Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Controlo de velocidade "ponto a ponto". Para quando em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Como se o que matasse maia é o excesso de velocidade nas aes loooooool

    Que poupem dinheiro e que invistam sim noutras coisas .

    A maioria dos acidentes ocorre em cidades , cruzamentos , o nao respeito de stops , ultrapassagens mal calculadas !

    A ae e o sitio mais seguro de se conduzir !

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
      A velocidade excessiva vai sendo controlada. Melhor ou pior, vai sendo.

      Mas as azelhices, os disparates, manobras perigosas, o road rage, prioridades, conduzir pela direita, etc, etc... existe alguma política de controlo disso?

      Ficava mais feliz se me viessem com propostas concretas nesse sentido. Incluindo usando meios técnicos evoluídos.
      Nem mais!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        A velocidade excessiva vai sendo controlada. Melhor ou pior, vai sendo.

        Mas as azelhices, os disparates, manobras perigosas, o road rage, prioridades, conduzir pela direita, etc, etc... existe alguma política de controlo disso?

        Ficava mais feliz se me viessem com propostas concretas nesse sentido. Incluindo usando meios técnicos evoluídos.

        Já para não falar na quantidade de carros a circular sem condições, sem seguro, etc...

        Como se a disparidade de meios afectos ao "controlo" de velocidade, em comparação com as restantes áreas de fiscalização, já não estivesse num nível ridículo, ainda há iluminados que defendem mais meios para esse trabalhinho da treta.

        Viva a preguiça!

        Comentário


          #34
          ainda me lembro da berlingo da minha ex empresa sempre 170 bem carregada com esticadores e rolo de filme a segurar a mercadoria chuva vento sembre a "begar a vareta"

          em AE nunca me apareceu multa ja na ic....

          Comentário


            #35
            Eu não sou nenhum santo, quando vejo que as condições o permitem, ultrapasso o limite nas AE, mas raramente acima de 150 Km/h. No entanto, considero que o controlo da velocidade deve ser cada vez mais apertado, de modo a que os infratores sejam mesmo punidos. Atualmente assiste-se a uma espécie de lotaria, em que apenas uma pequena percentagem das infrações são punidas.

            Mas este controlo devia ser acompanhado de alterações nos limites de velocidade, que deveriam ser dinâmicos: por exemplo:
            -140 Km/h nas AE com pouco trânsito, curvas leves, durante o dia e boa visibilidade;
            -120 Km/h nas AE com mais trânsito, ou com curvas mais apertadas, ou de noite;
            -90 Km/h nas AE com chuva ou nevoeiro leve;
            -70 Km/h com nevoeiro forte;

            Obviamente isto só seria possível de implementar com sinais eletrónicos, configuráveis remotamente.

            Comentário


              #36
              Eu não vou dizer nada de relevante mas não podia deixar de salientar o "lobby dos aceleras"

              Comentário


                #37
                Não nos podemos queixar muito, experimentem ir à Suiça...

                Comentário


                  #38
                  continuem a pensar que todos os acidentes se devem a velocidade

                  o que vale é que a velocidade tem costas bem largas


                  a mim não me preocupa quem anda rapido, preocupa-me quem faz 1 autoestrada toda na faixa do meio, preocupa-me aqueles que estão na faixa da esquerda a 80, quando nos aproximamos saiem da frente e mal passamos voltam há faixa da esquerda

                  preocupa-me mais aqueles que mudam de faixa sem olhar para os espelhos, e aqueles que metem o pisca e pensam que o pisca da prioridade

                  Comentário


                    #39
                    Não percam tempo com este assunto enquanto lá estiver o "Costa".
                    Não vai meter nada que chateie as pessoas.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                      A maior parte dos acidentes mortais não são em AE, mas em todas as outras vias, e essas não são controláveis com velocidades médias.
                      Mais nada!

                      E acrescento outra vez não é a velocidade.

                      Qualquer condutor que tenha olhos atentos consegue fazer uma lista de manobras e atitudes mais frequentes e tão ou mais perigosas do que a velocidade.
                      Repito, telemóvel e o simples estacionar em local inapropriado!

