Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente com bicicleta em rotunda à noite

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Não faço a minima ideia deonde cinha, ouço um barulho olho para o retrovisor e vejo-o estatelado no chão.
    Pelo sitio onde se encontrava mais a bicicleta ele estava no centro da rotunda e não por fora.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
      Não faço a minima ideia deonde cinha, ouço um barulho olho para o retrovisor e vejo-o estatelado no chão.
      Pelo sitio onde se encontrava mais a bicicleta ele estava no centro da rotunda e não por fora.
      Do que percebo, entraste na rotunda e ele já vinha a circular nela? Ou seja entraste na rotunda sem o ver e sem ceder passagem?

      Mas não falaram disso? Não fizeram participação? Não chamaram a policia?

      Comentário


        #93
        Bom, diga-se o que se disser há uma conclusão (facto) muito simples: Por mais direitos e deveres que os ciclistas tenham na estrada por lei, isso de futuro só potenciará que as estatísticas da ANSR continuem a aumentar no que toca a sinistros desta natureza, infelizmente. E neste caso em particular, resultou num pé partido..

        A mim, o meu bom senso manda-me que, por mais direitos e deveres que tenha e que a lei esteja tendencialmente do meu lado como ciclista, jamais me meta a andar em estradas nacionais. Primeiro o meu couro... e por mais bem equipado que esteja nessa qualidade, ao andar em estradas onde haja uma grande predominância de veículos ligeiros e PESADOS a circular, tudo o que menos sinto é SEGURANÇA...quero lá saber que tenha direito a 1,5m.. o que está escrito na lei não impede que eu vá desta para melhor..e provavelmente sem me aperceber...

        Comentário


          #94
          Ontem estava a pensar nisto e lembrei-me de um ponto chave: A condução preventiva.
          Sei que me vão acusar de ser anti isto e aquilo mas é o que penso.

          Julgo que muitas vezes (para não dizer a maioria) os ciclistas colocam a condução preventiva em 2º lugar.
          Porquê? Pois em 1º vem a conservação de energia e velocidade.

          Exemplo mais facilmente verão um carro afrouxar a entrar numa rotunda que uma bicicleta por exemplo.
          Porque pisar o travão e acelerar a seguir não cansa, já na bicicleta não é bem assim.

          Em rotunda pequenas por exemplo já me passaram ciclistas mais depressa que qualquer carro, porquê?
          Porque conseguem cortar a rotunda e porque a conservação da velocidade vem 1º, mesmo tendo toda a "legalidade" de o fazerem, é uma atitude errada.

          A condução preventiva não é ter prioridade e poder passar, é contar com os outros e evitar acidentes, independentemente de quem tem razão.
          Sei que esta lógica não entra em todos, pelo que se houve muitas vezes:
          " Se tenho prioridade não preciso de travar, os outros que travem"
          " Eu posso ir aqui, não tenho nada que encostar para deixar passar a fila de carros que se formou"

          Ter "razão" segundo o CE nem sempre faz delas atitudes correctas, e podem ser mais perigosas e não preventivas,e vêm-se parte a parte nas nossas estradas.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
            Do que percebo, entraste na rotunda e ele já vinha a circular nela? Ou seja entraste na rotunda sem o ver e sem ceder passagem?

            Mas não falaram disso? Não fizeram participação? Não chamaram a policia?
            Se não o vi, não podia ceder passagem... Não falámos no local sobre isso, não fizemos participação, mas chamei a policia...

            Comentário


              #96
              Falei com o meu mediador de seguros que me disse o seguinte:
              - Se passaram mais de 8 dias e ele não participou é porque não vai participar ou que leva a deduzir que sabe que a razão pode não estar do lado dele;
              - Falou com o chefe dele que por sua vez falou com a sede (tranquilidade) e antes demais nada, participar o acidente. Segundo, nestes caso o ciclista perde toda a razão que possa ter aos olhos das seguradoras ao não circular na via pública sem estar visível de noite.

              Comentário


                #97
                Nem de propósito, passou-me agora este video pelos olhos:

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                  Ontem estava a pensar nisto e lembrei-me de um ponto chave: A condução preventiva.
                  Sei que me vão acusar de ser anti isto e aquilo mas é o que penso.

