Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasóleo vs GPL qual compensa mais?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    experimentei ha tempos um e achei-o engracado, mas sou claustrofobica e carros pequenos nao sao pra mim(quanto mais banheira melhor!)

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
      Se for um Chevrolet Aveo é injusto dizerem que gastaria 6€ de diesel provavelmente faria 3,5 a 4L o que daria também 4€ aos 100.
      Mas de qualquer forma são bons nºs e é bom ver que existem alguns motores bem afinados a gpl.
      Diesel a fazer 3.5l/100 isso é que é fé !

      Não é injusto coisa nenhuma diria até que está na mouche, consumo 5.45l/100 * 1.1 € = 5.995€/100km

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
        Diesel a fazer 3.5l/100 isso é que é fé !

        Não é injusto coisa nenhuma diria até que está na mouche, consumo 5.45l/100 * 1.1 € = 5.995€/100km
        O melhor consumo que fiz no meu corsa c foi com um depósito (na tinha CB fazia as contas quanto atestava) 3,3 e era muito raro ultrapassar os 4.
        Por isso num carro mais pequeno como o Aveo acho que 3,5 a 4 seria fácil.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
          O melhor consumo que fiz no meu corsa c foi com um depósito (na tinha CB fazia as contas quanto atestava) 3,3 e era muito raro ultrapassar os 4.
          Por isso num carro mais pequeno como o Aveo acho que 3,5 a 4 seria fácil.
          consigo fazer 3L aos 100....na auto estrada, e com balanco! lol

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
            O melhor consumo que fiz no meu corsa c foi com um depósito (na tinha CB fazia as contas quanto atestava) 3,3 e era muito raro ultrapassar os 4.
            Por isso num carro mais pequeno como o Aveo acho que 3,5 a 4 seria fácil.
            O Aveo Sedan a GPL mais recente tem mais 100 kg que o Opel Corsa C, é tambem é maior nas suas dimensões. Fazer 4 litros aos 100 num carro destes é utopico.
            No local onde costumo abastecer o GPL, o Diesel simples está a 1.15€/L.

            Comentário


              #66
              Bem ou vocês têm muito pé pesado ou não sei eu no meu Focus 1.6 tdci faço 4,7l aos 100km e fazia mesmo 3,5 a 4l aos 100 no corsa por isso não compreendo como é que suspeitam tanto acho que num carro como o aveo faria com muito esforço abaixo de 3, mas isso já seria pondo um psi a mais nos pneus e eu sozinho no carro, agora em conduções normais não sei qual seria a dificuldade em fazer 3,5 a 4L num carrito tão leve

              Comentário


                #67
                o aveo e leve ou o corsa?

                Comentário


                  #68
                  O Aveo há-de ser ainda mais leve que o corsa por isso é que digo que 3,5 a 4L será fácil.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                    O Aveo há-de ser ainda mais leve que o corsa por isso é que digo que 3,5 a 4L será fácil.
                    se calhar no a gasolina fazias 5... agora fazes novamente as contas e vez quanto dá.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                      se calhar no a gasolina fazias 5... agora fazes novamente as contas e vez quanto dá.
                      Eu já fiz 3,6 no Punto mk2 1.2 16v da minha namorada mas também tinha ar a mais nos pneus e era só eu e não passava dos 70 mas mesmo assim consigo fazer consumos sempre abaixo de 5.
                      Por isso nesse aveo gostava de experimentar fazer uns consumos tanto a gasolina como a diesel (não sei se existiu versão como nos picantos e i10 ou no twingo um twingo dci adora experimentar espremer aquilo ao máximo )

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                        O Aveo há-de ser ainda mais leve que o corsa por isso é que digo que 3,5 a 4L será fácil.
                        Volto a repetir, o Aveo Sedan T300 bifuel pesa 1150kg, são mais 100 kg que o corsa c 1.3 cdti.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                          Volto a repetir, o Aveo Sedan T300 bifuel pesa 1150kg, são mais 100 kg que o corsa c 1.3 cdti.
                          Nesse caso já me deixaste mais triste :'(

                          Comentário


                            #73
                            Boas.

                            Cada caso é um caso.

                            No meu caso, adquiri novo um Panda 4x4 0.9 TwinAir de 85cv a gasolina, em detrimento de um Panda 4x4 1.3 Multijet de 75cv a diesel, por menos €2500.

                            Desses €2500 gastei €1650 e ainda poupei €850. Isso só na aquisição/conversão...

