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Porquê o ódio aos veículos eléctricos?
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostDesde dia 17 de Março fiz 10mil kms.
Consegui carregar de modo gratuito 797.53kwh
Na empresa carrego a 0.16+iva logo poupei 127€ na conta da luz.
Consumo de 11.6kwh/100kms
Para fazer os 10mil kms gasto 1160kwh
1160-797.53=362.47kwh o que da 58€.
Resumindo
Gastei 58€ para fazer 10000kms.
Ja deu para poupar uns trocos :P
Se fosse gasóleo a 1,20 € com um consumo de 5 l/100 km terias gastado 600 €.
Ou seja, uma poupança de 542 € em 4 meses, o que dá 1626 € de poupança por ano.
Mesmo que pagasses toda a electricidade ainda pouparias 1200 € por ano.
Já agora, se carregasses só em casa no horário mais económico pouparias 1900 € por ano, mais até do que poupas actualmente, e ainda pouparias mais se continuasses a carregar gratuitamente quando pudesses.
Portanto as cargas gratuitas nem são fundamentais para conseguir uma boa poupança.Editado pela última vez por rrrfff; 27 July 2016, 22:26.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostDesde dia 17 de Março fiz 10mil kms.
Consegui carregar de modo gratuito 797.53kwh
Na empresa carrego a 0.16+iva logo poupei 127€ na conta da luz.
Consumo de 11.6kwh/100kms
Para fazer os 10mil kms gasto 1160kwh
1160-797.53=362.47kwh o que da 58€.
Resumindo
Gastei 58€ para fazer 10000kms.
Ja deu para poupar uns trocos :P
Já agora como são os planos de manutenção do carro?
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Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostAinda não poupaste nada porque pagaste muito mais pela aquisição do carro.
Já agora como são os planos de manutenção do carro?
O carro deve-lhe ter custado uns 20 000 ~ 25 0000 €.
É como digo, os eléctricos já fazem cócegas aos calcanhares dos ICE em termos de viabilidade económica.
Não tenhais dúvidas que não há-de faltar muito para sair mais barato ter um eléctrico do que um ICE para a maioria das pessoas.
Comentário
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostSe ele continuasse com a média de 40,000 km por ano em 5 anos (200 000 km) poupa 8 130 €, e poderia poupar mais de 9 500 € se carregasse no horário económico.
O carro deve-lhe ter custado uns 20 000 ~ 25 0000 €.
É como digo, os eléctricos já fazem cócegas aos calcanhares dos ICE em termos de viabilidade económica.
Não tenhais dúvidas que não há-de faltar muito para sair mais barato ter um eléctrico do que um ICE para a maioria das pessoas.
Se o leaf custa isso o pulsar deve custar 10 000 ~ 15 0000 €.
O futuro é daqui a 5 meses 5 anos 50 ou 500 anos é uma coisa muito vaga..
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostSe ele continuasse com a média de 40,000 km por ano em 5 anos (200 000 km) poupa 8 130 €, e poderia poupar mais de 9 500 € se carregasse no horário económico.
O carro deve-lhe ter custado uns 20 000 ~ 25 0000 €.
É como digo, os eléctricos já fazem cócegas aos calcanhares dos ICE em termos de viabilidade económica.
Não tenhais dúvidas que não há-de faltar muito para sair mais barato ter um eléctrico do que um ICE para a maioria das pessoas.
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Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostBaterias no final desse tempo...
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostSe o leaf custa isso o pulsar deve custar 10 000 ~ 15 0000 €.
Segundo o site:
Nissan Pulsar Visia: 21 015 € ou 16 700 € com retoma. (Gasolina)
Nissan Pulsar Visia: 21 965 € ou 17 715 € com retoma. (Gasóleo)
Nissan Leaf Visia: 31.265 € ou 26 015 € com retoma.
Ou seja 10 000 € de diferença.
Se compensa ou não depende de várias variáveis: tempo de posse, quilómetros percorridos, custo do combustível/electricidade abastecido, custos de manutenção, preço de venda, impostos e incentivos.
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostO futuro é daqui a 5 meses 5 anos 50 ou 500 anos é uma coisa muito vaga..
Originalmente Colocado por xtrusion Ver PostNesses 200.000kms troca de bateria 1x (100-150.000) e lá vão 6.000€
Trocar aos 150 000 km, com menos de 4 anos, é pouco provável.
Em 5 anos em média a degradação é de 20%.
Um táxi fez 160 000 km em 2 anos e teve 12,5% de degradação.
