Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Golf 4 - comportamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Por certas opiniões daqui até parece que o Golf é um carro perigoso!
    O Golf IV é seguro e previsível... ... até o grip dos pneus acabar. Depois, haja mãozinhas...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      O Golf IV é seguro e previsível... ... até o grip dos pneus acabar. Depois, haja mãozinhas...
      Mas isso é qualquer carro.. não há milagres com pneus de m****

      Comentário


        #33
        O chassis do Golf dessa altura eram assim para o fraquinho, pareciam autênticos barcos mas como disseram acabavam por ser bastante previsíveis e seguros...simplesmente cumpriam.
        Se a intenção for só mesmo a diversão em curva então se calhar mais vale manter o Xara mas no resto e no geral o Golf é superior.

        Comentário


          #34
          A partir dos 3.45 que é quando o ibiza ultrapassa o fiesta.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Pois. Fala-se aqui como se só o carro contasse para uma situação desse tipo. A pessoa que está por trás do volante não interessa para nada, que ideia!


            Estava a referir o mesmo que tu. Que o condutor é que faz a diferença. Em condições normais e mesmo condutor, a vantagem em curva está do lado do BMW. Para ibiza ser melhor, só há 2 hipóteses: ou recorrendo a tuning ou recorrendo a um condutor melhor. Não há milagres.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ukay Ver Post
              A partir dos 3.45 que é quando o ibiza ultrapassa o fiesta.


              E?....

              O vídeo de "um" ibiza a ultrapassar "um" fiesta ST. Isso quer dizer que ibiza curva melhor? Não. O condutor do ibiza provavelmente conduz mais depressa do que o condutor do ST. Mas por acaso se vê em vários segmentos que é em recta e em saída de curva que o Ibiza ganha margem para depois ST recuperar em travagem para a curva e em curva.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                Mas isso é qualquer carro.. não há milagres com pneus de m****
                Estás enganado.

                Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.

                Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.

                PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.

                PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.
                Editado pela última vez por carregalhe; 25 December 2015, 19:00.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                  E?....

                  O vídeo de "um" ibiza a ultrapassar "um" fiesta ST. Isso quer dizer que ibiza curva melhor? Não. O condutor do ibiza provavelmente conduz mais depressa do que o condutor do ST. Mas por acaso se vê em vários segmentos que é em recta e em saída de curva que o Ibiza ganha margem para depois ST recuperar em travagem para a curva e em curva.
                  Convém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ukay Ver Post
                    Convém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.


                    Eu vi o vídeo. Continua a não significar que o ibiza seja melhor. Eu posso conduzir um Ferrari F12 e face a um Tiff Needell à chuva em nurburgring num fiesta ST, levo tareia até dizer chega. Será que isso significa que ST é melhor que o Ferrari? Não. O Tiff conduz muito melhor que eu.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ukay Ver Post
                      Convém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.

                      Só para ficares com uma ideia do quão fenomenal é o fiesta ST em curva

                      https://m.youtube.com/watch?v=Gbcj-zE7gBw

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                        Estás enganado.

                        Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.

                        Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.

                        PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.

                        PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.
                        O meu toledo deve ser das carapaças mais pesadas que a sua plataforma do golf recebeu, para além de ter traseira longa e não concordo.
                        Se bem que os limites em curva são muito mais elevados no vectra gts, é um carro com muito menos margem para erro.

                        O toledo/golf acaba por te dar a perceber muito mais facilmente os seus limites. É obvio que se tentares corrigir uma situaçao de completo descontrolo, na maior parte das situações, quando mais brando o amortecimento pior... No entanto, há tantas variáveis involvidas ( estado do carro molas e amortecedores e outros componentes, qualidade dos pneus...Uma alteração de medida de pneus / jante pode transfigurar completamente um carro)

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ukay Ver Post
                          Convém ver o vídeo depois da ibiza estar a frente do fiesta e o fiesta a ir ao limite a "chiar" pneu e a ibiza sempre a frente.
                          Isso não quer dizer literalmente nada, o st nem de slicks estava

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                            quando mais brando o amortecimento pior...
                            É aqui que não concordamos. Aliás, tu próprio acabas por dar a entender o mesmo na comparação entre o Toledo e o Vectra.