                            Pois além desses €850, ainda pago menos IUC, seguro, e em termos de custo de utilização o GPL é muito mais acessível que o Diesel.

                            O meu carro em 50000km a GPL está com um custo de utilização equivalente a 4,7L de Diesel (faço sobretudo cidade em Lisboa, horas de ponta e velocidades médias baixas... com a média de GPL a andar nos 8,2L).

                            Só para perceberes o que equivale estes 4,7L de diesel, é exatamente a média combinada oficial do Panda 4X4 1.3 Multijet, e que em condições de cidade sobe quase um litro a média.

                            Ou seja, foi mais barato na aquisição, consome menos e tem melhores performances.

                            Nestes 50000km a GPL, já paguei a conversão (paga em 34000km) e já poupei €800. Isto quer dizer que poupei desde que comecei a usar GPL face à gasolina, cerca de €2500.

                            Quanto ao diesel... entre aquisição e utilização a diferença nestes 50000km vai em €1500 a favor do GPL...

                            Isto que escrevi são as contas gerais.



                            Terminei recentemente uma viagem pela península ibérica onde percorri 2514km. Gastei nessa viagem €98,41 de GPL (191,47L)... o que dá uma média de 7,6L de GPL... €3,91 de custo por cada 100km. O consumo de gasolina, devido ao tipo de utilização foi residual... provavelmente daria para acertar o custo de utilização para €4. Essa mesma viagem a gasolina (segundo os 6,4L registados no CB) custaria €230,05 em gasolina (€9,15/100km)...

                            A diesel, usando os dados do Panda 4X4 1.3 Multijet (4,6L extra-urbano), daria um custo de €5,61/100km ou €141,03.

                            Portanto, eis os custos dos combustíveis nesta viagem:

                            GPL: €100,56 (€4,00/100km)
                            Diesel: €141,03 (€5,61/100km)
                            Gasolina: €230,05 (€9,15/100km)


                            Portanto, no caso que eu tenho (Panda 4X4), as contas são simples... o GPL compensa sempre.

                            Quanto às restrições... se for uma conversão ao abrigo da portaria de 2013 (vinheta verde), não existem restrições na utilização, apesar dos fanáticos dos diesel quererem a tudo o custo afirmar o contrário.

                            Fica bem.

                            Comentário


                              #74
                              Só uma achega ao que escrevi acima.

                              Fiz Lisboa - Portimão (quase 300km) via EN por menos de €10.

                              Quantos diesel serão capaz de fazer abaixo desta fasquia?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por agir Ver Post
                                Eu pesquisei e não encontrei testes certificados pela CEE que comprovem a segurança do GPL.
                                E já agora nessa pesquisas encontraste alguma caso em que um carro a GPL explodiu???



                                Este é o exemplo mais famoso cá em Portugal. Foi no célebre acidente na A25 onde estiveram envolvidos mais de 30 carros. Uma parte deles incendiou-se quando a carga de um dos veículos pesados pegou fogo e um desses carros que ficou carbonizado era a GPL... Será que explodiu?

                                Não, o depósito de GPL feito em aço (ao contrário dos depósitos de plástico dos outros combustíveis), e as suas electroválvulas de segurança (são 3) permitiram que nada de explosivo acontecesse, como está assinalado na imagem... para quem conhece um depósito de GPL, o desta imagem está intacto.

                                Aconselho uma melhor pesquisa sobre este tema. Outra coisa, a tal segurança ou falta dela que falas, só é propalada em Portugal e na Hungria (de todo o mundo), apesar de Portugal ter se rendido às evidências em 2013... apesar de ainda discriminar o GPL (vinheta ou dístico).

                                Comentário


                                  #76
                                  Mas vocês ainda não se fartaram de dar palha ao bicho?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                    E já agora nessa pesquisas encontraste alguma caso em que um carro a GPL explodiu???



                                    Este é o exemplo mais famoso cá em Portugal. Foi no célebre acidente na A25 onde estiveram envolvidos mais de 30 carros. Uma parte deles incendiou-se quando a carga de um dos veículos pesados pegou fogo e um desses carros que ficou carbonizado era a GPL... Será que explodiu?

                                    Não, o depósito de GPL feito em aço (ao contrário dos depósitos de plástico dos outros combustíveis), e as suas electroválvulas de segurança (são 3) permitiram que nada de explosivo acontecesse, como está assinalado na imagem... para quem conhece um depósito de GPL, o desta imagem está intacto.

