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    #31
    Para mim escolheria o Híbrido, mesmo fazendo só 3 ou 4 km em modo eléctrico para mim já bastava para ir as compras sem gastar gota.

    Cumps

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
      Boas.

      Entre o 1.6 e o 2000 eu escolhia o 2000, sem dúvida.
      Agora ir comprar um de 2003 por esses valores é que já me parece um pouco puxado, embora tenha poucos km para essa idade...
      Peço desculpa, enganei-me a escrever, não é de 2003, mas 2013 até porque esse carro em 2003 ainda nem sequer existia, o modelo salvo erro saiu em finais 2011

      Comentário


        #33
        Tem razão 1975, o preço medio do hibrido 2000 e o 1.6 não varia muito, no meu caso tenho um 1.6 3 um 2000 hibrido por 22.000 euros praticamente do mesmo ano e mes e com pouca diferença de Km. Mas pergunto se o facto de ser hibrido não será uma dor de cabeça mais tarde em termos de gastos de euros? Não terá alguem aqui no forum que tenha um? Confesso que estou num impasse... Se temos dinheiro é complicado escolher, se não temos vamos para o meis barato e torna-se na mesma complicado

        Comentário


          #34
          Na altura que comprei carro novo, estava indeciso entre vários (muitos) carros, fui vendo e foram ficando fora da lista até que cheguei a um top 3 e decidi pelo mais barato desses 3.

          Cumps

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            #35
            pois, mas ele quer experiências dos híbridos, não decidir-se pelo mais caro ou pelo mais barato.

            Comentário


              #36
              1975 eu para chegar ao citroen tambem foi assim, os ultimos 3 eram o ds5; volvo v60; mercedes classe A Comecei por eliminar o mercedes, porque apesar de ser o mais caro, não me identifico com a marca que para a sociedade apenas parece representar statos de seguida elimimei o volvo (foi dificil) mas entre o design de um e outro, e apesar de terem penso eu o mesmo motor PSA o ds5 falou mais alto.

              Comentário


                #37
                Caditonuno a experiência hibrida no caso do ds5 apenas me interessa porque vem anexada a um motor 2000, e uma vez que os preços não variam muito em relação ao 1.600 pondero se será uma opção inteligente, e é isso que gostava que me aconselhassem aqui, sabendo que a potencia e velocidade são factores que não me interessam.

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                  #38
                  só tens contra o pagamento anual do selo, cerca de 60€ a mais. se fizeres trajetos curtos o híbrido ajuda, mas não sei como será com a regeneração do motor.

                  Comentário


                    #39
                    Boa noite, acabei por fazer negócio num concessionário Citroen, mais caro um pouco é certo, mas de certeza com muito menos dores de cabeça futuras, vou amanha buscá-lo, depois disso podem-me fazer todo o tipo de perguntas e duvidas acerca do carro que eu terei todo o gosto em responder, Fiz um test drive num Mercedes Classe A com kit AMG... Fiz test drive no meu futuro carro, não tem nada a ver. Têm é que se gostar e perder aquele estigma de que os 3 grandes é que são bons e todo o resto não presta.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por pjmano Ver Post
                      Boa noite, acabei por fazer negócio num concessionário Citroen, mais caro um pouco é certo, mas de certeza com muito menos dores de cabeça futuras, vou amanha buscá-lo, depois disso podem-me fazer todo o tipo de perguntas e duvidas acerca do carro que eu terei todo o gosto em responder, Fiz um test drive num Mercedes Classe A com kit AMG... Fiz test drive no meu futuro carro, não tem nada a ver. Têm é que se gostar e perder aquele estigma de que os 3 grandes é que são bons e todo o resto não presta.
                      Fizeste bem agr disfruta do carro e mete fotos

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por pjmano Ver Post
                        Boa noite, acabei por fazer negócio num concessionário Citroen, mais caro um pouco é certo, mas de certeza com muito menos dores de cabeça futuras, vou amanha buscá-lo, depois disso podem-me fazer todo o tipo de perguntas e duvidas acerca do carro que eu terei todo o gosto em responder, Fiz um test drive num Mercedes Classe A com kit AMG... Fiz test drive no meu futuro carro, não tem nada a ver. Têm é que se gostar e perder aquele estigma de que os 3 grandes é que são bons e todo o resto não presta.
                        Em primeiro lugar Parabéns pela compra da máquina, é um carro muito apelativo e já agora qual foi o motor escolhido.

