Renault promete “plano técnico” para cortar níveis de emissões dos carros
O fabricante de automóveis Renault prometeu hoje apresentar um “plano técnico” nas próximas semanas para cortar as emissões poluentes dos seus veículos.
Na quinta-feira, uma comissão nomeada pelo Governo francês disse que os carros a gasóleo da Renault falharam nos testes de poluição, ao mesmo tempo que as autoridades fizeram buscas nas suas instalações, aumentando os receios de que a empresa poderia estar envolvida num escândalo de emissões poluentes semelhante ao da alemã Volkswagen.
A comissão revelou que, em resultados de testes realizados em veículos franceses e estrangeiros, tinha encontrado emissões de dióxido de carbono e dióxido de nitrogénio demasiado elevadas em carros da marca Renault.
“Estamos a trabalhar num plano técnico que deverá permitir-nos reduzir as emissões”, disse o diretor de vendas da Renault, Thierry Koskas, durante uma apresentação das vendas do grupo.
“O plano está a ser elaborado pela nossa equipa de engenharia e será apresentado nas próximas semanas”, acrescentou.
As vendas unitárias da Renault cresceram 3,3% em 2015 relativamente ao ano anterior para 2,8 milhões de unidades em todo o mundo.
“A Renault não fez batota”, disse Koskas, referindo-se às questões levantadas na semana passada sobre a forma como os níveis de emissões poderiam ser tão diferentes entre as condições de teste e as condições reais na estrada.
“Quero enfatizar isto com muita firmeza”, disse, adiantando que a Renault “não está a usar qualquer ‘software’ ou outros métodos [fraudulentos] “.
“Em condições de teste, nós respeitamos as normas de emissões”, acrescentou.
“Mas quando os veículos já não estão em condições de teste, há, de facto, uma diferença entre as condições reais e condições de controlo, isso é um facto”, afirmou Koskas.
O responsável da marca francesa não deu detalhes sobre o que o “plano técnico” pode implicar, mas disse que a Renault iria encontrar-se hoje com a comissão nomeada pelo Governo para “discussões técnicas”.
As ações da Renault e de outras empresas do setor automóvel têm derrapado em bolsa com rumores de que o escândalo das emissões poluentes se possa espalhar além da Volkswagen.
Os títulos da Renault caíram mais de 20% durante a sessão de quinta-feira depois de os sindicatos relatarem que as autoridades antifraude francesas tinham invadido vários locais da empresa, possivelmente procurando provas de fraude em emissões dos carros a gasóleo.
Hoje, ao final da manhã, as ações estavam a cair 3% para 72,88 euros, tendo a Renault perdido em capitalização bolsista cerca de três mil milhões de euros nas últimas três sessões.
Pois são... Mas isso já se sabia (embora não fosse muito divulgado). O que torna mais ridículo a VW precisar de recorrer a fraude para os ultrapassar.
Agora "lixa a vida" a todos os outros os fabricantes porque o rigor dos testes vai aumentar. A Renault não recorreu a fraude mas em condições reais emite mais Nox e CO2 o que não é de admirar.
Agora não sei o que lhes podem fazer a nível judicial pois no banco de testes estavam bem.
Pois são... Mas isso já se sabia (embora não fosse muito divulgado). O que torna mais ridículo a VW precisar de recorrer a fraude para os ultrapassar.
Agora "lixa a vida" a todos os outros os fabricantes porque o rigor dos testes vai aumentar. A Renault não recorreu a fraude mas em condições reais emite mais Nox e CO2 o que não é de admirar.
Agora não sei o que lhes podem fazer a nível judicial pois no banco de testes estavam bem.
Mas nas "condições reais" todos emitem e consomem mais do que homologado, não sei qual o espanto das autoridades que criaram este sistema.
Vai ser bom para toda a gente. É da maneira que todas as marcas vão ter de se empenhar em resolver o problema de uma vez. A ver se a dieselmania acaba de uma vez e a gasolina fica mais barata para todos!
Vai ser bom para toda a gente. É da maneira que todas as marcas vão ter de se empenhar em resolver o problema de uma vez. A ver se a dieselmania acaba de uma vez e a gasolina fica mais barata para todos!
Fica fica... Os construtores de carros não refinam gasolina...
Vai ser bom para toda a gente. É da maneira que todas as marcas vão ter de se empenhar em resolver o problema de uma vez. A ver se a dieselmania acaba de uma vez e a gasolina fica mais barata para todos!
Mais barata? Se aumentarem as vendas de carros a gasolina vai aumentar a procura por gasolina, logo vai aumentar o preço da gasolina.
Eu acho que se deveria manter tudo como está porque deve ser a melhor forma para medir os valores das emissões sem nenhuma marca ser prejudicada porque se fizerem testes de estrada muita coisa pode influenciar o resultado desde o condutor a temperatura daquele momento, etc... Assim nos rolos é para todos iguais.
