Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroën C5 Aircross (2019)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
    nao existe um problema (muito grave) com os motores puretceh e o consumo de oleo + da correia/corrente (banhada) ?
    e a citroen até se viu obrigada a prolongar garantia até 7 ou 10 anos ?
    Isso é no 1.2.

    Não faço ideia se partilham tecnologia, mas seria um bom ponto de partida para uma pesquisa.

    Repara que o 1.2 tem 1199 cc e o 1.6 tem 1598 o que bate certo para serem dois blocos irmãos, em que um tem mais um cilindro.

    Convinha perceber se partilham as mesmas soluções técnicas, dado que os problemas do 1.2 estão mais reconhecidos por existirem em volume maior.

    Encontrar feedback do 1.6 deve ser bem mais complicado.

    Comentário


      Dizem que a partir de 2019 melhoraram:

      https://www.largus.fr/actualite-auto...-10563401.html

      Comentário


        Mas depois aqui https://www.planete-citroen.com/topi...-ch-2019-eat8/ lê-se:

        Bonjour,

        Ce moteur est le successeur du modèle 165 ch précédent.

        Certaines personnes me disent avoir eu beaucoup de problème concernant ce moteur après 80.000 km !!!

        Problème d'injecteurs, de cliquetis, ...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
          nao existe um problema (muito grave) com os motores puretceh e o consumo de oleo + da correia/corrente (banhada) ?
          e a citroen até se viu obrigada a prolongar garantia até 7 ou 10 anos ?
          sim, para todos os carros lá assistidos e com mais um catch qualquer, não sei se caros que saem a partir de agora ou algo assim.

          Comentário


            Obrigado a todos

            Ora então vamos lá...

            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
            nao existe um problema (muito grave) com os motores puretceh e o consumo de oleo + da correia/corrente (banhada) ?
            e a citroen até se viu obrigada a prolongar garantia até 7 ou 10 anos ?
            Sim, eu quando comprei já se sabia desses problemas no 1.2 e na altura disseram-me (até foi aqui no forum) que o 1.6 tinha correia diferente, não era dessas banhadas no óleo. Mas pelo que o colega lá da Citroen disse e pelo que estou a ler aqui daquilo que postou, por exemplo, o Lino, também neste motor parece haver historial de problemas.​

            No 1.2 PureTech (que é o motor que tenho no C4 Cactus, que está com 40.000km), creio ter lido algures aqui no fórum que a Citroen em França até lançou um comunicado a admitir o problema e a assumir responsabilidades.


            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            até ia referir se seria o 1.2. sendo o 1.6, não posso ajudar, pois o mercado está inundado destes 1.2 de 110 e principalmente 130cv e não de 1.6 de 180cv. alguns problemas também com o 1.5hdi. é um grupo a evitar neste momento...

            quanto ao problema em si, óleo baixo e não ter sido acrescentado óleo, eu da primeira vez que aparecesse a mensagem e não tivessem reposto o nível, iria para casa e deixaria lá o carro parado. era o melhor a fazer e pressionar o concessionário e dar aconhecer a situação ao representante do concessionário em PT e da própria marca (há vários a representarem a citroen, atenção). . como a tua garantia já acabou há 9 meses e não 1 mesito ou mesito e meio, quase de certeza que se vão por de fora. só se forem muito porreiros e as marcas nunca costumam ser assim tão porr€iras, percebes? principalmente hoje em dia!


            Bom, no meu post não referi (pois não podia referir tudo, senão ficava enorme e ninguém lia) que quando lá fui dar notícia do problema, logo no dia útil a seguir a aparecer a mensagem de problema, após o agendamento para 2 semanas depois, foi-me dito: "Entretanto pode andar à vontade com o carro nestas duas semanas".

            Eu é que por uma questão de cuidado, andei muito pouco, tal como disse usei quase sempre o C4 da minha mulher durante essas duas semanas. E também o fiz, não só porque o responsável da Citroen me disse que podia andar à vontade, mas também porque pelo que li online quando a luz do motor fica a piscar e que é importante não usar mais o carro até ser verificado. A luz acesa fixa, indica que tem que ser verificado mas que não há problema se o carro continuar a andar.

            Depois aquilo que questionas se percebo, claro que percebo. Era essa a ideia que eu tinha, que havendo um problema não tinha hipótese de me safar sem ser eu a pagar um eventual arranjo. Isto até que o responsável da Citroen me disse aquilo que se pode ler no meu anterior post... Que não me preocupe que se houver algum problema a marca tem que se responsabilizar.

            Claro que eu não esperava que me dissessem isso, mas agora que disseram, já considero que havendo algum problema a marca deve mesmo responsabilizar-se, uma vez que não é uma consideração desadequada a partir do momento que o responsável da marca que me costuma atender expressou exactamente essa opinião.

            Também aproveito para acrescentar que este carro nunca foi a outra oficina que não a Citroen (excepto para mudar pneus). Todas as manutenções foram feitas na Citroen e sempre que o carro apresentou os avisos de óleo baixo, foi à Citroen que recorri, sendo que tenho registos de tudo isso (e mais).


            Ponto de situação:

            Continuo ainda à espera do contacto que me haviam prometido para ontem. Vamos lá, não posso dizer com certezas absolutas, mas desde logo tenho fortes motivos para pensar que ter lá ido deixar o carro na sexta-feira passada ou ter ido esta segunda-feira de manhã, seria igual. Só pegaram no carro na segunda-feira à tarde.

