Podia falar na perspectiva de vendedor, mas os casos mais caricatos aconteceram-me mesmo enquanto comprador!!!
1 - 2013, Concessionário Audi (BL Motor), aonde fui para comprar um A3; atende-me o sr. vendedor Jorge Furtado, onde muito educada e simpaticamente prometeu tal percentagem de desconto que, em vez do A3, conclui que até compensava comprar uma A4 já muito bem equipada, e que mesmo assim manteria dentro do orçamento. O problema é que, por três ou quatro vezes que o sr. Jorge Furtado enviou os mails de confirmação dos preços discutidos pessoalmente no stand, vinham sempre valores muito acima do negociado; como é evidente, a paciência esgotou-se e à falta de resposta do sr. vendedor, a minha mulher foi "passear" à Mercedes, e decidiu-se abandonar a hipótese Audi; mais tarde, vim a descobrir que, na mesma altura, e para os valores que tinha previstos, um amigo comprou uma A6 SLine carregadissíma de extras, com a ressalva de já estar matriculada uns meses antes da efectiva compra, embora ainda 0 kms!!! Como conheço pessoalmente o dono da concessão, lá mandei a dica acerca do motivo de não ter comprado lá o carro, e sobre como tinha decorrido o processo negocial.
Update do vendedor: este ano, recebo no meu mail uma mensagem muito simpática, em que o sr. vendedor, fruto da sua imensa experiência e bons resultados como vendedor Audi, estaria agora a desempenhar funções num outro concessionário, salvo erro, em Penafiel ou Amarante; até nem foi tanto a "lata" de enviar-me mail com essa informação depois de ter feito o que fez, mas o pior foi mesmo ter usado a base de dados de clientes Audi de um concessionário que não o que actualmente representa, com a agravante de ter enviado o mail em massa a imensos "clientes" e conhecidos, muitos da minha zona (por estarem visíveis os endereços de todos os destinatários, verifiquei que conhecia muitos deles..). Aproveitei a oportunidade para enviar um mail - com resposta para todos os destinatários da mensagem que originariamente o vendedor tinha remetido - a informar que não tencionava comprar-lhe qualquer carro, e justificando essa decisão com a descrição pormenorizada de tudo o que tinha acontecido durante a negociação com o sr. vendedor Jorge Furtado, acrescentando que era uma imensa falta de ética contactar clientes através de uma base de dados de outra concessão que não a dele...
2 - Na Mercedes, acabei por comprar o carro pretendido no concessionário C. Santos, junto ao Aeroporto do Porto, ao sr. vendedor Pedro Pereira. A negociação correu bastante bem, fez um desconto bastante superior ao que consegui junto de outros stands da marca (ainda que fruto de circunstâncias especiais, mas que este vendedor soube muito bem aproveitar!!).
O caricato aconteceu depois, primeiro aquando da encomenda do carro, e mais tarde, já cerca de 4 ou 5 meses de ter recebido o carro...
Assim, na encomenda, basicamente limitou-se a incluir todos os extras solicitados conforme as instruções e orçamentos que tinha em minha posse; neste ponto, tentou insistir com o AC automático, ao que eu disse que não tinha muito interesse nesse extra, mas que preferia ter saídas de ventilação para a traseira, ao que respondeu que não era possível (vim a descobrir mais tarde que o AC automático inclui precisamente as saídas de ar traseiras!!!!). Ora, estava o sr. vendedor a preencher a encomenda, já depois de ter incluído de borla um pack de equipamento que nem sequer tinha interesse mas que pelo preço ( :D ) não valia a pena recusar, mas quando sai-se com uma tirada fantástica, da qual ainda me lembro como se fosse hoje:
- "Vou por-lhe no carro uma suspensão ainda melhor do que a que quer, sem pagar nada!!!"
