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Caça à multa gera milhões e bate recordes em Portugal
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Estar a multar malta só porque excedeu o limite de velocidade em meia dúzia de kms/hora como fazem na Suíça para mim é um completo absurdo.
Devem haver regras mas também deve imperar o senso comum. Basta pensar que num carro recente é bastante fácil exceder ligeiramente o limite e nem se dá conta de tal.. É justo estar a "comer" com multas à conta disso?
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Originalmente Colocado por Billkid Ver PostComo referi só demonstra caça a multa e o resto é cantiga.. e já agora qts acidentes acontecem por distração por ir devagar? Pois... mas isso n interessa... Falo por mim qd vou devagar olho para tudo menos para a estrada... Mas depressa sei qts carros vem atrás, qual é o mais potente , até quem tem experiência em velocidade pela firma como conduz... Quer atrás quer a minha frente... Qd vou devagar... Para além de dar uma soneira desgraçada, ando aos SSS tanto enviar a esquerda da 1 faixa e por vezes até vou a esquerda como vou a berma... Como eu mts mais condutores tem iguais sintomas..
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A maior parte das pessoas aqui fala de limites como se os mesmo só fossem importantes na auto-estrada. Não nos podemos esquecer que (pelo menos em Lisboa) há muitas estradas que parecem autênticas vias rápidas com limites de 50. E a polícia cada vez gosta mais de meter radares nestes sítios. Estradas com 3 faixas de rodagem em cada sentido com limites de 50 e rectas grandes é multa certa. Um limite de 70 ou até 90 era perfeitamente válido. Sinceramente acho que esta caça à multa acontece mais nestas zonas do que em AE. Em AE é facil passar a 150 pela brigada de trânsito e eles não fazerem nada desde que não se conduza de forma estúpida e perigosa.
PS- Já há uns anitos que leio este fórum mas hoje deu-me para comentar pela primeira vez alguma coisa.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostIsso para mim tem boa solução. Carta cortada, alguém que não consegue manter um veículo na via independentemente da velocidade não tem condições para conduzir.
No meu caso ando de smart.
Se não fosse caça a multa, os carros vendidos em Portugal tinham de origem limitador de velocidade.
Acho q li algures algum tempo q no Japão é o q acontece
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostEstar a multar malta só porque excedeu o limite de velocidade em meia dúzia de kms/hora como fazem na Suíça para mim é um completo absurdo.Devem haver regras mas também deve imperar o senso comum. Basta pensar que num carro recente é bastante fácil exceder ligeiramente o limite e nem se dá conta de tal.. É justo estar a "comer" com multas à conta disso?
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Originalmente Colocado por To Ver PostNão é um absurdo.Os limites permitidos são conhecidos (ou deveriam sê-lo). Se for multado por ir a 55km/h numa zona de 50km/h é chato para si; mas é a lei e nenhum absurdo.Em Portugal o que há é demasiada permissividade e falta de fiscalização adequada, o que cria maus hábitos e a comportamentos inadequados na estrada.
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostExplica lá na prática qual é que é o perigo real em circular a 55 km/h em vez de ir a 50 km/h ao ponto de ter de autuar.
Alias, nestes sítios nem percebo como o limite nao é 30, principalmente perto de escolas, parques infantis e urbanizações pelas razões óbvias.
Em localidades o controlo de velocidade devia de ser ainda mais apertados e tolerância zero. É onde há mais perigo real e iminente de se ter um acidente e com consequências graves, principalmente em caso de atropelamento.
Se a memória não me falha, a 50km/h em caso de atropelamento há uma chance de sobrevivência de 27%, a 60 já passa para perto dos 40%, isto se a memória não me estar a falhar.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostO perigo real, muitos. Se estamos a falar de localidades isso nem se devia de perguntar, assim de cabeça tens, escolas, parque infantis, urbanizações com forte movimento pedonal, igrejas, centros recreativos, etc... Onde até andar a 50 já é um excesso e desproporcional, quanto mais a 55.
Alias, nestes sítios nem percebo como o limite nao é 30, principalmente perto de escolas, parques infantis e urbanizações pelas razões óbvias.
Em localidades o controlo de velocidade devia de ser ainda mais apertados e tolerância zero. É onde há mais perigo real e iminente de se ter um acidente e com consequências graves, principalmente em caso de atropelamento.
Se a memória não me falha, a 50km/h em caso de atropelamento há uma chance de sobrevivência de 27%, a 60 já passa para perto dos 40%, isto se a memória não me estar a falhar.
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Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostEm 18 anos de carta nunca fui autuado, será que era mesmo adequado a mim?
Como gestor onde travalho estaria dispensado à mt... faço esta vida à mais de 8 anos... mas pode responder q aceito... é um problema meu pq se calhar onde exerce funções, 1 reunião tão longe era no minimo 2 dias de ausência - trabalhor de 1 e 2... onde está direitos iguais? Pq as premissas reais sao diferentes e dava mt travalho fiscalizar assim é maus dacil arranhar os eyr... sim na CAÇA A MULTA.
