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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostE as baterias têm tecnologia semelhante? É que nesse caso, o Bolt terá que ser bem mais caro que o Leaf.
Isso pode significar um decréscimo de valor para os já existentes de menor capacidade.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostO que eu te estou a tentar dizer é que primeiro tens de dizer o que consideras ser uma bateria chegar ao fim de vida útil.
Não sou eu como cliente que vou definir qual a vida útil das mesmas, certamente.
Neste caso está mais que visto. Se a marca só lhes dá garanti de 8 anos ou 160000km é porque acho que a probabilidade da vida útil delas diminuir bastante a partir dessa altura é grande.
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostMau... A vida útil é até chegares à oficina e dizerem-te tem que trocar que estas já deram o que podiam.
Não sou eu como cliente que vou definir qual a vida útil das mesmas, certamente.
Neste caso está mais que visto. Se a marca só lhes dá garanti de 8 anos ou 160000km é porque acho que a probabilidade da vida útil delas diminuir bastante a partir dessa altura é grande.
As baterias vão degradando e a autonomia encolhendo.
Isto não é como trocar uma correia, que tem de ser trocada nos kms recomendados porque se partir terá consequências catastróficas para o motor.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostSim, és tu que defines a vida útil das tuas baterias quando estas não servirem para percorrer a autonomia necessária.
As baterias vão degradando e a autonomia encolhendo.
Isto não é como trocar uma correia, que tem de ser trocada nos kms recomendados porque se partir terá consequências catastróficas para o motor.
Quando compro um carro que me diz que tem autonomia de 500km, durante 8 ou 160000kms eu vou exigir isso do mesmo e ideia que a marca passa ao dar esta garantia é isso mesmo, ou seja, é como quem diz: "compra o carro e sabes que te dura este tempo, depois logo se verá é o problema é teu"
Claro que a partir daí é o ver se te avias. Mas, e esta é a minha opinião, não iria ficar contente se aos 10 anos ou 200000km a autonomia estiver com metade da capacidade prevista.
Mas esta é a minha opinião. E estou muito curioso para saber quanto custa a troca
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Aos 10 anos, se o carro tivesse 50% de degradação e metade da autonomia fora da garantia, ninguém ficaria contente, mas não eras obrigado a trocar o pack de baterias. Podias ficar com o carro tal como está, porque os 250km de autonomia poderiam ser suficientes para o dia a dia, ou eventualmente passava para a esposa que faz muito menos kms.
Poderias vender o carro a alguém que não faça tantos kms e fique satisfeito com a autonomia actual.
Em ultima opção podias trocar as baterias por um novo pack, assumindo que os 250km não te chegavam para o dia a dia e a compra de carro novo não era opção, mas este momento é impossível prever o preço de um pack de baterias em 2026.
Por isso esse assunto deve ser analisado em 2026 com os dados reais, tudo o que for dito agora é especulação.
Se um pack de 24kwh do Leaf pode ultrapassar os 200 000km, um pack de 60kwh pode durar muito, muito mais tal como o rrrfff já explicou lá atrás.
Mas és tu que defines o momento de troca, quando a autonomia não for suficiente para o teu uso.Editado pela última vez por marcopns; 30 September 2016, 11:31.
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Para mim e até está indústria este bem implementada acho que tinha mais lógica por exemplo vender o carro sem o valor das baterias, suponhamos, em vez de 30000€ passava a 20000€. E depois pagar uma espécie de aluguer da bateria mensal.
Um pouco do género do que faz Renault mas com preços de venda dos carros justa tal como o valor mensal da bateria.
Porque a Renault vende-os muito caros e ainda cobra o aluguer.
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostMau... A vida útil é até chegares à oficina e dizerem-te tem que trocar que estas já deram o que podiam.
Não sou eu como cliente que vou definir qual a vida útil das mesmas, certamente.
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostSe a marca só lhes dá garanti de 8 anos ou 160000km é porque acho que a probabilidade da vida útil delas diminuir bastante a partir dessa altura é grande.
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostQuando compro um carro que me diz que tem autonomia de 500km, durante 8 ou 160000kms eu vou exigir isso do mesmo e ideia que a marca passa ao dar esta garantia é isso mesmo, ou seja, é como quem diz: "compra o carro e sabes que te dura este tempo, depois logo se verá é o problema é teu"
Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Postnão iria ficar contente se aos 10 anos ou 200000km a autonomia estiver com metade da capacidade prevista.
Podes não gostar, mas é algo que sabes que vai acontecer.
De qualquer das formas como defines tempo de vida útil? É que um carro com 500 km de autonomia originais, mesmo que perdesse 50% de autonomia continuaria com 250 km, mais do que muitos EV em novos...
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostPara mim e até está indústria este bem implementada acho que tinha mais lógica por exemplo vender o carro sem o valor das baterias, suponhamos, em vez de 30000€ passava a 20000€. E depois pagar uma espécie de aluguer da bateria mensal.
Um pouco do género do que faz Renault mas com preços de venda dos carros justa tal como o valor mensal da bateria.
Porque a Renault vende-os muito caros e ainda cobra o aluguer.
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Para quem tem duvidas sobre a durabilidade das baterias coloquei uma noticia no tópico da Tesla de um carro com mais de 300.000km em que as baterias apenas tiveram uma degradação de 6%, o problema da durabilidade também tem a ver com a capacidade das baterias, packs maiores sofrem menos ciclos de carga/descarga o que leva a que tenham maior durabilidade.
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostPelo que percebi a Nissan já está a acabar com a opção de aluguer da baterias, depois ao venderes o carro tas a vender um bem com uma "renda", tu compravas um carro usado que ainda tinhas uma mensalidade?
Mas sim, preferia comprar o carro com essa renda, do que sabendo, que mais cedo ou mais tarde tira que pagar do meu bolso novas baterias
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostClaro que isso vai de pessoa para pessoa.
Mas sim, preferia comprar o carro com essa renda, do que sabendo, que mais cedo ou mais tarde tira que pagar do meu bolso novas baterias
Por norma quem fornece esses serviços não o faz para perder dinheiro, por isso é expectável que a renda que vais pagar vai dar para eles comprarem baterias novas.
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Estavam a falar da perda de autonomia das baterias e fiquei com uma dúvida: a bateria perde autonomia mas o carregamento da mesma é igual? Ou seja, vamos supor que a bateria quando é nova para carregar a 100% são 15 kW, passado 10 anos perde por exemplo 50% da capacidade eu vou na mesma gastar os mesmos 15 kW para carregar a bateria?
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Originalmente Colocado por msantos Ver PostEstavam a falar da perda de autonomia das baterias e fiquei com uma dúvida: a bateria perde autonomia mas o carregamento da mesma é igual? Ou seja, vamos supor que a bateria quando é nova para carregar a 100% são 15 kW, passado 10 anos perde por exemplo 50% da capacidade eu vou na mesma gastar os mesmos 15 kW para carregar a bateria?
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