- "sr. Pedro, olhe que apesar de ser um carro familiar, eu quero o carro com a suspensão desportiva, não quero o carro com suspensão alta!!!" (os dois carros anteriores que tinha tido tinham todos suspensão desportiva e rebaixada de origem, o que, ainda que não favorecesse o conforto e apesar de ser um carro sobretudo para a família, agradava-me muito mais em termos de estética)
- "Não se preocupe, que é uma suspensão desportiva, mas com a vantagem de ser adaptativa!!!"
Confiei, comi e calei; afinal, quem sou eu para duvidar de quem deve perceber muito mais de Mercedes do que eu, já que faz disso profissão...
O carro que era suposto chegar em finais de Maio, inicio de junho, acabou por chegar em Agosto; tenho quase a certeza que algo de anómalo terá ocorrido para que tivesse demorado tanto tempo no que diz respeito à colocação/formalização da encomenda por parte do concessionário, mas entretanto, lá ficou pronto!!! Tendo entrado em produção no dia 30 de Julho, ficou terminado no dia 01 de Agosto, Sábado; ainda faltava a deslocação da Alemanha até Portugal, sendo certo que foi matriculado em 12 e entregue em 13 (o sr. vendedor tinha o carro pronto no stand, já com matrículas e pronto a entregar, mas lá se esqueceu de ligar a avisar, e só no dia seguinte é que deu essa informação :P )
Dia de entrega do carro, primeiro ponto a chamar a atenção :D
"Ó sr Pedro, o carro não está muito alto???"
"Não, eles vêm todos assim, está a ver outros iguais, todos com a mesma altura de suspensão... Sabe que os carros nem sempre vêm iguais às imagens dos catálogos, são fotografias trabalhadas para por os carros mais bonitos.."
E de facto assim era, todos os carros iguais, com pacote desportivo como o meu, vinham com a mesma altura de suspensão; no meio da excitação do carro novo, do cansaço de tanto tempo de espera, e da confiança no sr. vendedor, tornei a comer e calar!!!
Apenas em Outubro ou Novembro é que, quando vi um carro igual ao meu a ser entregue na Carclasse (onde, por ser mais perto, sempre fiz a assistência a este e outros) reparei que tinha cerca de 1.5 cm de altura ao solo a menos que o meu, algo que era visivel a olho nu, e que confirmei depois com a medida certa...
Na Carclasse pedi para tirarem a ficha de encomenda do meu carro, onde verifiquei que a tal suspensão adaptativa que tinha sido "oferecida" era, nada mais nada menos, do que a suspensão da versão base, a Confort, com maior altura ao solo e ligeiramente mais confortável; apesar de por um lado ter ficado contente - pois acho que o carro, mesmo com essa suspensão, é extremamente duro e desconfortável, e então, como seria com a suspensão ainda mais dura !?!?!?! - a verdade é que, num dia em que tive que ir ao Porto, lá aproveitei para ir falar com o sr. vendedor, até porque queria aproveitar para esclarecer o que teria corrido mal na encomenda, quanto mais não fosse para evitar o mesmo noutros... e admito, brincar um pouco com ele!!!
Cheguei ao stand da C. Santos na Avenida da Boavista, onde tinha combinado com o sr. Pedro Pereira, e lá nos encontramos, maiores cumprimentos, muita amizade, e já estava a pensar qual seria o próximo carro que iria vender-me :D
E então, a conversa chegou ao meu carro e sua suspensão...
"Ó sr. Pedro, olhe que eu vi um carro igual ao meu, e a suspensão era bem mais baixa do que a do meu!!! Não será que se enganaram na fábrica, e trocaram a suspensão que devia vir com o carro???"
"Não, é impossível, Sr. 986... Não se lembra que o seu carro foi encomendado com aquela suspensão adaptativa???"
Aqui já eu todo me ria por dentro...
"De facto, lembro-me, mas será que essa suspensão não faz o carro ficar mais alto??"