                        Cumps

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                          Em primeiro lugar Parabéns pela compra da máquina, é um carro muito apelativo e já agora qual foi o motor escolhido.

                          Cumps
                          Boa noite 1975, o motor escolhido foi o 1.6, pois nesta fase da minha vida já não me interessa andar depressa e com consumos altos, tenho preferencia pelo conforto e bem estar, por outro lado o 2000 hibrido apesar de estar com preços muito similares não me inspira muita confiança em termos de durabilidade, e depois as vantagens em termos de consumos não são muitas, por isso na minha opinião, já chega toda a electronica que o carro tras, para que complicar ainda mais com um motor electrico?
                          Ainda não o recebi, está em preparação, talvez amanha...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Next Ver Post
                            Fizeste bem agr disfruta do carro e mete fotos
                            Meter fotos não é muito a minha onda, mas posso descrever a coisa assim te tiver matéria para isso, só vou receber o carro amanha

                            Comentário


                              #44
                              Mto boa sorte com a máquina [emoji106] [emoji106] [emoji106] [emoji106]

                              Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por pjmano Ver Post
                                Boa noite, acabei por fazer negócio num concessionário Citroen, mais caro um pouco é certo, mas de certeza com muito menos dores de cabeça futuras, vou amanha buscá-lo, depois disso podem-me fazer todo o tipo de perguntas e duvidas acerca do carro que eu terei todo o gosto em responder, Fiz um test drive num Mercedes Classe A com kit AMG... Fiz test drive no meu futuro carro, não tem nada a ver. Têm é que se gostar e perder aquele estigma de que os 3 grandes é que são bons e todo o resto não presta.

                                Boa sorte com a nova máquina

                                Comentário


                                  #46
                                  Ninguem te come o carro se meteres fotos...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Bem, recebi hoje o ds5 de 2013 mes 03 com 98.600 km, depois de uma revisão completa, o vendedor ainda achou por bem meter dois pneus novos á frente, fiz cerca de 40 km para me adaptar ao estilo de condução e o veredicto é melhor do que esperava, apesar de 3 anos, o interior do carro parece novo, muito bem estimado mesmo, a mecanica nada a dizer, apenas se estranha no inicio o comportamento um pouco desajeitado da caixa automatica na passagem das primeiras velocidades, mas logo me habituei a isso, habituado a caixa manual, a tendencia ao chegar a cruzamentos é ir com a mão á caixa, mas isso logo tambem passou, de resto, é um carro onde o factor potencia e velocidade não interessa nada, face á experiencia de conforto e bem estar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ainda bem que estás satisfeito. O motor não sendo nenhum canhão, tem performance mais que boa.

                                      Nunca conduzi essa caixa automática robotizada mas dizem que é boa, mas ao inicio pode-se estranhar ligeiramente, mas é normal.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por pjmano Ver Post
                                        Boa noite, acabei por fazer negócio num concessionário Citroen, mais caro um pouco é certo, mas de certeza com muito menos dores de cabeça futuras, vou amanha buscá-lo, depois disso podem-me fazer todo o tipo de perguntas e duvidas acerca do carro que eu terei todo o gosto em responder, Fiz um test drive num Mercedes Classe A com kit AMG... Fiz test drive no meu futuro carro, não tem nada a ver. Têm é que se gostar e perder aquele estigma de que os 3 grandes é que são bons e todo o resto não presta.
                                        Boa escolha! Um dos carros mais bonitos da atualidade.

                                        Parabéns e boa sorte com a maquina.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Ainda bem que estás satisfeito. O motor não sendo nenhum canhão, tem performance mais que boa.