            E para não me terem dito mais nada, ou é porque vai ali uma confusão tremenda por causa do volume de trabalho e de estarem divididos entre 2 locais a 10km de distância (os mecânicos passam metade do tempo no caminho de levar e ir trazer carros), ou então é porque se passa algo de complicado e estão a decidir qual a melhor abordagem.

            -

            Comentário


              De acrescentar que, muito importante e só agora raciocinei bem a este nível, não é minha responsabilidade que a pesagem do óleo feita a 8 de Fevereiro para diagnóstico de eventual problema no motor, não tenha resultado em nada até ao dia da nova ocorrência, 23 de Abril, dois meses e meio depois.

              Se calhar já nessa altura a finais de Janeiro, princípios de Fevereiro, o motor estava a dar sinal do problema (eu pelo menos estava com esse feeling, amplificado pelas perdas de óleo cada vez mais céleres) e dirigi-me onde me tinha que dirigir, no timing correcto. Pesaram o óleo, enviaram segundo eles para a marca o resultado da pesagem nesse mesmo dia e disseram-me que em breve me telefonariam a dar notícias.

              Nem agora quando lá fui, a finais de Abril, nem mesmo na sexta-feira passada dia 3 de Maio, tinham notícias do resultado dessa intervenção.

              Se agora o motor tivesse um problema grave e for óbvio que com a obtenção atempada do resultado da intervenção o problema poderia ter sido evitado, eu pelo menos considero que a responsabilidade é da marca. E não sei se legalmente não teria argumentos para fazer valer isso mesmo em caso de litígio.

              -

              Comentário


                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Dizem que a partir de 2019 melhoraram:

                https://www.largus.fr/actualite-auto...-10563401.html
                https://www.razaoautomovel.com/notic...-puretech-1-2/

                Aqui diz que abrange os motores até 2022.

                Pelos vistos no C4 Cactus tenho então 10 anos ou 175.000km de garantia para o motor. Sendo que ainda está na garantia até Agosto deste ano, pois prolonguei de 2 para 5 anos de garantia. No C5 Aircross é que devia ter prolongado... e era esse o plano, foi por preguiça de lá ir antes de o carro fazer 2 anos para contratar a extensão..

                Bom, como a oficina fecha às 19h00 e ainda não me telefonaram, vai ficar mais um dia. Já vai fazer uma semana depois de amanhã, parece-me tempo a mais para um diagnóstico. Mesmo que tenham chegado à conclusão que não sabem, estaria bem dizerem algo.

                -

                Comentário


                  precisas muito do carro? já poderaste a hipótese de forçares a barra ainda mais? se fosse eu, bem que estava desgraçado, pois preciso de dois carros diariamente. estes dias vendi a carrinha da minha mulher ainda antes de a por à venda, nem estava ainda a pensar por à venda, pois primeiro precisaria de arranjar um carro, mas de um dia para o outro lá foi pelo valor mínimo que estaríamos dispostos a deixá-la ir e mesmo depois de uma negociação. entretanto já foi vendida uns 3 dias depois.

                  tive que arranjar um carro e já tinha 2 ou 3 sob a asa, mas até foi outro que apareceu o tal escolhido. podes sempre pedir à citroen um relatório em que está na oficina para te darem um carro de substituição ou até tentares mesmo na marca a ver se te arranjam algo.

                  quanto ao que te informaram, de poderes andar com o carro, é a tal situação do "diz que disse". eu exigiria algo escrito como responsabilização da parte deles, fosse de quem fosse, chefe de vendas, oficia, o tipo das peças, etc... depois se vierem a descobrir um problema grave e alegarem que andaste com o carro quando deveria estar imobilizado, tu vais indicar que eles disseram x ou y e eles vão pôr-se de fora.

                  este conselho até serve para todos nós, pois o seguro morreu de velho, coitado!

                  Comentário


                    já agora e como leste no outro tópico, deixo aqui também em relação ao assumirem os problemas, que nesse ano já poderiam ter sido resolvidos até hoje...
                    pelo menos a partir daí. assim sendo, continua a ser um grupo a evitar.

                    Já era sem tempo e parabens pela atitude , só vai abranger quem fez sempre revisões na casa mãe respeitando plano de manutenção , supostamente os 1.2 de 2023 para cima não tem esses problemas .
                    Tive 1.5hdi 130cv que também sofre problema na arvore cames e assumiram reparação aos 90 mil km.​

                    Comentário


                      Obrigado.

                      Felizmente o carro não me é absolutamente essencial. Trabalho a partir de casa, desde ainda muito antes de ser moda por causa dos confinamentos, já desde 2010, portanto. E todos os dias após as 15h30 tenho o carro da minha mulher disponível. O C5 Aircross só é importante mesmo para quando saímos os 5 (temos três filhos), pois no C4 é complicado já que no meio de duas cadeirinhas não sobra espaço para a mais velha.

                      Como não vamos a nenhum sitio este fim de semana, não é muito crítico. Mas claro, ficamos limitados a esse nível e no fim de semana seguinte já temos planos para sair a família completa.

                      Sim, há uns bons anos quando tinha um V40 e teve que ficar vários dias na oficina, accionei o seguro e tive um carro de substituição. Mas, só o trabalho de andar a tratar das burocracias, ir buscar o carro a pelo menos 20km de casa... Enfim, para já vou esperar, pode ser que amanhã ou sexta já o tenha.