                  Julgo que muitas vezes (para não dizer a maioria) os ciclistas colocam a condução preventiva em 2º lugar.
                  Porquê? Pois em 1º vem a conservação de energia e velocidade.

                  Exemplo mais facilmente verão um carro afrouxar a entrar numa rotunda que uma bicicleta por exemplo.
                  Porque pisar o travão e acelerar a seguir não cansa, já na bicicleta não é bem assim.

                  Em rotunda pequenas por exemplo já me passaram ciclistas mais depressa que qualquer carro, porquê?
                  Porque conseguem cortar a rotunda e porque a conservação da velocidade vem 1º, mesmo tendo toda a "legalidade" de o fazerem, é uma atitude errada.
                  Verdade, eu quando andava de bicicleta fazia isso. Abrandava antes da rotunda (uns metros antes) para quando entrasse na rotunda tivesse "momentum" para sair o mais rapidamente possível.

                  Mas isto era só numa rotunda, conhecida muito bem por mim e que dá para ver de um lado ou outro e todas as saídas.

                  Na passada 2a feira, à noite vi um ciclista sem qualquer artefacto luminoso/reflector na via de dentro de uma rotunda com 3 vias. MAis precisamente aqui:

                  https://www.google.pt/maps/place/Cen...7774b005d8ab1c

                  (imagem com satélite era melhor, mas o google não está actualizado)

                  Comentário


                    #99
                    As bicicletas podem usar a via de dentro das rotundas desde a última alteração. E é recomendável que o façam... claro, excepção feita para aquelas rotundas de grandes dimensões, como uma que um user postou aqui que fica lá para os lados de Odivelas.

                    A questão dos ciclistas não abrandarem pouco tem a ver com a inércia... abrandar e acelerar não exige praticamente nada a nível físico... só se andar com mudanças muito altas, ou estar a fazer desporto. Os principais motivos são basicamente os mesmos que as motos... são veículos leves, ágeis, e que fluem bem entre o trânsito.

                    Na situação que aqui se bate, parece-me que a culpa será claramente do ciclista... não por circular sem luzes (seria uma multa, bem dada, mas creio que apenas e só), mas por te bater já praticamente na parte de trás do carro. Em suma, teve muito tempo para reagir, mas parece que terá optado por ser teimoso e não facilitar (o que também acontece com alguns automobilistas, só que o ciclista aleija-se, e é muito mais fácil perceber o que de facto aconteceu porque a velocidade da bicicleta varia numa faixa muito mais estreita que a de um carro).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                      As bicicletas podem usar a via de dentro das rotundas desde a última alteração. E é recomendável que o façam... claro, excepção feita para aquelas rotundas de grandes dimensões, como uma que um user postou aqui que fica lá para os lados de Odivelas.

                      A questão dos ciclistas não abrandarem pouco tem a ver com a inércia... abrandar e acelerar não exige praticamente nada a nível físico... só se andar com mudanças muito altas, ou estar a fazer desporto. Os principais motivos são basicamente os mesmos que as motos... são veículos leves, ágeis, e que fluem bem entre o trânsito.

                      Na situação que aqui se bate, parece-me que a culpa será claramente do ciclista... não por circular sem luzes (seria uma multa, bem dada, mas creio que apenas e só), mas por te bater já praticamente na parte de trás do carro. Em suma, teve muito tempo para reagir, mas parece que terá optado por ser teimoso e não facilitar (o que também acontece com alguns automobilistas, só que o ciclista aleija-se, e é muito mais fácil perceber o que de facto aconteceu porque a velocidade da bicicleta varia numa faixa muito mais estreita que a de um carro).
                      Como?

                      A razão para tentar abrandar o menos possível e necessário está explicada pelo PePa e neumon, é mais seguro conseguir entrar e fazer uma rotunda a 30km/h do que a 10km/h.

                      O diferencial de velocidade para os carros é menor, o risco de empapar a rotunda idem e o risco de levar com um carro também.

                      E não seria a primeira nem última vez que saltava da bicicleta para o passeio após uma subida íngreme com acesso a uma rotunda e sem possibilidade física de entrar na mesma com uma velocidade mínima.