                            Com uma suspensão mais branda, é mais difícil que um carro te fuja subitamente numa curva em apoio em que apanhas um buraco ou alguma irregularidade. Aliás, não é por acaso que na estrada tudo é um compromisso (ou devia ser) entre conforto, durabilidade e comportamento, senão os carros tinham todos barras estabilizadoras grossíssimas, casquilhos em poliuretano, molas super duras, amortecedores de espigão curto e pneus de baixo perfil.

                            É que tudo isto aumenta os limites em curva e a precisão das trajectórias, mas a tolerância a certos imprevistos é muito menor.

                            Se falarmos só de pista, que não era o caso, a história é outra.

                            Só mais uma achega: tenho em casa um carro do segmento C que é muito mais brando do que o Golf e que é mais ágil e equilibrado.

                            PS- Não estou a dizer que a tua experiência não faz sentido, temos é pontos de comparação diferentes.

                            Comentário


                              #44
                              "post meu, post meu, haverá algum tópico com mais off topic que o meu?"

                              Comentário


                                #45
                                Do que conduzi o comportamento do Golf IV depende do setup com que vem montado, já andei nalgumas versões com motor mais fraco e sempre me pareceram excessivamente moles para conduzir de forma entusiástica.

                                Noutros com suspensão mais dura (mas sem exageros) não me pareceu que tivessem aquele controle de traseira do carro com o acelerador nem a frente incisiva típica de alguns dos melhores hot hatches.
                                Ainda assim, nessas versões mais dinâmicas a quantidade generosa de pneu, a suspensão mais desportiva e o isolamento acima da média para o segmento permite manter um ritmo elevado de forma tranquila e pouco exigente para o condutor.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  Uma alteração de medida de pneus / jante pode transfigurar completamente um carro)
                                  Há uns anos, troquei o conjunto de pneus/jantes de um dos meus carros e o carro ficou totalmente diferente.

                                  Passei de 185/65R14 para 205/45R16 e uma gama de pneus acima.

                                  À partida tudo indicaria que o carro ficaria com um comportamento muito melhor certo? De facto não tenho grandes dúvidas de que o limite de aderência tenha subido. No entanto, ironicamente na altura levou-me imenso tempo a adaptar e confesso que ainda hoje dificilmente arrisco a curvar a velocidades que curvava com o outro conjunto.

                                  Isto porque o carro perdeu muita da linearidade que tinha. Antes sentia-se o pneu a dobrar, a chiar e por aí fora... Depois passou a nem avisar sequer... Quando começava a perder aderência era muito mais complicado segura-lo. Isto aliado a uma suspensão rija e de baixo curso, ainda pior.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                    É aqui que não concordamos. Aliás, tu próprio acabas por dar a entender o mesmo na comparação entre o Toledo e o Vectra.

                                    Com uma suspensão mais branda, é mais difícil que um carro te fuja subitamente numa curva em apoio em que apanhas um buraco ou alguma irregularidade. Aliás, não é por acaso que na estrada tudo é um compromisso (ou devia ser) entre conforto, durabilidade e comportamento, senão os carros tinham todos barras estabilizadoras grossíssimas, casquilhos em poliuretano, molas super duras, amortecedores de espigão curto e pneus de baixo perfil.

                                    É que tudo isto aumenta os limites em curva e a precisão das trajectórias, mas a tolerância a certos imprevistos é muito menor.

                                    Se falarmos só de pista, que não era o caso, a história é outra.

                                    Só mais uma achega: tenho em casa um carro do segmento C que é muito mais brando do que o Golf e que é mais ágil e equilibrado.

                                    PS- Não estou a dizer que a tua experiência não faz sentido, temos é pontos de comparação diferentes.
                                    O que referi acerca do quanto mais mole pior, apenas estava relacionado com as situações em que há descontrolo por completo e que se tenta fazer alguma coisa!!