                      "quanto ao que te informaram, de poderes andar com o carro, é a tal situação do "diz que disse". eu exigiria algo escrito como responsabilização da parte deles, fosse de quem fosse, chefe de vendas, oficia, o tipo das peças, etc... depois se vierem a descobrir um problema grave e alegarem que andaste com o carro quando deveria estar imobilizado, tu vais indicar que eles disseram x ou y e eles vão pôr-se de fora."
                      Sei que vale de muito pouco, até porque nem pode ser usado, mas depois de muitos anos em situações dessas do diz que disse em vários sectores de actividade (não só nos automóveis), quando prevejo que se vão dizer coisas importantes, fica gravado. Portanto, até mesmo a afirmação de que a marca tem que se responsabilizar e que posso estar tranquilo, está registada ;)

                      Só mesmo para último caso e num âmbito que seja minimamente dentro da legalidade, claro. Por exemplo, se insistir que não disse e que eu estou a mentir, posso sempre dizer "então dê-me autorização para tornar pública a conversa em que me disse aquilo que agora diz que não disse". Ao não dar autorização, pelo menos perante os seus superiores, já fica numa posição algo complicada.

                      -

                      Comentário


                        Boas!
                        Lamento saber que estás a ter problemas desta natureza no teu C5 Aircross.
                        Eu felizmente não tenho tido para já problemas a nível de motor no meu C5. O meu é o problemático 1.2 de 130cv.
                        Mas felizmente e tal como tu, também trabalho em casa (desde 2009), e também não ando muito com o carro.

                        Aliás, para teres uma ideia o carro é de Julho de 2019 e só tem 39500km´s.

                        Também como tu, o meu tem sido sempre assistido nas representações da marca (no meu caso na AMatosCar de Évora), e tenho andado sempre em cima da correia interna.
                        Mas olha quando tive o problema enorme da desprogramação total da centralina do C5 pela oficina na segunda revisão (ainda em Sintra onde eu comprei o carro).

                        tive que fazer piscinas entre Elvas e Sintra para verem o que se passava com o carro e depois teve um mês e meio parado porque na verdade não sabiam o que fazer e não conseguiam reverter o update que haviam feito...

                        Só depois a Citroen mandou alguém da França para ir lá reprogramar o carro (ou neste caso reverter o software), e finalmente o carro ficou em condições...
                        Nisto tudo foram 4 meses de problemas e idas para trás e para a frente, que no final ninguém assumiu e ainda acharam que eu não tinha razão quando lhes perguntei como era das viagens para trás e para frente e os custos inerentes...

                        A Marca (não o stand) virou a cara para o lado e nunca assumiram nada... pelo contrário ainda me mandaram uma carta a dizer que eu não podia expor o caso publicamente sob o risco de agirem contra mim em tribunal!

                        Por ai podem ver a "boa fé" da Citroen Ibérica e o grupo PSA (na altura) em geral.
                        Não tenhas qualquer pena deles e carrega em cima... senão eles também não vão querer saber...

                        O cliente é apenas números para eles... não és nada mais do que isso...

                        Cumprimentos e boa sorte.

                        LPC


                        Comentário


                          Se calhar é por essas e todas as outras que sabemos que a Citroën está a afundar-se cada vez mais. Em França, até já foi ultrapassada pela Dacia!

                          E nem a "alter ego" DS está a fazer melhor. O DS9, como já se esperava, está a ser mais um flop monumental, e assim vão cavando a sua própria sepultura...

                          Comentário


                            Olá LPCobris,

                            Obrigado pelo relato da tua experiência.

                            Aqui continuo na mesma, ainda não telefonaram. Acho que fui simpático demais e então deixaram de fazer caso de mim :P

                            Em principio vou lá passar daqui a pouco. Tentei telefonar e não atendem. Algo que já esperava, daí que ainda nem tinha tentado, pois em ocasiões anteriores (no ano passado e há 2 anos) por outros motivos também várias vezes tentei e nunca atendem.

                            -

                            Comentário


                              Vou contar aqui um caso em termos gerais, porque neste momento está em vias judiciais.
                              Um colega comprou um Peugeot 508 hibrido em 2022 e passado 1 mês acendeu a luz de avaria. Apagaram o erro e passado mais 15 dias novamente. Isto repetiu-se durante 5-6 vezes durante 4-5 meses até que saltou a tampa ao meu colega e o carro ficou imobilizado na marca durante 1 mês, supostamente à espera de alguém de França para resolver o suposto problema de software.

                              Passado um mês o carro foi levantado e parecia estar a correr bem, porque fez 10mil km e a luz de avaria nunca mais acendeu, até que recebeu uma carta para atualizar software (recall). Fez-se a atualização e passado 1 dia novamente a luz acesa.

                              Veio-se a descobrir através de um amigo que a Peugeot recorreu a um programador do norte que simplesmente anulou o erro da centralina (por isso nunca acendia), só que com a atualização de software voltou. isto num carro com menos de 1 ano e ainda dentro da garantia.

                              Esse reprogramador comentou que é pratica comum de várias marcas, inclusive marcas de topo recorrer aos seus serviços para apagar permanentemente erros que não de sabem o que os origina.

                              O caso esta em tribunal com pedido de reembolso na totalidade.
                              Editado pela última vez por corsadti16v; 09 May 2024, 15:11.

                              Comentário


                                Um grupo que vende tanto como a Peugeot/Citroen deveria ter pelo menos uma equipa especializada de intervenção rápida com capacidade para se deslocar em todo país para ir acorrer a estes problemas complicados. Querer concentrar tudo em trabalho remoto de uma equipa em França é levar o corte de custo um bocadinho longe demais para um produto que custa dezenas de milhares de euros.

                                Comentário


                                  Boa tarde!

