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Toyota Auris TS Exclusive: Gasolina, Gasóleo ou Híbrido?

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    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
    Já agora, estive a ver e as baterias do Auris HSD são NIMH. Só digo uma coisa, "good luck with that". Vai ver quantas equipas de Formula Student as usam!
    Isso só quer dizer que as equipas da Formula Student têm que estudar muito para chegar ao nível da Toyota.

    Comentário


      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
      E esses consumos interessam mesmo para quê? Ou vais de férias todos os meses?




      A amostra é pequena, mas é a que dispomos:
      Média de 7, num carro fabricado de forma a que fosse o mais poupado possível!!!
      Sou só eu que acho o consumo exagerado?

      Comentário


        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        Isso só quer dizer que as equipas da Formula Student têm que estudar muito para chegar ao nível da Toyota.
        Isso eu já tinha escrito antes. É raro o HSD cuja bateria dura mais de 2 anos. O efeito viciante nota-se logo na primeira a semana. Aliado a caixa de velocidades e ao barulho ensurdecedor do MCI dizem muito do que a Toyota é. Não me admira que a marca não seja de confiança. Mas mesmo assim gosto do meu Auris, é tal e qual um diesel.

        Comentário


          Originalmente Colocado por lemor Ver Post
          Isso eu já tinha escrito antes. É raro o HSD cuja bateria dura mais de 2 anos. O efeito viciante nota-se logo na primeira a semana. Aliado a caixa de velocidades e ao barulho ensurdecedor do MCI dizem muito do que a Toyota é. Não me admira que a marca não seja de confiança. Mas mesmo assim gosto do meu Auris, é tal e qual um diesel.
          Imagina agora eu, que tenho um Prius há 7 anos, quantas baterias já lhe mudei.

          Comentário


            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
            Média de 7, num carro fabricado de forma a que fosse o mais poupado possível!!!
            Sou só eu que acho o consumo exagerado?
            estou a achar isso muito alto também pois já vi uma review na net a elogiar os consumos eram abaixo dos 6 litros

            Comentário


              Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
              estou a achar isso muito alto também pois já vi uma review na net a elogiar os consumos eram abaixo dos 6 litros
              Esses dados que foram postados são da versão 1.2.

              Comentário


                Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                Já agora, estive a ver e as baterias do Auris HSD são NIMH. Só digo uma coisa, "good luck with that". Vai ver quantas equipas de Formula Student as usam!
                Também acho. Só não sei é porque andas aqui e não num grande grupo de automóveis...

                Quanto ao Formula Student, ainda te dizia umas coisas sobre isso mas vou deixar para a próxima.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                  Estive a ler o tópico e reparei numas bacoradas nas leis de física de bradar aos céus.

                  Primeiro que tudo os Toyota hibridos funcionam com ciclo Atkinson e não Otto, o que torna a eficiência térmica ligeiramente superior.
                  Quanto às vantagens dos híbridos, elas existem, são inegáveis mas aplicam-se quase única e exclusivamente numa condução citadina (em situações de para-arranque). Isto porque quer se queira quer não, é indiscutível que numa estrada plana dois carros híbridos exactamente iguais, lado a lado, o carro que estiver a carregar a bateria vai SEMPRE gastar mais gasolina. O que pode ser argumentado, e agora fazendo uma comparação com outro carro exactamente igual mas com ciclo Otto, é que o Híbrido mesmo a carregar a bateria é ainda assim mais eficiente que o Otto.

                  Outra questão, em auto-estrada compensa carregar a bateria? Sim, mas apenas em caso em que seja necessário travar/reduzir com o motor e se essa energia poder ser usada numa solicitação posterior. Não sei bem como os híbridos da toyota funcionam, mas vale sempre a pena carregar a bateria numa descida acentuada, se o facto de estar a carregar evitar que se trave. Se houver travagem, deixa de ser preferível carregar a bateria e compensa colocar o carro em ponto morto e aproveitar a transformação de energia potencial em energia cinética(claro que tb só vale a pena no caso em que não se trave) que ocorre numa descida.
                  Dizes que há bacoradas e depois mandas cada uma...