                      Comentário


                        #41
                        Eu acho que isso não está ainda em uso porque envolve despesas grandes.
                        Até os radares das autoridades têm de ser aferidos regularmente.
                        Além disso, existem entidades com competência para fiscalizar trânsito, e não me parece que as concessionárias das AE e ex SCUT estão entre essas entidades.

                        Já experimentei fazer "reset" ao CB depois de entrar na AE e ver as variações da velocidade média durante a viagem e para meter lá velocidade média de 150 km/h é preciso dar-lhe bastante...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Não percam tempo com este assunto enquanto lá estiver o "Costa".
                          Não vai meter nada que chateie as pessoas.
                          LOL

                          É verdade que o excesso de velocidade nas auto-estradas não é a principal causa de sinistralidade em Portugal, mas também é verdade que hoje em dia seria muito fácil implementar este sistema sem grandes custos: todas as entradas e saídas são controladas, temos pórticos em muitas autoestradas e o reconhecimento óptico de matrículas é fácil. Não havia muito a perder. Até seria fácil montar modelos de negócio que não implicassem 1 eur de despesa para o estado.
                          Os números nos outros países fala por si e bastaria salvar uma vida para justificar a sua implementação.

                          E não sei por que autoestradas andam - nunca encontrei ninguém a 80 na faixa da esquerda - o que encontro muitas vezes são "aceleras" a mais de 200, isso sim.
                          Editado pela última vez por sea; 30 November 2015, 23:36.

                          Comentário


                            #43

                            Comentário


                              #44
                              Their parents would for sure care:
                              http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/p...30_metros.html
                              http://dioguinho.pt/a-verdade-sobre-...gico-acidente/
                              ...

                              Interessante para desmistificar alguns mitos:
                              http://www.dem.ist.utl.pt/acidentes/...locidade.shtml

                              Comentário


                                #45
                                Eu acho que a inexistência de radares fixos, e quando aplicados a falta de vigor e celeridade casaram.tido e qualquer sistema.

                                Comentário


                                  #46
                                  sea, não vale a pena argumentares. A velocidade não mata pá..quem mata são as pessoas que andam a velocidades elevadas

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
                                    ainda me lembro da berlingo da minha ex empresa sempre 170 bem carregada com esticadores e rolo de filme a segurar a mercadoria chuva vento sembre a "begar a vareta"

                                    em AE nunca me apareceu multa ja na ic....
                                    Aí está um carro bem seguro para andar a essas velocidades, com chuva e tudo. Se essa coisa precisar de travar a fundo a 170 é que eu queria ver.

                                    Nao cumpro os limites, nao fiquem a pensar que estou a tentar passar por santo

                                    Comentário


                                      #48
                                      Responderia com uma(s) pergunta(s):

                                      -Para quando verdadeiras penalizações para quem se mete na via da esquerda ou na via do meio com a direita livre?

                                      -Para quando verdadeiras penalizações para quem conduz com o telemóvel na mão?

                                      -Para quando o ensino da condução como deve ser?

                                      -Para quando uma sinalização e estado das estradas que evitem andar aos ésses?

                                      -....

                                      Que mania de colocarem sempre a velocidade na crista da onda! Essa é a arma dos fracos, que é como quem diz, o único controlo que a polícia sabe fazer de forma ardilosa! Mas se passa um fulano encostada à esquerda, nada fazem

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                        Responderia com uma(s) pergunta(s):

                                        -Para quando verdadeiras penalizações para quem se mete na via da esquerda ou na via do meio com a direita livre?

                                        -Para quando verdadeiras penalizações para quem conduz com o telemóvel na mão?

                                        -Para quando o ensino da condução como deve ser?

                                        -Para quando uma sinalização e estado das estradas que evitem andar aos ésses?

                                        -....

                                        Que mania de colocarem sempre a velocidade na crista da onda! Essa é a arma dos fracos, que é como quem diz, o único controlo que a polícia sabe fazer de forma ardilosa! Mas se passa um fulano encostada à esquerda, nada fazem
                                        Para quando?! Para agora e já desde há muito tempo! Conduzir ao telemóvel é das coisas a que a polícia mais está atenta e as multas são pesadas. É uma contra-ordenação classificada de grave.
                                        Estado das estradas?! Isso é conversa para os anos 80 do século passado. Se há coisa da qual não nos podemos queixar em geral é do estado das nossas estradas.
                                        Ensino da condução como deve ser? Isso significa o quê?