                                          Nunca conduzi essa caixa automática robotizada mas dizem que é boa, mas ao inicio pode-se estranhar ligeiramente, mas é normal.
                                          Obrigado, de facto estou a ver que é um carro fantastico os franceses é que não brincam em serviço, o carro está carregado de pormenores que nem lembra ao mais perfeccionista. Quando estamos a conduzir um carro assim, a potencia e velocidade nem importa, o que vale é o prazer de conduzir aquilo que pretende ser o mais parecido com um avião a voar baixinho, pode-se comprar uma coisa destas como novo por menos de metade do preço, apenas porque não tem grande procura e por ser (apenas) um citroen...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                            Boa escolha! Um dos carros mais bonitos da atualidade.

                                            Parabéns e boa sorte com a maquina.
                                            Obrigado pelas palavras, até agora o carro excedeu todas as expectativas, não esperava dum carro com tres anos ter a sensação que estou num carro novo, materiais de topo num carro mais ou menos acessivel face á concorrencia.

                                            Comentário


                                              #52
                                              pjmano então e novidades? Estou curioso até porque estou a ponderar um DS5 Hybrid mas não me parece que haja algum DB atualizado :-(

                                              Comentário


                                                #53
                                                Estou agora (aluguer de 4 dias) com um 1.5 turbo de 165 cavalos de Outubro. O carro é bastante porreiro para quem usa apenas os bancos frontais (atrás os vidros nao abrem).

                                                Os bancos em pele com aquecimento, electricos e massagem é do melhor.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Boa noite a todos,

                                                  Tenho andado a pesquisar relativamente a este carro pois "Apaixonei-me" por ele há algum tempo, e tem-me levado a tentar descobrir se poderá ser uma boa opção caso possa fazer a troca num futuro próximo.
                                                  A versão que mais me chamou à atenção é a 2.0 Hybrid4 de 200cvs, pois a diferença de preço para o mais normal 1.6hdi não é assim tanta (em usados com 4/5 anos) e penso que ficaria com um verdadeiro monstro mas mãos... Mas a verdade é que me preocupa um pouco as dúvidas que surgem cada vez que se fala nas baterias, na sua manutenção e mais provável substituição passado algum tempo.

                                                  Alguém já tem experiência de lidar com este modelo? É que soube que os stands que importam estes carros (são cada vez mais) não sabem bem como responder às questões relacionadas com a bateria - garantia, manutenção e possível apoio pós venda. Sendo que pretendo um carro usado com +/-5 anos é complicado saber que com mais 3 ou 4 poderemos ter um problema grave nas mãos, e pior sem saber como resolver...

                                                  Quem tiver alguma experiência para partilhar seria excelente para todos os que como eu estão na defensiva em relação ao carro.

                                                  Obrigado a todos

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por walterfontes Ver Post
                                                    Boa noite a todos,

                                                    Tenho andado a pesquisar relativamente a este carro pois "Apaixonei-me" por ele há algum tempo, e tem-me levado a tentar descobrir se poderá ser uma boa opção caso possa fazer a troca num futuro próximo.
                                                    A versão que mais me chamou à atenção é a 2.0 Hybrid4 de 200cvs, pois a diferença de preço para o mais normal 1.6hdi não é assim tanta (em usados com 4/5 anos) e penso que ficaria com um verdadeiro monstro mas mãos... Mas a verdade é que me preocupa um pouco as dúvidas que surgem cada vez que se fala nas baterias, na sua manutenção e mais provável substituição passado algum tempo.

                                                    Alguém já tem experiência de lidar com este modelo? É que soube que os stands que importam estes carros (são cada vez mais) não sabem bem como responder às questões relacionadas com a bateria - garantia, manutenção e possível apoio pós venda. Sendo que pretendo um carro usado com +/-5 anos é complicado saber que com mais 3 ou 4 poderemos ter um problema grave nas mãos, e pior sem saber como resolver...

                                                    Quem tiver alguma experiência para partilhar seria excelente para todos os que como eu estão na defensiva em relação ao carro.

