Originalmente Colocado por vitor307
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Compra de carro novo - Prazo de Entrega
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
A questão das férias não é mito. Quem, como eu, conhece muitos fabricantes de peças e acessórios para a indústria automóvel sabe perfeitamente que as encomendas para Agosto param todas precisamente porque muitas fábricas fecham em Agosto ou então ficam a meio-gás. Isso acaba por obrigar também os fornecedores a montante a fechar precisamente em Agosto. Além disso hoje em dia ninguém faz stocks. Não são só os importadores e os concessionários, mas também as próprias fábricas de automóveis. É tudo just-in-time. As coisas são programadas praticamente à semana. Por exemplo, o fornecedor de escapes tem um contrato com a VW para fornecer 100.000 escapes em 3 anos, mas não pode ir produzindo e mandando. Tem que aguardar as encomendas efectivas. Tanto pode ter semanas de ter que mandar 500 escapes, como ter semanas de mandar zero. Isto acontece por várias razões: em primeiro lugar, os stocks custam dinheiro, em segundo lugar as marcas automóveis têm muito poder negocial e portanto habituaram-se a ter os fornecedores na mão. E em terceiro lugar os próprios automóveis deixaram de ser produtos standard. Antigamente havia um modelo com 8 cores e 3 níveis de equipamento à escolha e pronto. Hoje em dia temos um modelo com 15 cores, 4 ou 5 níveis de equipamento, mais umas dezenas de combinações de configurações várias entre eles. É tudo por medida. Tudo isto acaba por atirar os prazos de entrega lá muito para a frente.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MasterMindPT Ver PostBom dia!
Queria pedir a vossa opinião sobre a minha situação.
Fiz uma encomenda de um novo Skoda Fabia no dia 29 de Maio. Devido a alguns atrasos devido ao financiamento, o pedido à fábrica foi feito no dia 18 de Junho (pelo menos é o que diz a folha da encomenda). O prazo de entrega que me deram foram 3 meses na pior das hipóteses. No inicio de Agosto entrei em contacto com o stand para saber mais em concreto qual a data de entrega e nessa altura apontaram a entrega para o final de Agosto/1ª semana de Setembro. No final de Agosto voltei a entrar em contacto e disseram-me que ia atrasar um pouco porque a fábrica esteve de férias e eles não sabiam dessa situação...
Ontem fui ao stand e o prazo de entrega neste momento está para a última quinzena de Outubro!!! Desculparam-se com a questão das férias da fábrica. Desta vez disseram-me que encomendar carros no Verão é sempre mais complicado por causa das férias e que por isso não gostam de se comprometer com prazos nesta altura (ou seja, afinal de contas sempre sabiam que havia férias da fábrica e ocultaram isso de mim propositadamente...).
Estou para ver que chegando a Outubro, vai acontecer alguma coisa (greve ou o raio que os parta) e voltam a adiar a entrega para Novembro, Dezembro, etc etc...
Isto já aconteceu a alguns de vocês? Eu tenho a sensação que o pedido à fábrica foi extraviado ou esqueceram-se de o enviar e agora andam-me a enrolar até o carro chegar.
O que é que fariam se fosse com vocês? Estou a pensar em pedir o livro de reclamações no stand para reclamar sobre esta situação.
Comentário
-
Eu vou dar o meu exemplo, em 2010 comprei o 3008 foram 2 dias para emissão de matricula, ao 3º fui busca-lo.
Em 2014 encomendei em finais de Setembro e na primeira quinzena de Dezembro estava no stand, foi sofrer pouco... o mesmo aconteceu em 2006 aquando da compra do gtc, encomenda em Dezembro entrega em Março. É um facto sofrer por esperar por um carro a nosso gosto.
