Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A ver vamos. Não estou a ver, por exemplo, o meu prédio a ter área que chegue para painéis solares que cubram as necessidades se de repente tivéssemos metade dos carros a carregar durante a noite. Mas lá está. Se a tecnologia dos carros evolui, a dos painéis solares também já deveria ter evoluído mas há quantos anos ouvimos falar disso e parece que estamos sempre na mesma ou quase.

    Quanto à poluição das refinarias de combustíveis, não estou a dizer que não poluem ou que poluem mais ou menos que as centrais que queimam carvão para electricidade. Apenas tenho dúvidas que a rede esteja preparada para um aumento rápido de carro eléctricos (que quanto a mim não vai acontecer) em que vão existir combustíveis fósseis na mesma e de repente maior necessidade de eletricidade que duvido muito que toda a gente esteja disposta a investir em micro produção sem incentivos e lá vem o estado outra vez...

    Provavelmente, quando o meu carro me deixar ficar mal, vou ter de considerar um eléctrico mas se pensar que moro numa zona mais rural sem qualquer carregador público nem garagem, torna-se complicado.
    Editado pela última vez por PowerSlide; 03 November 2017, 14:46.

    Comentário


      Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
      A ver vamos. Não estou a ver, por exemplo, o meu prédio a ter área que chegue para painéis solares que cubram as necessidades se de repente tivéssemos metade dos carros a carregar durante a noite. Mas lá está. Se a tecnologia dos carros evolui, a dos painéis solares também já deveria ter evoluído mas há quantos anos ouvimos falar disso e parece que estamos sempre na mesma ou quase.

      Quanto à poluição das refinarias de combustíveis, não estou a dizer que não poluem ou que poluem mais ou menos que as centrais que queimam carvão para electricidade. Apenas tenho dúvidas que a rede esteja preparada para um aumento rápido de carro eléctricos (que quanto a mim não vai acontecer) em que vão existir combustíveis fósseis na mesma e de repente maior necessidade de eletricidade que duvido muito que toda a gente esteja disposta a investir em micro produção sem incentivos e lá vem o estado outra vez...

      Provavelmente, quando o meu carro me deixar ficar mal, vou ter de considerar um eléctrico mas se pensar que moro numa zona mais rural sem qualquer carregador público nem garagem, torna-se complicado.
      Isto já é entrar no reino da especulação e "wishful thinking" mas imagino um cenário em que uma vasta porção da energia usada nos VEs seja proveniente de auto produção e apenas uma pequena parte da rede pública. Nas cidades ou em sítios onde não é tão viável haver auto produção (falta de espaço por exemplo), estações de recarga poderão satisfazer as necessidades dos VEs à semelhança das actuais bombas de gasolina. Estações essas alimentadas por renováveis, maioritariamente, passando a 100% renovável com os avanços tecnológicos que se aproximam.

      Locais remotos poderão sempre ter postos de recarga mais pequenos, pela menor utilização, com painéis solares próprios e até baterias, capazes de fornecer a maior parte ou até a totalidade das necessidades dessas localizações.

      Neste cenário, viabiliza-se a massificação do VE contornando o impacto dos mesmo na infraestrutura e evitando um acréscimo da energia proveniente de combustíveis fósseis.
      Ao longo de vários anos, claro

      Comentário


        Não estou a dizer que se vá encher os telhados todos de painéis solares, em prédios, mas em moradias pode ser muito interessante, não tem subido muito a eficiência, mas so preços têm descido, não concordo que o estado dê subsídios, mas devia obrigar as empresas de electricidade a comprar o excesso de produção, a um preço que justo para ambas as partes.

        A maior parte dos eléctricos deveriam ser carregados a noite, ou pelo menos incentivar a que isso aconteça, o que faz com que a rede não tenha de ser tão reforçada, durante o dia electricidade serve para as empresas/industrias, á noite para carregar os carros electricos, assim não era necessário um reforço tão grande da rede.

        Quem mora numa zona rural tem por norma mais facilidade em ter garagem ou um lugar junto a casa onde pode carregar, alem de que vão ser instalados postos de carregamento em todas as capitais de concelho, penso que de 21kwh, não é um PCR como devia ser mas é um inicio.