Fecho a minha participação neste post pois está cada vez pior... quem defende tanto, devia fazer estes km q faço como premio da sua forma de estar... se não comprisse objetivos ia conhecer o fundo de emprego como prêmio de excelência. Tudo tem limites, mas a defesa q assisto é de quem passeia na estrada e só atrapalha a quem trabalha.
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Não é desculpa meter questões de trabalho para exceder o limite, se não dá, organiza-se o trabalho de outra maneira.
Empresas que forçam funcionarios a andar em excesso com tempos ridiculamente baixos, dão origem a um aumento brutal da taxa de sinistralidade desses funcionários, basta pensar que há uns anos a empresa Chronopost não conseguia seguro em nenhuma seguradora tal a taxa de sinistralidade que tinham, teve de ser o ISP a nomear uma seguradora.
Isto é ridícula e mete em causa qualquer pessoa que se cruze por tal carro de tal empresa.
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Originalmente Colocado por Billkid Ver PostSó 18 anos!!! Venho 28 de carta, portanto ainda tem mais uma milhares de um até as de mim ... por motivos profissionais faco num dia mais de 800km com 2 a 3 reuniões (Aveiro, Guimarães é por vezes ainda é necessário das um salto e Vila Real) algo como 40mkm/ano.. diga me como fazia tudo num dia de trabalho com esse forma de estar ? Não fazia... pois se exercesse funcoes onde trabalho, no dia seguinte 6 pessoas estariam a ler o jornal enquanto não apresentar-se as orientações de negócio para essa semana., ou seja trabalhavam 4 dias na semana, outras realidades com 10h de trab diário mesmo assim as contas continuam a aparecer e tem de se arranjar soluções... n esqueça quem faz as regras normalmente até leva batedores e frente e nem a 160km circulam...
Como gestor onde travalho estaria dispensado à mt... faço esta vida à mais de 8 anos... mas pode responder q aceito... é um problema meu pq se calhar onde exerce funções, 1 reunião tão longe era no minimo 2 dias de ausência - trabalhor de 1 e 2... onde está direitos iguais? Pq as premissas reais sao diferentes e dava mt travalho fiscalizar assim é maus dacil arranhar os eyr... sim na CAÇA A MULTA.
Fecho a minha participação neste post pois está cada vez pior... quem defende tanto, devia fazer estes km q faço como premio da sua forma de estar... se não comprisse objetivos ia conhecer o fundo de emprego como prêmio de excelência. Tudo tem limites, mas a defesa q assisto é de quem passeia na estrada e só atrapalha a quem trabalha.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostO perigo real, muitos. Se estamos a falar de localidades isso nem se devia de perguntar, assim de cabeça tens, escolas, parque infantis, urbanizações com forte movimento pedonal, igrejas, centros recreativos, etc... Onde até andar a 50 já é um excesso e desproporcional, quanto mais a 55.
Alias, nestes sítios nem percebo como o limite nao é 30, principalmente perto de escolas, parques infantis e urbanizações pelas razões óbvias.
Em localidades o controlo de velocidade devia de ser ainda mais apertados e tolerância zero. É onde há mais perigo real e iminente de se ter um acidente e com consequências graves, principalmente em caso de atropelamento.
Se a memória não me falha, a 50km/h em caso de atropelamento há uma chance de sobrevivência de 27%, a 60 já passa para perto dos 40%, isto se a memória não me estar a falhar.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostEmpresas que forçam funcionarios a andar em excesso com tempos ridiculamente baixos, dão origem a um aumento brutal da taxa de sinistralidade desses funcionários, basta pensar que há uns anos a empresa Chronopost não conseguia seguro em nenhuma seguradora tal a taxa de sinistralidade que tinham, teve de ser o ISP a nomear uma seguradora.
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Originalmente Colocado por serial Ver PostVê o vídeo que acabaram de postar. A questão não está em ir a 55km/h em zonas de escolas como é óbvio porque isso claro que é perigoso. A questão está na caça à multa em situações como a que é falada no vídeo que o Darkslb postou.
Apesar de em locais, como na Avenida Lusíada perto do estádio, dar para aumentar o limite para 70, noutros locais 50 é mais que adequado.
Repara, os limites são postos por vários motivos, entre eles poluição, ruído, condições da estrada etc.
Há ali zonas que se passa junto à prédios a poucas dezenas de metros da estrada com jardins junto a estrada... Não me parece um local apropriado para se aumentar o limite, e aí o controlo até devia de ser mais apertado já que é um risco para peões que queriam estar ali.
Um método bom para resolver a velocidade nesses locais é colocar uma ciclovia e suprir uma das vias, já que não parece que seja uma via com tráfego necessário para ter 3 vias, basta ver que esse vídeo foi colocado em hora de ponta com segunda circular parada e nas avenidas referidas o trânsito rolava sem problemas.
Para além disso, avenidas sem um separador central digno desse nome nunca pode ter o limite acima do máximo de 70.
Resumindo, não acho tão absurdo quanto isso, sim há locais que podia ter o limite aumentado mas de resto...