                                    Aconselho uma melhor pesquisa sobre este tema. Outra coisa, a tal segurança ou falta dela que falas, só é propalada em Portugal e na Hungria (de todo o mundo), apesar de Portugal ter se rendido às evidências em 2013... apesar de ainda discriminar o GPL (vinheta ou dístico).
                                    mas ha muitos veiculos com depositos metalicos,tanto gasolina como diesel, nao o meu caso que e plastico mas se quiser tenho essa opcao na marca


                                    Sent from my SUNSET using Tapatalk

                                    Comentário


                                      #78
                                      Não querendo incendiar mais uma discussão... Mas... Não me faz sentido dizerem que o GPL é melhor para quem considere melhor. Se aqui a palavra "melhor" se encaixa na poupança, então o GPL é melhor para qualquer pessoa. Qualquer carro convertido a GPL comparado a um Diesel com o mesmo tipo de motor/potencia é mais económico. Conhecem carros a diesel que com 5€ façam 100km? Eu só conheço um, o Citroen saxo 1.5d, graças à relação de motor/peso. Podemos incluir também o AX, mas penso q não exista de origem, só com o swap. É que é o único carro que conheço assim com essas prestações de economia e a GPL a maioria dos carros faz com facilidade e a andar sem preocupações numa condução descansada 100 km com 5€.

                                      Eu já tive imensos carros a gasolina, desde charutos 1.0cc a 3.0cc, desportivos ou citadinos, carros a diesel incluindo o AX swap 1.5d, e 3 carros convertidos a GPL. Nem tenho qualquer dúvida quanto aos consumos. Uma coisa é consumir mais, outra coisa é ser mais económicos, porque não interessa se consome 20l aos 100. O que interessa é que mesmo com esse consumo, faça mais km com menos dinheiro que os demais.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                        Eu já fiz 3,6 no Punto mk2 1.2 16v da minha namorada mas também tinha ar a mais nos pneus e era só eu e não passava dos 70 mas mesmo assim consigo fazer consumos sempre abaixo de 5.
                                        Por isso nesse aveo gostava de experimentar fazer uns consumos tanto a gasolina como a diesel (não sei se existiu versão como nos picantos e i10 ou no twingo um twingo dci adora experimentar espremer aquilo ao máximo )
                                        Hahahaha, deve ter sido desligado e empurrado. Amigo, nos últimos 5 anos foi este o meu carro primário (ainda que emprestado). Nem em auto estrada, a fazer medias de 80km/h, pé levantado nas descidas e sem ultrapassagens e reduções consegues descer dos 4.8 / 5 L/100, e isto num trajecto muito favorável e com muitas descidas. E olha que eu tenho uma condução muito económica e tinha a vantagem de conhecer o carro. Estas a falar de um motor que em autoestrada a conduzir despreocupadamente faz 6/100, isto sem passar limites. Nunca na tua vida fazes 3.6 nesse carro.
                                        Editado pela última vez por PapaHet; 21 July 2016, 01:20.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                                          Hahahaha, deve ter sido desligado e empurrado. Amigo, nos últimos 5 anos foi este o meu carro primário (ainda que emprestado). Nem em auto estrada, a fazer medias de 80km/h, pé levantado nas descidas e sem ultrapassagens e reduções consegues descer dos 4.8 / 5 L/100, e isto num trajecto muito favorável e com muitas descidas. E olha que eu tenho uma condução muito económica e tinha a vantagem de conhecer o carro. Estas a falar de um motor que em autoestrada a conduzir despreocupadamente faz 6/100, isto sem passar limites. Nunca na tua vida fazes 3.6 nesse carro.
                                          Epah se tu me chamas de mentiroso fica lá com a tua ainda bem que ofendes assim passa lá no meu DB estão lá as fotos agora não venhas para aqui dizer *****s se ficaste feliz com isso muito bem. Toda a gente me chama mentiroso mas a verdade é que faço 4,7L 100 num focus 1.6 tdci, fazia 3,5l a 4l num corsa cdti e realmente numa viagem exceção no punto mesma para testar a economia até ao máximo fiz 3,64L aos 100 agora se não acreditas e vens aqui mandar postas de pescada fica lá feliz