        Como tu referes e bem, o aumento do numero de carros eléctricos não vai ser de um dia para o outro, vai ser gradual e dependente da evolução da legislação e da tecnologia, essa adaptação gradual vai permitir também a transição das tradicionais bombas de combustível, para PCR para os Eléctricos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
          A ver vamos. Não estou a ver, por exemplo, o meu prédio a ter área que chegue para painéis solares que cubram as necessidades se de repente tivéssemos metade dos carros a carregar durante a noite. Mas lá está. Se a tecnologia dos carros evolui, a dos painéis solares também já deveria ter evoluído mas há quantos anos ouvimos falar disso e parece que estamos sempre na mesma ou quase.

          Quanto à poluição das refinarias de combustíveis, não estou a dizer que não poluem ou que poluem mais ou menos que as centrais que queimam carvão para electricidade. Apenas tenho dúvidas que a rede esteja preparada para um aumento rápido de carro eléctricos (que quanto a mim não vai acontecer) em que vão existir combustíveis fósseis na mesma e de repente maior necessidade de eletricidade que duvido muito que toda a gente esteja disposta a investir em micro produção sem incentivos e lá vem o estado outra vez...

          Provavelmente, quando o meu carro me deixar ficar mal, vou ter de considerar um eléctrico mas se pensar que moro numa zona mais rural sem qualquer carregador público nem garagem, torna-se complicado.
          Os carros elétricos gastam pouca eletricidade.

          Comentário


            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
            Os carros elétricos gastam pouca eletricidade.
            Eu diria que gastam pouco dinheiro... A quantidade de electricidade que usam é relativa, se compararmos com o gasto de uma habitação unifamiliar, diria que gastam muito, se comparar com uma instalação fabril, não gastam praticamente nada!

            Uma coisa é certa, não gastam assim tanto como muitos pensam - existem pessoas que julgam que é necessário uma central eléctrica para alimentar um VE, quando podemos fazer >100km com um dia de produção de painéis fotovoltaicos...

            Comentário


              Mesmo que de um dia para o outro só se comprassem carros elétricos, demorariam uns 15 anos até metade dos carros em circulação serem elétricos, e mesmo assim estaríamos a falar de aumentos de consumo elétrico inferiores a 3% ao ano.

              BTW, os painéis solares estão praticamente a 1€/W, para quem faça 15 000 km/ano, estamos a falar de 40 km/dia, o que num elétrico corresponde a uns 8 kWh. Sendo que Portugal tem em média 5 horas de sol, seria preciso um painel de 1600 W, uns 1600 €.

              Se utilizasse toda esta energia, tomando como comparação um carro a gasóleo que consuma 5 l/100 a 1,10 €, correspondendo a 825 €/ano, portanto o painel estaria pago em 2 anos.

              Se o painel durar 25 anos como é suposto, são 20 000 € de gasóleo poupados!

              Comentário


                Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                Mesmo que de um dia para o outro só se comprassem carros elétricos, demorariam uns 15 anos até metade dos carros em circulação serem elétricos, e mesmo assim estaríamos a falar de aumentos de consumo elétrico inferiores a 3% ao ano.

                BTW, os painéis solares estão praticamente a 1€/W, para quem faça 15 000 km/ano, estamos a falar de 40 km/dia, o que num elétrico corresponde a uns 8 kWh. Sendo que Portugal tem em média 5 horas de sol, seria preciso um painel de 1600 W, uns 1600 €.

                Se utilizasse toda esta energia, tomando como comparação um carro a gasóleo que consuma 5 l/100 a 1,10 €, correspondendo a 825 €/ano, portanto o painel estaria pago em 2 anos.

                Se o painel durar 25 anos como é suposto, são 20 000 € de gasóleo poupados!
                Fazes aí umas contas engraçadas.
                15 anos até metade serem elétricos, isso é baseado em quê? Na tua convicção pessoal?
                3% de aumento por ano! Novamente, em que te baseias para dizer isso? E valores para concretizares isso? Quantas unidades tem o parque automóvel nacional? São todos para fazerem 40 km por dia?
                Paineis solares para carregar carros que andam durante o dia? Ou será que andam é à noite? É para carregar nos locais de trabalho?
                Já agora qual o impacto no consumo de energia de metade do parque automóvel no consumo de energia?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                  Eu diria que gastam pouco dinheiro... A quantidade de electricidade que usam é relativa, se compararmos com o gasto de uma habitação unifamiliar, diria que gastam muito, se comparar com uma instalação fabril, não gastam praticamente nada!

