal foi a temperatura atingida.
                                Lá está falo do que sucede(u) com o meu, que é alfa romeo.
                                Até agora só por duas vezes deu aviso de filtro com problemas, mas umas idas à A2 resolveram a coisa.
                                Claro que dificilmente atinge essas temperaturas ao relantim, mas eu não disse que bastava deixar o carro a trabalhar.
                                Foi em resposta ao user que disse ser necessario ir à AE, lá está todos respondem... O carro estando quente faz a regeneração, fazendo tantos Km ninguém garante que o carro vá fazer a regeneração na AE.
                                Mais, isso da regeneração forçada na oficina dá tudo menos saúde...
                                Editado pela última vez por paulo14; 03 August 2015, 10:58.

                                Comentário


                                  #46
                                  Não dá saúde mas desentope o fap....
                                  A questão da AE acaba por ser a minha solução porque é o local mais amplo e desempedido (às vezes) onde levo o meu e posso andar na faixa de rotações indicada em 4ª ou 5ª durante o período de tempo para ocorrer a dita regeneração.
                                  Sim não tanto por estar em autoestrada mas sim pela distância em que estão as regenerações em termos de percentagem de entupimento do fap, no meu os intervalos já tanto estiveram a cada 600km como a cada 300km (medido na máquina de diagnóstico).

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Riskas Ver Post
                                    Não digo acender a luz quando está a regenerar, mas sim em caso de avaria ou saturação e a minha carrinha não tem esse simbolo em forma de luz avisadora ou qualquer outra. Como acho estranho, que naquele calhamaço a que chamam livro de instruções, não venha nem uma referência a um suposto filtro de partículas e seus avisos de saturação ou avaria.
                                    Isso explica muita coisa.. As duas que conheço nunca deram qualquer sinal de FAP.
                                    Uma delas, quase não faz autoestrada, faz diariamente muita muita cidade. O carro antigo dessa pessoa era um 1.6HDI que teve durante apenas 4 anos (O Avensis ja tem à 6) altura em que fazia mensalmente varias vezes porto-lisboa e pouca cidade e tive varias vezes saturação do FAP. Sempre achamos estranho que a avensis com este tratamento nunca se queixou.. Se tem ou nao FAP.. nao faço ideia mas ate gostava de saber.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                      Isso explica muita coisa.. As duas que conheço nunca deram qualquer sinal de FAP.
                                      Uma delas, quase não faz autoestrada, faz diariamente muita muita cidade. O carro antigo dessa pessoa era um 1.6HDI que teve durante apenas 4 anos (O Avensis ja tem à 6) altura em que fazia mensalmente varias vezes porto-lisboa e pouca cidade e tive varias vezes saturação do FAP. Sempre achamos estranho que a avensis com este tratamento nunca se queixou.. Se tem ou nao FAP.. nao faço ideia mas ate gostava de saber.
                                      Brevemente quando for à Toyota mudar os dados de propietário e pedir a extensão de garantia, vou pedir que me informem correctamente, pelo nº do chassis, se a minha carrinha tem ou não FAP.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Deram-me a dica de saber mais sobre o automóvel através do VIN (Vehicle Identification Number). Há online aplicações onde inserimos o número de identificação do veículo, umas são pagas outras não e até há apps para telemóvel. Não sei se será fiável.
                                        Editado pela última vez por Riskas; 04 August 2015, 10:13.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Segundo o VIN, tem filtro de partículas. Curioso é não ter símbolo específico em caso de saturação ou avaria. Acho que será o símbolo de perigo ou de avaria no motor que acenderá.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Riskas Ver Post
                                            Segundo o VIN, tem filtro de partículas. Curioso é não ter símbolo específico em caso de saturação ou avaria. Acho que será o símbolo de perigo ou de avaria no motor que acenderá.
                                            Vá lá, safaste-te

                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Eu aposto o teu testículo esquerdo (vá, e o direito também) que tem FAP...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Vá lá, safaste-te
                                              Ufa......foi à justa

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                Evolução ter de ir passear o carro??
                                                Isso é andar de cavalo para burro.
                                                Era o que faltava ter de ir 20min para uma AE andar em 4 a 120km/h, ainda para mais o processo nem precisa de tanto mas já que é para fazer figuras faz-se com estilo.
                                                O que se diz e faz para ter um diesel, mais, a tal poupança no diesel deve ser muita quado depois tem de se ir andar 15/20min em 4velocidade a 120...
                                                Mas não tenhas dúvidas que é assim que as coisas funcionam.
                                                Fui à 15 dias à opel pois o FAP da minha astra h está a dar sinais de vida (ou falta dela..). Como faço maioritarianente cidade, o sr. da opel vira-se para mim e diz para eu ao fim de semana ir à AE esticar a carrinha. Quer dizer, ando casa-trabalho, trabalho-infantario para buscar/levar o meu filho, e ao fim de semana vou de Lisboa ao Porto para a carrinha regenerar?! Tive de dar uma gargalhada e perguntar se o sr. estava a falar a sério ou se estava a fazer uma piada para eu entrar contente no fim de semana?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                  Mas não tenhas dúvidas que é assim que as coisas funcionam.
                                                  Fui à 15 dias à opel pois o FAP da minha astra h está a dar sinais de vida (ou falta dela..). Como faço maioritarianente cidade, o sr. da opel vira-se para mim e diz para eu ao fim de semana ir à AE esticar a carrinha. Quer dizer, ando casa-trabalho, trabalho-infantario para buscar/levar o meu filho, e ao fim de semana vou de Lisboa ao Porto para a carrinha regenerar?! Tive de dar uma gargalhada e perguntar se o sr. estava a falar a sério ou se estava a fazer uma piada para eu entrar contente no fim de semana?
                                                  Nem todas as pessoas, ou por ignorância, falta de de informação, desinteresse, falta de tempo, induzidas em erro, ou outra razão qualquer seja ela plausível ou não, sabem o que é, para que serve, benefícios e malefícios, cuidados a ter, ou que carros têm filtro de partículas. O certo é que a maior parte dos automóveis com motor diesel (exceptuando os mais antigos), têm e que isso exije um tipo de condução diferente daquela que teriamos com um automóvel sem filtro de partículas. Certo ou errado, benéfico ou não, justo ou injusto, com segundas intenções ou não, isso já é matéria para outras acaloradas discussões.
                                                  Facto real e incontornável é que: viatura com filtro de partículas, tem de a determinado momento atingir uma certa temperatura para que as impurezas sejam inceneradas e eliminadas do filtro, senão este pode se danificado. Como tal à que tomar certos procedimentos para que tal não aconteça. Não é preciso ir para a AE. Basta um IP, via rápida etc.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X