                                                    Obrigado a todos
                                                    bem o híbrido não sei mas o meu primo tem um ds5 2.0 hdi e o carro para além de económico é extremamente confortável e com muito mas mesmo muito equipamento. A nível de manutenção não é barato se pensarmos que é um citroen um pouco mais luxuoso. O híbrido não conheço o motor, mas não tenho ouvido relatos de grandes problemas

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Bom dia Walterfontes,

                                                      Eu sou possuidor de um DS5 Hybrid4 de 200 cv há cerca de 2 anos.

                                                      Foi um carro que sempre me apaixonou, mesmo quando adquiri o meu antigo DS4, porém, atendendo ao seu elevado preço em novo (cerca de 50-55k eur), nunca o pude adquirir, até ao momento em que, como tu, comecei a ver DS5 Hybrids com cerca de 3 anos e com preços mais em conta.

                                                      Estive especialmente interessado a partir do momento que fiz um (muito pequeno) test drive numa feira automóvel no Montijo, no entanto, aprendi que, carros importados só se for eu a importá-los e na marca: o carro que se encontrava para venda tinha a indicação de ter 65.000 kms, quando acabei por descobrir pelo VIN do mesmo que esse mesmo veículo tinha sido vendido em leilão na Holanda com 155.000kms.. por aqui dá para ver o que se faz (e eram muitos os veículos que esse stand tinha para venda... tudo importado e quase tudo da marca Peugeot).

                                                      Assim sendo, importei um DS5 Hybrid4 Sport Chic de Jun. 2012 num stand da Citroën no Luxemburgo com garantia Citroën Select de 12 meses (não tendo grandes conhecimentos de mecânica, considero ser mais seguro adquirir na marca - provavelmente, mais caro mas sempre tenho garantia de kms reais e garantia europeia).



                                                      Em termos de opiniões pessoais àcerca do veículo, posso dizer o seguinte:


                                                      O carro é bastante confortável como já é apanágio dos carros franceses, no entanto, porém, há quem se queixe noutros fóruns do facto da suspensão traseira ser um tanto dura, situação para a qual contribui o facto das jantes serem de 19'' (versão sport chic).. eu pessoalmente não me queixo mas o meu veículo anterior era um DS4 com jantes 18'', pelo que poderei já não conseguir julgar da melhor forma a dureza da suspensão. No entanto, houve pessoas que trocaram a suspensão traseira por uma da Sachs e que ficaram mais satisfeitas.


                                                      O DS5 2.0 Hybrid 4 vem com um motor 2.0 de 163cv ao que se junta um motor eléctrico de 36cv, responsável não só pela movimentação do automóvel em modo exclusivamente eléctrico, como também pela tracção traseira no caso do veículo estar a deslocar-se no modo 4x4. É no entanto de salientar que o motor eléctrico só está activo até a uma velocidade de 120km/h, e a circulação em modo exclusivamente eléctrico só é possível até a uma velocidade de cerca de 50 a 60km/h, durante 3-4km e com certas condicionantes (um pé muito leve [questão de habituação], terrenos não muito íngremes, A/C desligado, entre outros), caso contrário o motor de combustão entrará em funcionamento (nunca tive um Prius, mas julgo que a forma de funcionamento em modo eléctrico é relativamente similiar à do DS5 Hybrid).

                                                      No modo "Auto" o DS5 hybrid desliga o motor de combustão sempre que as condições o permitam, podendo fazê-lo até velocidades que rondem os 72km/h ou 86km/h, dependendo, para isso da versão do software que se encontre na centralina do veículo (falarei nisso mais adiante).

                                                      O carro tem ainda um modo Sport a juntar ao Auto, ZEV e 4X4, que transforma o carro de forma radical... torna-se muito mais responsivo com passagens de mudança muito mais rápidas (nem parece estarmos a falar da mesma caixa semi-autmomática), se bem que algo bruscas e mesmo assim, com uma persistente demora na passagem da primeira para a segunda. O carro torna-se realmente divertido de conduzir, lembrando de certa forma o prazer de conduzir um Kart, no entanto, os consumos também sobem de forma rápida.