Carro de serviço, 120 000 km em 4 anos, 20% de degradaçãoEditado pela última vez por rrrfff; 28 July 2016, 02:45.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostTenho reparado que tanto aqui no fórum, como noutros locais de discussão nacionais e internacionais há pessoas que nutrem um certo "ódio" pelos carros eléctricos.
Não existe nenhum ódio ao carro elétrico. O que existe é uma adoração por certas e determinadas pessoas ao carro elétrico, mesmo quando nunca tiveram um.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostNão falo de pessoas que simplesmente desgostam de carros eléctricos. Cada um tem os seus gostos.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostO que eu falo é de pessoas que fazem mesmo propaganda contra os carros eléctricos e que sofrem de forte enviesamento de confirmação, isto é, facilmente acreditam e espalham em qualquer mito contra os carros eléctricos.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostÉ certo que hoje em dia os carros eléctricos são caros e possuem algumas limitações, mas tudo indica que cada vez mais terão menos limitações e o seu preço irá baixar, ao ponto em que um dia a norma será comprar carros eléctricos e os veículos com motor de combustão vão tornar-se um produto luxuoso e sujeito a restrições.
- Produção extremamente limitada, eles nem a nicho chegam
- Caros vs CI
- Autonomia bastante limitada vs CI
- Tempos de recarga lenta longuíssimos, terá que ser bem mais rápido de modo a serem práticos
- Poucos pontos de carga rápidos, tendo estes limitações (por exemplo, a Nissan limita o número de cargas rápidas no Leaf, e caso estas sejam ultrapassadas, o cliente arrisca-se a perder a garantia)
- Super ineficiente em auto-estrada vs CI. A velocidades >= 100Km/h, a autonomia leva uma quebra significativa, pelo que viagens longas tornar-se-ão mais aborrecidas.
- A bateria sofre, naturalmente, de perda da capacidade ao longo do tempo, tendo esta que ser substituída eventualmente. Os custos de substituição da mesma serão sempre bastante elevados, o que irá anular quaisquer supostos ganhos em manutenção, revisões, entre outros.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostPortanto não percebo o que leva algumas pessoas a dizerem que nunca hão-de ter um carro eléctrico, que são só uma moda, etc, justificando-o com base no estado actual da tecnologia, o que não faz muito sentido pois a tecnologia evolui.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostPor último, umas curiosidades acerca da história dos veículos eléctricos:
Espero que isto sirva de lição para perceber que por vezes a tecnologia troca-nos as voltas.
Alguém em 1900 poderia dizer que os carros a gasolina eram caros e cheios de limitações e que nunca haveriam de ter um, e olhem o que aconteceu depois!
Tudo o que veio antes do modelo T da Ford eram automóveis (diga-se brinquedos, pois um automóvel na altura era mais um brinquedo de rico do que qualquer outra coisa) única e exclusivamente acessíveis a classes privilegiadas, que se podiam dar ao luxo de possuírem algo nada prático.
Quando o modelo T foi lançado, revolucionou, pois foi o primeiro automóvel acessível às massas. Logo aí, devido às limitações da tecnologia elétrica, este baseou-se no motor CI.
Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post--------------------
Edit:
Os carros eléctricos actuais têm limitações.
Apontá-las não é uma contribuição útil para o tópico. Leiam antes de "contribuir".
Como era de esperar muitos dos comentários limitam-se a dizer as limitações ACTUAIS da tecnologia e de seguida concluem que NUNCA irão comprar um eléctrico.
Acabam por não responder à questão, que não é o porquê de não quererem um eléctrico AGORA, mas sim o porquê de dizerem que nunca quererão.
Mas relativamente à tua questão, eu digo-te quando considerarei (como até já disse noutro tópico) a compra de um veículo elétrico, ou seja, quando este:
- Tiver o custo de aquisição equivalente ao CI (de notar que mesmo com bastantes isenções a nível de impostos estes são mais caros do que os CI, pelo que a diferença real é bastante significativa. Não se pode pensar que a longo prazo os estados não diminuirão os incentivos, o que certamente acontecerá)
- Tiver a autonomia de um CI
- Carregar tão rapidamente quanto demora a encher um depósito de um CI
- A rede de carregamento for equivalente à de um CI
- A bateria tiver uma duração bastante superior à atual
Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostAlém disso gostaria de perceber o porquê de terem sempre uma reacção tão emotiva. O porquê de sentirem necessidade de, sempre que se fala de eléctricos, apontarem as suas limitações actuais e declararem que nunca irão ter um.
Mas resumindo, deixa-me só te dar uma achega em relação ao carros elétricos, e ao switch over que muitos apologistas do elétrico apregoam.
