"Comprei em 2º mão, Honda jazz 1.2 de 2003 com 100 mil agora com 120 mil -descontentamento" - No shit, genius mais valia nem partilhar tal asneirada. Compram uma pandeireta arrependem-se, e ainda partilham orgulhosamente a sua parvoice!!! facepalm
"Comprei em 2º mão, Honda jazz 1.2 de 2003 com 100 mil agora com 120 mil -descontentamento" - No shit, genius mais valia nem partilhar tal asneirada. Compram uma pandeireta arrependem-se, e ainda partilham orgulhosamente a sua parvoice!!! facepalm
Só compensa começar pelo mais barato quando esse valor é abaixo do valor do diagnóstico....de resto, compensa sempre colocar o carro num mecânico decente para diagnosticar o problema.
55€ para trocar o filtro é barato, se incluir já o filtro e a mão de obra. o filtro destes carros é no depósito..
Tens muito por onde começar.
Filtro do ar
Filtro do combustivel
Velas
Se tudo isto está ok vamos ligar o carro à máquina para ser mais fácil
Ver modulo de igniçao
sensor de massa de ar ou lambda
corpo do acelerador
Injectores
Se não fora nada disto, altamente improvável, pode sempre ser o seguinte embora provavelmente já terias reparado
ver se não tens travoes bloqueados
Embraiagem a patinar
Eu trataria dos trÊs primeiros sozinho porque são baratos e fáceis de fazer.
Só compensa começar pelo mais barato quando esse valor é abaixo do valor do diagnóstico....de resto, compensa sempre colocar o carro num mecânico decente para diagnosticar o problema.
55€ para trocar o filtro é barato, se incluir já o filtro e a mão de obra. o filtro destes carros é no depósito..
Atenção na muda do filtro, encontra-se entre os bancos da frente e requer alguma ginástica para não entornar gasolina nos bancos, se isso acontecer terás fedor à gasolina por muito tempo.
Atenção a outra coisa, o facto do meu ter mais de 150 000 kms com o mesmo filtro não quer dizer nada, tenho-o desde o km zero e nunca "inventei" nas gasolinas, ou seja, foi quase sempre abastecido nas mesmas bombas, no teu não fazes ideia desse histórico.
Logo quando o compraste de vias ter feito uma revisão completa, é imperativo para quem quer eliminar alguns problemas desses, e de preferência quem conheça essa mecânica, por exemplo, esse carro é muito sensível aos óleos que se metem na caixa...
Atenção na muda do filtro, encontra-se entre os bancos da frente e requer alguma ginástica para não entornar gasolina nos bancos, se isso acontecer terás fedor à gasolina por muito tempo.
Atenção a outra coisa, o facto do meu ter mais de 150 000 kms com o mesmo filtro não quer dizer nada, tenho-o desde o km zero e nunca "inventei" nas gasolinas, ou seja, foi quase sempre abastecido nas mesmas bombas, no teu não fazes ideia desse histórico.
Logo quando o compraste de vias ter feito uma revisão completa, é imperativo para quem quer eliminar alguns problemas desses, e de preferência quem conheça essa mecânica, por exemplo, esse carro é muito sensível aos óleos que se metem na caixa...
O manual recomenda a troca do filtro de combustível a cada 40.000 Km.
Tenho 2 hondas com motor i-dsi com filtro de combustível no depósito e têm os 2 a indicação de mudança de filtro de combustível aos 120 000 kms, e falo, obviamente do livro de revisões que é específico do carro, o manual é mais genérico, sem quiseres posso digitalizar. Aliás, essa substituição era aos 105 000 kms, mas a honda a partir de 2003 mudou as revisões de 15 000 kms para 20 000 kms e ai passou a ser aos 120 000kms. Os 40 000 kms entre mudas é para os que tem o filtro na tubagem.
Tenho 2 hondas com motor i-dsi com filtro de combustível no depósito e têm os 2 a indicação de mudança de filtro de combustível aos 120 000 kms, e falo, obviamente do livro de revisões que é específico do carro, o manual é mais genérico, sem quiseres posso digitalizar. Aliás, essa substituição era aos 105 000 kms, mas a honda a partir de 2003 mudou as revisões de 15 000 kms para 20 000 kms e ai passou a ser aos 120 000kms. Os 40 000 kms entre mudas é para os que tem o filtro na tubagem.
