Olá a todos,
Tenho 22 anos e já tenho carta à 3 anos e 7 meses. Meteram-me na mão um clio II 1.2i 16v 75cv (best years 2002 - aquele desenvolvido 1200 exemplares pelo instituto de novas profissões acho eu). É um carro citadino e cinco (quase) estrelas. Faz consumos 5.1L (andar mesmo devagar) a 6.5L (manter sempre no limite de velocidade e arranques espontanêos exemplo: 1º até as 4500 RPMs) ou se for sempre no fundo 10-12L (normalissimo para qualquer carro seja gasolina ou disel :P ).
Como eu agora ando praticamente em AA, principalmente na CREP, A44, A1, A20, A43, ... existem vários sitios onde tem inclinações estupidamente grandes. E simplesmente odeio que o meu pequeno motor de 1.2L não consiga se manter nos 100Km/h (se tiver com o pedal no máximo em 5ª a subir A43 em direção a Vila Real/Felgueiras em vez de aumentar simplesmente diminui para os 70 tendo que colocar a 4ª). Em suma é fraco para subidas. Normalissmo para um carro sem turbo.
Uma coisa que não me adapto bem é isto mesmo, a responsividade do motor. 0 aos 100 faço em 12 segundos. Mas basta uma pequena inclinação o meu clio é para esquecer.
Como o titulo indica eu adoro sentir o poder que o carro tem. Às vezes quero carregar mais um pouco e gosto de sentir o peso no corpo da aceleração. Meus pais tem um c220 cdi e um astra 1.3 a diesel. Nada se compara com estes carros a nível de força. Só o c220 tem 125 cavalos mas é muito pesado (2 toneladas) e a caixa não é manual (horrível só por isto). O 1.3d é diesel e eu odeio carros a disel porque pareço que estou num trator agricula (desculpem aos fans disel mas é assim que penso :p )
Por isso, como este clio foi "herdado" dos meus queridos pais e já com 208mil Kms de 2002 está na hora, visto que trabalho, de procurar uma máquina que me sinta bem.
Uma coisa que eu adorava fazer era um sistema antilag porque simplesmente amo o som instável do motor e daqueles ratéres que faz turbinar ainda mais o turbo :P isso é mesmo para muito mais tarde mas é algo que adorava mesmo ter.
A minha pesquisa que ocorreu foi:
Alguém, com devida experência, me pode guiar nesta jornada de comprar o veículo mais adequado para mim tendo em conta o meu feedback e o que pretendo?
O meu orçamento vai de 2000 até 7000. É uma questão de depois com o clio conseguir ainda dar em retoma ou não.
Respondendo ao quiz:
Tenho 22 anos e já tenho carta à 3 anos e 7 meses. Meteram-me na mão um clio II 1.2i 16v 75cv (best years 2002 - aquele desenvolvido 1200 exemplares pelo instituto de novas profissões acho eu). É um carro citadino e cinco (quase) estrelas. Faz consumos 5.1L (andar mesmo devagar) a 6.5L (manter sempre no limite de velocidade e arranques espontanêos exemplo: 1º até as 4500 RPMs) ou se for sempre no fundo 10-12L (normalissimo para qualquer carro seja gasolina ou disel :P ).
Como eu agora ando praticamente em AA, principalmente na CREP, A44, A1, A20, A43, ... existem vários sitios onde tem inclinações estupidamente grandes. E simplesmente odeio que o meu pequeno motor de 1.2L não consiga se manter nos 100Km/h (se tiver com o pedal no máximo em 5ª a subir A43 em direção a Vila Real/Felgueiras em vez de aumentar simplesmente diminui para os 70 tendo que colocar a 4ª). Em suma é fraco para subidas. Normalissmo para um carro sem turbo.
Uma coisa que não me adapto bem é isto mesmo, a responsividade do motor. 0 aos 100 faço em 12 segundos. Mas basta uma pequena inclinação o meu clio é para esquecer.
Como o titulo indica eu adoro sentir o poder que o carro tem. Às vezes quero carregar mais um pouco e gosto de sentir o peso no corpo da aceleração. Meus pais tem um c220 cdi e um astra 1.3 a diesel. Nada se compara com estes carros a nível de força. Só o c220 tem 125 cavalos mas é muito pesado (2 toneladas) e a caixa não é manual (horrível só por isto). O 1.3d é diesel e eu odeio carros a disel porque pareço que estou num trator agricula (desculpem aos fans disel mas é assim que penso :p )
Por isso, como este clio foi "herdado" dos meus queridos pais e já com 208mil Kms de 2002 está na hora, visto que trabalho, de procurar uma máquina que me sinta bem.
Uma coisa que eu adorava fazer era um sistema antilag porque simplesmente amo o som instável do motor e daqueles ratéres que faz turbinar ainda mais o turbo :P isso é mesmo para muito mais tarde mas é algo que adorava mesmo ter.
A minha pesquisa que ocorreu foi:
- Renault clio 1.2 TCE GT (120cv (ou 100 não percebo mas há gente que mete os dois) com médias de 6 o que está ótimo. parecido que o meu clio 1.2)
- Suzuki swift 1.6 vvt sport ( há um de 136cv e outro de 125cv. não sei ao certo quem é quem mas nas vendas há gente que mete 136 e não é e depois procuro no google info técnica e nunca é 100% certa. Mas parece-me que não é turbinado. Mesmo assim é um carro que acho que seja mesmo bom. O problema é que 1.6 depois de 2007 fica caro no IUC.... as médias é de 7 a 8. já é mais um pouco e visto que faço 2400Km mensais é já puxado)
- Seat Ibiza 1.4 TSi (125cv com médias de 7 também. sei que é turbinado por isso penso que em subidas é responsivo como eu gosto fica acima dos 1250cc por isso pesa no IUC).
- Renault twingo 1.2 TCE GT (com ou não GT é mais barato mas não gosto muito do interior... dá-me a sensação de ser um "papa-reformas".)
- Citroën AX GTI (100cv e é um autêntico caixão com 4 rodas. Tenho um colega que tem um e só não trepa paredes porque não pode. é mesmo muito forte este gti. Recentemente levou uma afinação e de 9L de média passou aos 13L. Para mim que gasto 200€ em média em combustivel+portagens iria passar a gastar 400-500. E isso é quase o meu ordenado - sendo que eventualmente serei aumentado. espero eu.).
- VW Golf 1.4 TSi (140cv parece-me muito bom. média de 6L e é o mais potente que encontrei até agora. existe o GT a 170cv mas acho que já é demasiado para mim)
Alguém, com devida experência, me pode guiar nesta jornada de comprar o veículo mais adequado para mim tendo em conta o meu feedback e o que pretendo?
O meu orçamento vai de 2000 até 7000. É uma questão de depois com o clio conseguir ainda dar em retoma ou não.
Respondendo ao quiz:
- Que tipo de carros gostas? pequenos e àgeis. desportivo...
- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Desportivo/Citadino
- Que marcas e modelos gostas e equacionas? Renault e a BMW.
- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Raramente
- Precisarás de levar carga com frequência? Raramente
- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 28400 poderá baixar ou até aumentar.
- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? 14Kms na marginal do douro e o resto AA (26Kms) diários.
- Os consumos terão grande importância? Óbvio. Até 8L a gasolina.
- A potência do motor terá grande importância? Sim bastante. Algo responsivo e que consiga andar bem em subidas.
- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Meh, é raro. fiz uma exploração perto dos passadiços em castelo de paiva. e foi o máximo.
- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 2k a 7k
- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? até 180mil kms. por causa do orçamento terá que ser usado.
Comentário