Esta questão sempre me intrigou
Imaginando que vou tranquilamente numa recta em plano a 120 km/h na AE e o consumo instantâneo no CB marca 4.5 L/100 km. Aproxima-se uma subida ligeira, o carro passa a circular a 100 km/h, e o consumo instantâneo salta para 6 L/100 km. O meu pé manteve-se exactamente na mesma posição no acelerador durante o percurso.
Porque é que este aumento do consumo aconteceu, visto que não carreguei mais no acelerador?
Será que a centralina tem algum mecanismo que avalia a inclinação do carro (ex: um acelerómetro), e injecta mais combustível automaticamente nas subidas, assim como o retira nas descidas?
Grato pela ajuda!
Imaginando que vou tranquilamente numa recta em plano a 120 km/h na AE e o consumo instantâneo no CB marca 4.5 L/100 km. Aproxima-se uma subida ligeira, o carro passa a circular a 100 km/h, e o consumo instantâneo salta para 6 L/100 km. O meu pé manteve-se exactamente na mesma posição no acelerador durante o percurso.
Porque é que este aumento do consumo aconteceu, visto que não carreguei mais no acelerador?
Será que a centralina tem algum mecanismo que avalia a inclinação do carro (ex: um acelerómetro), e injecta mais combustível automaticamente nas subidas, assim como o retira nas descidas?
Grato pela ajuda!
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