                                                      Dito isto, há que falar na caixa semi-automática de 6 velocidades fabricada pela Aisin que equipa o DS5 Hybrid.. no meu entender, constitui o verdadeiro e importante ponto negativo do carro (este é o meu primeiro carro com caixa auto): uma caixa extremamente lenta nas passagens de mudança, com um escalonamento a meu ver péssimo (5ª velocidade aos 50km-60km/h.. 6ª a 80km/h), levando a que por vezes a condução se torne desesperante e a que tenhas que recorrer às patilhas para reduzir a mudança manualmente para que o carro desenvolva mais rapidamente. Desta forma, todo o prazer de condução do veículo é colocado em causa, assim como a sensação se estarás efectivamente a conduzir um carro com 163cv (ou 200cv, se quiseres considerar os do motor eléctrico - a meu ver um verdadeiro golpe de marketing), tal é a lentidão da aceleração.

                                                      Os consumos do veículo são completamente diferentes dos anunciados pela marca. Eu faço cerca de 110km/dia .. 90% em auto-estrada (a uma velocidade de cerca de 140km/145km/h), pelo que talvez não seja o melhor exemplo, mas os consumos não fogem dos 6,9 ~ 7,1 lts. Porém, mesmo em circuito urbano com circulação parcialmente em modo eléctrico, nunca consegui fazer menos de 5,5 lts (e com muito, mas mesmo muito cuidado)..o normal é mesmo andar por uns 6,x lts/100km... muito longe dos 3,1 e 3,6 lts/100 anunciados pela marca em circuito urbano/extra-urbano, respectivamente.
                                                      Penso que o mau desempenho da caixa de velocidades também possa contribuir de forma significativa para estes elevados consumos, devido ao já referido mau escalonamento da mesma e à necessidade de "pisar" mais a fundo (ou então reduzir manualmente) para a que a caixa reduza de velocidade em múltiplas situações.

                                                      Em termos de manutenção, o valor ronda os 250/300 eur por revisão na Citroën, mas, claro está, dependendo da kilometragem, pois existem intervenções mais caras (no meu DS4 os valores não eram muito diferentes, no entanto, houve uma revisão por volta dos 120.000km que ascendeu aos 500 eur... e não envolveu qualquer troca de correia de distribuição.. penso que foi apenas o que seria previsto substituir para a kilometragem em questão).
                                                      Adicionalmente, e pPelo que vi em alguns fóruns, existe o inconveniente das peças de funcionamento do sistema hibrído serem especialmente caras no caso de existir algum problema e o veículo já não se encontrar dentro da garantia (o sistema híbrido tem uma garantia especial de 5 anos após data original de aquisição).

                                                      Pneus já sabes... versão sport chic...19'' andam por volta dos 190/200 eur cada ou ainda mais (falo de gama de Continental SporContact 5, Michelins Pilot Sport, etc)


                                                      O DS5 Hybrid de 2012 e anteriores teve, entre outras, uma alteração de software da centralina (código MWQ) que permite que o veículo utilize o motor eléctrico mais frequentemente, assim como que desligue o motor de combustão a uma velocidade até cerca de 86km/h (p.ex. em descida ou terrenos planos), para além, de melhorar substancialmente o desempenho da caixa de velocidades (se bem que não o suficiente para mudar a minha opinião àcerca da mesma), no entanto, a Citroën não actualiza software a menos que existe algum problema com o veículo... aconteceu-me com o sistema GPS (no DS4 e DS5), assim como com a centralina.. só a muito custo, com muitas queixas é que consegui que fossem feitas actualizações do software, e o da centralina nem eu já o esperava, só após me queixar de alterações que tinha verificado no comportamento de transição do motor de combustão para o eléctrico é que foi feita essa actualização (e mesmo assim, sem saberem de que se tratava da MWQ).


                                                      Em jeito de conclusão, o carro é excepcional...lindo de morrer, boa qualidade de materiais, confortável, porém... tem o grande inconveniente da caixa... O facto do veículo ser híbrido tem a vantagem de ser engraçado conduzir,em modo totalmente silencioso em cidade..mas valerá a pena se não se traduzir de forma muito significativa em redução de consumos e exigir ter mil e um cuidados para que o carro utilize pouco o motor de conbustão?..Pois bem..por vezes é isso que penso...

