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Estradas em paralelos: porquê?

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    #31
    os paralelos podem durar 30 a 50 anos! o pior é que estraga como o carago os carros e nós se temos que travar em molhado estampamo-nos se nao nos pomos atentos.

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

      citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

      A vantagem é a menor velocidade dos carros.
      Nem por isso.
      estas enganado,quando chove eles andam mais rapido :D:D
      rapido ate de mais [}] [}] [}]

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

        citação:Originalmente colocada por Stratos




        Eu sei mas esses intervalos são bastante relativos... podem ser mais fundos como superficiais, além de que a superficie do paralelo com o uso torna-se lisa diminuindo brutalmente a aderência, então em molhado...
        Colega concordei com o Xicos Perto na questão que aqui foi levantada - qual a vantagem das estradas de paralelo? Não entrei em discussões de quais as desvantagens da mesma ou efeitos desta da distância de travagem ou, consequentemente, de paragem. Pois, nesse aspecto a questão muda de figura.;)

        Todavia, a vantagem da facilidade de escoamento da água pluvial é um dos argumentos bastante utilizado por geógrafos e arquitectos na defesa deste tipo de pavimento.

        Sim, mas como disse isso depende da profundidade e largura dos intervalos entre cada paralelo ;)

        Comentário


          #34
          essa da agua passar pelas fendas n deve ser a verdadeira razao ja q a estrada e super perigosa quando chove,acho q é mesmo pela estetica e nada mais,ja q é tb deve ser caro,

          ps:a duraçao,tanto dura mt como dura pouco,depende de varios factores como acontece na de alcatrao.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por mtmais

            essa da agua passar pelas fendas n deve ser a verdadeira razao ja q a estrada e super perigosa quando chove,acho q é mesmo pela estetica e nada mais,ja q é tb deve ser caro,

            ps:a duraçao,tanto dura mt como dura pouco,depende de varios factores como acontece na de alcatrao.

            É super perigosa porque com o uso os paralelos ficam com as superficies lisas que com a água cria uma superficie bastante escorregadia... mas ainda ninguém reparou nisso :D

            Só de há 1 ano para cá é que as ruas aqui são em alcatrão, antes eram em paralelo e era cada um a patinar :D[xx(]

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              #36
              citação:Originalmente colocada por luisg

              È bom para a piaozada e drifts...mas mau para as companhias de seguros!
              Bah, em paralelos não fazes drifts, fazes derrapagens não controladas, porque perdes a tracção nos dois trens e não consegues dirigir...













              Paralelos é do pior que há e não é nada bonito (fora das zonas MESMO históricas) não gosto nada de paralelos!

              Comentário


                #37
                So estragam os carros e as suspensoes se forem a altas velocidades. Essas estradas sao feitas dentro das localidades tambem para prevenir altas velocidades e acidentes e dado que o limite de velocidade é 50km\h se for um bom paralelo nunca estraga o carro se forem a 40

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por PGT_SW

                  So estragam os carros e as suspensoes se forem a altas velocidades. Essas estradas sao feitas dentro das localidades tambem para prevenir altas velocidades e acidentes e dado que o limite de velocidade é 50km\h se for um bom paralelo nunca estraga o carro se forem a 40
                  Seja qual for a velocidade, é sempre pior que alcatrão...

                  Comentário


                    #39
                    Mas as pessoas dntro da cidades andam sempre mais rapido se a estrada for em alcatrao.. por mim em todos eos centros historicos deviam haver estradas de paralelo: primeiro fica muito mais bonito, depois inibe o pessoal de andar a 100 em ruas com 3 metros de largura

                    Comentário


                      #40
                      Quanto à questão estética, concordo para centros históricos e quando é bem feita a estrada.
                      Mas por exemplo aqui na rua onde moro, no Porto, com muito trafego, é feita em paralelos e é do pior, pk é toda às ondas. A zona é uma zona urbana sem qualquer tipo de interesse histórico ou turístico. No entanto todos os dias tenho que gramar com o paralelo.
                      Axo que realmente deverá ser por causa da manutenção. Estou mais a ver quem escolhe o piso a pensar nos euros que poupa, do que no aumento da segurança

                      Comentário


                        #41
                        Uma das principais vantagens da utilização de paralelos na construção de estradas - nos nossos dias - é o de a sua utilidade dar um excelente assunto para discutir nos fóruns sobre automóveis.

                        Assim de momento, não me lembro de mais vantagens.

                        Comentário


                          #42

                          A Foz do Douro tem uma bela avenida. Bonita, um passeio largo e 2 faixas para cada lado.

                          Pena é que enquanto as faixas interiores são em alcatrão, as faixas das pontas são em paralelo, e pior, com linhas de eléctrico que já não tem sequer relevância como transporte público. O resultado é que toda a gente anda na faixa do meio (é a da esquerda de cada sentido), com algum xico-espertismo à mistura nos semáforos (perdem o medo de ir para o paralelo ao verem uns 5 ou 6 carros à frente no alcatrão), existe estacionamento em segunda fila regular, e assim mantem um escoamento medíocre há anos, tornando-se num km bem stressante de conduzir, pqp [8]

                          Comentário


                            #43
                            Epá, bom ou mau para a chuva só sei é que cada vez que passo numa estrada com paralelos a minha suspensão queixa-se.... E MUITO!

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por rjtd21

                              Boas.
                              Alguém me sabe dizer qual é a vantagem em se fazerem estradas em paralelos, em vez de alcatrão?
                              Não fica mais caro? Não dá mais "cabo" do carro? Qual é a vantagem por trás disto?
                              Cumps.
                              1º sai + barato po estado... mas po PR n ha preços... na rua dele a estrada era toda em paralelo e qd ele foi pa la morar... alcatrao em 3 tempos... va se la saber pk.... [8]

                              Comentário


                                #45
                                Eu detesto esse tipo de piso e cada vez que tenho de lá andar até fico com pelos em pé

                                Comentário


                                  #46
                                  Isso de escorrer a água então não tem grande eficácia porque se travas a fundo em paralelo molhado andas mais uns metros...

                                  Comentário


                                    #47
                                    O porquê da utilização do pavimento em paralelos:

                                    Maior durabilidade do piso
                                    Menor custo de manutenção
                                    Manutenção e/ou aumento da taxa de emprego (a)



                                    (a)
                                    * Maior taxa de acidentes veículos = Emprego nas empresas de reboque
                                    * Maior desgaste do veículo + veículos danificados = Emprego nas oficinas
                                    * Maior probabilidade de atropelamentos = Emprego nos hospitais
                                    * Piso que precisa de constantes "acertos" = Manutenção de postos de trabalho nas construção civil.

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por pensante

                                      Acho que serve mais para centros históricos e
                                      locais para a circulação de peões,
                                      esteticamente é mais bonito.
                                      Olha, aqui a Av. dos Aliados, Pr. da Liberdade e Pr. General Humberto Delgado ficaram lindas[)][xx(]com paralelos por todo o lado...

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                        Boas.
                                        Alguém me sabe dizer qual é a vantagem em se fazerem estradas em paralelos, em vez de alcatrão?
                                        Não fica mais caro? Não dá mais "cabo" do carro? Qual é a vantagem por trás disto?
                                        Cumps.
                                        Simples, as estradas de paralelos, para além de serem mais duráveis, permitem a drenagem.

                                        Como há muitas estradas que atravessam terrenos de REN e RAN, esses terrenos não podem ser impremiáveis, logo as estradas só podem ser em paralelos.

                                        O problema é que a maior parte dessas estradas, não são bem feitas, e os calceteiros como ganham a hora ou ao m², querem é despachar. Tentem andar numa estrada de paralelos com a junta seca e bem apertada, com cubos de 1ª que vêm como o carro anda que é uma categoria.

                                        Eu sei disso pq a minha mulher trabalha numa empresa de cantarias, fazem cubos e constroem estradas sendo das maiores empresas do género no país, e os cubos de 1ª são todos para exportação.

                                        Cá o poder autárquico quer é estradas baratas. [xx(]

                                        Comentário


                                          #50


                                          Aqui fica a minha modesta opinião

                                          Quanto á questão das estradas de paralelo hoje em dia, simplesmente uma questão de moda . Associado a esta moda, a questão da pouca necessidade de meios para efectuar uma qualquer intervenção, uma pá e uma picareta resolvem a questão

                                          A questão de um melhor escoamento de águas, é uma falsa questão, porque quando se começaram a construir estradas em paralelo, ainda não existiam carros, não se sabia sequer o que era macdame ou alcatrão

                                          O escoamento das águas em qualquer via, deverá por os mais variados motivos de segurança efectuar-se no sentido logitudinal da mesma

                                          O paralelo foi o material que veio substituir ou corrigir as estradas romanas, as mesmas eram feitas com pedras que se tentavam nivelar o melhor possivel para a época, o resto das "estradas/caminhos" eram de terra batida

