os paralelos podem durar 30 a 50 anos! o pior é que estraga como o carago os carros e nós se temos que travar em molhado estampamo-nos se nao nos pomos atentos.
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Estradas em paralelos: porquê?
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citação:Originalmente colocada por Vânia Morais
citação:Originalmente colocada por Stratos
Eu sei mas esses intervalos são bastante relativos... podem ser mais fundos como superficiais, além de que a superficie do paralelo com o uso torna-se lisa diminuindo brutalmente a aderência, então em molhado...
Todavia, a vantagem da facilidade de escoamento da água pluvial é um dos argumentos bastante utilizado por geógrafos e arquitectos na defesa deste tipo de pavimento.
Sim, mas como disse isso depende da profundidade e largura dos intervalos entre cada paralelo ;)
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citação:Originalmente colocada por mtmais
essa da agua passar pelas fendas n deve ser a verdadeira razao ja q a estrada e super perigosa quando chove,acho q é mesmo pela estetica e nada mais,ja q é tb deve ser caro,
ps:a duraçao,tanto dura mt como dura pouco,depende de varios factores como acontece na de alcatrao.
É super perigosa porque com o uso os paralelos ficam com as superficies lisas que com a água cria uma superficie bastante escorregadia... mas ainda ninguém reparou nisso :D
Só de há 1 ano para cá é que as ruas aqui são em alcatrão, antes eram em paralelo e era cada um a patinar :D[xx(]
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citação:Originalmente colocada por luisg
È bom para a piaozada e drifts...mas mau para as companhias de seguros!
Paralelos é do pior que há e não é nada bonito (fora das zonas MESMO históricas) não gosto nada de paralelos!
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citação:Originalmente colocada por PGT_SW
So estragam os carros e as suspensoes se forem a altas velocidades. Essas estradas sao feitas dentro das localidades tambem para prevenir altas velocidades e acidentes e dado que o limite de velocidade é 50km\h se for um bom paralelo nunca estraga o carro se forem a 40
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Quanto à questão estética, concordo para centros históricos e quando é bem feita a estrada.
Mas por exemplo aqui na rua onde moro, no Porto, com muito trafego, é feita em paralelos e é do pior, pk é toda às ondas. A zona é uma zona urbana sem qualquer tipo de interesse histórico ou turístico. No entanto todos os dias tenho que gramar com o paralelo.
Axo que realmente deverá ser por causa da manutenção. Estou mais a ver quem escolhe o piso a pensar nos euros que poupa, do que no aumento da segurança
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A Foz do Douro tem uma bela avenida. Bonita, um passeio largo e 2 faixas para cada lado.
Pena é que enquanto as faixas interiores são em alcatrão, as faixas das pontas são em paralelo, e pior, com linhas de eléctrico que já não tem sequer relevância como transporte público. O resultado é que toda a gente anda na faixa do meio (é a da esquerda de cada sentido), com algum xico-espertismo à mistura nos semáforos (perdem o medo de ir para o paralelo ao verem uns 5 ou 6 carros à frente no alcatrão), existe estacionamento em segunda fila regular, e assim mantem um escoamento medíocre há anos, tornando-se num km bem stressante de conduzir, pqp [8]
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citação:Originalmente colocada por rjtd21
Boas.
Alguém me sabe dizer qual é a vantagem em se fazerem estradas em paralelos, em vez de alcatrão?
Não fica mais caro? Não dá mais "cabo" do carro? Qual é a vantagem por trás disto?
Cumps.
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O porquê da utilização do pavimento em paralelos:
Maior durabilidade do piso
Menor custo de manutenção
Manutenção e/ou aumento da taxa de emprego (a)
(a)
* Maior taxa de acidentes veículos = Emprego nas empresas de reboque
* Maior desgaste do veículo + veículos danificados = Emprego nas oficinas
* Maior probabilidade de atropelamentos = Emprego nos hospitais
* Piso que precisa de constantes "acertos" = Manutenção de postos de trabalho nas construção civil.
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citação:Originalmente colocada por rjtd21
Boas.
Alguém me sabe dizer qual é a vantagem em se fazerem estradas em paralelos, em vez de alcatrão?
Não fica mais caro? Não dá mais "cabo" do carro? Qual é a vantagem por trás disto?
Cumps.
Como há muitas estradas que atravessam terrenos de REN e RAN, esses terrenos não podem ser impremiáveis, logo as estradas só podem ser em paralelos.
O problema é que a maior parte dessas estradas, não são bem feitas, e os calceteiros como ganham a hora ou ao m², querem é despachar. Tentem andar numa estrada de paralelos com a junta seca e bem apertada, com cubos de 1ª que vêm como o carro anda que é uma categoria.