"Não, Sr. 986, é uma suspensão ainda melhor que a desportiva, permite rebaixar o carro, e manter o conforto a baixas velocidades, mas que se torna dura quando em esforço.. É muito melhor que a suspensão desportiva normal!!! Deixe-me cá ver a ficha de encomenda do seu carro... Cá está, o seu carro foi encomendado com a suspensão adaptativa!!!
:D"
"Mas olhe que eu tenho a certeza que o carro que eu vi tinha a suspensão mais baixa que o meu... Não será que se enganaram na fábrica?? Não consegue ter acesso à listagem de equipamento com que o carro saiu da fábrica?? (a mesma lista que eu já tinha no bolso há algumas semanas!!!).
E então, o sr. Pedro Pereira, meio contrariado mas sempre sorridente e simpático, lá vai ao computador e pede a lista que eu sugeri...
Foi o momento alto... ver o sorriso desaparecer enquanto se apercebia que afinal, não era bem como ele pensava...
Enquanto olhou incrédulo para o computador durante cerca de dois minutos, não sei se pela surpresa, se para tentar pensar numa maneira de me dar a notícia (que eu já estava cansado de saber) confesso que achei piada a toda a situação...
Mas não estava preparado para o que vi e ouvi a seguir da parte do sr. Pedro Pereira!!!
Com a maior cara de pau - depois de ter dito 5 minutos antes que o meu carro tinha sido encomendado com a tal suspensão adaptativa, ainda melhor que a suspensão desportiva normal - disse que tinha confirmado que a suspensão que o meu carro tinha era a Confort, TAL E QUAL COMO EU (!!!) TINHA PEDIDO E ENCOMENDADO!!!!
Claro que a minha boa disposição acabou ali, a conversa não azedou mais porque, felizmente, sou muito mais bem educado e com mais carácter do que o sr. Pedro Pereira, e apesar de ter pensado em fazer algo para corrigir a situação, nomeadamente, no que ao mau carácter desse senhor diz respeito, a verdade é que o facto do meu irmão, dos meus pais, dos meus sogros, a minha cunhada, a prima doutra cunhada, e um amigo terem comprado Mercedes, mas todos a outro vendedor, doutro concessionário, por eu ter contado esta mesma história e os ter alertado, em vez de ter recomendado, dá-me o conforto de saber que, em última análise, quem ficou a perder mais, foi ele...
P.S.1 - Em boa verdade, vim a concluir que o vendedor, ainda que tenha feito a asneira maior de não ter assumido o erro cometido, e pior ainda, ter mentido flagrantemente na minha cara da maneira que o fez, tem apenas parte da responsabilidade, pois um bom concessionário (e mesmo uma boa marca no que a este aspecto diz respeito) deveria assegurar que os seus vendedores, enquanto primeiros representantes, deveriam ter formação e conhecimentos adequados relativamente a todos os aspectos da profissão... Mas a falta de formação não desculpa a falta de princípios e de carácter que já são inerentes, pelo menos, a este sujeito!!!
P.S.2 - O facto do carro ter a suspensão confort acabou por ser algo que encaro como positivo; tratando-se de um carro familiar, usado sobretudo para as deslocações com a minha filha, não tenho nenhum interesse que seja um carro para andar depressa e muito menos, para curvar depressa, pelo que a suspensão desportiva era apenas para ser mais bonito!!! A partir do momento em que o carro é tão duro e mesmo desconfortável com esta suspensão, caso tivesse vindo mesmo equipado com a suspensão desportiva, acho que ia andar a rogar pragas até o vender (hoje em dia, a Mercedes já faculta a suspensão Confort com a possibilidade de vir rebaixada!!!); e nem cheguei a falar da sensação que foi andar com o carro durante os primeiros dois meses, duro como pedra, até ter descoberto que a pressão dos pneus com que me tinham entregue o carro estava a cerca de 55!!!
O que lamento é que, graças à escolha imposta pelo vendedor, tenha também perdido a direcção paramétrica variável, algo que só descobri já este ano, e precisamente aqui neste fórum...