                                        Quer queiramos quer não a velocidade é digamos assim a ponta de lança da insegurança automóvel. Tudo é amplificado pela velocidade. Uma pequena aselhice a 50 à hora pode ser uma acidente fatal a 90. Faz todo o sentido controlar fortemente a velocidade. Eu sei que isso é chato para nós, condutores, mas é assim mesmo.

                                        Uma redução da velocidade média nas nossas estradas de 10km/h que fosse teria mais benefícios para a baixa da sinistralidade rodoviária do que qualquer outra medida.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Para quando?! Para agora e já desde há muito tempo! Conduzir ao telemóvel é das coisas a que a polícia mais está atenta e as multas são pesadas. É uma contra-ordenação classificada de grave.
                                          Estado das estradas?! Isso é conversa para os anos 80 do século passado. Se há coisa da qual não nos podemos queixar em geral é do estado das nossas estradas.
                                          Ensino da condução como deve ser? Isso significa o quê?

                                          Quer queiramos quer não a velocidade é digamos assim a ponta de lança da insegurança automóvel. Tudo é amplificado pela velocidade. Uma pequena aselhice a 50 à hora pode ser uma acidente fatal a 90. Faz todo o sentido controlar fortemente a velocidade. Eu sei que isso é chato para nós, condutores, mas é assim mesmo.

                                          Uma redução da velocidade média nas nossas estradas de 10km/h que fosse teria mais benefícios para a baixa da sinistralidade rodoviária do que qualquer outra medida.
                                          Legalmente o uso dos telemóveis resulta em multas duras, só que, tirando estes últimos dias que se tem falado disso, são mais do que muitos os que vejo com o telemóvel na mão, principalmente mulheres!

                                          Estado das estradas, sim, porque tirando as AEs, as restantes já estão ao nível dos anos 80! Então se falarmos das tampas de saneamento, quase não há uma alinhada com o piso!

                                          Quanto ao ensino, arriscaria em 80% dos instruendos não sabem fazer uma marcha-atrás, muitas vezes porque os instrutores nunca o mandaram fazer. Depois só sabem estacionar de frente numa escarpa.

                                          A velocidade aumenta o risco, sim, mas como é o método mais fácil de verificação e da consequente receita, é nesses que apostam. E a maioria das vezes é atribuído o excesso de velocidade para acidentes que nada têm a ver com isso. É muito comum assistirmos a isso na comunicação social quase como um lobby.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por sea Ver Post
                                            LOL

                                            É verdade que o excesso de velocidade nas auto-estradas não é a principal causa de sinistralidade em Portugal, mas também é verdade que hoje em dia seria muito fácil implementar este sistema sem grandes custos: todas as entradas e saídas são controladas, temos pórticos em muitas autoestradas e o reconhecimento óptico de matrículas é fácil. Não havia muito a perder. Até seria fácil montar modelos de negócio que não implicassem 1 eur de despesa para o estado.
                                            Os números nos outros países fala por si e bastaria salvar uma vida para justificar a sua implementação.

                                            E não sei por que autoestradas andam - nunca encontrei ninguém a 80 na faixa da esquerda - o que encontro muitas vezes são "aceleras" a mais de 200, isso sim.
                                            Tens de andar mais em AE então.

                                            Qualquer pessoa que bata no ceguinho da velocidade sem olhar para uma lista de infracções mais perigosas no dia a dia ou não conduz diariamente E com atenção ou é hipócrita.

                                            Muito, mas muito raramente tenho problemas com quem anda acima dos limites legais, tenho problemas com quem anda ao telemóvel, com quem não usa espelhos, com quem faz manobras arriscadas/graves/incautas, com quem tem alergia em andar na mão, com quem estaciona caoticamente em cidade ou fora dela e a cereja em cima do bolo (impossível ou difícil de controlar) quem conduz por norma e com consistência....distraído.

                                            O resto é a mesma lenga lenga do costume da velocidade, que já ouço desde os tempos aúreos da estrada mais perigosa do mundo e que já na altura era conversa de ignorante, cego, hipócrita ou mau condutor

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por astradti Ver Post
                                              Aí está um carro bem seguro para andar a essas velocidades, com chuva e tudo. Se essa coisa precisar de travar a fundo a 170 é que eu queria ver.