Efectivamente, as revisões do meu têm sido a intervalos de 15.000 e aos 105.000 mudaram o filtro de combustível. Bate certo.
No meu levou uma vez 10w40 e dei logo conta, tanto que reclamei e o concessionário meteu o 0w20 outra vez.
Foi logo na segunda revisao, nunca mais tentaram a proeza.
Mas....olhaste para o óleo e consegues diferenciar um 0W20 de um 10W40 ???
Eu não consigo.
Além de que um óleo 0W20 no nosso clima é um erro de todo o tamanho e ainda mais no motor do Jazz.
Na família andam 3 Jazz de 2002 e 2003 e sempre, sempre levaram óleo 10W40.
Esse problema tens 2 hipóteses:
Ou vais ao Zé da esquina e de 20 em 20 euros lá chegarás a uma bonita soma com um pouco menos de sorte, ou
vais à Honda, pagas o que for necessário e arranjam-te isso.
Esse carro merece isso. Não há no mercado outro semelhante em muita coisa. É um excelente carro.
E o depósito é entre os bancos dianteiros! É um carro diferente...
Por questões de segurança e para aumentar o espaço no rebatimento dos bancos. Para mim é uma solução muito inteligente. Copiada depois por muita da concorrência.
Já tive um problema semelhante que ficou resolvido com uma simples limpeza do corpo do acelerador.
Outras hipóteses são: velas, bobines e válvula EGR. É ir começando pelo mais barato...
Boa sorte!
É por aqui !!!!
A menos que o anterior dono tenha feito marmelada no depósito (por exemplo alguma vez ter metido gasóleo por engano). MAs esquece isto !!!
Mas para ver se o problema é do filtro, é circular uns minutos nas 4.000 RPM (pode ser em 3ª velocidade por exemplo na Auto-Estrada para ir dentro dos limites de velocidade ). Se ele não se engasgar neste teste, não é do filtro de certeza.
Mas....olhaste para o óleo e consegues diferenciar um 0W20 de um 10W40 ???
Eu não consigo.
Além de que um óleo 0W20 no nosso clima é um erro de todo o tamanho e ainda mais no motor do Jazz.
Na família andam 3 Jazz de 2002 e 2003 e sempre, sempre levaram óleo 10W40.
Esse problema tens 2 hipóteses:
Ou vais ao Zé da esquina e de 20 em 20 euros lá chegarás a uma bonita soma com um pouco menos de sorte, ou
vais à Honda, pagas o que for necessário e arranjam-te isso.
Esse carro merece isso. Não há no mercado outro semelhante em muita coisa. É um excelente carro.
Olhei para o óleo? Assim que coloquei o motor a trabalhar notei logo a diferença, o ruido de funcionamento nota-se sem ser nenhum expert em mecânica, alem do modo como desenvolve.
A Honda a partir de 2002 colocou o 0w20 em todos os motores otto da marca, se calhar devem ser burros. O motor do Jazz GD5 é igual ao dos hibridos, achas que esses também devem levar 10w40?
Em 1º lugar devia ir experimentar outro carro igual para ver se tem a mesma força, e assim caso não tenha partir para o resto.
Em relação ao filtro de combustível Obrigado pelo video já tinha visto que era nesse sitio porque tinha achado estranho os bancos rebaterem daquela forma, e o deposito tinha de ir para algum sitio...
Mas não sou assim tão engenhocas para fazer tal substituição, talvez achem simples mas prefiro não aventurar.
No meu manual geral, só diz jazz na capa, está indicado a mudança do filtro de combustível aos 80 e depois aos 160 tirei fotografia ( diz Austrália e Nova Zelândia )
Um carro em 2º mão nunca se sabe o trato que levou a não ser de uma pessoa conhecida, e foi erro meu não ter levado uma revisão logo ao inicio. Mas o carro leva 8 velas se substituíram só 4 ou não isso não sei e se são as correctas também não sei, gostava de vos perguntar se eu conseguiria ver as velas sem o uso de uma chave dinamométrica para depois efectuar o aperto. Vocês usam um bocado de mangueira para enroscar à mão e depois apertam com a chave de velas? ou usam todos a chave dinamométrica?