                                  Acabei por ir lá hoje por volta das 16h. Lá telefonaram "para o outro lado" e a resposta é que está tudo na mesma. Na segunda-feira à tarde sinalizaram o problema e colocaram no sistema para ser visto a nível internacional (França, certamente). E até agora ainda não houve nenhuma resposta, portanto está tudo na mesma.

                                  Mais uma vez, o responsável que me atendeu, disse que como há mensagem de degradação do óleo e isso não é normal acontecer, muito menos quando o óleo foi mudado há 16.000km atrás, vai ter que ser a marca a dizer como proceder. O homem até se esticou e disse que podem chegar à conclusão que tem que levar um motor novo e que se assim for, para se accionar algum tipo de garantia, é importante eles cruzarem os dados da situação actual com a de há 3 meses em que se fez a intervenção (pesagem do óleo) para diagnóstico.

                                  Portanto, ou a marca ainda nem olhou para o assunto, ou já olhou e estão a estudar a resposta a dar.

                                  -

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                    Um grupo que vende tanto como a Peugeot/Citroen deveria ter pelo menos uma equipa especializada de intervenção rápida com capacidade para se deslocar em todo país para ir acorrer a estes problemas complicados. Querer concentrar tudo em trabalho remoto de uma equipa em França é levar o corte de custo um bocadinho longe demais para um produto que custa dezenas de milhares de euros.
                                    eu não diria "um bocadinho longe demais", mas sim muito longe mesmo! só lhes ficava bem terem 2 equipas em portugal "para o que desse e viesse" quando há problemas mais graves, alguns tipos com verdadeiros conhecimentos, principalmente no caso dos motores 1.2. iriam sempre perder clientes, claro, mas pelo menos muitos outros diriam "foi preciso ir lá 2x, mas resolveram a situação que se estava a repetir" ou algo assim. como não há, só em frança e mal, além de enrolarem e aldrabarem os clientes o mais que podem, é perfeitamente normal os clientes dizerem mal, enxovalharem, desistirem de reparar e venderem...

                                    Comentário


                                      Pois já parece a novela dos 4 meses que o lpcobris perdeu a correr para a oficina, que vergonha

                                      Comentário


                                        e ainda ficou a perder (deslocações, desgaste do automóvel, stress, saúde)...

                                        Comentário


                                          Não sendo um C5, mas cruzei-me com um dono dum C3 com o puretech, não consigo precisar a versão em concreto, mas que está a beber óleo a um ritmo mais elevado que a gasolina desaparece do tanque de combustivel...

                                          Esteve na oficina a fazer a revisão, à cerca de um mês e quando lá passou na passada terça feira a vareta não apanhava o nível de oleo... sendo que o moço acabou por dizer que já tinha posto à umas semanas 1L de óleo.

                                          Além do consumo estúpido de óleo, já trocou uma bobine de ignição e neste momento está a despistar alguma fuga no cilindro 2.

                                          Já depois do rapaz ir embora visivelmente abalado com todo o pesadelo que estava a passar, o mecanico, meu conhecido, confidenciou-me que aquele ritmo no próximo mês tem de lá ir para abrir o motor..


                                          Sou dono de uma Ecoboost e por vezes o "medo" de ficar um dia agarrado com o motor deixa-me irrequieto, imagino vós com problemas muito mais prevalentes com metade dos meus kms.

                                          Boa sorte colegas!

                                          Comentário


                                            Olá pessoal!

                                            Pois a coisa andou um bocado embrulhada e só hoje é que me deram resposta. Dizem que foi analisado e que devido aos altos consumos de óleo e mais não sei o quê, o diagnóstico é que o motor tem que se substituido.

                                            O representante com quem tenho falado continua a dizer que a marca tem que se responsabilizar e que amanhã vão reunir todos os dados que têm para solicitar que se active garantia do motor e seja substituído sem custos para mim.

                                            Diz que devem demorar no mínimo 1-2 semanas a responder, mas que vamos estar em cima do assunto.

                                            Diz que falou com o técnico da oficina onde tenho o carro e que lhe foi dito que não há entraves a o carro continuar a circular, pelo que amanhã vão colocar óleo e posso ir buscar o carro. Enquanto se espera pela resposta da marca.

                                            Por mim até pode andar até "partir", pois sinceramente não notei nada até hoje em termos de desempenho do motor. Apenas andava já há tempos a notar um ruído que não me parecia normal, quando ligava o motor em días frios.

                                            Portanto, vamos lá ver o que resulta daqui. Tenho registos de que o problema surgiu logo no primeiro ano da viatura, aos 11 meses / 25 mil kms. É portanto um problema que se inicio quando o carro estava com plena garantia.

                                            Se vir que optam por tentar fugir à responsabilidade, vou talvez sugerir que me façam então uma oferta de retoma e proposta de compra de um novo com o maior desconto que puderem. Assim ainda ganham certamente alguma coisa e eu fico satisfeito. Mas o que prefiro é mesmo que me troquem o motor por um novo.

                                            Alguém tem ideia de quanto pode custar um motor novo? (1.6 PureTech 180cv EAT8)

                                            Obrigado.

                                            Comentário


                                              Ver os problemas que a PSA anda a ter em motores e ainda equacionar retomar um e comprar outro novo, é preciso uma boa dose de insanidade.

                                              Comentário


                                                Hehehehe, ah pois é, mas isto como tudo na vida, depende do ponto de vista. Mas eu explico:

                                                O C5 Aircross que tenho, em breve, ficaria para a minha mulher, que faz 5 mil kms por ano. Eram estes os planos que estávamos a fazer já desde há uns meses. Sendo que, para mim, compraria um eléctrico pequeno, pois ando a fazer 30 mil kms por ano dos quais 90% circulo sozinho no carro, num trambolho como o C5 Aircross, bem grande, que não justifica nada para apenas 1 pessoa.

                                                Do C5 Aircross, quando o comprei, 22 mil euros foram com crédito, dos quais pago 390 euros por mês e faltam 4 anos e meio para estar totalmente pago, neste momento faltam pagar 13 mil euros.

                                                Se me propusessem um C5 Aircross novo, com motor e equipamento minimamente equivalente, ficando a pagar uma mensalidade semelhante (390 euros), por muito desiludido que esteja com esta situação, não era um bom negócio no sentido de ajudar a sair da situação?

                                                É que vejamos:

                                                Ficava com um carro novo;
                                                Com 3 anos de garantia, que podia extender para 5;
                                                O carro ia fazer apenas 5 a 10 mil kms por ano;
                                                Dentro de 4 anos o carro teria uns 30 mil kms e valeria pelo menos mais 15 mil euros que este que tenho agora se o mantivesse.

                                                Tudo isto, com a segurança da garantia e já de pé atrás, obviamente, protegendo-me ao máximo. Seria vendido antes de acabar a garantia e com o pouco uso que a minha mulher lhe dá, mesmo que desse problemas aos 75 mil kms como este deu, só lá para 2032, data em que garantidamente já não estaria em nossa propriedade.

                                                Nestes termos, também consideras insanidade?

                                                É que entre isto ou ter que pagar eu um motor novo e ficar com este carro continuando a pagar 390 euros por mês.... fala em insanidade fala, para mim isso sim, é bastante mais insano.

                                                Agora claro, a solução ideal e que é a minha preferência (sem comparação com a possibilidade da retoma vantajosa) é mesmo que me troquem o motor por um novo, igual, sem custos para mim.

                                                E claro, há também a particularidade de já não venderem o C5 Aircross com este motor (1.6 PureTech 180cv EAT8). Agora para ter um C5 Aircross novo, ou tem que ser um manual de 136cv (e não queremos agora um manual) ou então tem que ser os híbridos plug-in deles, que o mais barato fica por 44 mil euros e, nesse sentido, não estou a ver que seja possível "troca por troca" e ficar a pagar o mesmo valor mensal que estou a pagar. Além de que dar 44 mil euros por um C5 Aircross híbrido, com o que se pode comprar hoje em dia por 44 mil euros, é mesmo sem dúvida alguma insano se visto de forma isolada.

                                                Mas se houvesse o mesmo carro que tenho pelo mesmo preço que paguei (34 mil euros), a "troca por troca" seria extremamente vantajosa nos termos que relatei atrás, em que estando já precavido, não correria qualquer risco. Provavelmente o meu ainda vale cerca de 24-25 mil euros (se estivesse bom), pelo que aos 13 mil de dívida acrescentaría 9 mil, fixando-se a dívida novamente nos 22 mil euros iniciais, pelo que se manteria a prestação.

                                                Obrigado.
                                                Editado pela última vez por Jack47; 16 May 2024, 15:20.

                                                Comentário


                                                  Falas de cenários hipotéticos e sempre a tender para o teu lado.

                                                  Acredito que te metam um motor novo por que se relataste isso ainda em garantia e sabendo o que se sabe hoje dos Puretech há essa grande probabilidade.

                                                  Depois do motor novo, anuncias o carro por esses 25000€ que falas e pode ser que o consigas despachar.

                                                  Comentário


                                                    um c5 aircorss de 2019 a valer 25k ???????? (mesmo com motor 1.6 que deve ter procura muitíssimo residual)

                                                    isso valem os plug-in

                                                    eu diria uns 15k .. ou pouco mais (como retoma. Talvez um particular mais perto dos 20k)
                                                    (ainda agora, os novos estao com 5k de desconto)

                                                    image.png image.png​​
                                                    Ficheiros anexados
                                                    Editado pela última vez por Ccorreia; 16 May 2024, 16:16.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                      Hehehehe, ah pois é, mas isto como tudo na vida, depende do ponto de vista. Mas eu explico:


                                                      Do C5 Aircross, quando o comprei, 22 mil euros foram com crédito, dos quais pago 390 euros por mês e faltam 4 anos e meio para estar totalmente pago, neste momento faltam pagar 13 mil euros.


                                                      ...valeria pelo menos mais 15 mil euros que este que tenho agora se o mantivesse.
                                                      desculpe ... mas percebi bem ?
                                                      falta pagar 13.000 em 4 anos e meio , ou seja, 54 meses x 390€ = >21.000€ (= 8000€de juros ?)
                                                      dos 22.000 que pediu em credito, ainda só pagou 9.000€.
                                                      como diz que sempre pagou 390€ , significa que já deve estar a pagar à mais de 36 meses ou 48 meses ....

                                                      esse carro terá ficado muito acima dos 34.000€ e mais perto dos 45-50k

                                                      34k preço carro
                                                      12k dinheiro
                                                      22k credito - pagou 9k, ainda falta 13k (em juros são pelo menos mais 8k nos meses que falta, sem contar com o que já pagou)

                                                      eu tentava ficar com esse carro, pois "nunca vai conseguir amortizar" esse investimento
                                                      Editado pela última vez por Ccorreia; 16 May 2024, 16:28.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        Falas de cenários hipotéticos e sempre a tender para o teu lado.

                                                        Acredito que te metam um motor novo por que se relataste isso ainda em garantia e sabendo o que se sabe hoje dos Puretech há essa grande probabilidade.

                                                        Depois do motor novo, anuncias o carro por esses 25000€ que falas e pode ser que o consigas despachar.
                                                        Sim, é o mai provável de acontecer.

                                                        -

                                                        Comentário


                                                          Comprar novo agora, por mais "generosa" que fosse a proposta, seria pura e simplesmente premiar o criminoso. Eles é que são espertos, a tentar recuperar ou minimizar o prejuízo desta forma, e ainda há quem caia no engodo.

                                                          Afasta-te dessa marca e outras do mesmo grupo assim que te seja possível, corta as amarras!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                                                            desculpe ... mas percebi bem ?
                                                            falta pagar 13.000 em 4 anos e meio , ou seja, 54 meses x 390€ = >21.000€ (= 8000€de juros ?)
                                                            dos 22.000 que pediu em credito, ainda só pagou 9.000€.
                                                            como diz que sempre pagou 390€ , significa que já deve estar a pagar à mais de 36 meses ou 48 meses ....

                                                            esse carro terá ficado muito acima dos 34.000€ e mais perto dos 45-50k

                                                            34k preço carro
                                                            12k dinheiro
                                                            22k credito - pagou 9k, ainda falta 13k (em juros são pelo menos mais 8k nos meses que falta, sem contar com o que já pagou)

                                                            eu tentava ficar com esse carro, pois "nunca vai conseguir amortizar" esse investimento

                                                            Não me apetecia nada ter que andar com este tipo de justificações, a explicar tudo ao pormenor, mas pronto, o plano de pagamentos é este:

                                                            1 2021-09-05 6,661% 257,44 127,12 389,64 22.643,32 5,08 0,00 4,25
                                                            2 2021-10-05 6,661% 258,92 125,69 389,64 22.384,40 5,03 0,00 4,25
                                                            3 2021-11-05 6,661% 260,41 124,26 389,64 22.123,99 4,97 0,00 4,25
                                                            4 2021-12-05 6,661% 261,92 122,81 389,64 21.862,07 4,91 0,00 4,25
                                                            5 2022-01-05 6,661% 263,43 121,36 389,64 21.598,64 4,85 0,00 4,25
                                                            6 2022-02-05 6,661% 264,95 119,89 389,64 21.333,69 4,80 0,00 4,25
                                                            7 2022-03-05 6,661% 266,48 118,42 389,64 21.067,21 4,74 0,00 4,25
                                                            8 2022-04-05 6,661% 268,02 116,94 389,64 20.799,19 4,68 0,00 4,25
                                                            9 2022-05-05 6,661% 269,56 115,46 389,64 20.529,63 4,62 0,00 4,25
                                                            10 2022-06-05 6,661% 271,12 113,96 389,64 20.258,51 4,56 0,00 4,25
                                                            11 2022-07-05 6,661% 272,68 112,46 389,64 19.985,83 4,50 0,00 4,25
                                                            12 2022-08-05 6,661% 274,26 110,94 389,64 19.711,57 4,44 0,00 4,25
                                                            Total ano 1 3.189,19 1.429,31 4.675,68 19.711,57 57,18 0,00 51,00
                                                            13 2022-09-05 6,661% 275,84 109,42 389,64 19.435,73 4,38 0,00 4,25
                                                            14 2022-10-05 6,661% 277,43 107,89 389,64 19.158,30 4,32 0,00 4,25
                                                            15 2022-11-05 6,661% 279,04 106,35 389,64 18.879,26 4,25 0,00 4,25
                                                            16 2022-12-05 6,661% 280,65 104,80 389,64 18.598,61 4,19 0,00 4,25
                                                            17 2023-01-05 6,661% 282,27 103,24 389,64 18.316,34 4,13 0,00 4,25
                                                            18 2023-02-05 6,661% 283,90 101,67 389,64 18.032,44 4,07 0,00 4,25
                                                            19 2023-03-05 6,661% 285,54 100,10 389,64 17.746,90 4,00 0,00 4,25
                                                            20 2023-04-05 6,661% 287,19 98,51 389,64 17.459,71 3,94 0,00 4,25
                                                            21 2023-05-05 6,661% 288,84 96,92 389,64 17.170,87 3,88 0,00 4,25
                                                            22 2023-06-05 6,661% 290,51 95,32 389,64 16.880,36 3,81 0,00 4,25
                                                            23 2023-07-05 6,661% 292,19 93,70 389,64 16.588,17 3,75 0,00 4,25
                                                            24 2023-08-05 6,661% 293,88 92,08 389,64 16.294,29 3,68 0,00 4,25
                                                            Total ano 2 3.417,28 1.210,00 4.675,68 16.294,29 48,40 0,00 51,00
                                                            25 2023-09-05 6,661% 295,57 90,45 389,64 15.998,72 3,62 0,00 4,25
                                                            26 2023-10-05 6,661% 297,28 88,81 389,64 15.701,44 3,55 0,00 4,25
                                                            27 2023-11-05 6,661% 298,99 87,16 389,64 15.402,45 3,49 0,00 4,25
                                                            28 2023-12-05 6,661% 300,72 85,50 389,64 15.101,73 3,42 0,00 4,25
                                                            29 2024-01-05 6,661% 302,46 83,83 389,64 14.799,27 3,35 0,00 4,25
                                                            30 2024-02-05 6,661% 304,20 82,15 389,64 14.495,07 3,29 0,00 4,25
                                                            31 2024-03-05 6,661% 305,96 80,46 389,64 14.189,11 3,22 0,00 4,25
                                                            32 2024-04-05 6,661% 307,73 78,76 389,64 13.881,38 3,15 0,00 4,25
                                                            33 2024-05-05 6,661% 309,50 77,06 389,64 13.571,88 3,08 0,00 4,25
                                                            34 2024-06-05 6,661% 311,29 75,34 389,64 13.260,59 3,01 0,00 4,25
                                                            35 2024-07-05 6,661% 313,09 73,61 389,64 12.947,50 2,94 0,00 4,25
                                                            36 2024-08-05 6,661% 314,90 71,87 389,64 12.632,60 2,87 0,00 4,25
                                                            Total ano 3 3.661,69 975,00 4.675,68 12.632,60 38,99 0,00 51,00
                                                            37 2024-09-05 6,661% 316,72 70,12 389,64 12.315,88 2,80 0,00 4,25
                                                            38 2024-10-05 6,661% 318,54 68,37 389,64 11.997,34 2,73 0,00 4,25
                                                            39 2024-11-05 6,661% 320,38 66,60 389,64 11.676,96 2,66 0,00 4,25
                                                            40 2024-12-05 6,661% 322,23 64,82 389,64 11.354,73 2,59 0,00 4,25
                                                            41 2025-01-05 6,661% 324,09 63,03 389,64 11.030,64 2,52 0,00 4,25
                                                            42 2025-02-05 6,661% 325,96 61,23 389,64 10.704,68 2,45 0,00 4,25
                                                            43 2025-03-05 6,661% 327,84 59,42 389,64 10.376,84 2,38 0,00 4,25
                                                            44 2025-04-05 6,661% 329,74 57,60 389,64 10.047,10 2,30 0,00 4,25
                                                            45 2025-05-05 6,661% 331,64 55,77 389,64 9.715,46 2,23 0,00 4,25
                                                            46 2025-06-05 6,661% 333,55 53,93 389,64 9.381,91 2,16 0,00 4,25
                                                            47 2025-07-05 6,661% 335,48 52,08 389,64 9.046,43 2,08 0,00 4,25
                                                            48 2025-08-05 6,661% 337,41 50,22 389,64 8.709,02 2,01 0,00 4,25
                                                            Total ano 4 3.923,58 723,19 4.675,68 8.709,02 28,91 0,00 51,00
                                                            49 2025-09-05 6,661% 339,37 48,34 389,64 8.369,65 1,93 0,00 4,25
                                                            50 2025-10-05 6,661% 341,32 46,46 389,64 8.028,33 1,86 0,00 4,25
                                                            51 2025-11-05 6,661% 343,29 44,57 389,64 7.685,04 1,78 0,00 4,25
                                                            52 2025-12-05 6,661% 345,27 42,66 389,64 7.339,77 1,71 0,00 4,25
                                                            53 2026-01-05 6,661% 347,27 40,74 389,64 6.992,50 1,63 0,00 4,25
                                                            54 2026-02-05 6,661% 349,27 38,82 389,64 6.643,23 1,55 0,00 4,25
                                                            55 2026-03-05 6,661% 351,28 36,88 389,64 6.291,95 1,48 0,00 4,25
                                                            56 2026-04-05 6,661% 353,31 34,93 389,64 5.938,64 1,40 0,00 4,25
                                                            57 2026-05-05 6,661% 355,35 32,97 389,64 5.583,29 1,32 0,00 4,25
                                                            58 2026-06-05 6,661% 357,41 30,99 389,64 5.225,88 1,24 0,00 4,25
                                                            59 2026-07-05 6,661% 359,47 29,01 389,64 4.866,41 1,16 0,00 4,25
                                                            60 2026-08-05 6,661% 361,55 27,01 389,64 4.504,86 1,08 0,00 4,25
                                                            Total ano 5 4.204,16 453,38 4.675,68 4.504,86 18,14 0,00 51,00
                                                            61 2026-09-05 6,661% 363,63 25,01 389,64 4.141,23 1,00 0,00 4,25
                                                            62 2026-10-05 6,661% 365,73 22,99 389,64 3.775,50 0,92 0,00 4,25
                                                            63 2026-11-05 6,661% 367,84 20,96 389,64 3.407,66 0,84 0,00 4,25
                                                            64 2026-12-05 6,661% 369,96 18,92 389,64 3.037,70 0,76 0,00 4,25
                                                            65 2027-01-05 6,661% 372,11 16,86 389,64 2.665,59 0,67 0,00 4,25
                                                            66 2027-02-05 6,661% 374,25 14,80 389,64 2.291,34 0,59 0,00 4,25
                                                            67 2027-03-05 6,661% 376,41 12,72 389,64 1.914,93 0,51 0,00 4,25
                                                            68 2027-04-05 6,661% 378,58 10,63 389,64 1.536,35 0,43 0,00 4,25
                                                            69 2027-05-05 6,661% 380,77 8,53 389,64 1.155,58 0,34 0,00 4,25
                                                            70 2027-06-05 6,661% 382,97 6,41 389,64 772,61 0,26 0,00 4,25
                                                            71 2027-07-05 6,661% 385,18 4,29 389,64 387,43 0,17 0,00 4,25
                                                            72 2027-08-05 6,661% 387,43 2,12 389,64 0,00 0,09 0,00 59,37
                                                            Último ano 4.504,86 164,24 4.675,68 0,00 6,58 0,00 106,12
                                                            Total 22.900,76 4.955,12 28.054,08 0,00 198,20 0,00 361,12

                                                            Repare-se que, neste mês em que estamos:

                                                            33 2024-05-05 6,661% 309,50 77,06 389,64 13.571,88 3,08 0,00 4,25

                                                            Estou a dever 13500 euros dos 22000 euros iniciais.