                  Ora, como já foi dito, não há aumento de consumo por carregar as baterias, ponto, já chega de discutir a realidade com invenções.

                  Descidas em ponto morto? Bem, seja em que carro for isso é parvoíces, num híbrido Toyota pior ainda, não carregas as baterias, ficas com menos carga para uma subida e aumentas o consumo... Não percebo lógico, porque sejamos francos, não há lógica no que disseste. O sistema híbrido por si só evita que as trave em situações que num carro normal se vai a travar. Mesmo que se trave, isso faz com que o ganho em carga de bateria e bem mais acentuado, resulta depois numa menor utilização do motor térmico, ou seja, podes manter a velocidade enquanto um convencional até pode ganhar, mas quando chegar a subida (não esquecer, tudo o que sobe desce), gastas menos que o convencional.

                  Gastar mais por carregar as baterias? Unicamente se as descarregares, num híbrido Toyota descendo o sistema gerir, e bem raro tal acontecer.

                  Não conheço outros híbridos que não Toyota, por isso não falo, mas tu não conheces os da Toyota, logo devias evitar verdades absolutas quando falas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                    Já agora, estive a ver e as baterias do Auris HSD são NIMH. Só digo uma coisa, "good luck with that". Vai ver quantas equipas de Formula Student as usam!
                    Desenvolve, e que tendo em conta as provas mais que dadas das baterias, não percebo essa frase, são mas? Não me parece, casos de carros com 1.000.000km e baterias de origem não pode ser algo mau.

                    Fórmula que? Falamos de carros de competição ou de utilização diária?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                      Olha lá, primeiro que tudo não tens razão nenhuma, se queres perceber um bocadinho mais de carros vai estudar, que é o melhor remédio para gente que só sabe mandar "postas de pescada". As leis da física são simples, por isso aquilo que disse sobre dois híbridos em estrada plana em que um está a carregar bateria e o outro não, NÃO É QUESTIONÁVEL.

                      Depois eu não preciso de saber exactamente como funciona o sistema de recuperação de energia da Toyota ou de um F1 para saber que de certeza não violam as leis da física. Depois, sou formado em Engenharia Aeroespacial pelo IST, fiz parte da equipa Formula Student anterior à introdução do FST Electric, na qual desenvolvi/projectei parte da transmissão traseira. Na altura já se andava a estudar a introdução do primeiro modelo eléctrico FST04E. Por isso se quiseres mesmo discutir modelos híbridos ou eléctricos comigo estás à vontade, mas vê se te informas ou estudas um bocadinho.
                      Puxar galões? Ridículo mesmo, até triste.

                      Não há AUMENTO de combustível por carregar as baterias, da lá às voltas que quiseres com os teus curso que não me interessam para nada (posso dizer que sou presidente da TAP, e agora? Essa do puxar os galões deve ser o recorde de post mais triste, mesmo caso de estudos não darem valores morais), que não vais ir contra a realidade.

                      Se quiseres dizer que a carga provém da gasolina, epa força nisso, agora por estar a carregar o carro gastar mais, é absolutamente mentira, não é a lei da física, são muitos km ao volante do carro em questão para saber o que a casa da gasta, tu pelos vistos não tens conhecimento do carro e queres falar do que não sabes com cursos xptos, epa não tinha módulos de noção na tua formação? Se tinhas, só podes ter faltado.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                        «Quando a bateria de tracção se encontra completamente carregada, o Prius dissipa a energia regenerada através do MCI. É comum em descidas prolongadas, ouvir-se o MCI a aumentar de rotação, de forma mais ou menos proporcional à regeneração que está a ser efectuada no momento.»
                        http://prius-pt.com/cafe/forums/p/3772/31977.aspx#31977
                        OK! Percebi!

                        Mas logo aí há contradição da vossa parte, desculpem lá que vos diga.

                        Vamos supor que ele vai a gastar 5 a carregar baterias e que depois continua a gastar o mesmo depois das baterias estarem completamente carregadas (que já vi que não se pode dizer que é a 100%...). Vamos supor que a diferença proporcional à regeneração é de o,5 L/100 Km. Suposição apenas, o valor pode ser outro. Se quiseres altera. Só para facilitar as contas. Este é o valor extra que o carro precisa para aumentar essas rotações que referes. Se as condições são as mesmas, a energia tem que vir de algum lado, certo?

                        Ou seja, para carregar a bateria está a gastar mais 0,5 L/100 Km.
                        Quando acaba de carregar as baterias fica a gastar mais 0,5 L/100 Km o que lhe vai implicar um aumento de velocidade (seja do motor térmico, seja do carro, ou seja de ambos).

                        Vendo a coisa agora de trás para a frente, se o motor está a um regime mais elevado, conforme referes, poderá (depende da desmultiplicação da caixa de velocidades que ele entenda) aumentar a velocidade de deslocamento. Ou seja, isso quer dizer que, como é óbvio, ele está a consumir energia para quando está a carregar as baterias.

                        Em todas as situações, evidentemente, ele está sempre a gastar energia. Ou seja, esses 5,0 L/100 Km já incluem o extra do carregamento das baterias (o tal que eu considerei 0,5 L e que pode ser outro valor, como é óbvio, mas que existirá sempre). Na outra situação ele deixa de usar esse extra para carregar as baterias e passa a alimentar o motor térmico, conforme tu referes, ou essa energia perde, tipo redução (o que eu não acredito) ou essa energia serve para aumentar de velocidade do carro (o que faz sentido). Mas em ambas as situações fica provado que há um valor extra contido nesses 5,0 L/100 Km.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                          Há ignorantes que querem aprender, outros há que preferem «ensinar»...enfim......
                          ____
                          Já agora um edit para «reforçar» (not) a fraude que são os motores híbridos da Toyota:

                          «Under the Toyota GAZOO Racing team name, Toyota will also participate in the FIA World Endurance Championship (WEC), the Nürburgring 24 Hours endurance race, and the Japanese Rally Championship. In WEC, 2016 will see the debut of the new Toyota TS050 Hybrid race vehicle, with which the team will aim to recapture the series championship and achieve its first win in the 24 Hours of Le Mans this June. The TS050 Hybrid utilizes a new hybrid system developed at Toyota's Higashi-Fuji Technical Center. In the 2016 Nürburgring 24 Hours endurance race, Toyota will celebrate its tenth year of participation by entering three cars: the Toyota C-HR Racing, and the Lexus RC F and RC.»

                          http://newsroom.toyota.co.jp/en/detail/11057630/
                          E há os ignorantes que não sabem, nem querem saber.

                          Isso tudo até á válido para os fórmula 1, onde por acaso toda a experiência híbrida da Toyota não põe lá os pés, e os altos especialistas da Honda... Bom é melhor...

                          Mas tudo isso só é válido, porque eles andam sempre a travar. Precisamente o contrário do cenário de andamento em AE, por exemplo, ou nacional em velocidade estável.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                            Dizes que há bacoradas e depois mandas cada uma...

                            Ora, como já foi dito, não há aumento de consumo por carregar as baterias, ponto, já chega de discutir a realidade com invenções.

                            Descidas em ponto morto? Bem, seja em que carro for isso é parvoíces, num híbrido Toyota pior ainda, não carregas as baterias, ficas com menos carga para uma subida e aumentas o consumo... Não percebo lógico, porque sejamos francos, não há lógica no que disseste. O sistema híbrido por si só evita que as trave em situações que num carro normal se vai a travar. Mesmo que se trave, isso faz com que o ganho em carga de bateria e bem mais acentuado, resulta depois numa menor utilização do motor térmico, ou seja, podes manter a velocidade enquanto um convencional até pode ganhar, mas quando chegar a subida (não esquecer, tudo o que sobe desce), gastas menos que o convencional.