                                          A evolução/revolução das estradas em Portugal, iniciou-se em 1927 com a criação da já extinta Junta Autónoma de Estradas, que veio substituir a Administração Geral das Estradas e Turismo, actualmente dá pelo nome de Estradas de Portugal-EP

                                          Como curiosidade de rodapé, fomos o primeiro País da Europa a ter uma AE em cimento ( A5 - troço entre o Viaduto Duarte Pacheco e o Estádio Nacional ), e uma das primeiras AE's da Europa ( contruida com a "colaboração" de presos e outro exemplo de uma edificação efectuada por presos, é o estádio nacional )

                                          Este desenvolvimento rodoviário foi abruptamente interrompido por motivo dos esforços de falta de dinheiro na guerra do ultramar

                                          Somos pioneiros, a invenção é portuguesa da Via Verde

                                          Nem tudo é mau, os condutores é que continuam os mesmos e com os maus vícios que se transmitem de pais para filhos[8D]

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Peaf

                                            O porquê da utilização do pavimento em paralelos:

                                            Maior durabilidade do piso
                                            Menor custo de manutenção
                                            Manutenção e/ou aumento da taxa de emprego (a)



                                            (a)
                                            * Maior taxa de acidentes veículos = Emprego nas empresas de reboque
                                            * Maior desgaste do veículo + veículos danificados = Emprego nas oficinas
                                            * Maior probabilidade de atropelamentos = Emprego nos hospitais
                                            * Piso que precisa de constantes "acertos" = Manutenção de postos de trabalho nas construção civil.
                                            estiveste bem...
                                            [^]:D:D

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Peaf

                                              O porquê da utilização do pavimento em paralelos:

                                              Maior durabilidade do piso
                                              Menor custo de manutenção
                                              Manutenção e/ou aumento da taxa de emprego (a)



                                              (a)
                                              * Maior taxa de acidentes veículos = Emprego nas empresas de reboque
                                              * Maior desgaste do veículo + veículos danificados = Emprego nas oficinas
                                              * Maior probabilidade de atropelamentos = Emprego nos hospitais
                                              * Piso que precisa de constantes "acertos" = Manutenção de postos de trabalho nas construção civil.
                                              precisamente:D

                                              em ÉVORA , é quase tudo paralelos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Deve ser para poupar no petroleo.Como sabem o alcatrão e um drivado do petroleo, e como os preços estão muito altos e mais barato utilizar o "paralelo".

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por civic srem ÉVORA , é quase tudo paralelos.
                                                  Felizmente que por cá (Coimbra), tal não se verifica [8D].

                                                  Apensas e somente as zonas histórias continuam com paralelos .
                                                  Mesmo assim, quando sou obrigado (:D) a ir pra noite tomar uns copos, lá tenho de ouvir o Yaris a desfazer-se...dasssss.
                                                  Qualquer dia fica com o choques frontal pra trás :D

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O nosso país é abundante em granito. Em petróleo, não. Deve ser essa a razão.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      na rua de tras do meu predio meteream paralelos em cimento... ta fixe... lol... amarelos e vermelhos

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Boas,

                                                        Há uns anos ao ouvir técnico s/ a utilização de paralelo além da durabilidade a questão da aderência seria resolvida se de tempos a tempos,(anos) alterassem a posição do paralelo, ou seja, mudassem a face que está em contacto com os veículos.
                                                        Se isto acontecesse a pedra não perdia aderência e a mesma duraria aguns dezenas de anos utilizando a totalidade das faces do paralelo
                                                        (6).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu gosto de conduzir em paralelo, adoro ouvir o som dos rodados.[:I]

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Muitas das cidades desta Europa, mudam o piso dos seus centros históricos de asfalto para paralelo.

                                                            Penso que é por razões históricas /estéticas, mas não percebo nada deste assunto.

                                                            Só me lembro de um filme promocional da VW em que uma aldeia antiga na Alemanha tinha acordado com a VW trocar o seu piso muito degradado em paralelo em troca de um novo em asfalto, para a VW poder ter um centro de ensaios a sério.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por zenith

                                                              citação:Originalmente colocada por pensante

                                                              Acho que serve mais para centros históricos e
                                                              locais para a circulação de peões,
                                                              esteticamente é mais bonito.
                                                              Olha, aqui a Av. dos Aliados, Pr. da Liberdade e Pr. General Humberto Delgado ficaram lindas[)][xx(]com paralelos por todo o lado...
                                                              Ai está um bom exemplo de má e sobre utilização de paralelo.
                                                              Mas sabes como é, se foi o Siza que fez é pk deve ser bom... [8]
                                                              Mas por exemplo axo q fica bem na praça da Batalha e Sta Catarina.

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