                      Em relação à iluminação, senão usam à noite colocam-se a jeito

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                        ... A questão dos ciclistas não abrandarem pouco tem a ver com a inércia... abrandar e acelerar não exige praticamente nada a nível físico... só se andar com mudanças muito altas, ou estar a fazer desporto. Os principais motivos são basicamente os mesmos que as motos... são veículos leves, ágeis, e que fluem bem entre o trânsito. ...
                        Está visto que na tua terra todos os cruzamentos são a descer

                        Comentário


                          tonyV eu não falei na velocidade que seria mais segura... mas eu simplesmente, se quiser chegar em "condições" ao meu destino, não vou andar a 30...
                          DocJRA, se descem também sobem.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                            tonyV eu não falei na velocidade que seria mais segura... mas eu simplesmente, se quiser chegar em "condições" ao meu destino, não vou andar a 30...
                            DocJRA, se descem também sobem.
                            Vais entrar e cruzar rotundas a baixa velocidade.... Enfim

                            O que dizes é que um velocípede tem boa capacidade de aceleração quando esta está fortemente dependente da via e/ou da disponibilidade física.

                            Factualmente ciclistas experientes evitam parar ou abrandar demais antes de cruzamentos ou rotundas para manterem velocidade e passarem sem embaraço e com risco mais reduzido!

                            Btw, 30km/h é uma velocidade regular para velocípede em boas condições!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              Vais entrar e cruzar rotundas a baixa velocidade.... Enfim

                              O que dizes é que um velocípede tem boa capacidade de aceleração quando esta está fortemente dependente da via e/ou da disponibilidade física.

                              Factualmente ciclistas experientes evitam parar ou abrandar demais antes de cruzamentos ou rotundas para manterem velocidade e passarem sem embaraço e com risco mais reduzido!

                              Btw, 30km/h é uma velocidade regular para velocípede em boas condições!
                              Olha que não, basta uma ligeira subida (5% p.e) para a velocidade rondar perto dos 15km/h se for inexperiente ainda menos...

                              Uma bicicleta de cidade/btt não atinge velocidade muito rapidamente, se alguém fizer média de 20km/h já é muito bom.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                Olha que não, basta uma ligeira subida (5% p.e) para a velocidade rondar perto dos 15km/h se for inexperiente ainda menos...

                                Uma bicicleta de cidade/btt não atinge velocidade muito rapidamente, se alguém fizer média de 20km/h já é muito bom.
                                Percebeste mal, vou dizer de outra maneira.

                                30km/h é uma velocidade segura de circulação numa qualquer bicicleta (BTT ou estrada) decente e em bom estado E uma velocidade adequada para entrar se possível numa qualquer rotunda.

                                Comentário


                                  Pois tonyV, eu não estou a falar de bicicletas de estradas, estou a falar de bicicletas de cidade... das que se usam mais vulgarmente nas deslocações diárias em cidade. 30 km/h de média? Pode-se dar 30 Km/h numa ou outra situação... até podes dar 50, se a descida for valente. Agora fazer 30 em média numa bicicleta desenhada para o uso em cidade... não, esquece lá isso. Aliás, é perfeitamente fazível, claro, se não te importares de chegar suado ao destino (mas normalmente quem usa bicicleta em cidade não quer chegar suado ao destino, por razões óbvias).
                                  Os ciclistas mais experientes abrandam menos por isso mesmo, por serem mais experientes e desembaraçarem-se melhor entre o trânsito... não por acharem que isso lhes rouba energia. Uma bicicleta tem muito poder de aceleração... ela atinge sem dificuldades a sua velocidade de "cruzeiro". Isto, claro, partindo do princípio que se faz um uso correcto das mudanças... se se for andar sempre em mudanças mais altas (e olha que há mesmo muita gente que não sabe usar correctamente as mudanças! quando na verdade funciona sob o mesmo princípio que as mudanças num automóvel...), abrandar e recuperar velocidades vai custar muito mais.