Comentário
-
Originalmente Colocado por 33Stradale Ver PostA questão das férias não é mito. Quem, como eu, conhece muitos fabricantes de peças e acessórios para a indústria automóvel sabe perfeitamente que as encomendas para Agosto param todas precisamente porque muitas fábricas fecham em Agosto ou então ficam a meio-gás. Isso acaba por obrigar também os fornecedores a montante a fechar precisamente em Agosto. Além disso hoje em dia ninguém faz stocks. Não são só os importadores e os concessionários, mas também as próprias fábricas de automóveis. É tudo just-in-time. As coisas são programadas praticamente à semana. Por exemplo, o fornecedor de escapes tem um contrato com a VW para fornecer 100.000 escapes em 3 anos, mas não pode ir produzindo e mandando. Tem que aguardar as encomendas efectivas. Tanto pode ter semanas de ter que mandar 500 escapes, como ter semanas de mandar zero. Isto acontece por várias razões: em primeiro lugar, os stocks custam dinheiro, em segundo lugar as marcas automóveis têm muito poder negocial e portanto habituaram-se a ter os fornecedores na mão. E em terceiro lugar os próprios automóveis deixaram de ser produtos standard. Antigamente havia um modelo com 8 cores e 3 níveis de equipamento à escolha e pronto. Hoje em dia temos um modelo com 15 cores, 4 ou 5 níveis de equipamento, mais umas dezenas de combinações de configurações várias entre eles. É tudo por medida. Tudo isto acaba por atirar os prazos de entrega lá muito para a frente.
Comentário
-
Originalmente Colocado por 33Stradale Ver PostA questão das férias não é mito. Quem, como eu, conhece muitos fabricantes de peças e acessórios para a indústria automóvel sabe perfeitamente que as encomendas para Agosto param todas precisamente porque muitas fábricas fecham em Agosto ou então ficam a meio-gás. Isso acaba por obrigar também os fornecedores a montante a fechar precisamente em Agosto. Além disso hoje em dia ninguém faz stocks. Não são só os importadores e os concessionários, mas também as próprias fábricas de automóveis. É tudo just-in-time. As coisas são programadas praticamente à semana. Por exemplo, o fornecedor de escapes tem um contrato com a VW para fornecer 100.000 escapes em 3 anos, mas não pode ir produzindo e mandando. Tem que aguardar as encomendas efectivas. Tanto pode ter semanas de ter que mandar 500 escapes, como ter semanas de mandar zero. Isto acontece por várias razões: em primeiro lugar, os stocks custam dinheiro, em segundo lugar as marcas automóveis têm muito poder negocial e portanto habituaram-se a ter os fornecedores na mão. E em terceiro lugar os próprios automóveis deixaram de ser produtos standard. Antigamente havia um modelo com 8 cores e 3 níveis de equipamento à escolha e pronto. Hoje em dia temos um modelo com 15 cores, 4 ou 5 níveis de equipamento, mais umas dezenas de combinações de configurações várias entre eles. É tudo por medida. Tudo isto acaba por atirar os prazos de entrega lá muito para a frente.
Ao encomendares o carro vai para lista de "espera" com o numero 123, fica previsto o numero 123 ser produzido na semana 30, ou seja automaticamente eles já sabem que nas semanas antes tem de encomendas as peças para os caros a ser produzidos na semana 123 (dependendo do prazo de cada fornecedor), o que lhes permite dizer ao comprador a data prevista de entrega, que óbvio pode sofrer algumas alterações, mas não muito significativas, como acontece por exemplo com a BMW.
Aqui o caso parece ser diferente eu acredito que o stand saiba o prazo de entrega, mas não o queira dizer pois pode ser um pouco mais longo e comprador em vez de comprar o skoda vai comprar por exemplo um Dacia e assim vão enrolando os clientes...
Comentário
-
Compra de carro novo - Prazo de Entrega
Originalmente Colocado por MasterMindPT Ver PostO site da Skoda - http://www.skoda-auto.com/en/news/2015-07-27-holidayEditado pela última vez por now; 15 September 2015, 16:50.
Comentário
-
Obviamente que os vendedores quando sabem que os carros vão demorar um pouco mais acabam por ocultar isso ao cliente para não o perderem... e depois do sinal dado é só ir controlando a coisa, dizendo que afinal houve atrasos. Obviamente que é uma prática pouco honesta, mas compreendo que praticamente todos fazem isso. Desde que o prazo de entrega não atinja valores absurdos, não vale a pena a pessoa stressar muito e contar com um mês de desconto.Editado pela última vez por cjr; 15 September 2015, 17:06.