                                              Nao cumpro os limites, nao fiquem a pensar que estou a tentar passar por santo
                                              também já o fiz e ainda ca estou

                                              Comentário


                                                #53
                                                Se a velocidade não fosse importante, o CE não tinha sido alterado. Alguns daqui devem lembrar-se que o limite em cidade era de 60kmh e fora dela era...o que o carro desse.

                                                Resultado? Muitas mortes.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  Se a velocidade não fosse importante, o CE não tinha sido alterado. Alguns daqui devem lembrar-se que o limite em cidade era de 60kmh e fora dela era...o que o carro desse.

                                                  ERA?? já alteraram isso??

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Já agora, para quem tiver curiosidade, podem ler aqui um pouco da história do CE em Portugal.

                                                    http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviar...i%C3%A1ria.pdf

                                                    Destaco o seguinte:

                                                    O início desta viagem leva-nos ao século XX, mais concretamente a 1901(1) e 1911(2), anos dapublicação dos primeiros regulamentos sobre circulação dos automóveis, nomeadamente as primeirasregras de circulação, bem como da aprovação do modelo de automóvel, livrete e exigência legal para acondução. Em 1901, o limite máximo de velocidade dentro das localidades era de 10 km/h.
                                                    O ano de 1928(3) trouxe a regra de circulação pela direita e a regra de cedência de passagem aoveículo que se apresentasse pela direita. Também o regime da circulação pedonal relativo aoatravessamento de vias foi consagrado, mediante a criação das passagens para peões. Foi tambémneste ano que foi instituído o sinal rodoviário de perigo. Por outro lado, o limite máximo de velocidadedentro das localidades passou para 30 km/h.
                                                    O CE de 1930(4) e Regulamento do CE de 1931 (5) introduziram a obrigatoriedade do uso depneumáticos nos veículos automóveis, assim como consagrou o aumento da velocidade máximadentro das localidades para 50 km/h. No que respeita à sinalização rodoviária, assinala-se a criação demais 12 sinais de trânsito.
                                                    O ano de 1954 será, porventura, um dos mais importantes na história da legislação rodoviária, ano emfoi publicado um novo CE(6), o qual continha um conjunto de normas inovadoras. Destas, destaco oaumento da velocidade máxima dentro das localidades para 60 km/h, não existindo limites fora destas,e o acolhimento de normas decorrentes do direito internacional, nomeadamente da Convenção deGenebra de 1949, sobre trânsito rodoviário.
                                                    A década de 70 assistiu ao choque petrolífero, sendo que essa realidade influenciou a circulaçãorodoviária em Portugal, tendo sido fixados limites máximos de velocidade. Em 1973, foi fixado o limitemáximo temporário de 80 km/h fora das localidades e de 100 km/h nas autoestradas (8). Em 1976,com a crise do abastecimento de combustíveis mais atenuada, os limites máximos de velocidade foramelevados para 90 km/h fora das localidades e 120 km/h nas autoestradas(9). Ainda na década de 70,em 1977, foi consagrada a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança nos bancos dianteiros, foradas localidades(10).
                                                    Já no século XXI, o CE sofreu uma importante alteração em 2005(17), da qual resultou a redução dosvalores do excesso de velocidade a partir dos quais as contraordenações passam a graves e muitograves.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                      Se a velocidade não fosse importante, o CE não tinha sido alterado. Alguns daqui devem lembrar-se que o limite em cidade era de 60kmh e fora dela era...o que o carro desse.

                                                      Resultado? Muitas mortes.
                                                      Dados que suportem que a velocidade é o agente causal dos acidentes....não confundir com factor agravante!

                                                      É o mesmo que eu dizer que o IP5 virou A25 e diminuiram as mortes (mesmo com velocidades médias superiores) por causa do desenho da estrada

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        O uso destes dispositivos são para a cobrança de portagens, logo não podem ser usados para fins terceiros.
                                                        Está tudo bem definido na nossa legislação e existe uma entidade, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (organismo oficial) que não permite que outras entidades oficiais o utilizem para outros fins. Tudo isto para preservar o direito do cidadão.
                                                        Se não é essa a razão, o princípio fundamental é mais ou menos esse.
                                                        Em Portugal deveria-se fazer mais prevenção, isto é, informar os condutores da existência de controlo de velocidade nas estradas, ao invés de se colocarem nos locais mais manhosos, numa auto-estrada em que o limite é de 100 Km/h.
                                                        Dentro das localidades, aí sim, nem que seja a mais 1 Km/h, era logo a doer, porque estou farto de ver os fangios de certas zonas mais isoladas do país a exibirem-se nas suas terras, sem qualquer respeito

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Se a velocidade não fosse importante, o CE não tinha sido alterado. Alguns daqui devem lembrar-se que o limite em cidade era de 60kmh e fora dela era...o que o carro desse.