                                  Nota: atenção, que eu digo o que digo, porque normalmente quando me desloco em cidade, são cerca de 20 Km para lá, 20K m para cá... se o meu destino ficar só a 5 Km, aí claro, conseguimos manter velocidades médias superiores mantendo-nos em condições ou "apresentáveis"... mas nem toda a gente que faz vida em Lisboa está a apenas 5 Km do seu destino...
                                  Editado pela última vez por ZeM; 02 April 2016, 14:44.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                    Pois tonyV, eu não estou a falar de bicicletas de estradas, estou a falar de bicicletas de cidade... das que se usam mais vulgarmente nas deslocações diárias em cidade. 30 km/h de média? Pode-se dar 30 Km/h numa ou outra situação... até podes dar 50, se a descida for valente. Agora fazer 30 em média numa bicicleta desenhada para o uso em cidade... não, esquece lá isso. Aliás, é perfeitamente fazível, claro, se não te importares de chegar suado ao destino (mas normalmente quem usa bicicleta em cidade não quer chegar suado ao destino, por razões óbvias).
                                    Os ciclistas mais experientes abrandam menos por isso mesmo, por serem mais experientes e desembaraçarem-se melhor entre o trânsito... não por acharem que isso lhes rouba energia. Uma bicicleta tem muito poder de aceleração... ela atinge sem dificuldades a sua velocidade de "cruzeiro". Isto, claro, partindo do princípio que se faz um uso correcto das mudanças... se se for andar sempre em mudanças mais altas (e olha que há mesmo muita gente que não sabe usar correctamente as mudanças! quando na verdade funciona sob o mesmo princípio que as mudanças num automóvel...), abrandar e recuperar velocidades vai custar muito mais.

                                    Nota: atenção, que eu digo o que digo, porque normalmente quando me desloco em cidade, são cerca de 20 Km para lá, 20K m para cá... se o meu destino ficar só a 5 Km, aí claro, conseguimos manter velocidades médias superiores mantendo-nos em condições ou "apresentáveis"... mas nem toda a gente que faz vida em Lisboa está a apenas 5 Km do seu destino...
                                    Vou voltar a repetir pela última vez, havendo descida, pernas, motor o que quiseres qualquer bicicleta decente e em bom estado de conservação faz 30km/h em segurança, seja uma BTT, uma desdobrável ou uma de estrada.

                                    Falei de velocidades de passagem em cruzamentos e em rotundas, QUANTO MAIS A TUA VELOCIDADE SE APROXIMAR DA VELOCIDADE DE CIRCULAÇÂO DOS CARROS MAIOR A SEGURANÇA!!! QUALQUER CEPO, EU INCLUÍDO, DESDE QUE NÃO TENHA SUBIDAS FAZ PASSAGENS A 30Km/h

                                    Poder de aceleração de uma bicicleta...se for até aos 10km/h é top para um ciclista comum e depois? Ou calculas bem o arranque ou arriscas embaraço no trânsito.....OU POR OUTRO LADO JÁ TENS CALO, DOIS DEDOS DE TESTA E ATENÇÃO, APROVEITANDO UMA COISA CHAMADA EMBALO!

                                    Mas se calhar o pessoal do commuting no RU tem de vir aprender como se faz em PT

                                    P.S. Não chegando todas as condicionantes de circulação num velocípede ainda tinha de ditar algum pico de força no ocasional cruzamento/rotunda conforme o suor, lol