                                                            Haver alguma pequena incoerência, ainda se aceita, agora que custou 34 mil euros, isso é garantido e posso colocar aqui também o documento da compra. Foi bom preço, pois foi, por isso o comprei. Tive um excelente desconto de 24% por ser sócio da APFN.

                                                            E não, o carro não é de 2019, nem nunca eu disse que era desse ano. É de Julho de 2021.

                                                            Mas se o problema é eu considerar que vale 25 mil euros (por ter 2 anos e 9 meses, ser a versão Shine, ser a versão com o motor mais potente, ter tecto panorâmico de abrir​, entre outros extras), não seja por isso.

                                                            Onde eu disse: "Provavelmente o meu ainda vale cerca de 24-25 mil euros"

                                                            Por favor leiam: "Provavelmente o meu ainda vale cerca de 22-23 mil euros"

                                                            Espero que assim não cause estranheza.

                                                            Quanto a eu ter dito que este carro que hoje vale 22-23 mil euros, dentro de de 4 anos (+30 mil kms), valerá 15 mil euros menos que um carro comprado agora por 44 mil euros e com 4 anos e 30 mil kms. Ou seja, estamos em 2028 e temos:

                                                            Carro 1: 105.000km, 7 anos de idade.
                                                            Carro 2: 30.000km, 4 anos de idade.

                                                            O Carro 1, provavelmente, valerá uns 12-13 mil euros. O Carro 2, provavelmente, valerá 25-26 mil euros.

                                                            Pelo que corrijo e afirmo em definitivo que, provavelmente, ficaria com um carro a valer (dentro de 4 anos) mais 13-14 mil euros.

                                                            Mas sinceramente não me interessa este tipo de exercícios. Só os acabei por fazer porque me levaram a isso. Preferia comentários do tipo a aconselhar a precaver-me neste momento para eventuais respostas negativas da marca, comentários a dar-me indicação aproximada do valor deste motor em novo (para saber aquilo que está em causa, etc). Ou vá, um comentário como o do LinoMarques, sem complicar e a dar a sua opinião e conselho, sóbrio e totalmente adequado.

                                                            Agora porque digo que prefiro uma proposta boa para troca por um novo em detrimento de não ter qualquer resposta e ter que ser eu a pagar o motor... tenho que estar com todas estas explicações porque duvidam da minha honestidade? Não me parece bem, mas pronto.

                                                            O carro é de Julho de 2021, custou 34 mil euros, outro qualquer particular pagaria uns 38 mil euros e sim, neste momento dadas as circunstâncias e pelo que expliquei acima, a troca por outro igual, novo, ficando a pagar a mesma prestação, era um mal menor. Sempre com vista à venda do carro antes de chegar ao final da garantia.

                                                            Quanto a esse printscreen do híbrido a partir de 37 mil euros, era bom. Mesmo com a vantagem do desconto de sócio da APFN a proposta que recebi é de 44 mil euros.

                                                            "Airbags de cortina,Assinatura Hybrid nas laterais e no portão traseir,Carga moderada da bateria,Citroën Connect Box - sistema de informação, auxil,Climatização automática bi-zona,Cluster de bordo digital
                                                            TFT de 12,3",ESP ASR,Faróis de nevoeiro,Filtro de Polen,Jantes de liga leve PULSAR Diamantadas bi-ton 18",Kit anti furo,Mirror Screen,My Citroën Drive,Pack City Câmara,Pack Color Glossy Black,Pack
                                                            Safety 3,Pára brisas laminado,RETRO JOUR-NUIT ELEC,Regulação lombar do banco do condutor,Retrovisores exteriores rebatíveis electricamente,Vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurec,

                                                            44.268,52 € ✔
                                                            46.822,54 € 31/01/2024 Ambiente Wild BlackAzul Eclipse Azul Eclipse ** 924757345 44.120,30 € IUC (não sujeito a IVA) Telf Empresa: Telemóvel: Telf Particular: Nome e Apelidos: C5 Aircross Híbrido Plug-in 180 S&S ë-EAT8 Feel Pa 549,99 € C5 Aircross ✔​"
                                                            Nada mais tenho a acrescentar. Obrigado.
                                                            -

                                                            Comentário


                                                              Apenas deixar aqui os resultados de uma pesquisa rápida para carros do mesmo ano com quilometragem semelhante:

                                                              https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PBEcu.html

                                                              https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PwX4c.html

                                                              https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PybzN.html

                                                              https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PsaES.html

                                                              https://www.standvirtual.com/carros/...-ID8PsZf9.html



                                                              Não há igual à venda em segunda mão, lá está, há poucos com o motor a gasolina de 180cv automático (o que por exclusividade até pode ser mais fácil de vender, para quem procura este carro em segunda mão em versão gasolina, em que o 1.6 de 180cv é sem dúvida mais interessante que o 1.2 de 130cv), mas creio que em termos de preços é comparável com o diesel 1.5 de 130cv manual. Aliás, em novo o 180cv automático gasolina era mais caro que o 130cv 1.5 manual gasóleo.

                                                              E sim, que estejam à venda por esse preço, não significa que se vendam por esse preço. Também sei dessa. Obrigado Mas mesmo assim dizer-se que o carro vale 15 mil euros...

                                                              É oferecer-se 15 mil euros a qualquer um dos destes anúncios, para ver a resposta que se recebe 😅

                                                              -

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X