                                                          Resultado? Muitas mortes.
                                                          Ora olhando para o teu bom post histórico sobre limites de velocidades, a conclusão é que a razão da existência de limites de velocidade é pura e simplesmente o custo em termos de importações de petróleo. Parece não haver qualquer relação (histórica) com segurança.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rogerpanda Ver Post
                                                            O uso destes dispositivos são para a cobrança de portagens, logo não podem ser usados para fins terceiros.
                                                            Está tudo bem definido na nossa legislação e existe uma entidade, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (organismo oficial) que não permite que outras entidades oficiais o utilizem para outros fins. Tudo isto para preservar o direito do cidadão.
                                                            Se não é essa a razão, o princípio fundamental é mais ou menos esse.
                                                            Em Portugal deveria-se fazer mais prevenção, isto é, informar os condutores da existência de controlo de velocidade nas estradas, ao invés de se colocarem nos locais mais manhosos, numa auto-estrada em que o limite é de 100 Km/h.
                                                            Dentro das localidades, aí sim, nem que seja a mais 1 Km/h, era logo a doer, porque estou farto de ver os fangios de certas zonas mais isoladas do país a exibirem-se nas suas terras, sem qualquer respeito
                                                            Depende das localidades e zona das localidades. Vivo numa zona em que a 10km/h tens um risco elevado de atropelar alguém fruto do estacionamento e que sem esse estacionamento (altura de férias, fim de semanas, etc) 50/60km/h esse risco no mesmo local é diminuto.

                                                            Uma coisa é uma circunvalação outra uma rua cheia de carros parados antes e depois das passadeiras, antes e depois de curvas e cruzamentos...ambas dentro de localidades as duas normalmente com riscos diametralmente opostos.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                              Dados que suportem que a velocidade é o agente causal dos acidentes....não confundir com factor agravante!

                                                              É o mesmo que eu dizer que o IP5 virou A25 e diminuiram as mortes (mesmo com velocidades médias superiores) por causa do desenho da estrada
                                                              Não te consigo dar dados que liguem directamente a velocidade, no entanto, tens aqui algo interessante:

                                                              http://www.pordata.pt/Portugal/Acide...Continente-326

                                                              Vejamos o seguinte, segundo dados que coloquei anteriormente, em 1954 o limite de velocidade subiu para 60kmh em cidade e fora dela não havia limites. Resultado?

                                                              1960: 649 mortes
                                                              1961: 738 mortes
                                                              1965: 920 mortes

                                                              Foi aumentando. Em 1970 o número já tinha aumentado para 1417 mortes! Relembro que antes de 1954 o limite era de 50kmh em cidade.

                                                              Em 1976 quando introduziram o limite máximo, após o limite temporário, o número de mortes estava nesse ano com 2594 (aumentou). No entanto, em 1977 já tinha baixado significativamente para 2153.

                                                              O número de mortes foi aumentando em número devido ao aumento de automóveis, como é normal.

                                                              Relembro que em 1998 o CE já tinha as velocidade que ainda hoje conhecemos, e podemos verificar que uma vez que existia penalização na condução a altas velocidades e alcool, as mortes em 1998 ficaram-se em 1865, tendo vindo a baixar de ano para ano.

                                                              Será isto tudo, pura coincidência? Se calhar a fiscalização até faz qualquer coisa.

                                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                              Ora olhando para o teu bom post histórico sobre limites de velocidades, a conclusão é que a razão da existência de limites de velocidade é pura e simplesmente o custo em termos de importações de petróleo. Parece não haver qualquer relação (histórica) com segurança.
                                                              Verifica os dados que coloquei aqui acima, se calhar até tem relação

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X