                                    O vectra tem um estilo de condução muito próprio, o motor está situado muito à frente, se for para se fazer algo decente tem que se ser bruto com ele na entrada em curva... Se for bem feito, a traseira solta um pouco e acompanha a trajetória permitindo velocidades de saída bem altas (rei das rotundas)

                                    Óbvio que este tipo de situações são muito dificeis de explorar, e mesmo com estrada 'controlada' custa moer material

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                      O que referi acerca do quanto mais mole pior, apenas estava relacionado com as situações em que há descontrolo por completo e que se tenta fazer alguma coisa!!

                                      O vectra tem um estilo de condução muito próprio, o motor está situado muito à frente, se for para se fazer algo decente tem que se ser bruto com ele na entrada em curva... Se for bem feito, a traseira solta um pouco e acompanha a trajetória permitindo velocidades de saída bem altas (rei das rotundas)

                                      Óbvio que este tipo de situações são muito dificeis de explorar, e mesmo com estrada 'controlada' custa moer material
                                      Sim, e para isso acontecer já estamos a falar de velocidades bem altas, o Vectra tem limites em curva muito bons.

                                      Em relação à primeira frase, nisso concordamos, embora seja mais importante quando falamos também de velocidades mais altas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                        Estás enganado.

                                        Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.

                                        Uma coisa é grip puro e duro, outra coisa é tudo o que constitui o handling do carro. Do que vi à pendura, o Golf (pelo menos aquele) tem de sobra. Também já li noutros sítios que quando o grip acaba é muito difícil voltar a pô-lo no sítio.

                                        PS- Alguém disse que o Golf é um autêntico barco. Não concordo, a menos que quisesse dizer outra coisa. Não adorna muito.

                                        PS2- Lembro-me de conduzir um A3 1.9 TDI 110 cv, que penso ter a mesma base do Golf, e fiquei com a sensação que era um carro com bons limites em curva...mas que quando eles acabassem ia dar porcaria. Pareceu-me algo falso.
                                        A tua última frase descreve o que eu sempre sentia na minha antiga 306 Break, cujo chassis costuma ser elogiado como sendo a quintessência dos carros da época. Acredito que um GTI de 3 portas seja muito bom, mas aquela carrinha não inspirava confiança nenhuma em situações um pouco mais próximas do limite. Aliás, até hoje foi o único carro em toda a minha vida em que me atravessei e "beijei" um rail, e com piso seco! Nem o 205 me parecia tão falso. E já num teste da época feito pelo AH o 306 bicorpo em versão "normal" se revelou traiçoeiro em curva.

                                        Comentário


                                          #50
                                          A conclusão que eu retiro após ler tanta palha que aqui anda é a seguinte..

                                          Só artistas na estrada.. É com Konis.. É com limites de aderência.. É com frente incisiva..
                                          Pergunta de algibeira: Quem é no seu dia-a-dia anda preocupado com os limites de um carro? Mas vocês não têm família, filhos, etc? É que um homem comum que tenha, se for um ser humano consciente, não anda a testar os limites de um carro, nem anda com tesão de mijo em cada instante que saí à rua para conduzir..
                                          Mas adiante com a conversa..

                                          Comentário


                                            #51
                                            É que um homem comum que tenha família com que se preocupar e zelar.. Digo..

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver Post
                                              A conclusão que eu retiro após ler tanta palha que aqui anda é a seguinte..

                                              Só artistas na estrada.. É com Konis.. É com limites de aderência.. É com frente incisiva..
                                              Pergunta de algibeira: Quem é no seu dia-a-dia anda preocupado com os limites de um carro? Mas vocês não têm família, filhos, etc? É que um homem comum que tenha, se for um ser humano consciente, não anda a testar os limites de um carro, nem anda com tesão de mijo em cada instante que saí à rua para conduzir..
                                              Mas adiante com a conversa..
                                              Não sabia que saber o que é uma frente mais ou menos incisiva, um apex, um amortecedor de espigão curto ou a marca Koni queria dizer que alguém era irresponsável e andava armado em piloto diariamente, com filhos e tudo.