Comentário
-
Eu quando comprei o meu twingo em 2013 lembrome de estar com o vendedor a falar e ele dizer que havia duas cores possíveis, o vermelho e apontou para o que estava no parque e o branco (minha preferida) mas tinha que ser transportado ainda de outro local...levei logo aquele. Esperar? Não dá comigo!
Comentário
-
É uma situação vulgar e que acontece com regularidade... se não é pelas férias é porque é dada prioridade a outros mercados e a produção para portugal é empurrada com a barriga. Faz parte.
Já me aconteceu diversas vezes e quase sempre me deram um carro na data acordada, umas vezes aceitei, outras nao tive essa necessidade. Honestamente tratando-se de um utilitário de valor relativamente baixo e de uma marca não muito focada na qualidade do atendimento duvido que tenhas essa sorte. Chamem-me snob, mas é o que é.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostAs marcas da Siva dão 90 dias de prazo de entrega para encomendas à fábrica. Pode vir antes como já me aconteceu, e até eles ficaram surpreendidos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Postnem quero imaginar comprar 1 lamborghini ou ferrari
Originalmente Colocado por vitor307 Ver PostEntregas dessas maquinas é uma "outra liga" não havia em Pt, vinha de avião de em Es, Fr, Ger, It, etc... onde houvesse algum em stock!
Digo eu...
Comentário
-
Originalmente Colocado por curandeiro Ver Postestou a ver que muitos de vocês os tempos de entrega estão muito demorados se calhar não havia nenhuma unidade em stock eu no meu mazda 2 tive sorte a pintura que queria e com o motor de 115cv tive sorte havia somente 1 para entrega só esperei +/- 3 semanas por ele
Comentário
-
Originalmente Colocado por omnibus Ver PostVocês deixam um sinal de quanto?
Caso recorram a um crédito para a compra, quando começa o pagamento da primeira prestação?
Não há qualquer garantia da data de entrega com penalizações em caso de atrasos?
Comentário
-
no ano passado esperei 3 meses (ou mais, sem meter Agosto pelo meio) por uma S-Max, modelo banal e com vários anos no activo.
Na altura a Galaxy custava o mesmo, e esqueci a Galaxy porque demorava 5 meses a entregar (atirar para os 6 meses), o que achei inacreditável para um veículo em fim de vida (tal como a S-Max)
em 2012 esperei um 1 mês e meio por uma A6 Avant com vários extras (logo encomenda À fábrica) e a Avant tinha 1 ano no mercado na altura. Não entendo bem estes prazos...
Comentário
-
Originalmente Colocado por ppais Ver PostVaria de caso para caso. As minhas experiências mais recentes foi comprar para renting e aí o sinal é zero. No caso de compras particulares também comprei com sinal zero. No entanto admito que possa ser diferente. Ainda assim dificilmente compraria um carro novo com um sinal acima de uns 500€. Não me parece razoável fazer valores acima disso.
Genericamente é após a matriculação do carro.
De facto o usual é que não haja. No entanto se isso fosse um tema crítico (por exemplo se houvesse uma determinada data em que ficasse sem carro) eu tentaria que houvesse um compromisso escrito. Mesmo que não houvessem penalizações explícitas isso já faria que fosse possível responsabilizar o vendedor por atrasos. E aí eles tentariam resolver o tema p.ex. até emprestando outro carro
Parece-me bastante curiosa essa forma de negociar, com muitas zonas cinzentas, acabando por ser gerida pela boa vontade, à custa do comprador.
A pessoa espera e desespera e talvez até lhe seja vedada a hipótese de desistir.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JDEM Ver Postno ano passado esperei 3 meses (ou mais, sem meter Agosto pelo meio) por uma S-Max, modelo banal e com vários anos no activo.
Na altura a Galaxy custava o mesmo, e esqueci a Galaxy porque demorava 5 meses a entregar (atirar para os 6 meses), o que achei inacreditável para um veículo em fim de vida (tal como a S-Max)
em 2012 esperei um 1 mês e meio por uma A6 Avant com vários extras (logo encomenda À fábrica) e a Avant tinha 1 ano no mercado na altura. Não entendo bem estes prazos...
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário