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O chassis do Golf dessa altura eram assim para o fraquinho, pareciam autênticos barcos mas como disseram acabavam por ser bastante previsíveis e seguros...simplesmente cumpriam.
Se a intenção for só mesmo a diversão em curva então se calhar mais vale manter o Xara mas no resto e no geral o Golf é superior.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostPois. Fala-se aqui como se só o carro contasse para uma situação desse tipo. A pessoa que está por trás do volante não interessa para nada, que ideia!
Estava a referir o mesmo que tu. Que o condutor é que faz a diferença. Em condições normais e mesmo condutor, a vantagem em curva está do lado do BMW. Para ibiza ser melhor, só há 2 hipóteses: ou recorrendo a tuning ou recorrendo a um condutor melhor. Não há milagres.
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Originalmente Colocado por ukay Ver Post
E?....
O vídeo de "um" ibiza a ultrapassar "um" fiesta ST. Isso quer dizer que ibiza curva melhor? Não. O condutor do ibiza provavelmente conduz mais depressa do que o condutor do ST. Mas por acaso se vê em vários segmentos que é em recta e em saída de curva que o Ibiza ganha margem para depois ST recuperar em travagem para a curva e em curva.
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostMas isso é qualquer carro.. não há milagres com pneus de m****
Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.
Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.
PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.
PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.Editado pela última vez por carregalhe; 25 December 2015, 19:00.
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Originalmente Colocado por dtv Ver PostE?....
O vídeo de "um" ibiza a ultrapassar "um" fiesta ST. Isso quer dizer que ibiza curva melhor? Não. O condutor do ibiza provavelmente conduz mais depressa do que o condutor do ST. Mas por acaso se vê em vários segmentos que é em recta e em saída de curva que o Ibiza ganha margem para depois ST recuperar em travagem para a curva e em curva.
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Originalmente Colocado por ukay Ver PostConvém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.
Eu vi o vídeo. Continua a não significar que o ibiza seja melhor. Eu posso conduzir um Ferrari F12 e face a um Tiff Needell à chuva em nurburgring num fiesta ST, levo tareia até dizer chega. Será que isso significa que ST é melhor que o Ferrari? Não. O Tiff conduz muito melhor que eu.
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Originalmente Colocado por ukay Ver PostConvém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.
Só para ficares com uma ideia do quão fenomenal é o fiesta ST em curva
https://m.youtube.com/watch?v=Gbcj-zE7gBw
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostEstás enganado.
Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.
Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.
PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.
PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.
Se bem que os limites em curva são muito mais elevados no vectra gts, é um carro com muito menos margem para erro.
O toledo/golf acaba por te dar a perceber muito mais facilmente os seus limites. É obvio que se tentares corrigir uma situaçao de completo descontrolo, na maior parte das situações, quando mais brando o amortecimento pior... No entanto, há tantas variáveis involvidas ( estado do carro molas e amortecedores e outros componentes, qualidade dos pneus...Uma alteração de medida de pneus / jante pode transfigurar completamente um carro)
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Postquando mais brando o amortecimento pior...
Com uma suspensão mais branda, é mais difícil que um carro te fuja subitamente numa curva em apoio em que apanhas um buraco ou alguma irregularidade. Aliás, não é por acaso que na estrada tudo é um compromisso (ou devia ser) entre conforto, durabilidade e comportamento, senão os carros tinham todos barras estabilizadoras grossíssimas, casquilhos em poliuretano, molas super duras, amortecedores de espigão curto e pneus de baixo perfil.
É que tudo isto aumenta os limites em curva e a precisão das trajectórias, mas a tolerância a certos imprevistos é muito menor.
Se falarmos só de pista, que não era o caso, a história é outra.
Só mais uma achega: tenho em casa um carro do segmento C que é muito mais brando do que o Golf e que é mais ágil e equilibrado.
PS- Não estou a dizer que a tua experiência não faz sentido, temos é pontos de comparação diferentes.
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Do que conduzi o comportamento do Golf IV depende do setup com que vem montado, já andei nalgumas versões com motor mais fraco e sempre me pareceram excessivamente moles para conduzir de forma entusiástica.
Noutros com suspensão mais dura (mas sem exageros) não me pareceu que tivessem aquele controle de traseira do carro com o acelerador nem a frente incisiva típica de alguns dos melhores hot hatches.
Ainda assim, nessas versões mais dinâmicas a quantidade generosa de pneu, a suspensão mais desportiva e o isolamento acima da média para o segmento permite manter um ritmo elevado de forma tranquila e pouco exigente para o condutor.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostUma alteração de medida de pneus / jante pode transfigurar completamente um carro)
Passei de 185/65R14 para 205/45R16 e uma gama de pneus acima.
À partida tudo indicaria que o carro ficaria com um comportamento muito melhor certo? De facto não tenho grandes dúvidas de que o limite de aderência tenha subido. No entanto, ironicamente na altura levou-me imenso tempo a adaptar e confesso que ainda hoje dificilmente arrisco a curvar a velocidades que curvava com o outro conjunto.
Isto porque o carro perdeu muita da linearidade que tinha. Antes sentia-se o pneu a dobrar, a chiar e por aí fora... Depois passou a nem avisar sequer... Quando começava a perder aderência era muito mais complicado segura-lo. Isto aliado a uma suspensão rija e de baixo curso, ainda pior.
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostÉ aqui que não concordamos. Aliás, tu próprio acabas por dar a entender o mesmo na comparação entre o Toledo e o Vectra.
Com uma suspensão mais branda, é mais difícil que um carro te fuja subitamente numa curva em apoio em que apanhas um buraco ou alguma irregularidade. Aliás, não é por acaso que na estrada tudo é um compromisso (ou devia ser) entre conforto, durabilidade e comportamento, senão os carros tinham todos barras estabilizadoras grossíssimas, casquilhos em poliuretano, molas super duras, amortecedores de espigão curto e pneus de baixo perfil.
É que tudo isto aumenta os limites em curva e a precisão das trajectórias, mas a tolerância a certos imprevistos é muito menor.
Se falarmos só de pista, que não era o caso, a história é outra.
Só mais uma achega: tenho em casa um carro do segmento C que é muito mais brando do que o Golf e que é mais ágil e equilibrado.
PS- Não estou a dizer que a tua experiência não faz sentido, temos é pontos de comparação diferentes.
O vectra tem um estilo de condução muito próprio, o motor está situado muito à frente, se for para se fazer algo decente tem que se ser bruto com ele na entrada em curva... Se for bem feito, a traseira solta um pouco e acompanha a trajetória permitindo velocidades de saída bem altas (rei das rotundas)
Óbvio que este tipo de situações são muito dificeis de explorar, e mesmo com estrada 'controlada' custa moer material
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostO que referi acerca do quanto mais mole pior, apenas estava relacionado com as situações em que há descontrolo por completo e que se tenta fazer alguma coisa!!
O vectra tem um estilo de condução muito próprio, o motor está situado muito à frente, se for para se fazer algo decente tem que se ser bruto com ele na entrada em curva... Se for bem feito, a traseira solta um pouco e acompanha a trajetória permitindo velocidades de saída bem altas (rei das rotundas)
Óbvio que este tipo de situações são muito dificeis de explorar, e mesmo com estrada 'controlada' custa moer material
Em relação à primeira frase, nisso concordamos, embora seja mais importante quando falamos também de velocidades mais altas.
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostEstás enganado.
Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.
Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.
PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.
PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.
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A conclusão que eu retiro após ler tanta palha que aqui anda é a seguinte..
Só artistas na estrada.. É com Konis.. É com limites de aderência.. É com frente incisiva..
Pergunta de algibeira: Quem é no seu dia-a-dia anda preocupado com os limites de um carro? Mas vocês não têm família, filhos, etc? É que um homem comum que tenha, se for um ser humano consciente, não anda a testar os limites de um carro, nem anda com tesão de mijo em cada instante que saí à rua para conduzir..
Mas adiante com a conversa..
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Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver PostA conclusão que eu retiro após ler tanta palha que aqui anda é a seguinte..
Só artistas na estrada.. É com Konis.. É com limites de aderência.. É com frente incisiva..
Pergunta de algibeira: Quem é no seu dia-a-dia anda preocupado com os limites de um carro? Mas vocês não têm família, filhos, etc? É que um homem comum que tenha, se for um ser humano consciente, não anda a testar os limites de um carro, nem anda com tesão de mijo em cada instante que saí à rua para conduzir..
Mas adiante com a conversa..
Para algumas pessoas, vejo que é 8 ou 80.
O autor do tópico preza muito o comportamento dinâmico do carro, até porque não se trata só de velocidade, trata-se também de sensações e da satisfação que trazem ou não. Não vejo mal nenhum nisso.
Adiante com a conversa.
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostNão sabia que saber o que é uma frente mais ou menos incisiva, um apex, um amortecedor de espigão curto ou a marca Koni queria dizer que alguém era irresponsável e andava armado em piloto diariamente, com filhos e tudo.
Para algumas pessoas, vejo que é 8 ou 80.
O autor do tópico preza muito o comportamento dinâmico do carro, até porque não se trata só de velocidade, trata-se também de sensações e da satisfação que trazem ou não. Não vejo mal nenhum nisso.
Adiante com a conversa.
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Eu quando leio este tipo de tópicos até fico indignado.. Juro-vos.. Todos os santos dias que saio à estrada e vejo a estupidez de comportamento que os condutores têm na estrada.. Principalmente em estradas sinuosas e auto-estradas.. Nas auto-estradas pelos motivos que toda a gente já conhece.. Velocidades completamente desajustadas a uma condução segura.. Ultrapassagens alucinantes.. É de bradar aos céus como alguns animais que por aí andam ainda estão vivos com comportamentos assim.. Mas isto aplica-se infelizmente de igual modo às estradas de montanha.. Aí são outro tipo de artistas que se encontram.. Os pseudo pilotos de fim-de-semana.. Os tais que se auto intitulam como apaixonados pelas curvas.. É com cada aberração.. Sinceramente.. Quem quer andar a queimar pneu.. Andar nos limites.. Andar com ele na mão todo cheio de tusa armado em campeão do asfalto.. Quem o quiser fazer, faça-o num local apropriado a esse fim, sem colocar em risco a segurança e vida de milhares de pessoas inocentes que circulam nas vias públicas.. Aí até podem fazer o pino dentro do carro que por mim é-me completamente indiferente.. De resto.. Pá.. Não me venham com historinhas de encantar..
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostEstamos num fórum de automóveis, não estamos num fórum de microondas.
Tens diferentes tipos de pessoas que gostam de carros, e parte delas interessa-se pelo handling, reacções no limite, andar rápido, etc.
Deal with it.
Deal with it..
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostPor certas opiniões daqui até parece que o Golf é um carro perigoso!
O Golf IV era um carro (mesmo na época, agora que as coisas evoluíram pior é) com alguma aderência para o tipo de carro e pneus montados, mas com um chassis fraco, com pouco feedback é que em situações limite não ajuda
Pode ser feito melhor com n mudanças e tuning? Pode, mas todos podem.
Claro que vai depender do que se pretende de um carro. E se é para passear ou usar como meio de transporte, serve. Curiosamente foi e ainda é "vendido" como desportivo e o tdi blablabla
E escrevo isto tendo tido um Golf IV GTI. Não é de diz que disse li na net
Pior, em comportamento, do que tive só um Corsa B 1.5TD. Mas esse ao menos gastava pouco e era fiável
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostEstamos num fórum de automóveis, não estamos num fórum de microondas.
Tens diferentes tipos de pessoas que gostam de carros, e parte delas interessa-se pelo handling, reacções no limite, andar rápido, etc.
Deal with it.
Ainda esta semana ia numa das nacionais em direcção a Sintra, e apanho atrás de mim um atrasado mental qualquer com um Punto.. Nem sei se aquilo era um Sport, ou um HGT, nem sequer me interessa.. Sei que eu ia a cerca de 80 km/h numa zona sem grandes curvas, quando a velocidade máxima permitida pelas sinalizações já só eram 50 km/h.. Havia mais dois carros à minha frente que circulavam à mesma velocidade que eu.. Ora o campeão vinha ali colado à minha traseira.. Mas colado de tal forma que eu nem conseguia ver os faróis dele.. Quase que o podia convidar a entrar pela minha mala dentro tal era distância.. Bem.. Súbita e repentinamente numa sucessão de 2 curvas mais fechadas ( imagine-se.. ) o iluminado tem a epifania de me ultrapassar.. Espanto total.. O atrasado não vinha só.. Vinha sucedido de um alien qualquer montado numa carrinha A4, alien esse que tenta acompanhar o amigalhaço do Punto, e.. Quem se mete em apuros com isto tudo?? Eu.. Que vinha no meu descanso, vejo-me forçado a galgar meio mundo de valetas sujeito a espatifar o meu carro, porque o débil mental da Audi não teve nem espaço, nem tempo para ultrapassar, e caso eu não agisse no sentido de travar a fundo e galgar as ditas valetas, aquele ser tinha a sua vida comprometida.. Ficava desfeito por um camião que vinha em sentido inverso na sua faixa de rodagem..
Moral da história.. Campeões, heróis, reis das curvas e contra curvas, e todos os pilotos de algibeira, deviam era ser todos empilhados e queimados vivos porque andam neste mundo apenas a ocupar espaço..
Concluindo..
Deal with it..
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostEstás enganado.
Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostO meu toledo deve ser das carapaças mais pesadas que a sua plataforma do golf recebeu, para além de ter traseira longa e não concordo.
Se bem que os limites em curva são muito mais elevados no vectra gts, é um carro com muito menos margem para erro.
O toledo/golf acaba por te dar a perceber muito mais facilmente os seus limites. É obvio que se tentares corrigir uma situaçao de completo descontrolo, na maior parte das situações, quando mais brando o amortecimento pior... No entanto, há tantas variáveis involvidas ( estado do carro molas e amortecedores e outros componentes, qualidade dos pneus...Uma alteração de medida de pneus / jante pode transfigurar completamente um carro)
Mas em contrapartida, em estrada aberta e em bom estado, suspensão muito mole faz o carro parecer um barco.
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