Atualmente estes são tão poucos, que nem sequer um nicho podem ser considerados. A produção de baterias não permite que eles sequer apareçam no radar, e existem imensos obstáculos para que estes possam se massificar:
- A produção de baterias teria que aumentar exponencialmente. É impossível que o carro elétrico se massifique com a tecnologia de baterias atual, ponto. Não existe meio de produzir centenas de milhões de baterias necessárias para sustentar o mercado.
- A rede elétrica teria que ser totalmente repensada, pois o pico iria ser gigantesco, pois estamos a falar das pessoas a ligarem a recarregarem o carro aproximadamente à mesma hora.
- Os pontos de recarga teriam que ser fortemente expandidos, e o número de estações em cada posto teria que ser enorme. Visto uma carga rápida demorar em média 45 minutos, já imaginaste quantos veículos teria um ponto de recarga numa autoestrada, e quantos pontos de recarga teriam que existir de modo a que a espera não chegasse a horas?
- A emissão de CO2 por parte das fontes não renováveis iria aumentar, muito embora a nível geral as emissões baixassem, mas nunca de forma extremamente significativa, como muitos apologistas pensam.
Editado pela última vez por UpsetCyborg; 28 July 2016, 04:31.
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Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostBaterias no final desse tempo...
Se o leaf custa isso o pulsar deve custar 10 000 ~ 15 0000 €.
O futuro é daqui a 5 meses 5 anos 50 ou 500 anos é uma coisa muito vaga..
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostInteressante, façamos contas.
Se fosse gasóleo a 1,20 € com um consumo de 5 l/100 km terias gastado 600 €.
Ou seja, uma poupança de 542 € em 4 meses, o que dá 1626 € de poupança por ano.
Mesmo que pagasses toda a electricidade ainda pouparias 1200 € por ano.
Já agora, se carregasses só em casa no horário mais económico pouparias 1900 € por ano, mais até do que poupas actualmente, e ainda pouparias mais se continuasses a carregar gratuitamente quando pudesses.
Portanto as cargas gratuitas nem são fundamentais para conseguir uma boa poupança.
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Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostAinda não poupaste nada porque pagaste muito mais pela aquisição do carro.
Já agora como são os planos de manutenção do carro?
Pouco mais caro que um pulsa que mesmo assim é um pouco mais pequeno.
Por isso não paguei assim tanto a mais que um equivalente a gasoleo.
A primeira manutenção foi oferta mas teria um valor inferior a 50€.
As próximas serão sempre inferiores a 100€.Editado pela última vez por ricomini; 28 July 2016, 11:12.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostPenso que te referes a isto:
«Há alguns anos os países escandinavos são um dos maiores incentivadores dos veículos elétricos. Agora surge a notícia de que a Noruega poderá proibir a venda de veículos movidos a diesel e a gasolina em 2025. »
No entanto os fiordes noruegueses estão cheios de navios de cruzeiro que são assim:
«Numa infografia que acompanha a notícia, o The Guardian refere as emissões de um grande navio de cruzeiros, comparadas com o número equivalente de automóveis. Assim, um destes navios emite tanto CO2 como 83.678 carros, tantos óxidos de azoto como 421.153 automóveis, tantas partículas como um milhão de veículos e tanto dióxido de enxofre como 376 milhões de carros.» ver aqui
Dado que os cruzeiros não são algo imprecindivel, se calhar era por aqui que se devia começar.
O problema é que nos carros já começam a aparecer alternativas, nos barcos ainda não.
Os cruzeiros serem imprescindíveis ou não, o turismo é uma fatia da economia que não pode ser posta de parte.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostNão é só a Noruega, penso que era a Dinamarca ou a Holanda que estavam a pensar ir no mesmo caminho.
O problema é que nos carros já começam a aparecer alternativas, nos barcos ainda não.
Os cruzeiros serem imprescindíveis ou não, o turismo é uma fatia da economia que não pode ser posta de parte.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostEstás a espalhar contra-informação.
Num carro eléctrico como não tens mudanças ele é mais económico quanto mais devagar andares.
Além disso a questão nem é a autonomia mas sim o preço dessa autonomia.
Um Tesla S com uma bateria de 85 kWh faz 500 km a 90 km/h.
Há quem tenha feito 730 km a uma média de 40 km/h.
Dizer que não houve evolução é absurdo.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostDesde dia 17 de Março fiz 10mil kms.
Consegui carregar de modo gratuito 797.53kwh
Na empresa carrego a 0.16+iva logo poupei 127€ na conta da luz.
Consumo de 11.6kwh/100kms
Para fazer os 10mil kms gasto 1160kwh
1160-797.53=362.47kwh o que da 58€.
Resumindo
Gastei 58€ para fazer 10000kms.