                                              Para algumas pessoas, vejo que é 8 ou 80.

                                              O autor do tópico preza muito o comportamento dinâmico do carro, até porque não se trata só de velocidade, trata-se também de sensações e da satisfação que trazem ou não. Não vejo mal nenhum nisso.

                                              Adiante com a conversa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                Não sabia que saber o que é uma frente mais ou menos incisiva, um apex, um amortecedor de espigão curto ou a marca Koni queria dizer que alguém era irresponsável e andava armado em piloto diariamente, com filhos e tudo.

                                                Para algumas pessoas, vejo que é 8 ou 80.

                                                O autor do tópico preza muito o comportamento dinâmico do carro, até porque não se trata só de velocidade, trata-se também de sensações e da satisfação que trazem ou não. Não vejo mal nenhum nisso.

                                                Adiante com a conversa.
                                                Acho que estar aqui com falsas verdades, não conduz ninguém a lado nenhum.. Quem aplica uns coils num carro, não é uma pessoa comum, habituada a uma condução comum, que queira o carro para viagens comuns do quotidiano.. E porque motivo digo isto? Porque só mesmo num mundinho fechado de gente que empolada pela sua paixão por automóveis, não vê mais nada a frente, é que vem escrever num fórum que um Ibiza 6L, etc, não curvam.. Não curvam? Adornam? Mas em que condições em que isso acontece? Apenas em situações limite.. Porque para quem fizer uma vulgar utilização do carro.. Chega, sobra, basta, etc, etc, etc..

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Estamos num fórum de automóveis, não estamos num fórum de microondas.

                                                  Tens diferentes tipos de pessoas que gostam de carros, e parte delas interessa-se pelo handling, reacções no limite, andar rápido, etc.

                                                  Deal with it.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Eu quando leio este tipo de tópicos até fico indignado.. Juro-vos.. Todos os santos dias que saio à estrada e vejo a estupidez de comportamento que os condutores têm na estrada.. Principalmente em estradas sinuosas e auto-estradas.. Nas auto-estradas pelos motivos que toda a gente já conhece.. Velocidades completamente desajustadas a uma condução segura.. Ultrapassagens alucinantes.. É de bradar aos céus como alguns animais que por aí andam ainda estão vivos com comportamentos assim.. Mas isto aplica-se infelizmente de igual modo às estradas de montanha.. Aí são outro tipo de artistas que se encontram.. Os pseudo pilotos de fim-de-semana.. Os tais que se auto intitulam como apaixonados pelas curvas.. É com cada aberração.. Sinceramente.. Quem quer andar a queimar pneu.. Andar nos limites.. Andar com ele na mão todo cheio de tusa armado em campeão do asfalto.. Quem o quiser fazer, faça-o num local apropriado a esse fim, sem colocar em risco a segurança e vida de milhares de pessoas inocentes que circulam nas vias públicas.. Aí até podem fazer o pino dentro do carro que por mim é-me completamente indiferente.. De resto.. Pá.. Não me venham com historinhas de encantar..

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                      Estamos num fórum de automóveis, não estamos num fórum de microondas.

                                                      Tens diferentes tipos de pessoas que gostam de carros, e parte delas interessa-se pelo handling, reacções no limite, andar rápido, etc.

                                                      Deal with it.
                                                      Eu lido bem com isso.. Sabes como? Travando a fundo para todos os azeiteiros que acham quem a têm muito grande e andam nas estradas armados em heróis se espetem contra a minha traseira.. Depois o resto? Guardam-se a distância de segurança..

                                                      Deal with it..

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Por certas opiniões daqui até parece que o Golf é um carro perigoso!
                                                        E é!

                                                        O Golf IV era um carro (mesmo na época, agora que as coisas evoluíram pior é) com alguma aderência para o tipo de carro e pneus montados, mas com um chassis fraco, com pouco feedback é que em situações limite não ajuda

                                                        Pode ser feito melhor com n mudanças e tuning? Pode, mas todos podem.