1 - 2013, Concessionário Audi (BL Motor), aonde fui para comprar um A3; atende-me o sr. vendedor Jorge Furtado, onde muito educada e simpaticamente prometeu tal percentagem de desconto que, em vez do A3, conclui que até compensava comprar uma A4 já muito bem equipada, e que mesmo assim manteria dentro do orçamento. O problema é que, por três ou quatro vezes que o sr. Jorge Furtado enviou os mails de confirmação dos preços discutidos pessoalmente no stand, vinham sempre valores muito acima do negociado; como é evidente, a paciência esgotou-se e à falta de resposta do sr. vendedor, a minha mulher foi "passear" à Mercedes, e decidiu-se abandonar a hipótese Audi; mais tarde, vim a descobrir que, na mesma altura, e para os valores que tinha previstos, um amigo comprou uma A6 SLine carregadissíma de extras, com a ressalva de já estar matriculada uns meses antes da efectiva compra, embora ainda 0 kms!!! Como conheço pessoalmente o dono da concessão, lá mandei a dica acerca do motivo de não ter comprado lá o carro, e sobre como tinha decorrido o processo negocial.
Update do vendedor: este ano, recebo no meu mail uma mensagem muito simpática, em que o sr. vendedor, fruto da sua imensa experiência e bons resultados como vendedor Audi, estaria agora a desempenhar funções num outro concessionário, salvo erro, em Penafiel ou Amarante; até nem foi tanto a "lata" de enviar-me mail com essa informação depois de ter feito o que fez, mas o pior foi mesmo ter usado a base de dados de clientes Audi de um concessionário que não o que actualmente representa, com a agravante de ter enviado o mail em massa a imensos "clientes" e conhecidos, muitos da minha zona (por estarem visíveis os endereços de todos os destinatários, verifiquei que conhecia muitos deles..). Aproveitei a oportunidade para enviar um mail - com resposta para todos os destinatários da mensagem que originariamente o vendedor tinha remetido - a informar que não tencionava comprar-lhe qualquer carro, e justificando essa decisão com a descrição pormenorizada de tudo o que tinha acontecido durante a negociação com o sr. vendedor Jorge Furtado, acrescentando que era uma imensa falta de ética contactar clientes através de uma base de dados de outra concessão que não a dele...
2 - Na Mercedes, acabei por comprar o carro pretendido no concessionário C. Santos, junto ao Aeroporto do Porto, ao sr. vendedor Pedro Pereira. A negociação correu bastante bem, fez um desconto bastante superior ao que consegui junto de outros stands da marca (ainda que fruto de circunstâncias especiais, mas que este vendedor soube muito bem aproveitar!!).
O caricato aconteceu depois, primeiro aquando da encomenda do carro, e mais tarde, já cerca de 4 ou 5 meses de ter recebido o carro...
Assim, na encomenda, basicamente limitou-se a incluir todos os extras solicitados conforme as instruções e orçamentos que tinha em minha posse; neste ponto, tentou insistir com o AC automático, ao que eu disse que não tinha muito interesse nesse extra, mas que preferia ter saídas de ventilação para a traseira, ao que respondeu que não era possível (vim a descobrir mais tarde que o AC automático inclui precisamente as saídas de ar traseiras!!!!). Ora, estava o sr. vendedor a preencher a encomenda, já depois de ter incluído de borla um pack de equipamento que nem sequer tinha interesse mas que pelo preço ( :D ) não valia a pena recusar, mas quando sai-se com uma tirada fantástica, da qual ainda me lembro como se fosse hoje:
- "Vou por-lhe no carro uma suspensão ainda melhor do que a que quer, sem pagar nada!!!"
