Há uns tempos andei com uma viatura de substituição e não obstante ser dois segmentos acima do meu, e de outra marca, comecei a dar valor ao conforto térmico nos carros. No meu carro quer faça chuva ou sol a queimar de chapa, nunca faz muito calor nem muito frio, comparativamente ao real feel exterior e ao que sinto variados veículos de diferentes marcas/segmentos.
Há vários factores que afectam o conforto térmico do veículo entre os quais: passagem de ar (quente) do motor para o habitáculo, um sistema de AC que mesmo desligado deixe passar ar para dentro do habitáculo, a cor exterior, a qualidade de montagem e construção, qualidade das borrachas, etc.
Mas há dois em particular que me suscitam interesse que normalmente não conseguimos avaliar bem sem andar com um carro alguns dias sendo eles:
-Vidros térmicos;
-Potência (BTUs) do AC e dos respectivos sensores de temperatura interior e exterior;
No meu veiculo já apanhei temperaturas muito extremas, como 45º graus ao sol, em Espanha, e mesmo estando a levar com luz directa não sentia o "calor" dos raios solares nem o habitáculo minimamente quente. Concluí que isto teria que ver com uma característica pouco publicitada pelas marcas (vidros térmicos e/ou tintados) e a grande eficiência do AC a par de uma construção exemplar. Os meus vidros são térmicos e de acordo com o manual têm uma ligeira tintura "verde".
Recentemente na viatura de substituição (branco) apanhando um sol de inverno, e mesmo com AC auto, sentia o calor a entrar com bastante força no habitáculo quando exposto a luz solar directa. Associo isto aos vidros não serem térmicos e/ou faltar alguma protecção solar/UV.
A minha questão é, salvo raras excepções como os vidros azuis da Mercedes em que é fácil verificar, há alguma forma de sabermos as características dos vidros? Já fiz uma pesquisa sobre isto e não cheguei a conclusão nenhuma. Parece ir tudo parar a uma outra coisa que ainda não consegui entender bem denominado de para-brisas atérmico.
Há uns anos notava-se em muitos Renaults e Opels uns para-brisas com tonalidades violeta quando se olhavam para eles ao Sol, e sei que esses também tinham como função a filtragem de raios solares, mas actualmente parece que já pouco ou nada se vê isso. Pela experiência que já tive com alguns modelos, faz toda a diferença no conforto térmico que se sente em países como o nosso, onde existe uma grande amplitude térmica conforme as estações do ano.
Há vários factores que afectam o conforto térmico do veículo entre os quais: passagem de ar (quente) do motor para o habitáculo, um sistema de AC que mesmo desligado deixe passar ar para dentro do habitáculo, a cor exterior, a qualidade de montagem e construção, qualidade das borrachas, etc.
Mas há dois em particular que me suscitam interesse que normalmente não conseguimos avaliar bem sem andar com um carro alguns dias sendo eles:
-Vidros térmicos;
-Potência (BTUs) do AC e dos respectivos sensores de temperatura interior e exterior;
No meu veiculo já apanhei temperaturas muito extremas, como 45º graus ao sol, em Espanha, e mesmo estando a levar com luz directa não sentia o "calor" dos raios solares nem o habitáculo minimamente quente. Concluí que isto teria que ver com uma característica pouco publicitada pelas marcas (vidros térmicos e/ou tintados) e a grande eficiência do AC a par de uma construção exemplar. Os meus vidros são térmicos e de acordo com o manual têm uma ligeira tintura "verde".
Recentemente na viatura de substituição (branco) apanhando um sol de inverno, e mesmo com AC auto, sentia o calor a entrar com bastante força no habitáculo quando exposto a luz solar directa. Associo isto aos vidros não serem térmicos e/ou faltar alguma protecção solar/UV.
A minha questão é, salvo raras excepções como os vidros azuis da Mercedes em que é fácil verificar, há alguma forma de sabermos as características dos vidros? Já fiz uma pesquisa sobre isto e não cheguei a conclusão nenhuma. Parece ir tudo parar a uma outra coisa que ainda não consegui entender bem denominado de para-brisas atérmico.
Há uns anos notava-se em muitos Renaults e Opels uns para-brisas com tonalidades violeta quando se olhavam para eles ao Sol, e sei que esses também tinham como função a filtragem de raios solares, mas actualmente parece que já pouco ou nada se vê isso. Pela experiência que já tive com alguns modelos, faz toda a diferença no conforto térmico que se sente em países como o nosso, onde existe uma grande amplitude térmica conforme as estações do ano.
Comentário