                                                        Claro que vai depender do que se pretende de um carro. E se é para passear ou usar como meio de transporte, serve. Curiosamente foi e ainda é "vendido" como desportivo e o tdi blablabla

                                                        E escrevo isto tendo tido um Golf IV GTI. Não é de diz que disse li na net

                                                        Pior, em comportamento, do que tive só um Corsa B 1.5TD. Mas esse ao menos gastava pouco e era fiável

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                          Estamos num fórum de automóveis, não estamos num fórum de microondas.

                                                          Tens diferentes tipos de pessoas que gostam de carros, e parte delas interessa-se pelo handling, reacções no limite, andar rápido, etc.

                                                          Deal with it.
                                                          É que o aqui eu coloco em causa, não são as pessoas que gostam de todos estes factores, mas o fazem em segurança.. Eu insurjo-me é contra todos os mentecaptos que o fazem como se as estradas fossem apenas deles..
                                                          Ainda esta semana ia numa das nacionais em direcção a Sintra, e apanho atrás de mim um atrasado mental qualquer com um Punto.. Nem sei se aquilo era um Sport, ou um HGT, nem sequer me interessa.. Sei que eu ia a cerca de 80 km/h numa zona sem grandes curvas, quando a velocidade máxima permitida pelas sinalizações já só eram 50 km/h.. Havia mais dois carros à minha frente que circulavam à mesma velocidade que eu.. Ora o campeão vinha ali colado à minha traseira.. Mas colado de tal forma que eu nem conseguia ver os faróis dele.. Quase que o podia convidar a entrar pela minha mala dentro tal era distância.. Bem.. Súbita e repentinamente numa sucessão de 2 curvas mais fechadas ( imagine-se.. ) o iluminado tem a epifania de me ultrapassar.. Espanto total.. O atrasado não vinha só.. Vinha sucedido de um alien qualquer montado numa carrinha A4, alien esse que tenta acompanhar o amigalhaço do Punto, e.. Quem se mete em apuros com isto tudo?? Eu.. Que vinha no meu descanso, vejo-me forçado a galgar meio mundo de valetas sujeito a espatifar o meu carro, porque o débil mental da Audi não teve nem espaço, nem tempo para ultrapassar, e caso eu não agisse no sentido de travar a fundo e galgar as ditas valetas, aquele ser tinha a sua vida comprometida.. Ficava desfeito por um camião que vinha em sentido inverso na sua faixa de rodagem..
                                                          Moral da história.. Campeões, heróis, reis das curvas e contra curvas, e todos os pilotos de algibeira, deviam era ser todos empilhados e queimados vivos porque andam neste mundo apenas a ocupar espaço..
                                                          Concluindo..

                                                          Deal with it..

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                            Estás enganado.

                                                            Há carros muito mais fáceis de voltar a por no lugar do que outros.
                                                            Isso faz uma diferença doida para o condutor comum.. Até dou um exemplo, os séries 3 são carros conhecidos pelo bom handling, e no entanto chegam as primeiras chuvas cá em Portugal e quais é que são os primeiros carros que vês a ficar virados ao contrário, especialmente quando os pneus são maus? Pois.. são esses e os Mercedes.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                              O meu toledo deve ser das carapaças mais pesadas que a sua plataforma do golf recebeu, para além de ter traseira longa e não concordo.
                                                              Se bem que os limites em curva são muito mais elevados no vectra gts, é um carro com muito menos margem para erro.

                                                              O toledo/golf acaba por te dar a perceber muito mais facilmente os seus limites. É obvio que se tentares corrigir uma situaçao de completo descontrolo, na maior parte das situações, quando mais brando o amortecimento pior... No entanto, há tantas variáveis involvidas ( estado do carro molas e amortecedores e outros componentes, qualidade dos pneus...Uma alteração de medida de pneus / jante pode transfigurar completamente um carro)
                                                              Depende, se por exemplo apanhas em estrada uma depressão/buraco grande seguido imediatamente de curva, se fores a uma velocidade generosa e a suspensão for durinha estás sujeito a perder o controle do carro.

                                                              Mas em contrapartida, em estrada aberta e em bom estado, suspensão muito mole faz o carro parecer um barco.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X