- "sr. Pedro, olhe que apesar de ser um carro familiar, eu quero o carro com a suspensão desportiva, não quero o carro com suspensão alta!!!" (os dois carros anteriores que tinha tido tinham todos suspensão desportiva e rebaixada de origem, o que, ainda que não favorecesse o conforto e apesar de ser um carro sobretudo para a família, agradava-me muito mais em termos de estética)
- "Não se preocupe, que é uma suspensão desportiva, mas com a vantagem de ser adaptativa!!!"
Confiei, comi e calei; afinal, quem sou eu para duvidar de quem deve perceber muito mais de Mercedes do que eu, já que faz disso profissão...
O carro que era suposto chegar em finais de Maio, inicio de junho, acabou por chegar em Agosto; tenho quase a certeza que algo de anómalo terá ocorrido para que tivesse demorado tanto tempo no que diz respeito à colocação/formalização da encomenda por parte do concessionário, mas entretanto, lá ficou pronto!!! Tendo entrado em produção no dia 30 de Julho, ficou terminado no dia 01 de Agosto, Sábado; ainda faltava a deslocação da Alemanha até Portugal, sendo certo que foi matriculado em 12 e entregue em 13 (o sr. vendedor tinha o carro pronto no stand, já com matrículas e pronto a entregar, mas lá se esqueceu de ligar a avisar, e só no dia seguinte é que deu essa informação :P )
Dia de entrega do carro, primeiro ponto a chamar a atenção :D
"Ó sr Pedro, o carro não está muito alto???"
"Não, eles vêm todos assim, está a ver outros iguais, todos com a mesma altura de suspensão... Sabe que os carros nem sempre vêm iguais às imagens dos catálogos, são fotografias trabalhadas para por os carros mais bonitos.."
E de facto assim era, todos os carros iguais, com pacote desportivo como o meu, vinham com a mesma altura de suspensão; no meio da excitação do carro novo, do cansaço de tanto tempo de espera, e da confiança no sr. vendedor, tornei a comer e calar!!!
Apenas em Outubro ou Novembro é que, quando vi um carro igual ao meu a ser entregue na Carclasse (onde, por ser mais perto, sempre fiz a assistência a este e outros) reparei que tinha cerca de 1.5 cm de altura ao solo a menos que o meu, algo que era visivel a olho nu, e que confirmei depois com a medida certa...
Na Carclasse pedi para tirarem a ficha de encomenda do meu carro, onde verifiquei que a tal suspensão adaptativa que tinha sido "oferecida" era, nada mais nada menos, do que a suspensão da versão base, a Confort, com maior altura ao solo e ligeiramente mais confortável; apesar de por um lado ter ficado contente - pois acho que o carro, mesmo com essa suspensão, é extremamente duro e desconfortável, e então, como seria com a suspensão ainda mais dura !?!?!?! - a verdade é que, num dia em que tive que ir ao Porto, lá aproveitei para ir falar com o sr. vendedor, até porque queria aproveitar para esclarecer o que teria corrido mal na encomenda, quanto mais não fosse para evitar o mesmo noutros... e admito, brincar um pouco com ele!!!
Cheguei ao stand da C. Santos na Avenida da Boavista, onde tinha combinado com o sr. Pedro Pereira, e lá nos encontramos, maiores cumprimentos, muita amizade, e já estava a pensar qual seria o próximo carro que iria vender-me :D
E então, a conversa chegou ao meu carro e sua suspensão...
"Ó sr. Pedro, olhe que eu vi um carro igual ao meu, e a suspensão era bem mais baixa do que a do meu!!! Não será que se enganaram na fábrica, e trocaram a suspensão que devia vir com o carro???"
"Não, é impossível, Sr. 986... Não se lembra que o seu carro foi encomendado com aquela suspensão adaptativa???"
Aqui já eu todo me ria por dentro...
"De facto, lembro-me, mas será que essa suspensão não faz o carro ficar mais alto??"