                                          Comentário


                                            #81
                                            Fazer 4,7 Lts num Focus 1.6 Tdci é bem real pois em geral é mais ou menos a média do meu e tem repro ainda por cima, claro que faço muito pouca cidade.
                                            O meu Astra 1.7 Dti tambem faz essas medias ou menos.
                                            Agora menos que isso talvez os 1.5 dci ou 1.4 hdi mas em carros pequenos e nunca com cidade à mistura.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                              Epah se tu me chamas de mentiroso fica lá com a tua ainda bem que ofendes assim passa lá no meu DB estão lá as fotos agora não venhas para aqui dizer *****s se ficaste feliz com isso muito bem. Toda a gente me chama mentiroso mas a verdade é que faço 4,7L 100 num focus 1.6 tdci, fazia 3,5l a 4l num corsa cdti e realmente numa viagem exceção no punto mesma para testar a economia até ao máximo fiz 3,64L aos 100 agora se não acreditas e vens aqui mandar postas de pescada fica lá feliz
                                              Fizeste mal as contas / tens o CB a funcionar mal. De qualquer forma 3.6L / 100 num Punto 1.2 80cv é num trajecto com mais de 50% de descidas, janelas fechadas, jante 13 com pneu 155, vento favorável com rajadas ciclónicas, sem bancos traseiros, pneu suplente, tablier, e mesmo assim... Eu nao te chamei de mentiroso, disse que é impossível e que podes ter o CB marado. No sprint monitor os melhores para esse carro estão a bater nos 5.5 mínimos por depósito. Os meus 4.8 foram calculados por CB, pelo que se aceita que possam ter sido 5.5 sem problema.

                                              Já agora, isso das pressões, ventos favoráveis, deposito com o mínimo dos mínimos, etc, é o que as marcas usam para homologar os consumos. Sabes quanto é que a fiat anunciava para este carro?

                                              7.6 em regime urbando, 5 em regime extra urbano e 6 em combinado. Eu fazia 8 / 6 / 6.7 na minha utilização normal. Os 4.8 por CB em regime extra urbano + erro de CB aceitam-se perfeitamente dentro das margens de erro habituais. Agora 3.6?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Fizeste mal as contas / tens o CB a funcionar mal. De qualquer forma 3.6L / 100 num Punto 1.2 80cv é num trajecto com mais de 50% de descidas, janelas fechadas, jante 13 com pneu 155, vento favorável com rajadas ciclónicas, sem bancos traseiros, pneu suplente, tablier, e mesmo assim... Eu nao te chamei de mentiroso, disse que é impossível e que podes ter o CB marado. No sprint monitor os melhores para esse carro estão a bater nos 5.5 mínimos por depósito. Os meus 4.8 foram calculados por CB, pelo que se aceita que possam ter sido 5.5 sem problema.

                                                Já agora, isso das pressões, ventos favoráveis, deposito com o mínimo dos mínimos, etc, é o que as marcas usam para homologar os consumos. Sabes quanto é que a fiat anunciava para este carro?

                                                7.6 em regime urbando, 5 em regime extra urbano e 6 em combinado. Eu fazia 8 / 6 / 6.7 na minha utilização normal. Os 4.8 por CB em regime extra urbano + erro de CB aceitam-se perfeitamente dentro das margens de erro habituais. Agora 3.6?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Vê o DB e vês que foi uma viagem ida-volta ou seja mesmo percurso, ainda não tive oportunidade de fazer a conta sem CB mas por aquilo que o indicador e combustível desceu tenho muita certeza que essa média está certa. Agora foi 80% nacional duas pessoas magrinhas no carro, pressão dos pneus a mais e sem nunca ultrapassar os 70 e com a 5ª a entrar a 40-50 e com duas pessoas magrinhas e sem AC ligado obviamente, eu próprio fiquei admirado pois o meu objetivo era fazer abaixo de 5 fazendo conta aos kms que fez e ao que o indicador de combustível desceu a informação do CB está correta quando dizem que fiz 3.3 num corsa cdti também dizem que é impossível pois eu fi-lo e foram raras as vezes que passei os 3,7 nos 20k kms que fiz.
                                                  Tento ter uma condução económica e já conheço muito truques para conseguir poupar um pouco desde jogar sempre com muita distância, nunca ultrapassar o ponto mais económico do motor e usar o AC para poupar os travões.
                                                  Se alguém conduz assim epah penso que não por isso é que os meus consumos são tão distantes do normal.
                                                  Mas é como tudo conduzi um íbiza de 2016 com o 1.2 tdi e que grande sempre que pisava o acelerador aquilo comia e bem não consegui fazer menos de 5,5 e a sério que tentei mas aquele motor de poupado não tinha nada.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Eu li meter a 5a entre os 40 - 50? A sério que fazem isto? Além de não dar saúde nenhuma ao motor é péssimo pros consumos... Mesmo em plano o carro vai em esforço, se vai em esforço consome mais... Deixem o carro desenvolver em condições que ele agradece...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      homens....