                                                      Se mesmo assim pretenderes avançar para o híbrido, então aconselho-te a procurar um de 2015 com a versão após facelift (já da marca "DS"), o qual já tem uma nova caixa
                                                      automática (melhor que aquela que tenho no meu, porém, não sei o quão melhor... há q experimentar!) e materiais mais leves que certamente terão um impacto significativo nos consumos, isto para além de, neste facelift já estarem disponíveis extras que até aí eram estupidamente exclusivos do DS4 (p.ex., o meu DS4 de 2012 tinha rebatimento automático de espelhos aquando do estacionamento, assim como sensor de ângulo morto,.. algo que, no DS5, só ficaram disponíveis após face-lift).

                                                      Se não fizeres questão que o veículo seja híbrido, então eu iria com toda a certeza para o 2.0 de 180cv com caixa manual



                                                      Boas compras, bons test-drives e caso precises de saber algo mais, basta perguntar (posso não responder de imediato).


                                                      Cumps,
                                                      SkElEtIkO

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Skeletiko Ver Post
                                                        Bom dia Walterfontes,

                                                        Eu sou possuidor de um DS5 Hybrid4 de 200 cv há cerca de 2 anos.

                                                        (...)
                                                        SkElEtIkO
                                                        Obrigado! Era esta mesmo a referência que procurava.

                                                        Os modelos que tenho visto são entre 2013/14, pois os preços a partir daí são bastante mais elevados...

                                                        Esses problemas relativos à importação imagino que sejam frequentes, daí verem-se tantos carros à venda por tao pouco dinheiro e poucos km's.

                                                        Em relação às reparações ha uma coisa que me avisaram para ter cuidado que era a bateria do modo eléctrico: noutras marcas (ex: Mercedes) os donos têm tido problemas em porem os concessionários a responsabilizar-se por substituição ou reparação de baterias, e que estas são caras. Sabes alguma coisa em relação a isto? Qual é a duração da bateria, e o preço dela?

                                                        De resto agradeço uma vez mais o teu feedback, ajudará com certeza muitos como eu.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Skeletiko Ver Post
                                                          Bom dia Walterfontes,

                                                          Eu sou possuidor de um DS5 Hybrid4 de 200 cv há cerca de 2 anos.

                                                          Foi um carro que sempre me apaixonou, mesmo quando adquiri o meu antigo DS4, porém, atendendo ao seu elevado preço em novo (cerca de 50-55k eur), nunca o pude adquirir, até ao momento em que, como tu, comecei a ver DS5 Hybrids com cerca de 3 anos e com preços mais em conta.

                                                          Estive especialmente interessado a partir do momento que fiz um (muito pequeno) test drive numa feira automóvel no Montijo, no entanto, aprendi que, carros importados só se for eu a importá-los e na marca: o carro que se encontrava para venda tinha a indicação de ter 65.000 kms, quando acabei por descobrir pelo VIN do mesmo que esse mesmo veículo tinha sido vendido em leilão na Holanda com 155.000kms.. por aqui dá para ver o que se faz (e eram muitos os veículos que esse stand tinha para venda... tudo importado e quase tudo da marca Peugeot).

                                                          Assim sendo, importei um DS5 Hybrid4 Sport Chic de Jun. 2012 num stand da Citroën no Luxemburgo com garantia Citroën Select de 12 meses (não tendo grandes conhecimentos de mecânica, considero ser mais seguro adquirir na marca - provavelmente, mais caro mas sempre tenho garantia de kms reais e garantia europeia).



                                                          Em termos de opiniões pessoais àcerca do veículo, posso dizer o seguinte:


                                                          O carro é bastante confortável como já é apanágio dos carros franceses, no entanto, porém, há quem se queixe noutros fóruns do facto da suspensão traseira ser um tanto dura, situação para a qual contribui o facto das jantes serem de 19'' (versão sport chic).. eu pessoalmente não me queixo mas o meu veículo anterior era um DS4 com jantes 18'', pelo que poderei já não conseguir julgar da melhor forma a dureza da suspensão. No entanto, houve pessoas que trocaram a suspensão traseira por uma da Sachs e que ficaram mais satisfeitas.