                                    Comentário


                                      Eu acho que não me fiz entender...
                                      30 Km/h qualquer pessoa alcança. Agora tenta lá manter sempre essa velocidade (claro, com as respectivas paragens ou abrandamentos quando as circunstâncias obrigam) de calças de ganga e camisa (por exemplo) ao longo de 20 Km, e vê em que condições é que lá chegas.
                                      A malta no RU não é diferente, aliás o RU nem é dos países onde mais se usa a bicicleta... o que se vê muito por lá são estafetas e esses estão sempre com pressa. E muitos dos que usam e não são estafetas, têm balneários nos locais de trabalho.
                                      Numa circulação urbana, o esforço que empenhas ao pedalar, deve ser igual ao esforço que empenhas ao caminhar. Caso contrário, como é óbvio, vais chegar com a roupa suada ao teu destino. Empenhar o mesmo esforço que se empenha quando se caminha, significa que a velocidade acabará por rondar os 20, ou 20 e poucos... e é se não estiver calor.
                                      Os gajos que eu vejo a andarem a 30 e que me ultrapassam (quando pego na bicicleta, o que é raro hoje em dia) é malta de calções de licra... por algum motivo.
                                      Até me lembro de uma situação, de um estúpido que ia numa dobrável a passar os vermelhos todos na zona da AV. da República/Saldanha, enquanto eu parava sempre, e por conseguir andar ainda mais devagar que eu, eu ultrapassava-o sempre. Ultrapassei-o umas 3 ou 4 vezes. E eu devia ir a 20... Como normalmente vou.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                        Eu acho que não me fiz entender...
                                        30 Km/h qualquer pessoa alcança. Agora tenta lá manter sempre essa velocidade (claro, com as respectivas paragens ou abrandamentos quando as circunstâncias obrigam) de calças de ganga e camisa (por exemplo) ao longo de 20 Km, e vê em que condições é que lá chegas.
                                        A malta no RU não é diferente, aliás o RU nem é dos países onde mais se usa a bicicleta... o que se vê muito por lá são estafetas e esses estão sempre com pressa. E muitos dos que usam e não são estafetas, têm balneários nos locais de trabalho.
                                        Numa circulação urbana, o esforço que empenhas ao pedalar, deve ser igual ao esforço que empenhas ao caminhar. Caso contrário, como é óbvio, vais chegar com a roupa suada ao teu destino. Empenhar o mesmo esforço que se empenha quando se caminha, significa que a velocidade acabará por rondar os 20, ou 20 e poucos... e é se não estiver calor.
                                        Os gajos que eu vejo a andarem a 30 e que me ultrapassam (quando pego na bicicleta, o que é raro hoje em dia) é malta de calções de licra... por algum motivo.
                                        Até me lembro de uma situação, de um estúpido que ia numa dobrável a passar os vermelhos todos na zona da AV. da República/Saldanha, enquanto eu parava sempre, e por conseguir andar ainda mais devagar que eu, eu ultrapassava-o sempre. Ultrapassei-o umas 3 ou 4 vezes. E eu devia ir a 20... Como normalmente vou.
                                        A tua capacidade de interpretação continua nula....

                                        velocidades de passagem em cruzamentos e em rotundas
                                        E continuas a falar em velocidades médias, quando desde ínicio se fala de velocidades momentâneas em rotundas

                                        Para terminar no RU andam bem mais do que em PT, e quase ninguém para ou abranda SEM NECESSIDADE para não perder velocidade e segurança antes de uma rotunda ou cruzamento!

                                        Se o fazes é problema teu, só aumentas o diferencial de velocidade para outros veículos na via e como tal se bateres com os cromados no asfalto ou na chapa o problema é teu
                                        Editado pela última vez por ; 03 April 2016, 11:31.

                                        Comentário


                                          Continuas sem ler o que eu digo... Eu disse que o facto de não se abrandar não tem nada a ver com qualquer dificuldade de recuperar velocidade que se tenha, algo que tu presumes que seja. Eu abrando quando vejo que devo abrandar, se por exemplo tiver que ceder passagem a outros, ou tu fazes rotundas sempre a abrir? Se for preciso abrandar abranda-se... se não for preciso não se abranda, ou não é assim? Tu disseste que 30 é uma velocidade regular de qualquer bicicleta, e eu corrigi dizendo que não... só se tivermos diferentes percepções do que é uma "velocidade regular". Velocidade regular é a velocidade usualmente praticada, não a que se realiza numa ou outra situação. No meu entender.
                                          O RU nisso está mais à frente que Portugal, claro, também não é difícil... mas continua longe de países como a França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Dinamarca, e provavelmente outros menos falados... que são, usualmente, as referências.

                                          Eu falei em velocidades médias porque vieste precisamente falar em velocidades regulares. E eu não vou acelerar de propósito numa rotunda ou cruzamento só por o serem... as maiores situações de perigo para um ciclista não são rotundas ou cruzamento. Mas olha, existe por aí um tópico cujo título refere precisamente as situações mais perigosas... e elas não acontecem em cruzamentos ou rotundas.
                                          BTW, quer-me a mim parecer, que o problema do acidente discutido aqui neste tópico, foi precisamente o ciclista não ter abrandado...
                                          Editado pela última vez por ZeM; 03 April 2016, 12:56.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Falei de velocidades de passagem em cruzamentos e em rotundas, QUANTO MAIS A TUA VELOCIDADE SE APROXIMAR DA VELOCIDADE DE CIRCULAÇÂO DOS CARROS MAIOR A SEGURANÇA!!! QUALQUER CEPO, EU INCLUÍDO, DESDE QUE NÃO TENHA SUBIDAS FAZ PASSAGENS A 30Km/h
                                            l
                                            Gostava de ver em quantas rotundas seguidas eras capaz de fazer a 30Km/h numa bicicleta de cidade. É só atletas

