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Porsche 911 - Geração 992
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Interessante o vídeo, andei recentemente pela primeira vez num Corvette desta geração, mas na versão normal Stingray. Quanto ao 992 nunca andei, o mais recente que experimentei foi o 991.1 S ainda com o 3.8 atmosférico de 400 cv.
Eu adoro Porsches, são máquinas incríveis, super, super competentes, já conduzi dentro dos 911 as gerações 991, 997, 996, 993 e andei no 964 e no 911, também já conduzi Caymans e Boxters gerações 981, 987, 986, Cayenne, etc. correndo o risco de dizer algo de que me venha a arrepender depois de experimentar um, não acho o 992 um carro muito excitante.
Como é habitual é uma evolução na continuidade, mas eu já vi com pena a passagem dos atmosféricos para os sobrealimentados, do 991.1 para o 991.2 e o 992 é a evolução natural, um pouco mais potente, um pouco mais burguês (detesto os puxadores exteriores das portas) e ainda mais rápido e eficiente.
Este Corvette é uma receita mais old-school, motorzão V8, pneus XXL, travões com discos do tamanho de pizzas familiares, centro de gravidade baixo ..... de resto suspensões bastante evoluídas e carro muito equilibrado.
Tendo em conta que um acabou de sair (992) e outro (C7) já tem uns anos no mercado, nem foi um mau resultado para o “vette”. Para quem não sabe, peso e potência são bastante próximos em ambos (é verdade mesmo com o big V8 6,2 ao colo o Corvette não é pesadão), mas chegando ao ponto crucial, qual preferia ter ? Qual preferia ter para um fim de semana ? Qual preferia para dar uma voltinha agora ?
Diria de caras que para uma voltinha agora, ou um fim de semana, preferia o Corvette, é um carro que me parece que tem a capacidade de nos fazer sentir mais “especiais”, o motor só por si é um evento, grande, muito grande, um vozeirão e uma disponibilidade brutal desde o ralenti, às 2 mil rpms tem 150 cv e às 3 mil são 250, ou seja já dá para aviar 99% do que anda para aí. Depois uma estética brutal, interiores de bom nível e uma posição de condução com o enorme capot ali à nossa frente fantástica.
Para ter ? Depende, de onde estamos, este Corvette nos USA tem um preço base de 66 mil USD e este 992 de 113 mil, portanto na relação qualidade/preço lá, acho o Corvette melhor opção. Por cá pela Europa depende do país, nalguns a Chevrolet nem está representado e em muitos não há Corvette novos. O que o torna um carro mais exótico e dispendioso de ter e de manter, depois em países como o nosso com uma fiscalidade muito penalizadora em relação a motores grandes e emissões as coisas também não são nada favoráveis, além disso o V8 sorve mais gasolina numa utilização diária e aqui no “velho mundo” os combustíveis fósseis são bastante caros.
Em conclusão o 911 tem uma aura de intemporalidade que me parece superior ao Corvette, muito graças às poucas alterações que vai tendo nos seus 50 e tal anos de vida, em que sempre manteve a silhueta de escaravelho e a “essência”, é um pouco como um Rolex que compramos hoje e podemos passar à geração seguinte e aparentemente sofre pouco o desgaste da passagem do tempo, o Corvette (está em vias de ser meio desvirtuado, com a próxima geração com motor central) parece-me ter tido uma história mais conturbada, já tendo tido fases um pouco menos interessantes, mas atingiu nesta geração C7 um ponto fantástico, como representante de uma era dos carros com grandes motores atmosféricos à frente, de perfil marcadamente desportivo, uma espécie de ícone de masculinidade.
Talvez comprasse um 911 se só pudesse ter um, teria que conduzir ambos de preferência no mesmo dia, mas devo dizer que o facto de nascermos deste lado do Atlântico nos priva, ou pelo menos dificulta, o convívio com um dos mais fantásticos carros desportivos já feitos.Editado pela última vez por SalvadorP; 18 May 2019, 09:32.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostO Vette é mais barato porque também tem interiores de PlayStation. Aquilo não se compara a um Porsche
O 911 é a referência a qualidade é tal que os carros parecem esculpidos no granito, mas este Corvette não compromete nada. De qualquer forma no momento em que carregas no botão tudo isso passa para segundo plano
O Corvette é barato porque vende bastante, é feito pela GM, as cx de velocidades não estão ao nível do que de melhor se faz e a filosofia do carro é essa, como a dos muscle cars, etc. ...
P.S.: Não tem nada a ver, mas achei a qualidade do ambiente interior do M2 muito abaixo do exterior e muito abaixo do M4, que por sua vez está abaixo de um 911.
P.S.2: Ratcher vê um vídeo no “tubo” que compara um 991.1 S com um F12 com um StingrayEditado pela última vez por SalvadorP; 18 May 2019, 13:37.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostOs interiores do Corvette são bastante razoáveis em termos de qualidade percebida, tablier forrado a pele, bancos com pontos visíveis com bom aspecto e tudo com um ar sólido. Em termos de forma, zona do lado do condutor bem individualizada, túnel central bastante alto. Carro envolvente mas com boa visibilidade para fora (melhor que o primo Camaro é muito melhor que os claustrofóbicos Lambo).
O 911 é a referência a qualidade é tal que os carros parecem esculpidos no granito, mas este Corvette não compromete nada. De qualquer forma no momento em que carregas no botão tudo isso passa para segundo plano
O Corvette é barato porque vende bastante, é feito pela GM, as cx de velocidades não estão ao nível do que de melhor se faz e a filosofia do carro é essa, como a dos muscle cars, etc. ...
P.S.: Não tem nada a ver, mas achei a qualidade do ambiente interior do M2 muito abaixo do exterior e muito abaixo do M4, que por sua vez está abaixo de um 911.
P.S.2: Ratcher vê um vídeo no “tubo” que compara um 991.1 S com um F12 com um Stingray
Quantos aos interiores do M2, honestamente, de algum lado vem a diferença de 20 ou 30.000€. Mas mesmo assim são muito semelhantes, com excepção dos plásticos revestidos em pele no M4.
Interiores sóbrios, desportivos e funcionais. Tal como o meu Golf, gosto muito.
Mas Porsche é Porsche:
E todos os supra-referidos são muito mais classy que o do Corvette, imo:
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