                            Gastar mais por carregar as baterias? Unicamente se as descarregares, num híbrido Toyota descendo o sistema gerir, e bem raro tal acontecer.

                            Não conheço outros híbridos que não Toyota, por isso não falo, mas tu não conheces os da Toyota, logo devias evitar verdades absolutas quando falas.
                            Só há duas formas: ou pagas com gasolina, coisa que não admites e então passamos à segunda situação, pagas com velocidade do carro.
                            Se pagas em velocidade, para a manteres tens que gastar gasolina. Ou seja, vai dar ao mesmo.

                            O sistema da Toyota pode até ser o melhor do mundo, mas não pode ir contra as regras e leis da física.

                            Comentário


                              Se querem ser preciosistas e dizer que para carregar as baterias numa AE se gasta gasolina porque o motor está ligado, apesar de non-sense ainda é admissível, agora que AUMENTA o consumo... Nunca.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                Se querem ser preciosistas e dizer que para carregar as baterias numa AE se gasta gasolina porque o motor está ligado, apesar de non-sense ainda é admissível, agora que AUMENTA o consumo... Nunca.
                                Não está fácil mas vocês devagar vão lá!

                                Ok! Para carregares as baterias nessas condições gastas gasolina. Até estamos de acordo. Agora eu digo que isso é extra, que gasta mais para o fazer. Aí discordamos.

                                Vens a gastar 5 e a 120 km/h e a carregar baterias. Tudo certo. Noutra condição as baterias estão cheias e então das duas, uma: ou devido ao aumento de rotação do motor, aumentas de velocidade, ou se por exemplo, vieres com o cc ligado, ele vai aliviar a carga no acelerador. Logo em vez de ir a gastar 5 passa a gastar 4.5, por exemplo.

                                Logo nestas condições gastas gasolina e isso representa um aumento de consumo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                  Não está fácil mas vocês devagar vão lá!

                                  Ok! Para carregares as baterias nessas condições gastas gasolina. Até estamos de acordo. Agora eu digo que isso é extra, que gasta mais para o fazer. Aí discordamos.

                                  Vens a gastar 5 e a 120 km/h e a carregar baterias. Tudo certo. Noutra condição as baterias estão cheias e então das duas, uma: ou devido ao aumento de rotação do motor, aumentas de velocidade, ou se por exemplo, vieres com o cc ligado, ele vai aliviar a carga no acelerador. Logo em vez de ir a gastar 5 passa a gastar 4.5, por exemplo.

                                  Logo nestas condições gastas gasolina e isso representa um aumento de consumo.
                                  Na autoestrada não sentes isso. A nao ser que tenhas entrado na autoestrada sem bateria nenhuma (2 traços) é que vais sentir o consumo extra e para repor 4 traços. Mesmo assim não é assim tão linear.

                                  Se entrares com 3 traços. Quando reparares ja esta no nível normal (faltar 2 para cheia) basta que não se esteja a fazer subidas mais puxadas.

                                  Mesma viagem mesma velocidade com bateria cheia vs nivel medio (se nao fores no limite do carro) sais com a mesma media e mesma bateria.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                    Já agora, estive a ver e as baterias do Auris HSD são NIMH. Só digo uma coisa, "good luck with that". Vai ver quantas equipas de Formula Student as usam!
                                    E não aprendeste mais nada? Por exemplo, qual o limite de velocidade para se poder colocar em «N» sem que se rebente com o motor?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Não está fácil mas vocês devagar vão lá!

                                      Ok! Para carregares as baterias nessas condições gastas gasolina. Até estamos de acordo. Agora eu digo que isso é extra, que gasta mais para o fazer. Aí discordamos.

                                      Vens a gastar 5 e a 120 km/h e a carregar baterias. Tudo certo. Noutra condição as baterias estão cheias e então das duas, uma: ou devido ao aumento de rotação do motor, aumentas de velocidade, ou se por exemplo, vieres com o cc ligado, ele vai aliviar a carga no acelerador. Logo em vez de ir a gastar 5 passa a gastar 4.5, por exemplo.