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                              Gostava de ver em quantas rotundas seguidas eras capaz de fazer a 30Km/h numa bicicleta de cidade. É só atletas
                                              Senão houver subidas e bateres menos com a cabeça qualquer bicicleta de cidade Dahon, Brompton ou similar citadina permite na boa passagens a 30km/h em rotundas/cruzamentos...mesmo para cepos como eu ou "commuters" de êcra como vossas excelências

                                              E eu não vou acelerar de propósito numa rotunda ou cruzamento só por o serem... as maiores situações de perigo para um ciclista não são rotundas ou cruzamento. Mas olha, existe por aí um tópico cujo título refere precisamente as situações mais perigosas... e elas não acontecem em cruzamentos ou rotundas. - See more at: http://forum.autohoje.com/newreply.p....DiHZnAag.dpuf
                                              Como disse fazes como quizeres. Factualmente menos discrepância de velocidade numa rotunda é sinónimo de mais segurança, os ossos são teus!

                                              Quanto ao resto:

                                              http://www.priberam.pt/dlpo/regular

                                              Comentário


                                                Lendo a definição do dicionário que aí puseste, estás-me a dar razão.

                                                Continuas a dar a entender que qualquer maçarico em qualquer bicicleta consegue fazer tudo a 30... Olha hoje fui de Oeiras até Loures. Até à Expo mantive-me mais ou menos nos 30 (porque estava a exercitar, queria suar, vá), a partir daí esquece lá isso... olha à vinda até já tinha dificuldades em manter-me nos 15 (além de já todo roto, ainda ia contra o vento).
                                                Não devias estar no Tour de France?

                                                Já agora, tu quando pedalas, tens velocímetro na bike, ou esses 30 sem espinhas que consegues fazer o caminho todo sem suar são medidos a olhómetro?
                                                Editado pela última vez por ZeM; 03 April 2016, 19:48.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                  Lendo a definição do dicionário que aí puseste, estás-me a dar razão.

                                                  Continuas a dar a entender que qualquer maçarico em qualquer bicicleta consegue fazer tudo a 30... Olha hoje fui de Oeiras até Loures. Até à Expo mantive-me mais ou menos nos 30 (porque estava a exercitar, queria suar, vá), a partir daí esquece lá isso... olha à vinda até já tinha dificuldades em manter-me nos 15 (além de já todo roto, ainda ia contra o vento).
                                                  Não devias estar no Tour de France?

                                                  Já agora, tu quando pedalas, tens velocímetro na bike, ou esses 30 sem espinhas que consegues fazer o caminho todo sem suar são medidos a olhómetro?
                                                  Tens de ir para a escolinha aprender a interpretar e contextualizar português

                                                  Até podes ter subido a Serra da Estrela ou o Caramulo, podes fazer as médias que quizeres nas tuas voltas, com muito ou pouco suor e nas rotundas não acelerar e manter uma velocidade baixa para fazer uma passagem alongada e com potencial de embaraço maior, é a tua "chapa"

                                                  Continuas completamente errado na questão das rotundas....imagino se te aparece uma dupla ou tripla rotunda. Com um bocado de jeito ainda abrandavas a meio só por segurança

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Tens de ir para a escolinha aprender a interpretar e contextualizar português

                                                    Até podes ter subido a Serra da Estrela ou o Caramulo, podes fazer as médias que quizeres nas tuas voltas, com muito ou pouco suor e nas rotundas não acelerar e manter uma velocidade baixa para fazer uma passagem alongada e com potencial de embaraço maior, é a tua "chapa"

                                                    Continuas completamente errado na questão das rotundas....imagino se te aparece uma dupla ou tripla rotunda. Com um bocado de jeito ainda abrandavas a meio só por segurança
                                                    De certeza?

