No que toca à questão do tópico, não se pode sequer comparar a fiabilidade dos dois motores.. O PD130 ganha de longe..
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PD130 vs PD170
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Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
Então porque? Se o carro está bom, é um modelo que facilmente encontra numa sucata o material necessário para a alteração, gasta pouco na alteração...
Nos carros novos é que pode não compensar, porque pode ter que pagar a diferença do imposto (acho que é até 3 ou 5 anos), depois de passarem esses anos compensa, desde que o carro esteja bom. Acho que é preferível que comprar um carro que não se sabe como está (no caso do autor deste tópico até sabe +/- porque conhece o dono).
A maior asneira que eu fiz foi vender o Fiesta 1.8Van de 89 e comprar o Fiesta 1.25 Studio de 96... só por causa de precisar de 5 lugares...
Foi a melhor coisa que fizeste , passaste de diesel atmosferico fraco para um motor em condiçoes e um projecto mais recente !
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Originalmente Colocado por oscari Ver Post- Nunca vi nenhum 1.9 TDI de 130, ter mais velocidade de ponta de um 2.0 TDI de 170, montado carros similares em termos de tamanho e peso,
conheces alguém que seja dono dos dois carros em simultâneo? eu sou.
conheces alguém que leve os dois mesmos carros ao mesmo centro de ipo e verifique o peso de ambos na mesma "balança"? eu.
conheces alguém que tenha possibilidade de fazer todos os comparativos parvos, possíveis e imaginários?!?!? eu já os fiz.
- Porventura o carro montado com o motor 1.9 TDI de 130 CV, com melhores performances, é o Audi A3, fruto de um maior intercooler, caixa de velocidades e caixa de comando do motor,
granda penalti amigo!!!!! o IC do pd130 é uma coisinha pequenina que está do lado direito atrás do farol de nevoeiro......a caixa de velocidades do 8L tem um escalonamento que apenas existe nos audi.
é um escalonamento intermédio....nota-se que tu percebes buédamuito do que dizes.....
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Calma pessoal, não vale a pena chatearem-se. Ainda não sei o que fazer com o Ibiza, se fica como segundo carro ou se ganhe uns troquitos para os injetores com ele. :P Em relação à velocidade máxima, é o ponto fraco do PD130 portanto acho que a Avant consiga ir mais além mas sinceramente, não é algo que me cative porque não tenho necessidade de conduzir a 200, ou 220 mas as recuperações sim, interessa-me.
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Originalmente Colocado por RafaN Ver PostMas a caixa de um 8L PD130 não é a mesma que a de um Ibiza Sport PD130?!
Agora vou lançar aqui confusão, o Seat Ibiza 1.9 TDI 130 CV, com o código de motor AZV, também monta turbo KKK....e também Garret...depende da fornada...
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Originalmente Colocado por oscari Ver PostO Seat Ibiza 1.9 TDI de 130 Cv que monta o turbo Garrett é o motor com o código BLT e não o ASZ.
O ASZ monta KKK.
As minhas desculpas pelo erro.
Passat e golf pd130 com garrett, a3 e a4 130 támbém trazem garrett.
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Originalmente Colocado por ukay Ver Postconheços 4 ibizas pd130 1 sport 2002 (asz) - trouxe kkk outra sport de 2003 (asz) também com kkk, um fr da 1º versão 2004 (asz) turbo kkk também e uma ultima de 2007 fr já com restyle bloco blt também com kkk. Sei de uma 1.9 tdi pd100 de 2003 também com kkk mas de tamanho 15.
Passat e golf pd130 com garrett, a3 e a4 130 támbém trazem garrett.
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Originalmente Colocado por oscari Ver PostEu conheço um Seat Ibiza 1.9 TDI 130 FR 17, acho que é esta a denominação e com turbo Garrett, que por infeliz coincidência partiu e já levou outro.
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Originalmente Colocado por oscari Ver PostCada um diz o que pensa, nada mais..
claro que sim, mas neste caso em concreto estsá completamente errado, só isso....
Nem todos podemos ser iluminados como tu...
eu não sou iluminado....apenas tenho ali na garagem, estes dois carros em questão e acho piada ao pessoal que manda postas de pescada sobre algo que não tem e fala apenas com base no que ouviu em leu nas interwebs.....
As minhas desculpas pela minha ignorância...
estás perdoado...é natal e ninguém leva a mal....
Bué não é bem o meu vocabulário...
a serio?!?!?Originalmente Colocado por oscari Ver PostNão posso responder porque não percebo nada disto, melhor, "buédamuito" disto!!!
mas para quem diz que o ic do 8l pd130 é maior do que num ibiza.....
é que são exactamente iguais....com excepção do cupra pd160.
a diferença no sistema de IC é simples:
até te digo isto de borla e em bom português para não ficares a fazer birrinha....
o 8L pd130 tem as tubagens do IC com maiores diâmetros e mais fluídas em termos de curvas.....logo as intake temperatures baixam uns valiosos graus....se fizeres um log nos dois carros, chegas rapidamente a uma conclusão óbvia.....
...mas prontos, tu é k sabes bué disto!
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Posté melhor não dizeres nada porque vai na volta tu conheces melhor os meus próprios carros que tenho, um vai fazer 14 anos daqui a 2 meses e outro à 8 anos e meio......
mas para quem diz que o ic do 8l pd130 é maior do que num ibiza.....
é que são exactamente iguais....com excepção do cupra pd160.
a diferença no sistema de IC é simples:
até te digo isto de borla e em bom português para não ficares a fazer birrinha....
o 8L pd130 tem as tubagens do IC com maiores diâmetros e mais fluídas em termos de curvas.....logo as intake temperatures baixam uns valiosos graus....se fizeres um log nos dois carros, chegas rapidamente a uma conclusão óbvia.....
...mas prontos, tu é k sabes bué disto!
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Posté melhor não dizeres nada porque vai na volta tu conheces melhor os meus próprios carros que tenho, um vai fazer 14 anos daqui a 2 meses e outro à 8 anos e meio......
mas para quem diz que o ic do 8l pd130 é maior do que num ibiza.....
é que são exactamente iguais....com excepção do cupra pd160.
a diferença no sistema de IC é simples:
até te digo isto de borla e em bom português para não ficares a fazer birrinha....
o 8L pd130 tem as tubagens do IC com maiores diâmetros e mais fluídas em termos de curvas.....logo as intake temperatures baixam uns valiosos graus....se fizeres um log nos dois carros, chegas rapidamente a uma conclusão óbvia.....
...mas prontos, tu é k sabes bué disto!
E não duvido do que disseste relativamente aos teus carros.
Contudo, também tenho um Audi A3, de 150 cvs e já comparei com amigos que têm carros com o motor TDI 130 PD em auto estrada não me conseguem acompanhar.
Por isso estranhei que um Audi A3 TDI de 130 CV, pudesse ter mais velocidade de ponta do que um de 170 CV, tão simples quanto isto.
É que antes de ter o Audi A3, tive outro carro com o motor TDI 170 CR e em altas era bem melhor do que o de 150 CV que tenho agora, logo se este ultimo fazia mais ponta do que o de 130 CV, sempre pensei que o TDI 170 PD também o fazia.
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Essa do tdi 130 não conseguir acompanhar o tdi 150 cr em auto-estrada não me parece que seja tal como o dizes já andei a pendura numa ibiza 6l 130 fr de origem e um a3 2.0 tdi 170 não conseguia fugir-lhe em auto-estrada (claro que íamos em cone, mas ele não fugia) depois a mesma ibiza mas com eletrônica o a3 170 nem de cone o acompanhava.
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Originalmente Colocado por ukay Ver PostEssa do tdi 130 não conseguir acompanhar o tdi 150 cr em auto-estrada não me parece que seja tal como o dizes já andei a pendura numa ibiza 6l 130 fr de origem e um a3 2.0 tdi 170 não conseguia fugir-lhe em auto-estrada (claro que íamos em cone, mas ele não fugia) depois a mesma ibiza mas com eletrônica o a3 170 nem de cone o acompanhava.
Experimenta e logo vês...
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Originalmente Colocado por ukay Ver PostEssa do tdi 130 não conseguir acompanhar o tdi 150 cr em auto-estrada não me parece que seja tal como o dizes já andei a pendura numa ibiza 6l 130 fr de origem e um a3 2.0 tdi 170 não conseguia fugir-lhe em auto-estrada (claro que íamos em cone, mas ele não fugia) depois a mesma ibiza mas com eletrônica o a3 170 nem de cone o acompanhava.
Esse PD170 estava avariado.
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Posta azulinho
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Sinceramente fico estúpido com os mitos que se criam nos fóruns pela net fora.. A Audi no que toca ao 8L que seja do meu conhecimento não tem nenhum escalonamento especial, nem tanga nenhuma.. As caixas são feitas aos milhares em série.. Por isso os rácios são iguais para todas elas.. Caixas essas que são partilhadas por outros carros do grupo.. Que mito tão absurdo..
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Originalmente Colocado por oscari Ver PostEstamos sempre aprender e agradeço-te por isso!
E não duvido do que disseste relativamente aos teus carros.
Contudo, também tenho um Audi A3, de 150 cvs e já comparei com amigos que têm carros com o motor TDI 130 PD em auto estrada não me conseguem acompanhar.
Por isso estranhei que um Audi A3 TDI de 130 CV, pudesse ter mais velocidade de ponta do que um de 170 CV, tão simples quanto isto.
É que antes de ter o Audi A3, tive outro carro com o motor TDI 170 CR e em altas era bem melhor do que o de 150 CV que tenho agora, logo se este ultimo fazia mais ponta do que o de 130 CV, sempre pensei que o TDI 170 PD também o fazia.
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Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver PostNão querendo menosprezar o teu carro ( longe disso.. ) mas um A3 com TDI de 130 pouco ou nada fica a dever a um A3 2.0 TDI CR 150.. A diferença nas performances é mínima, e posso-te assegurar que nas recuperações, o PD ainda se safa melhor que o teu.. sobretudo em 4ª, 5ª, e 6ª..
Onde trabalho há um Audi A3 1.9 TDI Sport 17, 130 CV e em reprises é de facto mais rápido, o carro tem mais nervo do que o meu, parece ter sempre mais força, disso não há qualquer dúvida.
Mas o que eu disse foi em velocidade de ponta, auto estrada, aí garanto-te que fica para trás
Quanto a mim o Audi A3 8V 2.0 TDI de 150 Cvs é o digno sucessor do Audi A3 1.9 TDI de 130 Cvs, quer a nível agradabilidade de condução e fiabilidade.
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