                  Uma coisa é certa, não gastam assim tanto como muitos pensam - existem pessoas que julgam que é necessário uma central eléctrica para alimentar um VE, quando podemos fazer >100km com um dia de produção de painéis fotovoltaicos...
                  Até podes fazer 1000 km com um dia e produção de painéis fotovoltaicos, só depende do tamanho da instalação

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Fazes aí umas contas engraçadas.
                    15 anos até metade serem elétricos, isso é baseado em quê? Na tua convicção pessoal?
                    Na premissa de que a partir de amanhã só se venderiam carros elétricos. Visto que o parque automóvel português tem em média cerca de 13 anos, a manter-se este valor, demorariam pelo menos 13 anos até metade dos carros serem elétricos. Consegues entender isto?

                    A premissa é obviamente ridícula, é um argumento baseado no absurdo, que pretende mostrar que nem mesmo com uma premissa completamente irrealista no sentido de uma adesão extraordinária aos carros elétricos se atingiriam aumentos de consumo elétrico. Consegues entender isto?

                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    3% de aumento por ano! Novamente, em que te baseias para dizer isso? E valores para concretizares isso? Quantas unidades tem o parque automóvel nacional? São todos para fazerem 40 km por dia?
                    Já fiz as contas várias vezes em vários posts. Baseei-me no consumo anual de combustível e depois usei médias de consumos para calcular quilómetros percorridos e a eletricidade necessária. A conclusão foi sempre que o impacto no consumo elétrico é baixo.

                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Paineis solares para carregar carros que andam durante o dia? Ou será que andam é à noite? É para carregar nos locais de trabalho?
                    Novamente, a premissa é de que toda a energia produzida pelos painéis é utilizada (ou armazenada, ou vendida à rede a preço de custo). Seria portanto um cenário ideal.

                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    Já agora qual o impacto no consumo de energia de metade do parque automóvel no consumo de energia?
                    Procura nos meus posts, ou melhor, faz tu as contas.

                    Comentário


                      Acabo de ler uma notícia em como o governo norte-americano se prepara para suspender os incentivos à compra de VEs...[emoji35] [emoji107]
                      Editado pela última vez por Autox; 04 November 2017, 13:24.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                        Na premissa de que a partir de amanhã só se venderiam carros elétricos. Visto que o parque automóvel português tem em média cerca de 13 anos, a manter-se este valor, demorariam pelo menos 13 anos até metade dos carros serem elétricos. Consegues entender isto?

                        A premissa é obviamente ridícula, é um argumento baseado no absurdo, que pretende mostrar que nem mesmo com uma premissa completamente irrealista no sentido de uma adesão extraordinária aos carros elétricos se atingiriam aumentos de consumo elétrico. Consegues entender isto?



                        Já fiz as contas várias vezes em vários posts. Baseei-me no consumo anual de combustível e depois usei médias de consumos para calcular quilómetros percorridos e a eletricidade necessária. A conclusão foi sempre que o impacto no consumo elétrico é baixo.



                        Novamente, a premissa é de que toda a energia produzida pelos painéis é utilizada (ou armazenada, ou vendida à rede a preço de custo). Seria portanto um cenário ideal.



                        Procura nos meus posts, ou melhor, faz tu as contas.
                        Ok. Eu já estava a ver como esses cálculos foram feitos.
                        Dizes 15 anos, depois alteras para 13, metade do parque e 3% ao ano... Baseado em quê? Rigorosamente nada!

                        E quem tem dúvidas... Faça as contas!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                          Ok. Eu já estava a ver como esses cálculos foram feitos.
                          Dizes 15 anos, depois alteras para 13, metade do parque e 3% ao ano... Baseado em quê? Rigorosamente nada!

                          E quem tem dúvidas... Faça as contas!
                          Vou tentar ajudar...
                          Consumo anual de eletricidade em Portugal em 2015: 46 852 996 020 kWh.

                          Venda de carros novos em 2016: 207 000.

                          Um carro elétrico consome algo entre 12 a 20 kwh/100km, depende do modelo.

                          Assumindo uma média de 16kwh/100km e 20 000km ano, dá um total de 3 200kwh por ano por carro.

                          Se os 207 000 carros vendidos em 2016 fossem totalmente elétricos, o consumo anual do subia 662 400 000kwh ou seja 47 515 396 020 kWh que representa um aumento de... É só fazer as contas :-)

                          Evitava a importação e queima de mais de 220 milhões de litros de gasóleo.
                          Editado pela última vez por marcopns; 05 November 2017, 12:53.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                            Vou tentar ajudar...
                            Consumo anual de eletricidade em Portugal em 2015: 46 852 996 020 kWh.

                            Venda de carros novos em 2016: 207 000.

                            Um carro elétrico consome algo entre 12 a 20 kwh/100km, depende do modelo.

                            Assumindo uma média de 16kwh/100km e 20 000km ano, dá um total de 3 200kwh por ano por carro.

                            Se os 207 000 carros vendidos em 2016 fossem totalmente elétricos, o consumo anual do subia 662 400 000kwh ou seja 47 515 396 020 kWh que representa um aumento de... É só fazer as contas :-)

                            Evitava a importação e queima de mais de 220 milhões de litros de gasóleo.
                            Ok. Obrigado. Assim sim, está mais demonstrado. De qualquer forma isso é válido para essa média de quilómetros.

                            Fica é demonstrado que os 3% ao ano que o outro user referiu, estão completamente errados. Até porque ele considerou metade do parque automóvel nacional e 40 km/dia em 15 ou 13 anos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                              Vou tentar ajudar...
                              Consumo anual de eletricidade em Portugal em 2015: 46 852 996 020 kWh.

                              Venda de carros novos em 2016: 207 000.

                              Um carro elétrico consome algo entre 12 a 20 kwh/100km, depende do modelo.

                              Assumindo uma média de 16kwh/100km e 20 000km ano, dá um total de 3 200kwh por ano por carro.

                              Se os 207 000 carros vendidos em 2016 fossem totalmente elétricos, o consumo anual do subia 662 400 000kwh ou seja 47 515 396 020 kWh que representa um aumento de... É só fazer as contas :-)

                              Evitava a importação e queima de mais de 220 milhões de litros de gasóleo.
                              1,4%, obrigado, fizeste contas de forma diferente e chegaste a valores semelhantes, o que só vem confirmar que o aumento do consumo elétrico não será nada do que muita gente pensa. Lembrem-se, isto era para o caso limite de todos os carros vendidos passarem a ser elétricos.

                              Nequalquercoisa, eu disse inferior a 3%.

                              Comentário


                                Gostava de perceber melhor o impacto econômico no país e nas contas públicas.

                                220 000 000L de gasóleo custam cerca de 286 000 000€ dos quais cerca de metade 140 000 000€ são receitas perdidas pelo estado, no entanto a quase totalidade dos restantes 140 000 000€ seriam usados na compra de crude e desapareciam para sempre do país. Os combustíveis apesar de encher os cofres do estado, empobrecem o país na sua generalidade.

                                Este combustível seria substituído pelo consumo de 662 400 000kwh com um custo de 79 488 000€ dos quais apenas cerca de 15 000 000€ seriam receita fiscal iva, ou seja perda fiscal de 125 000 000€. Os restantes 64 000 000€ ficavam em empresas nacionais relacionadas com a produção de energia renovável onde iria pagar irc e outros impostos.

                                Apesar da perda de receita fiscal directa é evitada a saída de perto de 140 000 000€ do país para o estrangeiro.

                                Cerca de 205 000 000€ seriam poupados por particulares e empresas, que naturalmente seriam gastos / investidos noutras aplicações.

                                Posto isto... há ou não necessidade de aumentar impostos? Será que a poupança e re- investimento dos privados não gera receitas fiscais suficientes para compensar a perda do imposto sobre combustíveis?
                                Editado pela última vez por marcopns; 05 November 2017, 17:15.

                                Comentário


                                  Num cenário ideal e justo seria assim.
                                  Mas prevalece interesses político-financeiros e, sobretudo, AVAREZA!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                    1,4%, obrigado, fizeste contas de forma diferente e chegaste a valores semelhantes, o que só vem confirmar que o aumento do consumo elétrico não será nada do que muita gente pensa. Lembrem-se, isto era para o caso limite de todos os carros vendidos passarem a ser elétricos.

                                    Nequalquercoisa, eu disse inferior a 3%.
                                    Eu acho uma piada... Pronto, tinhas razão. Tens razão! Tens toda a razão.
                                    Quer dizer partes da permissa de metade do parque automóvel. Não declaras quanto é. Nem quando to perguntam. Fazes as, supostas, contas a 40 km/dia. Ou seja partes de um número de unidades inferior e de uma média de km inferiores. Mas mais consideras a média do consumo de eletricidade, metade do que o outro user considerou, mas... pasme-se estás certo! Falhas com estrondo, mas tens razão. Isso é que interessa. E ainda te batem palmas! É isso e meter os carros ao sol para carregar as baterias. Aqui... Arranjas muitos amigos e adeptos!

                                    Comentário


                                      Comentário


                                        LOL és capaz de arranjar mais uns tópicos para postar essa coisa, usa o search do fórum ;)

                                        O mito mais batido de sempre dos anti VEs...


                                        Sent from my iPhone using Tapatalk

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Tekk Ver Post

                                          O mito mais batido de sempre dos anti VEs...
                                          Ainda por cima essa imagem nem sequer corresponde à realidade.
                                          Nem uma nem outra.
                                          Por exemplo na Suécia, 98% da eletricidade é produzida por fontes renováveis.
                                          Só quem tem palas mesmo.

                                          Comentário


                                            Em Portugal também é um numero bastante elevado. Penso que acima dos 80%

                                            Embora no forum (nao sei Portugal) a discussao está errada. Devia ser como é que eu uso menos e menos o carro?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                              Sabes que na Europa, uma grande parte da energia tem origem em renováveis e nuclear não sabes?

                                              Comentário


                                                Ou é troll ou ignorante, deixam lá.

                                                Comentário


                                                  Ainda por cima falta a parte de extração e refinação de combustíveis... Basta ir a Sines para ver como é o ar...

                                                  Enviado do meu TA-1004 através de Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    A net tem destas coisas: é fácil disseminar mitos facciosos.

                                                    Comentário


                                                      Vejo muito optimismo, mas muito mesmo, em relação às reais capacidades de um painel fotovoltaico (actualmente)....caso para perguntar se por acaso os têm

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Vejo muito optimismo, mas muito mesmo, em relação às reais capacidades de um painel fotovoltaico (actualmente)....caso para perguntar se por acaso os têm
                                                        Eu diria que há razões para haver optimismo... eu ainda não tenho, mas quero ter


                                                        Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                                          Ainda por cima essa imagem nem sequer corresponde à realidade.
                                                          Nem uma nem outra.
                                                          Por exemplo na Suécia, 98% da eletricidade é produzida por fontes renováveis.
                                                          Só quem tem palas mesmo.
                                                          E os postes e linhas, centrais electricas, barragens, eolicas nasceram lá no sitio... Colocaram a semente e regaram com agua e elas nasceram.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                            E os postes e linhas, centrais electricas, barragens, eolicas nasceram lá no sitio... Colocaram a semente e regaram com agua e elas nasceram.
                                                            Quando tudo for eléctrico, é possível fazer isso tudo sem gastar combustíveis fósseis. Mas mesmo com uma percentagem de energia a vir de combustiveis fósseis, é bem melhor fazer isso e usar carros elétricos. Quantos mais carro eléctricos, e quanto mais produção de energia renovável, melhor.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                              E os postes e linhas, centrais electricas, barragens, eolicas nasceram lá no sitio... Colocaram a semente e regaram com agua e elas nasceram.
                                                              Haja ou não carros elétricos, elas seriam construídas na mesma. Ou devemos deixar de usar eletricidade?
                                                              Alimentar carros é apenas um uso que se pode dar a um conjunto de infraestruturas já construídas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X