Manter tudo como está não reflecte os consumos que se fazem na vida real. Basta fazer um teste que seja igual para todas as marcas e está feito.
O ideal seria ter uma entidade reguladora europeia que fizesse os teste num circuito pré-definido. Não tenho pena nenhuma se as marcas forem "prejudicadas".
Prejuízos para corporações bilionárias e com lucros e dividendos em alguns casos absurdos posso eu bem.
O prejuízo não vai ser para as marcas mas sim para os consumidores e fazer esse tipo de teste, mesmo que seja feito na mesma pista, a mais coisas que podem alterar o resultado como a temperatura naquele momento por exemplo.
Tudo isso pode ser equilibrado fácilmente estabelecendo condições padronizadas em que se realizam os testes e fazendo por exemplo testes não só em um carro por modelo mas numa amostra que fosse estatisticamente significante. Todas as variáveis que te ponhas a inventar pode ser fácilmente controladas ou o tratamento estatístico pode ser feito de forma a remover qualquer efeito que influencie tudo.
E prejuízo para o consumidor é estares a gramar com muito mais Nox nos pulmões e a contribuição que isso tem nas mortes por problemas respiratórios. Manter testes desatualizados e que não têm ligação com consumos reais porque as marcas já exploraram todas as falhas que podiam explorar é muito pior. Ninguém conduz carros como nos testes de emissões.
O objectivo dos testes de hoomologação de emissões servem vários propósitos:
- Ter uma amostra comparativa de emissões entre os diferentes carros, - Também teres uma ideia das emissões reais emitidas por todos os carros.
O segundo ponto é importante por múltiplas razões:
- Permite saber emissões de partículas nocivas para a saúde. Tens muitos estudos feitos sobre efeitos nocivos na saúde destas partículas e dos custos para os contribuintes e serviços de saúde dos diferentes países,
- Emissões de CO2. Importante por questões ambientais e de pagamento de impostos que incidem sobre ele.
Se os testes não te informam do segundo ponto, ou sub-reportam ou então estão a beneficiar uma indústria permitindo aos fabricantes poupar centenas de milhões de euros (se não mais) ás custas da saúde dos cidadãos europeus, da colecta de impostos por parte dos diversos Estados.
Para já são "só" estes (só gostava de saber como é que fizeram a homologação dos mesmos...) e o SUV "só" foi medido 5x mais do que o permitido (também não dizem qual é o motor ou se são todos). E também refere que existem outras marcas na mesma situação, mas também, não diz quais são (lembro-me assim de repente da Mercedes, Dácia).
Renault chama mais de 15 mil carros às oficinas
07:45 Mariana Adam e Hermínia Saraiva
Ministra levanta suspeita sobre fraude noutras marcas. Renault pretende fazer alterações ao nível do motor para que os níveis de emissões sejam os legais.
A ministra francesa da Energia, Segolene Royal, anunciou que a Renault vai fazer um 'recall' de mais de 15 mil veículos para que sejam repostos os níveis de óxido de azoto (NOx) de alguns dos seus modelos, que estão acima dos valores permitidos por lei. A governante acrescentou, de acordo com a Reuters, que a marca francesa não é a única a exceder os níveis de emissões embora não tenha referido o nome de mais nenhuma marca de automóveis.
“As coisas podem ser feitas rapidamente, adiantou Ségolène Royal, acrescentando que para fazer as alterações necessárias serão precisas cerca de doze horas.
Em causa, estão o Renault SUV Captur, já com a norma ambiental Euro 6, e o monovolume Espace, com norma Euro 5, que registaram níveis de óxido de azoto acima dos valores permitidos por lei. O SUV terá registado valores mais do que cinco vezes acima dos permitidos nos testes de homologação.
A ministra do Ambiente aplaudiu “a preocupação da Renault com a transparência”, apelando a que os outros fabricantes automóvel, que não quis nomear, façam o mesmo. Os testes realizados pelas autoridades francesas abrangeram igualmente outros construtores, sendo que em 22 dos carros dos 100 que serão analisados os valores de emissões estiveram acima do exigido.
A Renault já ontem se tinha comprometido a apresentar, nas próximas semanas, um "plano técnico" para reduzir a diferença entre as emissões dos seus veículos em condições reais e aquelas que emitem em testes de laboratório.
As acções da Renault seguem a sessão de hoje a avançar 1,20% para os 75,37 euros.
Vai ser bom para toda a gente. É da maneira que todas as marcas vão ter de se empenhar em resolver o problema de uma vez. A ver se a dieselmania acaba de uma vez e a gasolina fica mais barata para todos!
Antes disso nascem dentes às galinhas, o que vai acontecer é o gasóleo subir de preço e não o contrário.