                                                          O DS5 2.0 Hybrid 4 vem com um motor 2.0 de 163cv ao que se junta um motor eléctrico de 36cv, responsável não só pela movimentação do automóvel em modo exclusivamente eléctrico, como também pela tracção traseira no caso do veículo estar a deslocar-se no modo 4x4. É no entanto de salientar que o motor eléctrico só está activo até a uma velocidade de 120km/h, e a circulação em modo exclusivamente eléctrico só é possível até a uma velocidade de cerca de 50 a 60km/h, durante 3-4km e com certas condicionantes (um pé muito leve [questão de habituação], terrenos não muito íngremes, A/C desligado, entre outros), caso contrário o motor de combustão entrará em funcionamento (nunca tive um Prius, mas julgo que a forma de funcionamento em modo eléctrico é relativamente similiar à do DS5 Hybrid).

                                                          No modo "Auto" o DS5 hybrid desliga o motor de combustão sempre que as condições o permitam, podendo fazê-lo até velocidades que rondem os 72km/h ou 86km/h, dependendo, para isso da versão do software que se encontre na centralina do veículo (falarei nisso mais adiante).

                                                          O carro tem ainda um modo Sport a juntar ao Auto, ZEV e 4X4, que transforma o carro de forma radical... torna-se muito mais responsivo com passagens de mudança muito mais rápidas (nem parece estarmos a falar da mesma caixa semi-autmomática), se bem que algo bruscas e mesmo assim, com uma persistente demora na passagem da primeira para a segunda. O carro torna-se realmente divertido de conduzir, lembrando de certa forma o prazer de conduzir um Kart, no entanto, os consumos também sobem de forma rápida.

                                                          Dito isto, há que falar na caixa semi-automática de 6 velocidades fabricada pela Aisin que equipa o DS5 Hybrid.. no meu entender, constitui o verdadeiro e importante ponto negativo do carro (este é o meu primeiro carro com caixa auto): uma caixa extremamente lenta nas passagens de mudança, com um escalonamento a meu ver péssimo (5ª velocidade aos 50km-60km/h.. 6ª a 80km/h), levando a que por vezes a condução se torne desesperante e a que tenhas que recorrer às patilhas para reduzir a mudança manualmente para que o carro desenvolva mais rapidamente. Desta forma, todo o prazer de condução do veículo é colocado em causa, assim como a sensação se estarás efectivamente a conduzir um carro com 163cv (ou 200cv, se quiseres considerar os do motor eléctrico - a meu ver um verdadeiro golpe de marketing), tal é a lentidão da aceleração.

                                                          Os consumos do veículo são completamente diferentes dos anunciados pela marca. Eu faço cerca de 110km/dia .. 90% em auto-estrada (a uma velocidade de cerca de 140km/145km/h), pelo que talvez não seja o melhor exemplo, mas os consumos não fogem dos 6,9 ~ 7,1 lts. Porém, mesmo em circuito urbano com circulação parcialmente em modo eléctrico, nunca consegui fazer menos de 5,5 lts (e com muito, mas mesmo muito cuidado)..o normal é mesmo andar por uns 6,x lts/100km... muito longe dos 3,1 e 3,6 lts/100 anunciados pela marca em circuito urbano/extra-urbano, respectivamente.
                                                          Penso que o mau desempenho da caixa de velocidades também possa contribuir de forma significativa para estes elevados consumos, devido ao já referido mau escalonamento da mesma e à necessidade de "pisar" mais a fundo (ou então reduzir manualmente) para a que a caixa reduza de velocidade em múltiplas situações.

                                                          Em termos de manutenção, o valor ronda os 250/300 eur por revisão na Citroën, mas, claro está, dependendo da kilometragem, pois existem intervenções mais caras (no meu DS4 os valores não eram muito diferentes, no entanto, houve uma revisão por volta dos 120.000km que ascendeu aos 500 eur... e não envolveu qualquer troca de correia de distribuição.. penso que foi apenas o que seria previsto substituir para a kilometragem em questão).
                                                          Adicionalmente, e pPelo que vi em alguns fóruns, existe o inconveniente das peças de funcionamento do sistema hibrído serem especialmente caras no caso de existir algum problema e o veículo já não se encontrar dentro da garantia (o sistema híbrido tem uma garantia especial de 5 anos após data original de aquisição).