Originalmente Colocado por ravager Ver PostPor essa lógica, então quer dizer que se atropelar o gajo mais depressa, a probabilidade de ele ficar vivo é maior?Editado pela última vez por Carmaniaco90; 28 August 2016, 09:23.
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O exemplo da Avenida lusíada se calhar pode ser visto assim :
Actualmente o limite é 50 e muitos circulam a 70 ( C.O. leve ).
Em algumas zonas a avenida, efctivamente, 70 pode até ser adequado ( na zona junto às laranjeiras , que é viaduto e não circulam peões deduzo eu ) .
Mas das 2 uma : ou fica como está, ou, altera-se o limite para 70 e aqui, ou deixa de haver C.O leve e a 71 já é C.O. Grave, ou , mantem-se a C.O. Leve e vai-se assim até aos 90 km/h, que pode já não ser muito seguro. E, se por acaso a 71 fica como C.O. Grave, então aí as multas aumentam muito....porque não é dificil , especialmente na descida, o veiculos passar dos 70 ainda que ligeiramente.
Percebem onde quero chegar ?
Claro que em dias de jogo é diferente, afinal, há muitos peões ( que não deveriam lá estar, mas que por vezes estão acho eu ) especialmente na zona do estádio.
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Originalmente Colocado por serial Ver PostVê o vídeo que acabaram de postar. A questão não está em ir a 55km/h em zonas de escolas como é óbvio porque isso claro que é perigoso. A questão está na caça à multa em situações como a que é falada no vídeo que o Darkslb postou.
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Caça a Multa Vs Prevenção.
2 coisas bem diferentes.
Em PT prevalece a caça à multa.
É muito fácil perceber isto. Se fossem responsáveis por esta matéria e vos dissessem:
1- o teu objectivo é reduzir a sinistralidade, o que faziam?
2- o teu objectivo é manter um determinado nível de facturação em multas, o que faziam?
Resposta ao n.º 2, as policias Portuguesas estão a fazer um óptimo trabalho.
Resposta ao n.º 1, a facturação das multas iria reduzir drasticamente, pois todos (ou praticamente todos) os recursos seriam direccionados para a prevenção, nomeadamente radares visíveis e com avisos de funcionamento nos locais de maiores acidentes, policiamento visível nas estradas com carros identificados parados em diversos locais aleatoriamente e em circulação em locais aleatórios, operações stop identificadas, e só no fim de linha, controlo de velocidade não identificado em locais de acidentes.
Óbvio que com a policia identificada quase ninguém transgride, mas também não se factura, mas também não há acidentes....
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Num domingo destes, vinha eu a fazer IC1 sentido Norte - Sul quando me deparo com a seguinte situação
Desde aldeia dos palheiros a Ourique são 5km de traço continuo. À entrada de Ourique existem 450metros de faixa dupla em que o pessoal aproveita para ultrapassar, logo imediatamente a seguir a essa faixa dupla colocam um limite de 70kmh e por coincidência radar em carro descaracterizado. Se não é caça à multa é o quê? Porque não estão mais à frente onde o limite é 90kmh? Pois...
Link do Spot (ainda sem o limite de 70kmh)
https://goo.gl/maps/Uctot5XMqe82
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Originalmente Colocado por MikaZ Ver PostNum domingo destes, vinha eu a fazer IC1 sentido Norte - Sul quando me deparo com a seguinte situação
Desde aldeia dos palheiros a Ourique são 5km de traço continuo. À entrada de Ourique existem 450metros de faixa dupla em que o pessoal aproveita para ultrapassar, logo imediatamente a seguir a essa faixa dupla colocam um limite de 70kmh e por coincidência radar em carro descaracterizado. Se não é caça à multa é o quê? Porque não estão mais à frente onde o limite é 90kmh? Pois...
Link do Spot (ainda sem o limite de 70kmh)
https://goo.gl/maps/Uctot5XMqe82
Em PT há objectivos de facturação com multas, por isso, não há outra forma de atingir objectivos.
É uma vergonha como tantas outras.
Os pobres policias fazem o que lhes mandam... vias para ali e mete um radar, volta assim que atinjas x multas...
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Originalmente Colocado por MikaZ Ver PostNum domingo destes, vinha eu a fazer IC1 sentido Norte - Sul quando me deparo com a seguinte situação
Desde aldeia dos palheiros a Ourique são 5km de traço continuo. À entrada de Ourique existem 450metros de faixa dupla em que o pessoal aproveita para ultrapassar, logo imediatamente a seguir a essa faixa dupla colocam um limite de 70kmh e por coincidência radar em carro descaracterizado. Se não é caça à multa é o quê? Porque não estão mais à frente onde o limite é 90kmh? Pois...
Link do Spot (ainda sem o limite de 70kmh)
https://goo.gl/maps/Uctot5XMqe82
O limite de 70 aparece logo após a junção das 2 faixas ? ou ainda tem alguns metros?
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Originalmente Colocado por chiclet Ver PostEu não entendo como é que é possível constitucionalmente um carro descaracterizado colar-se atrás de outro e acelerar mantendo-se colado ao outro indefinidamente. Não sei como é que ainda não houve uma desgraça com isto.
Resolvi o problema com o limpa pára-brisas.
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