Para já são "só" estes (só gostava de saber como é que fizeram a homologação dos mesmos...) e o SUV "só" foi medido 5x mais do que o permitido (também não dizem qual é o motor ou se são todos). E também refere que existem outras marcas na mesma situação, mas também, não diz quais são (lembro-me assim de repente da Mercedes, Dácia).
Renault chama mais de 15 mil carros às oficinas
07:45 Mariana Adam e Hermínia Saraiva
Ministra levanta suspeita sobre fraude noutras marcas. Renault pretende fazer alterações ao nível do motor para que os níveis de emissões sejam os legais.
A ministra francesa da Energia, Segolene Royal, anunciou que a Renault vai fazer um 'recall' de mais de 15 mil veículos para que sejam repostos os níveis de óxido de azoto (NOx) de alguns dos seus modelos, que estão acima dos valores permitidos por lei. A governante acrescentou, de acordo com a Reuters, que a marca francesa não é a única a exceder os níveis de emissões embora não tenha referido o nome de mais nenhuma marca de automóveis.
“As coisas podem ser feitas rapidamente, adiantou Ségolène Royal, acrescentando que para fazer as alterações necessárias serão precisas cerca de doze horas.
Em causa, estão o Renault SUV Captur, já com a norma ambiental Euro 6, e o monovolume Espace, com norma Euro 5, que registaram níveis de óxido de azoto acima dos valores permitidos por lei. O SUV terá registado valores mais do que cinco vezes acima dos permitidos nos testes de homologação.
A ministra do Ambiente aplaudiu “a preocupação da Renault com a transparência”, apelando a que os outros fabricantes automóvel, que não quis nomear, façam o mesmo. Os testes realizados pelas autoridades francesas abrangeram igualmente outros construtores, sendo que em 22 dos carros dos 100 que serão analisados os valores de emissões estiveram acima do exigido.
A Renault já ontem se tinha comprometido a apresentar, nas próximas semanas, um "plano técnico" para reduzir a diferença entre as emissões dos seus veículos em condições reais e aquelas que emitem em testes de laboratório.
As acções da Renault seguem a sessão de hoje a avançar 1,20% para os 75,37 euros.
A homologação é feita em laboratório e todos eles ultrapassam os valores exigidos em estrada isso não é novidade nenhuma e acho bem que daqui para a frente sejam cada vez mais exigentes para o bem de todos.
Renault vai chamar às oficinas até 100 carros em Portugal
O Diário Económico apurou junto da Renault Portugal que a empresa vai chamar à oficina “algumas dezenas” de unidades do modelo Captur com motor diesel, podendo atingir até uma centena, por terem sido detectados problemas ao nível das emissões poluentes. A informação foi confirmada ao Económico pelo porta-voz da marca, que explicou: “Estamos a falar exclusivamente do motor dCi 110, no Captur, automóveis produzidos entre Fevereiro e Agosto de 2015.”
Mercedes, Ford y Opel se suman a Renault en el caso de altas emisiones
Se ha comprobado que vehículos de los cuatro fabricantes difieren mucho entre los niveles de contaminación reales en condiciones normales de circulación y lo que dicen sus cifras de homologación.
Decidem fazer isso porque o governo francês pressionou para não haver tanta diferença do homologado para a realidade, mas isto é uma não notícia porque todas as marcas tem essas discrepâncias menos a VW que teve que aldrabar os resultados, mas esse assunto é no tópico ao lado.
Decidem fazer isso porque o governo francês pressionou para não haver tanta diferença do homologado para a realidade, mas isto é uma não notícia porque todas as marcas tem essas discrepâncias menos a VW que teve que aldrabar os resultados, mas esse assunto é no tópico ao lado.
Cumps
se está legal, não são obrigados a mexer uma palha!
ninguem, no seu perfeito juízo, vai gastar dinheiro para corrigir uma coisa que está bem!
O estado francês é um grande accionista da Renault e isto serve para tentarem resolver o problema antes que tome proporções bíblicas como na VW, para evitarem perder muito dinheiro mais tarde. Dá também uma imagem de proactividade à Renault e a toda a indústria automóvel francesa em geral na tentativa de resolverem cedo os problemas das emissões. Não vale a pena correrem riscos desnecessários como a VW...
Existe uma tolerância, o problema a VW foi muito alem do tolerância e foi propositadamente.
Uma das coisas que já começa a meter nojo neste país e que ultimamente têm estado muito em voga, é a atitude de: "aquele vez mal, mas o outro fez muito pior! Coitadinho do que fez menos mal!"
Sinceramente a falta de educação ao nível dos valores mais básicos de uma sociedade e como pessoa, está a ultrapassar todo o que é razoável e minimamente aceitável neste país.
Começo a achar que faz falta uma coisa do tipo "ir à tropa".
Editado pela última vez por PSerra; 20 January 2016, 14:08.
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