Originalmente Colocado por M101
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Carros programados para avariar?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostObsolescência programada nos automóveis é algo profundamente inviável para as marcas. Se existem carros que duram menos hoje em dia é devido á complexidade acrescida dos modelos mais modernos face a carros dos anos 70 por exemplo.
Na mecânica os motores são mais evoluídos e têm mais componentes, depois existem FAPs, electrónica, dispositivos extra de segurança e muitas outras coisas.
(...)
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostIsso e o aprumo estético exterior dos carros.
Dantes para trocar uma lampada eram 5 minutos, hoje nalguns carros é preciso desmontar meio carro... mas compare-se o desenho de cada um deles. Compare-se um farol dos 80's com um farol de hoje....
Comentário
-
Originalmente Colocado por eu Ver PostUma coisa é certa: cada vez mais as marcas e concessionários ganham mais na manutenção e reparação que na venda do automóvel.
Os preços da peças de substituição são completamente estapafúrdios.
embora algumas practicas sejam proibidas, a parte da electronica é muitas vezes de dominio exclusivo da marca,
fora que basta fazer uma manutenção fora da rede oficial e "aparentemente" a garantia deixa de ser valida.
bastou a um conhecido fazer uma mudança de oleo fora da rede oficial, para que a marca se recusasse a assumir uma avaria de caixa, resolvido em tribunal, mas o abuso há de chegar aos consumiveis em geral.
Comentário
-
Originalmente Colocado por eu Ver PostLogo vi... aquelas fechaduras são uma porcaria.
Eu tive o mesmo problema no meu A4 e consegui repará-las. Na Audi seriam uns 300 euros por cada fechadura.
Tens que as retirar para fora das portas, abri-las, retirar a massa consistente, limpar bem os contactos, substituir por uma massa consistente menos viscosa e lubrificar os motores com WD40. No meu caso, resolveu o problema, mas nalguns casos são uns switches internos que falham e aí não há arranjo possível.
Tens aqui um tutorial: http://www.ozaudi.com/forums/a4-s4-r...ar-remote.html
Comentário
-
Originalmente Colocado por mok Ver Postnão concordo, fechaduras é do mais basico que há e na VW nem fechaduras sabem fazer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ClioII Ver PostHá uns anos atrás, na mesma VW/Audi/Seat, eram os elevadores dos vidros sempre a partirem todos pela mesma peça mal amanhada. Demoraram anos a corrigir a asneira. Mas corrigiram. Não me parece que fosse propositado, simplesmente má concepção.
Quem já teve sabe do que falo.
As fechaduras já vem de há muitos muitos anos...
Comentário
-
é a verdade aqueles gajos só roubam o cliente... compraste o carro agora paga aqui um leasing com as fechaduras, vidros electricos e tantos outros problemas crónicos que cobram milhões para reparar e nem querem saber de arranjar em novas gerações pois são boa fonte de rendimento e o cliente até nos acha fiáveis...
quero ver a VW daqui a 10 anos vai ser vista como a FIAT é vista hoje.
não vou ser mais ovelha... quem nunca teve um VAG acha grande carro, como eu achava depois de estar lá dentro a realidade é outra...
depois ainda por cima andam aí carros 1.4 TSI com o 3º motor em 50.000KMs
Comentário
-
Originalmente Colocado por ClioII Ver Postsimplesmente má concepção.
No caso destas fechaduras, eu tive a oportunidade de as abrir e reparar e aquilo por dentro é só asneiras de engenharia:
-Peças de plástico super frágeis, incluindo engrenagens;
-Motores elétricos iguais aos dos brinquedos chineses;
-Ligações elétricas aos motores feitas por encosto de contactos de cobre, que facilmente oxidam e fazem mal contacto;
-Utilização de uma massa lubrificante demasiado viscosa a baixas temperaturas;
Enfim... quem concebeu aquela fechadura fez um péssimo trabalho... e na Audi cobram centenas de euros por aquela porcaria.
Editado pela última vez por eu; 29 April 2016, 13:40.
Comentário
-
Tecnicamente falando pode não ser uma asneira de engenharia / concepção.
Dizem ao engenheiro, só tens X para fazeres/comprares este mecanismo, que só pode pesar Y e ele fez/comprou o melhor que pôde.
Até pode ter alertado que não ia ser grande coisa, e que só ia durar X aberturas, mas a decisão não ser dele...
Comentário
-
Sim, os componentes dos carros são desenhados para terem um tempo curto de vida e avariarem, não tenho duvida que poderiam fazer material para durar mais mas isso não lhes interessa e o preço também tinha de ser maior.