No manual está assim, penso que poderei fazer sem a tal chave...poderei usar um bocadinho de nada de wd40 caso não queiram sair facilmente?
Acompanho um Jazz de 2014 1.2 que deve rondar os 100 mil kms, e pelo que sei do carro não tem tido nenhum problema. Também me disseram que o filtro só se troca em caso de sintomas e que está no depósito (ou junto a este) acoplado com a bomba de combustível (o 1º link do video diz isso mesmo).
O motor não é propriamente rápido, mas também não sei qual a expectativa e até pode ser normal esse comportamento. O consumo a rondar os 7 é perfeitamente normal se os percursos forem citadinos e curtos (não sei se é o caso).
Outra coisa que penso não ter sido falada, é a afinação das válvulas que deve ser tida em conta no plano de manutenção. Sem certezas, penso que seja a cada 60 mil kms. Tenho a ideia que a maioria nunca chega a fazer esta intervenção. As melhorias são essencialmente no trabalhar do motor e no consumo, mas certamente que deverá estar relacionado com a performance, também.
A cena das válvulas é comum a todos os hondas, no meu jazz nunca foram vistas as folgas das válvulas, pois o feedback que tenho da oficina da honda é que raramente mexem nelas, por norma quando começam a ter alguma folga nota-se bem no trabalhar. Aquilo é uma carga de trabalhos, é preciso desmontar a admissão toda.
Afinar válvulas num carro moderno?
E aos 60000 kms!
Sim, os Hondas ainda não têm acionamento por touches hidraulicas.
São daquelas coisas que não se percebe bem, mas que também não dão qualquer tipo de problemas.
Acompanho um Jazz de 2014 1.2 que deve rondar os 100 mil kms, e pelo que sei do carro não tem tido nenhum problema. Também me disseram que o filtro só se troca em caso de sintomas e que está no depósito (ou junto a este) acoplado com a bomba de combustível (o 1º link do video diz isso mesmo).
O motor não é propriamente rápido, mas também não sei qual a expectativa e até pode ser normal esse comportamento. O consumo a rondar os 7 é perfeitamente normal se os percursos forem citadinos e curtos (não sei se é o caso).
Outra coisa que penso não ter sido falada, é a afinação das válvulas que deve ser tida em conta no plano de manutenção. Sem certezas, penso que seja a cada 60 mil kms. Tenho a ideia que a maioria nunca chega a fazer esta intervenção. As melhorias são essencialmente no trabalhar do motor e no consumo, mas certamente que deverá estar relacionado com a performance, também.
Esqueci-me de dizer que anda com um óleo sintético 5W40.
Já tive a oportunidade de conduzir um carro igual ao meu e infelizmente não tem a mesma força de arranque que o nissan micra...não sei se é pelo facto de ter 16v e o meu 8v ou por ter mais 2 cv...o que é certo é que muito melhor.
Isto sou eu a comprar estes 2 carros...
O carro que fui experimentar fazia 6.1 L/100 o meu estava a marcar 6.3 à 1 ano atrás agora está a marcar 7.0 com a mesma condução.
Vou ver se colocaram as velas erradas e o desgaste delas, o filtro de combustível não me parece porque ele nunca se engasgou como o user aconselhou puxei por ele e nada a apontar.
De resto é o oleo ser inadequado um 10w40 que tem lá que pode estar a "pesar" mais....pode ser também de algum sensor não estar a trabalhar propriamente.
Caso a coisa melhore vou postando.
Agradeço a todos o vosso tempo e pelas vossas sugestões
Sendo carros com motores similares, já viste a diferença de peso entre eles? o facto de um ser 16 valvulas e o Jazz 8 valvulas está a favor do Jazz, pois as 8 valvulas funcionam melhor em baixas.
O meu que também só anda por cidade (Viseu) com andamentos de baixa velocidade tem uma media na ordem dos 5,5 L\100, como já disse está com 150 000 kms.
Se tens muitas duvidas acerca do carro, já te dei a dica.
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