Eu sei disso pq a minha mulher trabalha numa empresa de cantarias, fazem cubos e constroem estradas sendo das maiores empresas do género no país, e os cubos de 1ª são todos para exportação.
Cá o poder autárquico quer é estradas baratas. [xx(]
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Aqui fica a minha modesta opinião
Quanto á questão das estradas de paralelo hoje em dia, simplesmente uma questão de moda . Associado a esta moda, a questão da pouca necessidade de meios para efectuar uma qualquer intervenção, uma pá e uma picareta resolvem a questão
A questão de um melhor escoamento de águas, é uma falsa questão, porque quando se começaram a construir estradas em paralelo, ainda não existiam carros, não se sabia sequer o que era macdame ou alcatrão
O escoamento das águas em qualquer via, deverá por os mais variados motivos de segurança efectuar-se no sentido logitudinal da mesma
O paralelo foi o material que veio substituir ou corrigir as estradas romanas, as mesmas eram feitas com pedras que se tentavam nivelar o melhor possivel para a época, o resto das "estradas/caminhos" eram de terra batida
A evolução/revolução das estradas em Portugal, iniciou-se em 1927 com a criação da já extinta Junta Autónoma de Estradas, que veio substituir a Administração Geral das Estradas e Turismo, actualmente dá pelo nome de Estradas de Portugal-EP
Como curiosidade de rodapé, fomos o primeiro País da Europa a ter uma AE em cimento ( A5 - troço entre o Viaduto Duarte Pacheco e o Estádio Nacional ), e uma das primeiras AE's da Europa ( contruida com a "colaboração" de presos e outro exemplo de uma edificação efectuada por presos, é o estádio nacional )
Este desenvolvimento rodoviário foi abruptamente interrompido por motivo dos esforços de falta de dinheiro na guerra do ultramar
Somos pioneiros, a invenção é portuguesa da Via Verde
Nem tudo é mau, os condutores é que continuam os mesmos e com os maus vícios que se transmitem de pais para filhos[8D]
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citação:Originalmente colocada por Peaf
O porquê da utilização do pavimento em paralelos:
Maior durabilidade do piso
Menor custo de manutenção
Manutenção e/ou aumento da taxa de emprego (a)
(a)
* Maior taxa de acidentes veículos = Emprego nas empresas de reboque
* Maior desgaste do veículo + veículos danificados = Emprego nas oficinas
* Maior probabilidade de atropelamentos = Emprego nos hospitais
* Piso que precisa de constantes "acertos" = Manutenção de postos de trabalho nas construção civil.
[^]:D:D
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citação:Originalmente colocada por Peaf
O porquê da utilização do pavimento em paralelos:
Maior durabilidade do piso
Menor custo de manutenção
Manutenção e/ou aumento da taxa de emprego (a)
(a)
* Maior taxa de acidentes veículos = Emprego nas empresas de reboque
* Maior desgaste do veículo + veículos danificados = Emprego nas oficinas
* Maior probabilidade de atropelamentos = Emprego nos hospitais
* Piso que precisa de constantes "acertos" = Manutenção de postos de trabalho nas construção civil.
em ÉVORA , é quase tudo paralelos.
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citação:Originalmente colocada por civic srem ÉVORA , é quase tudo paralelos.
Apensas e somente as zonas histórias continuam com paralelos .
Mesmo assim, quando sou obrigado (:D) a ir pra noite tomar uns copos, lá tenho de ouvir o Yaris a desfazer-se...dasssss.
Qualquer dia fica com o choques frontal pra trás :D
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Boas,
Há uns anos ao ouvir técnico s/ a utilização de paralelo além da durabilidade a questão da aderência seria resolvida se de tempos a tempos,(anos) alterassem a posição do paralelo, ou seja, mudassem a face que está em contacto com os veículos.
Se isto acontecesse a pedra não perdia aderência e a mesma duraria aguns dezenas de anos utilizando a totalidade das faces do paralelo
(6).
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Muitas das cidades desta Europa, mudam o piso dos seus centros históricos de asfalto para paralelo.
Penso que é por razões históricas /estéticas, mas não percebo nada deste assunto.
Só me lembro de um filme promocional da VW em que uma aldeia antiga na Alemanha tinha acordado com a VW trocar o seu piso muito degradado em paralelo em troca de um novo em asfalto, para a VW poder ter um centro de ensaios a sério.
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citação:Originalmente colocada por zenith
citação:Originalmente colocada por pensante
Acho que serve mais para centros históricos e
locais para a circulação de peões,
esteticamente é mais bonito.
Mas sabes como é, se foi o Siza que fez é pk deve ser bom... [8]
Mas por exemplo axo q fica bem na praça da Batalha e Sta Catarina.
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