                                                          Pneus já sabes... versão sport chic...19'' andam por volta dos 190/200 eur cada ou ainda mais (falo de gama de Continental SporContact 5, Michelins Pilot Sport, etc)


                                                          O DS5 Hybrid de 2012 e anteriores teve, entre outras, uma alteração de software da centralina (código MWQ) que permite que o veículo utilize o motor eléctrico mais frequentemente, assim como que desligue o motor de combustão a uma velocidade até cerca de 86km/h (p.ex. em descida ou terrenos planos), para além, de melhorar substancialmente o desempenho da caixa de velocidades (se bem que não o suficiente para mudar a minha opinião àcerca da mesma), no entanto, a Citroën não actualiza software a menos que existe algum problema com o veículo... aconteceu-me com o sistema GPS (no DS4 e DS5), assim como com a centralina.. só a muito custo, com muitas queixas é que consegui que fossem feitas actualizações do software, e o da centralina nem eu já o esperava, só após me queixar de alterações que tinha verificado no comportamento de transição do motor de combustão para o eléctrico é que foi feita essa actualização (e mesmo assim, sem saberem de que se tratava da MWQ).


                                                          Em jeito de conclusão, o carro é excepcional...lindo de morrer, boa qualidade de materiais, confortável, porém... tem o grande inconveniente da caixa... O facto do veículo ser híbrido tem a vantagem de ser engraçado conduzir,em modo totalmente silencioso em cidade..mas valerá a pena se não se traduzir de forma muito significativa em redução de consumos e exigir ter mil e um cuidados para que o carro utilize pouco o motor de conbustão?..Pois bem..por vezes é isso que penso...

                                                          Se mesmo assim pretenderes avançar para o híbrido, então aconselho-te a procurar um de 2015 com a versão após facelift (já da marca "DS"), o qual já tem uma nova caixa
                                                          automática (melhor que aquela que tenho no meu, porém, não sei o quão melhor... há q experimentar!) e materiais mais leves que certamente terão um impacto significativo nos consumos, isto para além de, neste facelift já estarem disponíveis extras que até aí eram estupidamente exclusivos do DS4 (p.ex., o meu DS4 de 2012 tinha rebatimento automático de espelhos aquando do estacionamento, assim como sensor de ângulo morto,.. algo que, no DS5, só ficaram disponíveis após face-lift).

                                                          Se não fizeres questão que o veículo seja híbrido, então eu iria com toda a certeza para o 2.0 de 180cv com caixa manual



                                                          Boas compras, bons test-drives e caso precises de saber algo mais, basta perguntar (posso não responder de imediato).


                                                          Cumps,
                                                          SkElEtIkO
                                                          Parabéns pelo teu relato.

                                                          Digamos que são as queixas já habituais neste carro: peso, consumo mais que o anunciado e o "problema" da caixa.

                                                          O preço deles também "anuncia" logo algo de anormal...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Boas Walterfontes,

                                                            As baterias, fazendo parte do sistema híbrido, estão abrangidas pela garantia de 5 anos... a partir daí..ficará a cargo do proprietário.. qto ao custo de novas já vi de 6.500 a 7.500 eur,.. mas enfim, presumo que, nos dias de hoje, o preço delas será sempre por volta desse valor (como peça de após-venda), seja para o DS5, seja para um Prius. No que respeita à duração, não faço ideia (e acho que tb ñ quero sequer pensar nisso :D)

                                                            Qto ao facto da Citroën assumir ou não o custo em garantia,..não tenho tido queixas até ao momento (e no meu caso a Citroën já assumiu um custo significativo de cerca de 1.600 eur numa reparação ao abrigo da garantia), no entanto, também acredito que existam algumas oficinas reparadoras que se debatam mais com a Citroën no reconhecimento da garantia do que outras.

                                                            Abrç

                                                            Comentário

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