É como as lâmpadas, as primeiras lâmpadas que se fizeram em 1890 troca o passo chegou a haver modelos que tinham um tempo de vida quase infinito, ainda hoje à lâmpadas dessas acesas com mais de 100. Por que raio as lâmpadas de filamento não duram nada desde os anos 60s? Porque a fabrica precisa de as vender...
Comentário
-
Originalmente Colocado por mok Ver Posté mau e ponto final n tentem arranjar desculpas...
supondo que um carro tem vida últil de 15 anos e durante esse tempo troca 8 fechaduras (2x cada porta) na marca são para aí 3000€
mais que a margem de lucro ao vender um carro novo.
Fazer um peça que dura menos não é uma questão de má engenharia, é uma opção estratégica.
Dura só x tempo porque tem que custar x, mesmo que só cumpra o mínimo.
E acredito que não são feitas deliberadamente para avariar, como o célebre exemplo das lâmpadas.
Apenas o resultado da maior contenção de custos, margens, restrições de produção, ambientais etc e tal.
Acham que o modelo de negócio viável de um grupo automóvel se pode basear em fazê-lo avariar de propósito para os clientes depois comprarem peças?
Por falar nisso tenho que arranjar a fechadura da bagageira do meu carro, só abre com a chave , e não é VAG...
Comentário
-
Um dos componentes extremamente frágeis em quase todos os carros são os elevadores dos vidros.
Continuam a teimar em usar peças frágeis de plástico em pontos essenciais do mecanismo (por exemplo nas roldanas do cabo de aço), e o resultado é inevitável: após algum tempo/utilizações, aquelas peças partem.
Comentário
-
Originalmente Colocado por eu Ver PostUm dos componentes extremamente frágeis em quase todos os carros são os elevadores dos vidros.
Continuam a teimar em usar peças frágeis de plástico em pontos essenciais do mecanismo (por exemplo nas roldanas do cabo de aço), e o resultado é inevitável: após algum tempo/utilizações, aquelas peças partem.
Comentário
-
Originalmente Colocado por mok Ver Poste porque será? contençao de custos ou venham cá arranjar que eu agradeço?
Logo cortam onde podem. Acredita que num carro moderno de uma marca generalista eles contam ao euro o custo de um automóvel e se podem poupar 2€/peça por automóvel, vão poupar 2€ peça por peça.
Vai ler os press releases dos resultados trimestrais dos diferentes grupos que ele enumeram a margem de lucro que têm por carro e ficas a perceber melhor o porquê de certas decisões.Editado pela última vez por Rosmano; 29 April 2016, 16:59.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MikaZ Ver PostÉ mais ou menos isto que tento dizer à cerca da qualidade dos materiais...
Eu preferia bater contra um muro a 60 no Skoda do que a 40 no Patrol, poque o que interessa não são os plásticos mas a célula de segurança
Para mim quero os melhores materiais aqui:
Comentário
-
Se vocês forem ao supermercado comprar uma lâmpada e virem uma a custar várias vezes mais do que outra, a maior parte das pessoas vão comprar a mais barata, porque pensam "com o dinheiro desta compro várias das mais baratas". Portanto, porquê vender uma lâmpada que dure 100 anos, quando para a fazer vai custar muito mais e vai perder quota de mercado para a concorrência? Não faz sentido. Há alguma distinção de preço e qualidade, mas com a concorrência feroz que existe hoje em dia, e com as tecnologias a mudarem tão rápido não faz sentido fazer coisas para durarem décadas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por XlPower Ver PostSe vocês forem ao supermercado comprar uma lâmpada e virem uma a custar várias vezes mais do que outra, a maior parte das pessoas vão comprar a mais barata, porque pensam "com o dinheiro desta compro várias das mais baratas". Portanto, porquê vender uma lâmpada que dure 100 anos, quando para a fazer vai custar muito mais e vai perder quota de mercado para a concorrência? Não faz sentido. Há alguma distinção de preço e qualidade, mas com a concorrência feroz que existe hoje em dia, e com as tecnologias a mudarem tão rápido não faz sentido fazer coisas para durarem décadas.
O mesmo se passa com os automóveis, os consumidores querem carros mais baratos, que consumam menos, que estejam na moda e que tenham todos os gadgets possíveis e imaginários, mesmo que a fiabilidade fique comprometida.
Se os consumidores exigissem que os carros durassem 20 anos quase sem avarias, a indústria conseguia fabricar carros assim. Agora não podíamos esperar que esses carros fossem as máquinas tecnológicas que são hoje.Editado pela última vez por M101; 29 April 2016, 18:39.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário