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Futuro negro dos motores a diesel?

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    #31
    Para vocês o futuro é quando ? Até que nada mude radicalmente a nível fiscal é notícia que não aquece nem arrefece. Enquanto se debate mais uma vez o sexo dos anjos o pessoal tem de continuar a rolar e kms vão-se acumulando e vão-se vendendo todos os dias carros diesel que e é como se diz a os cães ladram e a caravana passa. No próximo ano vai ser igual e concerteza que em 5 ou 10 anos nada irá mudar nesse sentido. Vou ali fazer mais uns kms e já cá venho

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      #32
      Eu às vezes vejo é tudo negro devido aos carros a Diesel...

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        #33
        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
        Para vocês o futuro é quando ? Até que nada mude radicalmente a nível fiscal é notícia que não aquece nem arrefece. Enquanto se debate mais uma vez o sexo dos anjos o pessoal tem de continuar a rolar e kms vão-se acumulando e vão-se vendendo todos os dias carros diesel que e é como se diz a os cães ladram e a caravana passa. No próximo ano vai ser igual e concerteza que em 5 ou 10 anos nada irá mudar nesse sentido. Vou ali fazer mais uns kms e já cá venho
        Brutal! Simplesmente revejo-me em tudo o que escreves!

        Mesmo com as regras mais apertadas o mercado/consumidor continua a ser soberano!

        Basta ver os tópicos que há por aí de pessoal que pondera comprar carros/carrinhas a gasolina, em segmentos como o C, e nem sequer existe para test-drive!

        Por curiosidade, gostava de saber como era o mix de vendas da Renault entre diesel/gasosa e elétrico! Cá no burgo faço ideia, mas gostava de saber no global!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          Para vocês o futuro é quando ? Até que nada mude radicalmente a nível fiscal é notícia que não aquece nem arrefece. Enquanto se debate mais uma vez o sexo dos anjos o pessoal tem de continuar a rolar e kms vão-se acumulando e vão-se vendendo todos os dias carros diesel que e é como se diz a os cães ladram e a caravana passa. No próximo ano vai ser igual e concerteza que em 5 ou 10 anos nada irá mudar nesse sentido. Vou ali fazer mais uns kms e já cá venho
          Mas já está a acontecer. Claro que não vai ser um tombo de um dia para o outro.
          A quota de diesel em todos os mercados europeus está em queda.
          Convém é relativizar a coisa. Maior parte dos analistas referem que a cota de 50% que os diesel hoje em dia têm no mercado europeu, deverá continuar a cair para algo nas proximidades dos 40% no final desta década ou início da próxima.
          Claro que em mercados como o português ou o francês, onde a cota de diesel deve andar pelos 70-80%, mesmo que diminua 5-10%, o diesel continuará a ser o líder.

          Alterações na fiscalidade ou na lei podem mandar estas previsões todas para o lixo, como o anunciado banir de diesel do centro de Paris no final da década.
          O outro factor foi o que referi, a questão dos custos que o construtor tem de absorver, poderá limitar a oferta destes motores nos segmentos mais baixos.
          A Renault já não é a primeira a falar sobre isso e não há-de ser a última.

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            #35
            Existe de facto uma percepção em França e Inglaterra da problemática de saúde associada ao crescimento dos diesel nos ambientes urbanos.

            Existem até estudos sobre predominância de certas doenças em crianças e associação ao fumo dos carros a diesel.

            Como todos sabemos, o preço dos combustíveis é ditado acima de tudo pela carga fiscal. Por isso mudar o paradigma é simples.

            No dia em que os "nossos" politicos decidirem baixar o preço da gasolina em relação ao diesel... tudo muda. É possivel que tal venha a acontecer, basta uma decisão conjunta nesse sentido. E nesse mundo há os lobbys, as pressões, etc. Geralmente a indústria pressiona primeiro, ou seja, quando a industria achar que é o momento ($$$) de fazer motores a gasolina, lá virá uma lei a baixar o preço da gasolina.... Isso até é fácil de justificar, a OMS dá uma ajuda.

            Foi assim (mas ao contrário) que aconteceu na década de 90. Um conjunto de empresas europeias recebeu fundos para o desenvolvimento da Inj. directa diesel. Na altura foi uma decisão "politica".

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              #36
              Lá está sem legislação adequada que ainda estamos muito longe de a ter e a existir terá um período de integração bastante grande estamos a falar se calhar num panorama de 20/30 anos. Claro que os antigos fumarentos irão sendo extinguidos mas o eliminar o ciclo diesel dos automóveis é algo que não será real nas próximas duas décadas do meu ponto de vista. Agora tirar viaturas poluentes do meio das cidades é uma coisa acabar com o diesel é outra. Se me perguntarem que o caminho é diminuir o diesel aí concordo mas isso não é para agora.Por isso perguntei quando era o futuro para vocês. O meu é já daqui a pouco quando espetar 65 litros de gasóleo, que aquilo anda na reserva

              Comentário


                #37
                Se o diesel fosse assim tao forte em Paises em que o combustivel custa o mesmo o diesel venderia-se mais.

                Na Suica a esmagadora maioria compra gasolina embora o 2.0 TDI 150 e bastante bom mas no inverno com -10 ou -20 (quem vive a 1 altitude de 1000 m ou mais) metam la 1 diesel a subir montanha acima.

                Aquilo nunca mais aquece.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                  Se o diesel fosse assim tao forte em Paises em que o combustivel custa o mesmo o diesel venderia-se mais.

                  Na Suica a esmagadora maioria compra gasolina embora o 2.0 TDI 150 e bastante bom mas no inverno com -10 ou -20 (quem vive a 1 altitude de 1000 m ou mais) metam la 1 diesel a subir montanha acima.

                  Aquilo nunca mais aquece.
                  Isso é facilmente resolvido com sistema de aquecimento auxiliares

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                    Lá está sem legislação adequada que ainda estamos muito longe de a ter e a existir terá um período de integração bastante grande estamos a falar se calhar num panorama de 20/30 anos. Claro que os antigos fumarentos irão sendo extinguidos mas o eliminar o ciclo diesel dos automóveis é algo que não será real nas próximas duas décadas do meu ponto de vista. Agora tirar viaturas poluentes do meio das cidades é uma coisa acabar com o diesel é outra. Se me perguntarem que o caminho é diminuir o diesel aí concordo mas isso não é para agora.Por isso perguntei quando era o futuro para vocês. O meu é já daqui a pouco quando espetar 65 litros de gasóleo, que aquilo anda na reserva
                    O horizonte temporal é dificil de adivinhar.

                    Ora imagina o seguinte. Imagina que gradualmente, de 5 em 5 centimos o preço da gasolina e do diesel trocavam um com o outro... isto em 3 anitos.

                    Provavelmente isso iria mudar o jogo gradualmente. Desde o preço dos usados até às escolhas dos novos.

                    Se houver directivas europeias nesse sentido, isso pode ocorrer. Mas acho a probabilidade baixa.

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                      #40
                      Depois só falta resolver o problema nos pesados é que ai o diesel para já é inevitável e a UE "vai fechar os olhos" com normas mais permissivas para os pesados mas que fazem mal a saúde na mesma...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                        Se o diesel fosse assim tao forte em Paises em que o combustivel custa o mesmo o diesel venderia-se mais.

                        Na Suica a esmagadora maioria compra gasolina embora o 2.0 TDI 150 e bastante bom mas no inverno com -10 ou -20 (quem vive a 1 altitude de 1000 m ou mais) metam la 1 diesel a subir montanha acima.

                        Aquilo nunca mais aquece.
                        Em plano demora tempo a aquecer, mas a subir é um instante.

                        Se apenas te está a referir ao aquecimento do habitáculo, nesse caso existem sistemas que não são dependentes do calor do motor.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Em plano demora tempo a aquecer, mas a subir é um instante.

                          Se apenas te está a referir ao aquecimento do habitáculo, nesse caso existem sistemas que não são dependentes do calor do motor.
                          Nao.Para circuitos pequenos (nao estou a falar de 100 kms mas de 5 a 15) um diesel demora muito mais que um gasolina. Aqui vendem aquecedor suplementar de inverno p os diesel. Estou a falar do motor. Habitaculo tb ha extras para isso.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Isso é facilmente resolvido com sistema de aquecimento auxiliares
                            Correcto mas e 1 correccao. O gasolina nao precisa correccao. Quanto mais simples melhor. Alias ja na Alemanha vende-se mais gasolina do que diesel. E 1 excelente oportunidade para compras de usados ja que estamos na UE.

                            Golf GTI usados...maravilha

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                              #44
                              N me faz grande confusão eu vejo o futuro nos elétricos cada vez com autonomias maiores e a preços mais acessíveis se tivesse capital já cá estaria um

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                Nao.Para circuitos pequenos (nao estou a falar de 100 kms mas de 5 a 15) um diesel demora muito mais que um gasolina. Aqui vendem aquecedor suplementar de inverno p os diesel. Estou a falar do motor. Habitaculo tb ha extras para isso.
                                A subir, como disse é um instante, muito menos do que 5 kms.

                                Exemplo prático: pela manhã depois de uma noite parado, sair das Amoreiras em direção a Cascais pela A5. No início da subida do Monsanto o motor está absolutamente frio (até porque o percurso até aí é sempre a descer), mas quando chegas lá acima já vai praticamente nos 90º.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                  Depois só falta resolver o problema nos pesados é que ai o diesel para já é inevitável e a UE "vai fechar os olhos" com normas mais permissivas para os pesados mas que fazem mal a saúde na mesma...
                                  Não é grande problema.

                                  Primeiro porque os pesados (tirando o Bus) fazem acima de tudo Estrada e AE. Aí não há grandes problemas de saúde.

                                  Depois porque é uma questão de percentagem. Se os carros particulares fossem maioritariamente a gasolina, o fumo dos pesados não faria grande diferença.

                                  Notar que falo de saúde e não de ambiente, nem aquecimento global, etc e tal

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    A subir, como disse é um instante, muito menos do que 5 kms. Exemplo prático: Sair das Amoreiras em direção a Cascais pela A5, no início da subida do Monsanto o motor está absolutamente frio, quando chegas lá acima já vai praticamente nos 90º.
                                    Penso que quem falou da subida originalmente não se estava a referir que a subir demorava mais a aquecer.

                                    Dizia sim que na Suíça com temperaturas negativas demorava mais a aquecer e depois se tornava mais complicado para um motor frio fazer subidas ingremes, sendo que os percursos eram curtos.

                                    Foi o que eu interpretei.

                                    Comentário


                                      #48
                                      A minha experiência com carros diesel é limitada. Ainda assim, todos aqueles com que tive contacto compensavam a maior lentidão na obtenção de calor para climatizar proveniente do motor usando resistências elétricas (tal como um vulgar aquecimento doméstico) até ser possível obter calor do motor. Assim sendo, mesmo com temperaturas exteriores em torno dos 0º, a produção de calor na climatização é quase instantânea, e independente da temperatura do motor.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                        O cenário que se avizinha é ver os motores diesel desaparecerem do segmento A (acho que de momento apenas a Fiat ainda os tem) e muito provavelmente também no segmento B e apenas estarem presentes a partir do segmento C.
                                        E nos segmentos mais altos como E e F, é de esperar que o diesel mantenha o domínio como já acontece agora, com quotas que devem andar entre 80-90%.
                                        A PSA chegou a essa conclusão há alguns anos quando descontinuou o 1.4 hdi do c1/107 e passou só a oferecer o 1.0 gasolina.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Nada mais encantado do que conduzir uma alternativa ao diesel, mas faço pelo menos 50000km/anuais, e já se sabe que a fiscalidade beneficia os diesel...nem que seja pela relação consumo/custo combustível.

                                          Hoje, uma empresa, se precisar de um carro, até 25000€, que tenha um custo similar ao diesel (vou abster-me de avarias) e para fazer muitos km, há alguma alternativa viável ?

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            Para vocês o futuro é quando ? Até que nada mude radicalmente a nível fiscal é notícia que não aquece nem arrefece. Enquanto se debate mais uma vez o sexo dos anjos o pessoal tem de continuar a rolar e kms vão-se acumulando e vão-se vendendo todos os dias carros diesel que e é como se diz a os cães ladram e a caravana passa. No próximo ano vai ser igual e concerteza que em 5 ou 10 anos nada irá mudar nesse sentido. Vou ali fazer mais uns kms e já cá venho
                                            Sim e não. Se para cumprir os limites de poluição um carro a diesel ficar mais caro em €1000/€2000 o consumidor tenderá optar pela alternativa, mesmo mantendo-se as atuais diferenças no preço por l de diesel/gasolina e admitindo as empresas continuam a produzir os carros. Com o aumento de custos na produção e consequente impacto no preço e redução da quantidade vendida podem ser demasiado caro para os contrutures continuarem a apresentar as alternativas diesel em segmento B e C, acelerando o declínio da oferta destes motores.

                                            Quanto à questão fiscal específica portuguesa, como já foi dito, é fácil ao governo ir igualando os preços dos combustíveis em pouco tempo com subidas anuais de €0.05 do imposto sobre o diesel. Para além disso passará a haver pressão por parte das empresas para que a gasolina tenha um tratamento fiscal diferente do atual (o que vai ser compensado com as subidas do imposto sobre o diesel) uma vez que os carros de trabalho do segmento B e provavelmente o C deixam de ter as motorizações diesel ou então têm valores bastante avultados que os levará a opter por versões a gasolina. Ou seja, mais pressao para alterações fiscais... Se a redução da oferta diesel for tão rápida como a que está no artigo da reuters (próximos 4 anos) podemos ter alterações substanciais na legislação fiscal em breve.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                              Nada mais encantado do que conduzir uma alternativa ao diesel, mas faço pelo menos 50000km/anuais, e já se sabe que a fiscalidade beneficia os diesel...nem que seja pela relação consumo/custo combustível.

                                              Hoje, uma empresa, se precisar de um carro, até 25000€, que tenha um custo similar ao diesel (vou abster-me de avarias) e para fazer muitos km, há alguma alternativa viável ?
                                              o problema é que poderá deixar de ter a alternativa diesel a €25000 mas a €27000 ou então não tem de todo porque os construtores deixam de oferecer essa alternativa...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Os casos de 50 000/ano sao sempre um extremo e claro ai provavelmente GPL fica incrivelmente barato. O novo Corsa, ou o Mercedes CGI ou o lexus. Nao acredito no diesel ficar mais barato que GPL

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O pessoal esquece-se é que cá no tugão, acabas com o diesel mas o preço da gasolina mantém-se e o do gpl e da electricidade (as "alternativas") vão logo por ali acima.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Li algures, se não estou em erro, que a Holanda prevê banir os combustíveis fósseis nos automóveis em circulação a partir de 2020. 4 anos, portanto. Imagino que para carros novos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Conduzi recentemente o novo corsa com o motor 1000 turbo com 90cv e foi uma surpresa bastante agradável, confesso que nunca gostei de motores a gasolina atmosféricos de baixa cilindrada...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                        Já o ex-boss de engenharia da Fiat dizia a mesma coisa em 2008-09, numa entrevista.
                                                        O futuro, do ponto de vista dele, veria o domínio do diesel na Europa decair ao longo da década em que estamos, com pequenos motores sobrealimentados a gasolina a ganharem predominância. (Na altura, a Fiat desenvolvia o Twinair)
                                                        O uso de motores diesel passaria a ser usado sobretudo em segmentos mais elevados, com os citadinos, utilitários e talvez pequenos familiares a recorrerem a pequenos motores gasolina.
                                                        O escândalo VW veio, provavelmente, dar um empurrão ao que já estava a acontecer.

                                                        E é uma previsão muito fácil de se fazer quando nos colocamos no ponto de vista dos construtores.
                                                        Existem regulamentos anti-emissões para cumprir.

                                                        No caso dos diesel, como se verifica já hoje em dia, precisam de FAP e SCR para se manterem legais.
                                                        Por defeito, os motores diesel já são bastante mais caros de produzir que os correspondentes otto, e acrescentando a parafernália extra de controlo de emissões, acarreta ainda mais custos. Custos demasiado elevados que acrescentam facilmente 2-3 mil euros por unidade na linha de produção.
                                                        Algo não muito difícil de justificar num segmento E ou F, mas torna-se complicado cobrar milhares de euros extra quando se trata de um utilitário. Os segmentos baixos têm margens por norma bastantes baixas, e não é nada saudável estar a atenuar essa diferença de custo no preço final do carro, favorecendo o consumidor, reduzindo ainda mais uma margem que já de si é baixa.

                                                        Essa notícia da Renault não é propriamente uma novidade, mas o escândalo VW e a entrada dos novos testes, deve ter obrigado a alterar os planos.

                                                        O cenário que se avizinha é ver os motores diesel desaparecerem do segmento A (acho que de momento apenas a Fiat ainda os tem) e muito provavelmente também no segmento B e apenas estarem presentes a partir do segmento C.
                                                        E nos segmentos mais altos como E e F, é de esperar que o diesel mantenha o domínio como já acontece agora, com quotas que devem andar entre 80-90%.

                                                        Para baralhar estas contas temos outros dois factores:
                                                        - custo dos elétricos, isto é, baterias, baixar o suficiente poderá torná-los concorrenciais a nível de custos com os diesel
                                                        - o banir de motores de combustão interna dos centros das principais capitais europeias (e não só), poderá também fazer pender a balança para apostar apenas em elétricos. Curiosamente definirá muito mais o futuro dos segmentos elevados do que dos chamados citadinos.
                                                        A meu ver faz todo o sentido também. Quem escolhe estes automóveis (ou deveria escolher), à partida, é porque vai fazer poucos kms anuais.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Aqui fala-se em motores baixos porque o mercado Portugues que esta em questao mas basta conduzir algo mais crescidinho:

                                                          Mini Cooper S 2.0 192 cavalos ou

                                                          GLA/A/C 250 = 2.0 turbo 208/2011

                                                          Ou mais modesto:
                                                          1.4 TSI 150 cvs
                                                          Mini cooper 1.5 136 cavalos para esquecer 1 conducao diesel.

                                                          Primeiro sao motores leves...fazer 2000.3000 rpm muito facil ...e vao ate as 5000 facilmente (mais claro mas 5000 e como 3000 em diesel).


                                                          E muito dificil voltar ao diesel

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                                                            #59
                                                            Como diz um user ate o 1.0 90 cavalos do Corsa (feito para nao exceder 100g/km para os mercados britanicos). Nao interessa os 90 interessa e que os 170 estao la as 1800 e fazer 2000 rpm num motor 1.0 e como 1.200 num TDI.

                                                            Possivelmente fazer 2000 num TDI 1.4 ou 1.6 provoca vibracoes, trepidacoes etc. Pelo menos e que noto a Golf VII 1.6 tdi 110 bluemotion. Se quiser arrancar numa rotunda dos 0 aos 55 parece que estou a partir o motor todo.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                              Li algures, se não estou em erro, que a Holanda prevê banir os combustíveis fósseis nos automóveis em circulação a partir de 2020. 4 anos, portanto. Imagino que para carros novos.
                                                              Essa tua afirmação não faz sentido. Não há e nem vai haver tão cedo no mercado alternativas. Os eléctricos ainda estão longe das autonomias de um Diesel (+/-200km/300km contra +/-1000km).
                                                              Para não falar que o tempo de reabastecer um veiculo otto ou diesel é de cerca de 10 minutos e um eléctrico 1 hora ou mais.

                                                              Não é de todo possível isso que dizes.

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