                                      Logo nestas condições gastas gasolina e isso representa um aumento de consumo.
                                      O post de cima já respondeu muito bem, e eu acresces, muito dificilmente se é que acontece, em AE carregas totalmente as baterias.

                                      Comentário


                                        Não esquecer que o motor eléctrico também está a trabalhar na AE. Ele não fica parado e as baterias sempre a acumular energia. Não é isso que acontece.
                                        Mas percebo essas confusão quando confessam que não conhecem o sistema híbrido Toyota.

                                        Comentário


                                          Para quem não conhece a realidade aqui ao lado...

                                          http://www.motorpasion.com/toyota/to...-adios-al-taxi
                                          http://www.motorpasionfuturo.com/coc...axi-que-arrasa

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                            So para teres uma ideia, tenho um D4D igual ao teu e um TS hibrido.
                                            Normalmente ando com o hibrido em viagens longas de autoestrada, mas uma das vezes que fui com a minha filha de 3 anos no diesel, apanhei-a de ouvidos tapados a 120/140 cheia de medo e a dizer, o que é este barulho!! Isto porque esta habituada a menos barulho no hibrido.
                                            Ha situações pontuais em que o ruido se eleva no hibrido, mesmo assim não é mais elevado que o teu auris diesel, o que faz muitas vezes confusão é passares do nada para o tudo. Do género, vais a 140 na boa sem ruido, chegas a uma subida ingreme, o barulho aumenta, a velocidade mantem (Quando por exemplo no teu D4D és obrigado a perder velocidade).
                                            Eu não tenho nenhum híbrido nem mesmo um Toyota.

                                            Já tive carros movidos a diesel, gasolina e GPL.

                                            Atualmente tenho um motor de dois cilindros turbinado movido a gasolina/GPL. Este motor é conhecido por ter um ruído particular, comparável ao de uma mota em aceleração, quando acelero.

                                            Mas em todas as situações, este mesmo motor com as suas particularidades é mais silencioso que um diesel.



                                            Por isso achava muito estranho quando falavam que um híbrido faz muito barulho em AE. Na realidade mesmo fazendo barulho (o tal OFF/ON) será sempre menor que o matraquear do diesel em iguais situações. O que disseste vai de encontro ao que eu pensava.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post

                                              Por isso achava muito estranho quando falavam que um híbrido faz muito barulho em AE. Na realidade mesmo fazendo barulho (o tal OFF/ON) será sempre menor que o matraquear do diesel em iguais situações. O que disseste vai de encontro ao que eu pensava.
                                              Também concordo.

                                              Ando há uns meses a pensar trocar o meu diesel, que anda bem e bebe pouco, por um GPL.
                                              A troca não me vai trazer economia propriamente, mas conforto e prazer de condução.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                Na autoestrada não sentes isso. A nao ser que tenhas entrado na autoestrada sem bateria nenhuma (2 traços) é que vais sentir o consumo extra e para repor 4 traços. Mesmo assim não é assim tão linear.

                                                Se entrares com 3 traços. Quando reparares ja esta no nível normal (faltar 2 para cheia) basta que não se esteja a fazer subidas mais puxadas.

                                                Mesma viagem mesma velocidade com bateria cheia vs nivel medio (se nao fores no limite do carro) sais com a mesma media e mesma bateria.
                                                E de onde veio a energia para carregar a bateria?
                                                Eu acho o sistema do prius algo fantástico e ponho a hipótese de vir a comprar um, mas não acho que seja miraculoso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  E de onde veio a energia para carregar a bateria?
                                                  Eu acho o sistema do prius algo fantástico e ponho a hipótese de vir a comprar um, mas não acho que seja miraculoso.
                                                  É a minha dúvida também, se carrega baterias algo tem que ser gasto, velocidade, gasolina ou ambos.