                                                      Sent from my SUNSET using Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Eu também consigo fazer consumos de 3 litros ao 100, tenho é que escolher um percurso favoravel e que 80% do mesmo seja a descer.

                                                        As medias não se podem fazer só com um percurso em particular mas sim em percursos mistos e de preferencia com muitos km.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                          Vê o DB e vês que foi uma viagem ida-volta ou seja mesmo percurso, ainda não tive oportunidade de fazer a conta sem CB mas por aquilo que o indicador e combustível desceu tenho muita certeza que essa média está certa. Agora foi 80% nacional duas pessoas magrinhas no carro, pressão dos pneus a mais e sem nunca ultrapassar os 70 e com a 5ª a entrar a 40-50 e com duas pessoas magrinhas e sem AC ligado obviamente, eu próprio fiquei admirado pois o meu objetivo era fazer abaixo de 5 fazendo conta aos kms que fez e ao que o indicador de combustível desceu a informação do CB está correta quando dizem que fiz 3.3 num corsa cdti também dizem que é impossível pois eu fi-lo e foram raras as vezes que passei os 3,7 nos 20k kms que fiz.
                                                          Tento ter uma condução económica e já conheço muito truques para conseguir poupar um pouco desde jogar sempre com muita distância, nunca ultrapassar o ponto mais económico do motor e usar o AC para poupar os travões.
                                                          Se alguém conduz assim epah penso que não por isso é que os meus consumos são tão distantes do normal.
                                                          Mas é como tudo conduzi um íbiza de 2016 com o 1.2 tdi e que grande sempre que pisava o acelerador aquilo comia e bem não consegui fazer menos de 5,5 e a sério que tentei mas aquele motor de poupado não tinha nada.
                                                          Nunca fizeste as contas sem CB e achas que fazes 4.7...

                                                          O meu Mazda tem o mesmo motor que o teu Focus, faço sempre médias aos depósito (isso de fazer médias por percursos pontuais para mim não conta)
                                                          O meu CB tem um erro de -0.5 L em média, e em 3 anos o melhor depósito que fiz foi de 4.9L/100, com o CB a marcar 4.3L/100. A média usual e real ronda o 5.4L/100 (4.9 de CB) que acho bom para os percursos e ritmos que faço.
                                                          Conseguia fazer 4.7 reais, sim se baixasse o ritmo e fizesse mais nacionais ou AE, mas isso são condições ideias e não reais.

                                                          Em relação ao Aveo, não especules sff, coloquei o link onde a média de +10 utilizadores dá 5.5L/100 e vens dizer que achas que dá para fazer 3.5-4... haja bom senso.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                            Eu também consigo fazer consumos de 3 litros ao 100, tenho é que escolher um percurso favoravel e que 80% do mesmo seja a descer.

                                                            As medias não se podem fazer só com um percurso em particular mas sim em percursos mistos e de preferencia com muitos km.
                                                            ate eu faco, a descer, de empurrao e em ponto morto....

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Lá estão vocês fiquem felizes se não acreditam no meu corsa não tinha CB e fiz 3,3 num depósito não sei qual é a capacidade do de depósito mas lembro-me que fiz 1100 e poucos kms com um. Quanto ao punto foi uma viagem idas volta se fizesse 80 a descer seriam depois 80% a subir eu sei que 99,9% das pessoas não tem paciência para fazer aquilo que faço e como já disse foi uma experiência com os fatores bem controlados agora não venhas dizer que é impossível pois eu sei que nenhum de vocês deve por a 5 a 40-50 e ir a 70 durante o caminho todo, mesmo nas partes da AE e aliás não faz mal nenhum ao carro por a mudança a que velocidade for se ele se aguentar e não ir a morrer/em esforço e eu fiquei estupefacto que o carro aguentava-se e bem aliás diz essa viagem toda abaixo das 2000rpms algo que pensava só ser possível num diesel. Agora se vocês nunca conduziram assim e vêm para aqui dizer que é impossível é só mandar postas pescada para a praça.
                                                              Editado pela última vez por xtrusion; 21 July 2016, 09:20.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X