                                                    5. Nem grande, nem pequeno. = MEDIANO, MÉDIO
                                                    6. Que não tem grandes variações. = CERTO, CONSTANTE, UNIFORME ≠ INCERTO, INCONSTANTE, IRREGULAR, VARIÁVEL
                                                    7. Que não tem interrupções. = CONTÍNUO ≠ DESCONTÍNUO, IRREGULAR
                                                    13. O que é segundo as leis, as regras, as praxes, os costumes ou os hábitos.
                                                    "regular", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/regular [consultado em 03-04-2016].



                                                    Se numa conversa de velocidade, o conceito de "velocidade média" ou "velocidade praticada habitualmente" não é o que mais se aproxima do que está ali escrito... então devo ser mesmo muita burro.

                                                    Já percebi que, quando entras numa rotunda, optas sempre por acelerar... não vá o Diabo tecê-las. Tudo bem, só espero é que não tenhas o mesmo comportamento com um carro ou uma mota...
                                                    Eu se achar que em determinado local não estão reunidas as condições de para uma circulação segura de bicicleta... não me vou pôr a acelerar ou abrandar na fé de que isso me traga maior segurança... simplesmente não me ponho lá.
                                                    Ainda não disseste se esses 30 que consegues manter são a olhómetro ou se tens velocímetro... é que por onde quer que eu passe, deve ser só nabos então. Que eu não vejo ninguém a ir a 30, à excepção da malta de calções de licra...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                      De certeza?

                                                      5. Nem grande, nem pequeno. = MEDIANO, MÉDIO
                                                      6. Que não tem grandes variações. = CERTO, CONSTANTE, UNIFORME ≠ INCERTO, INCONSTANTE, IRREGULAR, VARIÁVEL
                                                      7. Que não tem interrupções. = CONTÍNUO ≠ DESCONTÍNUO, IRREGULAR
                                                      13. O que é segundo as leis, as regras, as praxes, os costumes ou os hábitos.
                                                      "regular", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/regular [consultado em 03-04-2016].



                                                      Se numa conversa de velocidade, o conceito de "velocidade média" ou "velocidade praticada habitualmente" não é o que mais se aproxima do que está ali escrito... então devo ser mesmo muita burro.

                                                      Já percebi que, quando entras numa rotunda, optas sempre por acelerar... não vá o Diabo tecê-las. Tudo bem, só espero é que não tenhas o mesmo comportamento com um carro ou uma mota...
                                                      Eu se achar que em determinado local não estão reunidas as condições de para uma circulação segura de bicicleta... não me vou pôr a acelerar ou abrandar na fé de que isso me traga maior segurança... simplesmente não me ponho lá.
                                                      Ainda não disseste se esses 30 que consegues manter são a olhómetro ou se tens velocímetro... é que por onde quer que eu passe, deve ser só nabos então. Que eu não vejo ninguém a ir a 30, à excepção da malta de calções de licra...
                                                      Absoluta:

                                                      3. Bem proporcionado. = HARMONIOSO ≠ DESARMONIOSO, DESPROPORCIONAL, IRREGULAR

                                                      "regular", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/regular [consultado em 03-04-2016].

                                                      Terias de ver como se fazem em países mais desenvolvidos em termos de transporte a pedal.

                                                      E se achas que vou começar a colocar o porfólio de smartphones ou GPS que uso na bicicletas ou nos velocímetros dos carros quando me cruzo com outros ciclistas espera sentado

                                                      Comentário


                                                        Harmonioso, aplicado em velocidade, poderá ser um termo um pouco subjectivo... mas aquilo que melhor consigo entender como uma "velocidade harmoniosa" é isso mesmo, não deverá ser muito alta nem muito baixa, constante, sem que puxe muito por nós e que não custará muito manter (e se é para manter... lá chegamos à média).

                                                        Eu não pedi que colocasses nada, mas essas são afirmações que me são muito estranhas. Se fores aliás ali ao fórum dos calções de licra (o Fórum Ciclismo) e procurares por um tópico que fala precisamente sobre isso, constatas que 30 é a média sob a qual muitos (alguns têm mais, outros têm menos) andam em torno... e trata-se de malta que faz ciclismo por desporto, usam equipamento pipi, vestuário indicado e bicicletas caras. E pegam nelas para suar.

                                                        Já que falas em países mais desenvolvidos:
                                                        https://www.youtube.com/watch?v=dz7vk5-aons
                                                        https://www.youtube.com/watch?v=7KRMrxnVRxs

                                                        Isto é um bocado olhómetro, sim, mas as velocidades praticadas nesses vídeos parecem-me estar muito longe dos 30...

                                                        Eu não vou debater mais sobre isto. Até porque estamos em offtopic. Acho que vivemos, experienciamos e testemunhamos realidades muito diferentes.
                                                        Editado pela última vez por ZeM; 03 April 2016, 21:39.

                                                        Comentário


                                                          A pouco ao sair de casa, pouco depois de entrar na nacional e com a chuva que caía, vejo um vulto algures no meio da estrada a passar, não tinha a certeza do que era mas ao aproximar vejo que era uma alma aos esses perto da berma na sua bicicleta sem qualquer iluminação ou colete reflector e debaixo de chuva forte, só tive tempo de me desviar e dar lhe com os máximos a ver se acordava.

                                                          Calhei a estar atento, caso contrario lá ia o fulano pelo ar.

                                                          São os capitães Bina que temos por cá.
                                                          Editado pela última vez por Robie; 03 April 2016, 23:37.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                            Harmonioso, aplicado em velocidade, poderá ser um termo um pouco subjectivo... mas aquilo que melhor consigo entender como uma "velocidade harmoniosa" é isso mesmo, não deverá ser muito alta nem muito baixa, constante, sem que puxe muito por nós e que não custará muito manter (e se é para manter... lá chegamos à média).

                                                            Eu não pedi que colocasses nada, mas essas são afirmações que me são muito estranhas. Se fores aliás ali ao fórum dos calções de licra (o Fórum Ciclismo) e procurares por um tópico que fala precisamente sobre isso, constatas que 30 é a média sob a qual muitos (alguns têm mais, outros têm menos) andam em torno... e trata-se de malta que faz ciclismo por desporto, usam equipamento pipi, vestuário indicado e bicicletas caras. E pegam nelas para suar.

                                                            Já que falas em países mais desenvolvidos:
                                                            https://www.youtube.com/watch?v=dz7vk5-aons
                                                            https://www.youtube.com/watch?v=7KRMrxnVRxs

                                                            Isto é um bocado olhómetro, sim, mas as velocidades praticadas nesses vídeos parecem-me estar muito longe dos 30...

                                                            Eu não vou debater mais sobre isto. Até porque estamos em offtopic. Acho que vivemos, experienciamos e testemunhamos realidades muito diferentes.
                                                            Tu nem testemunhas nem tens a experiência suficiente para colocares exemplos de realidades viárias mais parecidas com as nossas

                                                            E portanto colocas dois vídeos que nunca poderão ser usados como exemplo a seguir em PT dada a disparidade das realidades.

                                                            Vai lá procurar vídeos do RU a ver se percebes o que quero dizer, lol
                                                            Deixo as dicas - necessidade brutal de equipamento de protecção, com visibilidade e partilha constante de vias.

                                                            Continua a viver no mundo encantado dos fóruns....

                                                            Comentário


                                                              Mas qual 50/50... A malta está tola! Então tu estás a entrar na rotunda, tomas todos os cuidados, olhar antes de entrar, colocar-te na faixa indicada... Mesmo com a rotunda "vazia" foste um condutor defensivo e respeitador. Levaste com uma bicicleta que vinha com luzes desligadas à noite? É que ainda por cima não faz barulho...

                                                              Obviamente que a culpa não é tua. O condutor da bicicleta saberá os riscos que envolvem circular sem luzes à noite, ainda para mais numa bicicleta.

                                                              Nao estamos a falar de uma situação em que esta um carro a circular, com pisca para sair antes da nossa saída, e nos avançamos à confiança só que ele afinal não saiu e batemos.

                                                              Nao houve negligencia nesta situação. Nao fizeste uma má avaliação nem desleixaste a condução defensiva. Simplesmente, o facto se circular uma bicicleta sem luzes à noite é, por si só, demasiado perigoso e potencialmente causador de um acidente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X