                                                  Imagino que as carregue em descidas onde o MCI não vá a consumir, mas nesse caso como se processa? existe um efeito de "travagem"? Esse efeito é superior à "travagem de motor" convencional?
                                                  Se sim está a perder velocidade que fará falta na subida seguinte, gastanto depois mais gasolina indirectamente.
                                                  A energia potencial que se ganha com a velocidade também pode ser utilizada se a soubermos usar, tal como a energia potencial nas baterias.

                                                  Comentário


                                                    Na subida seguinte terás as baterias cheias de energia para «ajudar».
                                                    Se ao descer as baterias estiverem cheias há a possibilidade de rolar sem entrada ou sída de energia da bateria e aí não há redução de velocidade. Será como que um «N» virtual.
                                                    Mais uma vez, eu estou nos híbridos há muito pouco tempo. Sei muito pouco «disto». Quem se interessar verdadeiramente pelo sistema HSD da Toyota, passem pelo fórum anteriormente referido. Até «Escola» com perguntas e respostas tem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                      Média de 7, num carro fabricado de forma a que fosse o mais poupado possível!!!
                                                      Sou só eu que acho o consumo exagerado?
                                                      Mas isso foi o que te disseram, ou és tu que dizes para poder ter onde criticar?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                        E esses consumos interessam mesmo para quê? Ou vais de férias todos os meses?




                                                        A amostra é pequena, mas é a que dispomos:
                                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                        Média de 7, num carro fabricado de forma a que fosse o mais poupado possível!!!
                                                        Sou só eu que acho o consumo exagerado?
                                                        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                        Mas isso foi o que te disseram, ou és tu que dizes para poder ter onde criticar?
                                                        O que me mostraram foi que o carro gastava em média 6,88
                                                        O antigo motor 1.3 gastava isto:
                                                        24 Gasoline 5,50 6,90 8,40
                                                        Onde é que está o ganho?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                          Na subida seguinte terás as baterias cheias de energia para «ajudar».
                                                          Se ao descer as baterias estiverem cheias há a possibilidade de rolar sem entrada ou sída de energia da bateria e aí não há redução de velocidade. Será como que um «N» virtual.
                                                          Mais uma vez, eu estou nos híbridos há muito pouco tempo. Sei muito pouco «disto». Quem se interessar verdadeiramente pelo sistema HSD da Toyota, passem pelo fórum anteriormente referido. Até «Escola» com perguntas e respostas tem.
                                                          É isso que estava a referir.
                                                          Em termos teóricos, ter o carro a ser "travado" nas descidas para carregar baterias que depois ajudam a subir vai dar ao mesmo a embalar o carro na descida (até acelerando ligeiramente) para depois dar menos acelerador na subida.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            O que me mostraram foi que o carro gastava em média 6,88
                                                            O antigo motor 1.3 gastava isto:
                                                            24 Gasoline 5,50 6,90 8,40
                                                            Onde é que está o ganho?
                                                            Primeiro a minha questão era para o que disseste, "num carro fabricado de forma a que fosse o mais poupado possível" não sei onde é que leste isso, mas pelos vistos passou ao lado.

                                                            Quanto ao ganho, não está.
                                                            O motor a gasolina anterior, 1.33 de 99cv, tinha isto no Auris http://www.spritmonitor.de/en/overvi...=1&powerunit=2

                                                            Agora precisas de juntar um motor com mais binário, melhor andamento, e mais Kms, porque os que estão aí na versão 1.2T ainda são recentes.
                                                            Posso dizer por experiência própria que já vi um dos novos com consumo de 6.1 tinha andado em percursos mistos.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                              É isso que estava a referir.
                                                              Em termos teóricos, ter o carro a ser "travado" nas descidas para carregar baterias que depois ajudam a subir vai dar ao mesmo a embalar o carro na descida (até acelerando ligeiramente) para depois dar menos acelerador na subida.
                                                              Mas podes optar por «não ter o carro a ser travado nas descidas»....

                                                              Comentário

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