"Não, Sr. 986, é uma suspensão ainda melhor que a desportiva, permite rebaixar o carro, e manter o conforto a baixas velocidades, mas que se torna dura quando em esforço.. É muito melhor que a suspensão desportiva normal!!! Deixe-me cá ver a ficha de encomenda do seu carro... Cá está, o seu carro foi encomendado com a suspensão adaptativa!!!
:D"
"Mas olhe que eu tenho a certeza que o carro que eu vi tinha a suspensão mais baixa que o meu... Não será que se enganaram na fábrica?? Não consegue ter acesso à listagem de equipamento com que o carro saiu da fábrica?? (a mesma lista que eu já tinha no bolso há algumas semanas!!!).
E então, o sr. Pedro Pereira, meio contrariado mas sempre sorridente e simpático, lá vai ao computador e pede a lista que eu sugeri...
Foi o momento alto... ver o sorriso desaparecer enquanto se apercebia que afinal, não era bem como ele pensava...
Enquanto olhou incrédulo para o computador durante cerca de dois minutos, não sei se pela surpresa, se para tentar pensar numa maneira de me dar a notícia (que eu já estava cansado de saber) confesso que achei piada a toda a situação...
Mas não estava preparado para o que vi e ouvi a seguir da parte do sr. Pedro Pereira!!!
Com a maior cara de pau - depois de ter dito 5 minutos antes que o meu carro tinha sido encomendado com a tal suspensão adaptativa, ainda melhor que a suspensão desportiva normal - disse que tinha confirmado que a suspensão que o meu carro tinha era a Confort, TAL E QUAL COMO EU (!!!) TINHA PEDIDO E ENCOMENDADO!!!!
Claro que a minha boa disposição acabou ali, a conversa não azedou mais porque, felizmente, sou muito mais bem educado e com mais carácter do que o sr. Pedro Pereira, e apesar de ter pensado em fazer algo para corrigir a situação, nomeadamente, no que ao mau carácter desse senhor diz respeito, a verdade é que o facto do meu irmão, dos meus pais, dos meus sogros, a minha cunhada, a prima doutra cunhada, e um amigo terem comprado Mercedes, mas todos a outro vendedor, doutro concessionário, por eu ter contado esta mesma história e os ter alertado, em vez de ter recomendado, dá-me o conforto de saber que, em última análise, quem ficou a perder mais, foi ele...
P.S.1 - Em boa verdade, vim a concluir que o vendedor, ainda que tenha feito a asneira maior de não ter assumido o erro cometido, e pior ainda, ter mentido flagrantemente na minha cara da maneira que o fez, tem apenas parte da responsabilidade, pois um bom concessionário (e mesmo uma boa marca no que a este aspecto diz respeito) deveria assegurar que os seus vendedores, enquanto primeiros representantes, deveriam ter formação e conhecimentos adequados relativamente a todos os aspectos da profissão... Mas a falta de formação não desculpa a falta de princípios e de carácter que já são inerentes, pelo menos, a este sujeito!!!
P.S.2 - O facto do carro ter a suspensão confort acabou por ser algo que encaro como positivo; tratando-se de um carro familiar, usado sobretudo para as deslocações com a minha filha, não tenho nenhum interesse que seja um carro para andar depressa e muito menos, para curvar depressa, pelo que a suspensão desportiva era apenas para ser mais bonito!!! A partir do momento em que o carro é tão duro e mesmo desconfortável com esta suspensão, caso tivesse vindo mesmo equipado com a suspensão desportiva, acho que ia andar a rogar pragas até o vender (hoje em dia, a Mercedes já faculta a suspensão Confort com a possibilidade de vir rebaixada!!!); e nem cheguei a falar da sensação que foi andar com o carro durante os primeiros dois meses, duro como pedra, até ter descoberto que a pressão dos pneus com que me tinham entregue o carro estava a cerca de 55!!!
O que lamento é que, graças à escolha imposta pelo vendedor, tenha também perdido a direcção paramétrica variável, algo que só descobri já este ano, e precisamente aqui neste fórum...
Comentário