Ja deu para poupar uns trocos :P
Do que me lembro o teu tem o pack de 24kw certo? com esse consumos consegues fazer 200km, certo?
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostEstou a ver que estás um pouco por dentro dos eléctricos, uma coisa que não percebo é porque é que não metem mudanças podendo com isso aumentar a autonomia, sabes o porque?
Um carro a combustão precisa de mudanças porque tem uma faixa pequena de rotação em que consegue ter uma potência razoável. Um motor eléctrico não tem esse problema.
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Originalmente Colocado por xtrusion Ver PostNesses 200.000kms troca de bateria 1x (100-150.000) e lá vão 6.000€
http://insideevs.com/steve-marshs-ni...d-78600-miles/
Este perdeu a primeira barra, ou seja as baterias estavam com 85% da carga aos 78.600 milhas (125.000km).
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostQualquer dia esses gajos já têm tudo eléctrico e ainda anda metade do mundo a dizer que os carros eléctricos não são viáveis... quanto mais barcos.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostComo foi para empresa o carro ficou em pouco mais de 22mil€ por ser a versão Acenta, se não ficaria mais barato .
Pouco mais caro que um pulsa que mesmo assim é um pouco mais pequeno.
Por isso não paguei assim tanto a mais que um equivalente a gasoleo.
A primeira manutenção foi oferta mas teria um valor inferior a 50€.
As próximas serão sempre inferiores a 100€.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostMuito bom e ainda não perdeu nenhuma barra no estado das baterias com 26.000km.
Do que me lembro o teu tem o pack de 24kw certo? com esse consumos consegues fazer 200km, certo?
Nunca experimentei mas deduzo que consiga 200kms
Na segunda feira vim de Matosinhos até à zona de Cantanhede 120kms seguidos pela nacional, 5 pessoas pesadas e mala cheia, chegou quase a entrar na reserva.
Não foi uma condução nada poupada
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostExatamente o mesmo problema, autonomia. Tavessia de ferry de 1/2 dúzia de km. Imagina a quantidade de baterias para uma travessia transatlântica.
Ou então motores a combustão alimentados a gas natural. Portanto, há várias soluções viáveis muito mais ecológicas que atualmente. A questão vai ser sempre o custo. Ou o custo das soluções alternativas desce, ou só mudam quando forem obrigados.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostNo caso de barcos de longo curso, ou até aviões, faria sentido usar células de combustivel alimentadas a hidrogéneo. Ou seja, motores eléctricos na mesma, mas a energia em vez de ser guardada em baterias, seria guardada sobre a forma de hidrogéneo.
Ou então motores a combustão alimentados a gas natural. Portanto, há várias soluções viáveis muito mais ecológicas que atualmente. A questão vai ser sempre o custo. Ou o custo das soluções alternativas desce, ou só mudam quando forem obrigados.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEm barcos pode ser uma solução. Nos aviões o peso será um grande obstáculo.
Aliás, um dos combustiveis mais usados em foguetes era o hidrogénio, precisamente devido à elevada densidade energética por peso.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostSim, pode meter uma bateria nova, que já há-de custar menos que os 6 000 € actuais, e faz outros 200 000 km onde poupa mais 8 000 ~ 10 000 €.
Segundo o site:
Nissan Pulsar Visia: 21 015 € ou 16 700 € com retoma. (Gasolina)
Nissan Pulsar Visia: 21 965 € ou 17 715 € com retoma. (Gasóleo)
Nissan Leaf Visia: 31.265 € ou 26 015 € com retoma.
Ou seja 10 000 € de diferença.
Se compensa ou não depende de várias variáveis: tempo de posse, quilómetros percorridos, custo do combustível/electricidade abastecido, custos de manutenção, preço de venda, impostos e incentivos.
E então?
Se tens que pagar 6 euros K pelas baterias a poupança já não é 8K euros é 2K euros, depois nos próximos 5 poupas mais 2K euros, 4K euros em 10 anos portanto mas pagaste mais 10K euros pelo carro ou seja ainda te falta 6K euros para abater a diferença.
Um VE faz sentido para andar na cidade e percursos curtos, o tipo de utilização de um citadino ou segmento B, mas não há VE para competir nesses segmentos porque será? porque mesmo com todos os incentivos não é viável economicamente. Mas isto toda a gente sabe que o VE não é para poupar, são carros para quem quer dizer que é verde e gosta ou gosta de se destingir pela estética do carro etc por isso é que são vendidos a preços altos porque quem quer mesmo paga mais por isso.
Já agora o gráfico que colocas do desgaste da bateria é para um carro de uma pessoa em especifico pelo que percebi, não se pode extrapolar isso para todos como é óbvio.
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